A constituição das FAP!!!

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NBSVieiraPT

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A constituição das FAP!!!
« em: Maio 07, 2005, 08:19:48 pm »
Boas!
Agora queria pedir que aqui postassem a constituição das várias unidades das FAP, desde a força aerea ate a armada...
Os efectivos, grupos, os tanks, os avioes, etc...

E que eu quero fazer um site e precisava dessa informação...  :twisted:

Hasta
BV

Brigado em adiantado

PS:: pedia informações reais e crediveis e nao da especie "com 1 biliao de euros eu comprava isto!"
 

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Duarte

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(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 07, 2005, 11:32:55 pm »
Além das páginas oficiais que já deve conhecer...

Para a Marinha:

http://www.hazegray.org/worldnav/europe/portugal.htm

Tem alguns erros, mas dá para entender..


a FAP:

http://www.scramble.nl/pt.htm


do Exército tenho detalhes pormenorizados:


A estrutura do Exército Português inclui o Comando Operacional das Forças Terrestres que inclui o ICE com as unidades que mencionei + as unidades operacionais (brigadas) que lhe forem atribuídas(?) e o Comando Administrativo-Logístico que seria composto por:
- 1 Batalhão de Saúde
- 2 Companhias de Manutenção
- 2 Companhias de Transporte
- 1 Companhia de Reabastecimento e Serviços

Tropas de Corpo do I Corpo de Exército:
- 1 Grupo de Reconhecimento (equipado com M60 e M113)
- 1 Grupo de Aviação Ligeira (any day now...)
- 1 Grupo de Artilharia de Campanha (obuses rebocados de 155mm, creio serem M114 americanos)
- 1 Grupo de Artilharia Antiaérea
- 1 Batalhão de Engenharia
- 1 Batalhão de Transmissões
- 1 Companhia NBQ
- 1 Companhia de Guerra Electrónica
- 1 Grupo de PE

Esta é a informação que tenho. Não sei se houve alterações.
Algumas destas unidades existem, outras só no papel.

3 Brigadas de Defesa Territorial que existem apenas no papel, mas que seriam compostas por mobilização com base em cada Região Militar

Tenho info. detalhada sobre a BMI e outras unidades graças ao ESMAGA:
GCC/BMI. Vamos começar pelos carros.
ECC(Esquadrão de Carros de Combate)(110)
(O5/S23/C46/P36)
PelCmd(Pelotão de Comando)(50)(O2/S11/C16/P21 )
SecCmd(Secção de Comando)(14)(O2/S4/C2/P6 )
Commander (Cap)(1xP38 )
EOpInf(Equipe de Operações e Informações)
S-3 Officer (Ten)(1xP38 )
S-2 Element (Sar)(1xHK79 )
Driver (P)(1xM-113A-2+1xP38 )
Messenger (P)(1xMotorcycle+1xG3A3 )
Messenger (P)(1xMotorcycle+1xG3A3 )
EPes(Equipe de Pessoal)
S-1 Sargent (Sar-Ajd)(1xG3A3 )
Element (Cb)(1xG3A3 )
Driver (P)(1xHZJ73+1xP38 )
ELog(Equipe de Logística )
S-4 Element (Sar)(1xHK79 )
Driver (P)(1xU1300+1xAtrM+1xP38 )
ETm (Equipe de Transmissões)
Sargent (Sar)(1xG3A3 )
Signaler (Cb)(1xG3A3 )
Driver (P)(1xHZJ73+1xP38 )
SecLigCC(Secção Ligeira de CC)(8 )  (S2/C4/P2 )
(2xM-60A-3TTS+4xG3A4+8xP38 )
SecSeg(Secção de Segurança)(10)(S1/C1/P8 )
(Includes 2  Drivers )
(1xM-113A-2+2xHK79+2xG3A3SG1+5xG3A3+1xP38 )
SecMan(Secção de Manutenção)( 18 )   (S4/C9/P5)
(15xG3A3+3xP38+1xM-88A-2+2xU1300+1xHZJ73+1xAtrM)
1ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
2ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
3ºPelCC(Pelotão de CC)(20)(O1/S4/C10/P5 )
SecPesCC(Secção Pesada de CC)(12)(O1/S2/C6/P3 )
(3xM-60A-3TTS+6xG3A4+12xP38 )
SecLigCC(Secção Ligeira de CC)(8 )  (S2/C4/P2 )
(2xM-60A-3TTS+4xG3A4+8xP38 )
Na realidade só usamos 4xMBTs por Pelotão e ao 5º chamamos reserva. Também custumamos trocar um Pelotão de infantaria Mec pelo nosso 3ºPelCC chamado assim Subagrupamento Tático Blindado e a CAT Mec que recebe o nosso 3ºPelCC passa a chamar-se Subagrupamento Tático Mecanizado. Organizamo-nos como os US mas combatemos como os UK. Isto é se necessário dividimos os Subagrupamentos em Destacamentos mais pequenos para reconhecimento em força por exemplo.

