Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3410 Respostas
  • 639797 Visualizações
*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 155
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 99 vez(es)
  • +8/-36
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3255 em: Março 27, 2024, 08:07:55 pm »
Obrigado @Charlie Jaguar!

Esse KC-390 não pára  :-P

Pois não, hoje transportou o pessoal que vai fazer parte deste Block 65 do eAP/BAP em Siauliai. Descolou da BA5 eram 07h53, sobrevoa agora a zona de Paris no regresso a Portugal Continental.

Ao que consta pela primeira vez irá haver 4 rotações de pessoal no Baltic Air Policing