ECC.
Os valores entre parent() são para o pessoal que tem a subunidade.O primeiro valor é a quantidade total e os segundos são a sua separação por Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados. O esquadrão tem um Pelotão de Comando e 3 de Carros. O de Comando tem uma secção de comando igual a quase todas as companhias do nosso exército, uma secção de Carros para proteção do comando e para serem utilizados pelo comandante de esquadrão e oficial de operações quando necessário. Depois tem uma secção de manutenção com o seu M-88 e uma secção de segurança com alguns Atiradores Exploradores. A secção de comando além do comandante de esquadrão tem a EOpInf com o oficial que planeia as operações do esquadrão conhecido por S-3, o sargento de informações que organiza todas as informações que chegam ao comando do esquadrão durante o combate conhecido por S-2, o veículo deles e duas motas que nunca funcionaram porque nós safamo-nos muito bém com os radios e porque em alguns lucais onde vão os carros, só lá chagamos de M-113.A EPes tem o Sargento-Ajudante(S-1) do esquadrão com o seu cabo-escriturário, eles requesitam o tudo o que precizamos e tratam da burocracia. A ELog tem o sargento de reabastecimentos (S-4) com o seu U1300 que vai buscar o "tacho " e outras coisas quando necessárias. Os homens da Etm mantêm o posto de comando ligado ao resto permanentemente. No futuro esta organização vai sêr alterada tal como os US o fizeram hà já 20 anos
(Nós também já mandamos passear os tipos das motas, a secção de segurança e o 5º carro de cada PelCC desde 1996, mas os nossos generais ainda não deram conta )
Só ainda não temos o quarto esquadrão de carros como os US porque há muita gente que não sabe o que está lá a fazer!
O M-60 está velho, mas vai funcionando e é muito importante continuar-mos a treinar com armas combinadas em guerra blindada porque é totalmente diferente do combate metódico com Infantaria. Eu também quero vêr os Leopard2 no GCC. Quando estive no GCC vi Sargentos RC a acertarem no anel da torre dos M-47 (que estão espalhados por todo o campo como alvos para quem não sabia) várias vêzes seguidas sem falhar, podem têr a certeza de que nós somos do melhor que há para combater.

No nosso exército a Esquadra de Atiradores tem 5 homens. O Cabo que a comanda tem uma G3A3, o soldado com responsabilidade pelos fogos indiretos da esquadra chama-se Granadeiro e tem uma HK79, outro tem uma G3A3 equipada com bipé para poder efectuar fogos diretos mais sustentados e os outros dois têm uma G3A3 cada e levam tambêm um M-72A-2 LAW para defêsa aproximada ACar.

G3, P38, HK21, MG42/59, M-2HB, M-72A-2 e umas granaditas.
O LAG40 e o MK-19 são usados pela BAI e o portatil de 6 tiros só é usado pelo CIOE em Lamego.

Reconhecimento  
Existem várias unidades do exército com esta função.
Vou explicar só as que conheço melhor.
O GRec/ICE é uma unidade que alguém inventou porque não tinha mais nada que fazer
Está em ordem de batalha no ICE por mobilização, deve têr um ECC, dois ERec e um ECS.
O seu equipamento são os restantes 29 M-60A3TTS que não pertencem à BMI (17 no ECC e 6 em cada ERec), mais os M-113 de reserva. A sua função é a de reconhecimento pesado para o corpo de exército, tal como os US usam os seus Regimentos de Cavalaria. É a unidade ideal para liderar operações como as que decorreram agora no golfo.
Na realidade os carros que apanhamos no RC4 destinados ao GRec (julgo que 6 para um ERec) foram canabilizados de algumas peças para pormos outros a andar. Só um é que teve sorte porque durante algum tempo preferimos operar com um PelCC de 4 M-60 no comando do GCC e fomos buscar o desgraçado e pusemo-lo a funcionar.
Os poucos sargentos que nos mandaram para servir de coluna vertebral da unidade, também deram jeito na Secção de pessoal para tratar dos papeis da recalhada(éra nosso costume incorporar pelo menos 400-500 por turno).
O gasóleo nunca chegou para fazermos os aquecimentos a todos os carros e sair periodicamente para o mato, quanto mais para manter mais estes filhos.
(Só nos davam reforço para os exercícios da NATO)

O ERec/BMI é a melhor unidade de armas combinadas do exército. Tem 3 PelRec Pesados ,um PelMortPes e um PelCmd.
Cada PelRec tem uma secção de carros com 3 M-60A-3TTS(éram originalmente 2 mas quiseram dar mais um a cada PelRec para o Sargento de Pelotão assim reforçando o seu poder de fogo quando actua como destacamento testa. Tem também uma secção de Exploração com 2 M-113A-2(M-220 TOW) e 2 M-113A-2 normais, uma secção de Atiradores Exploradores de um M-113A-2 carregado de Atiradores e uma secção de comando com outro M-113A-2.
O seu equipamento completo é 9xM-60A-3TTS+1xM-88A-2+4xM-106A-1+6 M-113A-2(M-220)+13 M-113A-2+1xM-113A-2Amb+2 M-577A-2+1xM-816, fora as viaturas de rodas.
É o tipo de unidade mais flexível do nosso exército e estáva muito bem treinada até eu sair do RC4, agora já não sei. É nosso costume quando manobramos com a brigada toda colucar á frente os 3 PelRec em linha bem aberta entre eles lado a lado e logo atrás de cada um colucar um PelCC a uns 250m por vêzes seguidos de um PelATMec. Geralmente os PelRec deslocan por lanços entre a secção de exploração e a secção de Carros, seguidos logo atrás pelos M-113A-2 do comando e Atiradores exploradores. Quando apanhamos bosques ou aglomerados abitacionais, desmontamos os atiradores para que estes batam a zona mais á frente e assim evitar levarmos no pelo forte e feio(como eu já vi) quando houve perguiça ou inércia do comandante do PelRec e avançou em zonas próprias para embuscada sem as devidas cautelas.
Os ERec ligeiros são os da BAI e BLI e teoricamente são parcidos com o da BMI, mas com viaturas de rodas.
Só tem 2 V-150 em cada PelRec como o ERec/BMI no início e 2 M-11(MILAN) + 2 M-11(M-3) na secção de exploração, 1 M-11 no comando do Pelotão e um Chaimite V-200 com os Atiradores Exploradores.
Os seus PelMort tem os 4 V-600 81mm.
Já agora aproveito para pedir que olhem para a lista de material do GCC e do ERec e que analizem as vossas duvidas sobre a necessidade de modernisar o M-113.
O ERec já mostrei em cima e o GCC no total tem:
54 M-60A-3TTS MBT
2 M-60 AVLB
5 M-88A-2 ARV
4 M-106A-2 107mm SPM
4 M-901A-1 ITV
6 M-113A-3 APC
1 M-577A-2 Ambulance
3 M-113A-2 Ambulance
5 M-577A-2
12 M-113A-2 APC
se repararem também os US mantem estes mesmos M-113 na organização dos Batalhões de Carros de Combate.
Eu também quero Leopard2A-6 de preferência a ultima versão Sueca(que jeitaço agora que os palhaços perceberam que temos de treinar também em climas frios, montanha, deserto e selva), mas quanto aos M-113 voçês podem até saltar mas eles vão cá ficar durante muito tempo. Se houver alguém esperto no ministério da defêsa, vamos comprar alguns da versão YPR-765 aos holandeses para os BIMec e ERec e modernizamos os que já temos e que servem só para apoio.
Já me esquecia do Reconhecimento dos Batalhões.
Cada BI tem na sua CAC, um PelRec com 10 Jeeps armados com MG42 ou M-2HB, distribuidos 2 no comando e 4 em cada uma das 2 secções de recon.
Nos BIMecs usam 10 M-113A-2 puros em vêz dos Jeeps.
Na BAI usam os FAV em vêz dos Jeeps.
No GCC usam um ao estilo da cavalaria já com 4 M-901 e 6 M-113A-3(2 no comando e 2 em cada secção de exploração.
Falta só o recon de longo raio de acção do CIOE(conhecido por PRLRA ou LRRP).
Cada EEOE(equipe de elementos de operações especiais) tem 5 elementos.

mais info sobre as OpEsp:
A CEImOpEsp inclui um comando, uma secção de comando, uma secção de transmissões e cinco pelotões de operações especiais cada um com uma equipa de comando e quatro equipas de elementos de Operações Especiais.

Por razões meramente Estruturais, a CEImOpEsp a partir do despacho do Gen. CEME de 25Out93 está integrada no batalhão de Elementos de Operações Especiais do CIOE.

As possibilidades de actuação são:

Executar Acções Directas Tácticas (Reconhecimentos e Acções Ofensivas):

-Em apoio de acções convencionais, em proveito do Teatro de Operações e do Grupo de Exército;

-Em conflitos de baixa intensidade, em zonas politicamente sensíveis na dependência de um comando criado para o efeito.

Empregar os seus efectivos com uma articulação flexível em missões de Operações Especiais;

Garantir a ligação até cinco grupos de escalão pelotão actuando independentemente;

Atribuir um ou mais grupos de escalão pelotão em reforço das GU constituídas ou a constituir;

Através do mesmo despacho do Gen. CEME de 25out93, foram também criados dois grupos de operações Especiais constituídos cada um por 12 elementos (oficiais e sargentos do QP). As possibilidades de actuação são:

Executar Acções directas (Operações como, ou com, Forças Irregulares):

-Apoiar / Orientar a resistência activa no interior do território nacional;

- Provocar / Apoiar / Enquadrar / Orientar a insurreição no interior do território da força opositora ou por ela ocupado, em conflito convencional;

Executar Operações Directas Estratégicas (Operações de Combate, Psicológicas, Reconhecimento Estratégico, Flagelação) na zona de Comunicações / Zona do Interior do Inimigo;

Cumprir outras missões que superiormente lhe forem determinadas.


Viaturas blindadas do Ex.
92 M-60A-3TTS Patton M/92 MBT
2 M-728 CEV
4 M-60 AVLB
5 M-60A-2 TV
6 M-88A-2 ARV
2 M-88A-1 ARV
6 M-113A-3 APC
16 M-113A-1G APC
143 M-113A-2 APC
36 M-577A-2 M/81 ACP
4 M-901A-1 ITV(BGM-71D TOW-2) M/90
42 M-113A-2(M-220 BGM-71D TOW-2) M/87
8 M-106A-2 107mm SPM
8 M-106A-1 M/80 107mm SPM
18 M-125A-1 M/80 81mm SPM
2 M-579 ARV
3 M-577A-2 M/85 Ambulance
10 M-113A-2 M/82 Ambulance
18 M-548A-1 M/81 Ammo-Carrier
107 M-113A-2 M/82 APC(Reserva)
180 M-113A-1 M/78 APC(Reserva)
15 V-150 Commando M/89 4x4 AFV
24»Panhard M-11 VBL(M-3) M/89 4x4 AFV
»Panhard M-11 VBL(AGL Mk-19) M/89 4x4 AFV
14 Panhard M-11 VBL(MILAN(MIRA)) M/89
16 Panhard AML-60 4x4 AFV(Reserva)
52 Bravia V-200 Chaimite M/67 4x4 APC
4 Bravia V-500 Chaimite 4x4 ACP
9 Bravia V-600 Chaimite 81mm 4x4 SPM
16 Bravia V-200 Chaimite 4x4 APC(Reserva)

Quanto a viaturas não blindadas na BMI as VTL (viaturas táticas ligeiras) principais são os Toyota Land Cruiser HZJ73 e os velhos M-151A-2, as médias são o fabuloso Unimog U1300L e a pesada a versátil Mercedes MB1222A.

Para apoio logístico utilizamos principalmente material US como o M-816 de recuperação, o M-818 como veículo de tracção e o M-49A2C para transporte de combustível.

Nas outras duas brigadas e restante exército a mescla é maior, mas tentaram concentrar os Land Rover na BAI, maioritáriamente as ligeiras são UMM Cournil e Alter,as médias são a Iveco 40.10WM e as pesadas a DAF YA4440.





No Exército existem 6 M109A2 recebidos em 1981 e 14 M109A5 que na verdade eram M109A2/A3 mas que foram modernizados para a versão A5 que entraram na porta de armas do GGAC/BMI do dia 9 de Janeiro de 2002.

Existe ainda a Viatura Blindada Ligeira de Socorro M578 recebida em 1995.

No que toca ao Panhard VBL M11 saliento que para corrigir o ESMAGA existem no Exército segundo fontes da Panhard e da Montagrex-Optagrex que representa a Panhard 38 VBLs nas seguintes versões:

Entregues no Ano de 1989 - 14 VBLs
8 de Reconhecimento com Metralhadora Pesada de 12,7 mm
6 Anti-Carro Euromissile MILAN com Câmara Térmica de Visão Nocturna Matra Defense MIRA

Entregues no Ano de 1990,1991 - 4 VBLs
4 de Reconhecimento com Metralhadora Pesada de 12,7 mm

Entregues no Ano de 1999,2000 - 7 VBLs
4 com torre PL 127/40
3 com radar AN/PPS5B

Entregues no Ano de 2001 - 13 VBLs
6 com torre PL 127/40
6 Anti-Carro Euromissile MILAN com Câmara Térmica de Visão Nocturna Matra Defense MIRA
1 de Reconhecimento com ML de 7,62 (de origem Francesa)

A torre Blindada Circular Panhard PL 127/40 pode ser equipada com uma metralhadora M2 HB.50 de 12,7 mm ou com um Lança Granadas de 40mm SB LAG M1 da empresa Espanhola Santa Barbara Sistemas. Falta dizer que os VBLs nunca foram equipados com o sistema Anti-Carro Raytheon TOW e com o LGA Saco Defense MK 19.
Deparei com uma boa surpresa ao ver que os Fuzileiros estão bem equipados em termos de viaturas, pude apreciar viaturas Mercedes Benz 2628A, Mercedes Benz UNIMOG U1550L, Toyota Land Cruiser e Land Rover Defender 90 TDI. Se alguem tiver mais dados sobre viaturas dos Fuzileiros, obg.



Os M-113A-3 a que me refiro são os A2 já com a blindagem reforçada no arco frontal e lançadores de granadas fumígenas. São usados no Pelotão de Exploração do GCC (NÃO TEM PelACAR porque não percisa) juntamente com os 4 M-901 em Comando de Pelotão com 2 M-113A-3, 2 secções de exploração com 2 M-113A-3 e 2 M-901 cada.
Os M-106 são usados pelos PelMortPes dos 1ºBIMec, 2ºBIMec, GCC e ERec respectivamente. Cada Pel tem 4 M-106(A-1 no 1ºBIMec e ERec, A-2 no 2ºBIMec e GCC) e 1 M-577A-2 para PCT(Posto de control de tiro).
Os M-125A-2 estão 3 em cada SecMort de cada PelAp de cada CATMec.
A CEng tem os 2 M-728+16 M-113A-1G vindos da Alemanha e equipados com MG3 e não M-2HB, e tem 2 M-60AVLB estando os outros 2 na secção de VBLP do EAC/GCC.

Os M-60A-2 TV são carros sem torre para instrução usados pelo GI(Grupo de instrução) do RC4(Regimento de Cavalaria 4) em St. Margarida.


Os M-113A-2 com o lançador M-220 TOW são 2 na SecACar do PelAp das CATMec e 2 em cada secção de Exploração do ERec.

Os M-548A-1 são usados para remuniciar os M-109 do GAC/BMI, que não mencionei porque para mim são Artilharia.
Quanto ao apoio médico, tanto os dois BIMec como o GCC têm um PelSan(Pelotão Sanitário) com 1 M-577A-2 com o qual montan o PS(Posto de socorros) e 3 M-113A-2 sem a M-2HB e com uma cruz vermelha, que constituem a secção de evacuação, estando normalmente durante combate destacados um por cada CATMec/ECC/Subagrupamento.

Agora os M-88, são 1 M-88A-2 na secção de manutenção de cada ECC, mais 2 M-88A-2 no Pelotão de manutenção do ECS/GCC, mais 1 M-88A-2 no ERec E AINDA 2 M-88A-1 na companhia de manutenção do BAS/BMI.
Os M-577A-2 são usados um por cada PelMortPes mais 1 na Secção de comando do ERec, mais 3 por cada secção de comando dos BIMec e GCC,mais 4 na CCS/BMI, mais 1 por cada PelTm (Pelotão de Transmissões) dos BIMec e GCC e os restantes no GCC (não sei a descriminação destes).
Os V-150 só são 6 por cada ERec Ligeiro, o resto está na EPC.

Cada Secção A/Carro dos Pel/Apoio das CAtMec tem 2 M-113A-2(M-220 BGM-71D TOW-2) M/87, o que dá um total de 12, o ERec tem mais 6, restam 24 do total de 42 M-113A-2(M-220 BGM-71D TOW-2) M/87.

Cada PelACar/CAC/BIMec tem 6 M-113A-2 com o M-220 TOW os restantes seriam para activar os 2 ERec do fantasma GRec/ICE.

 As AML-60 e M-113 de reserva dos vários modelos estão alguns nas EPC, EPI e EPSM, tando a maior parte no DGMG Alcochete em vários estados de conservação.

Existe também permanentemente uma grande quantidade de viaturas nas OGME a receberem 5ºEscalão de Manutenção(Reconstrução).
Os BIs do ADTA e ADTM ainda tem os M-40A-1 106mm, 12 cada um(2 por CAT+6 por CAC), mas a BLI tambem o usa em algumas CATs porque os MILAN não chegam para todos e a nossa prioridade é a BAI com os seus 42 MILAN e 54 M-2 Carl Gustav.
Nos Açores ainda só existe a Bateria AAA em Ponta Delgada com os seus 12 Rheinmetal de 20mm  (bitubo) os velhos Bofors L60 40mm já estão reformados. Na Madeira a situação é identica.

Os CSR 90mm ainda tavam nas ilhas em 1996 mas fora de uso. As munições incluindo um modelo feito exclusivamente em Portugal tenham expirado o prazo e foram destruidas por um destacamento da EPSM. Os M-40A-1 entretanto tinham passado para 6 no PelACar e 2 por cada SecACar/PelAp mas acho que nunca mandaram mais para as ilhas por isso devem só ter os mesmos 4.
Se algum dia for necessário têm que se aguentar com os M-72A-2 que éram muitos.
Cada SecAt(Secção de Atiradores) tem 11 homens, em um sargento comandante de secção com 1 G3A3 e duas esquadras de atiradores com 5 homens cada. Conforme já expliquei noutro lado a esquadra de atiradores tem 1 cabo e 4 soldados com 1 G3A3/Bipé + 1 HK79 + 3 G3A3 + 2 M-72A-2, por isso cada SecAt tem 4 M-72A-2.
A M-2 Carl Gustav é usada 6 em cada SecACar/PelAp das CATAero exclusivamente na BAI embora ajam algumas para instrução na EPI.







A BLI tem um QG de Brigada
3 BI (2 actualmente, para serem 3 em breve?)
1 EREc (idêntico ao da BAI) c/ Chaimite/ VBL
1 GAC c/ 12 otomelara pack de 105mm (light gun em breve?)
1 BtrAAA c/ bitubo 20mm/Stinger?
1 CEng
1 CTms
1 BApSvcs

A BAI
tem um QG de Brigada
3 BIParas (2 actualmente, para serem 3 em breve?)
1 EREc (idêntico ao da BLI) c/ Chaimite/ VBL
1 GAC c/ 12 light gun 105 mm
1 BtrAAA c/ Stinger
1 CEng
1 CTms
1 CACarro c/ Milan (18?)
1 BApSvcs

Fala-se em juntar várias unidades de apoio da BLI e BAI…



Os ADT dos Açores e Madeira têm 2 BI, uma Btr AAA, uma Comp. Mort. Pesados, um dest. apoio serviçoshttp://
« Última modificação: Maio 08, 2005, 04:40:16 am por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

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NBSVieiraPT

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« Responder #2 em: Maio 08, 2005, 12:09:19 am »
Hey... chiça...
Nem sei como agradecer!!!  :D

Hasta
BV
 

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Maginot

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(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 11, 2005, 01:10:13 pm »
Que belo post!

Gravei num doc que usarei para consulta de futuro.
EX MERO MOTU
 

*

Yosy

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« Responder #4 em: Maio 12, 2005, 04:30:40 pm »
Brilhante post Duarte Mendonça :Bajular: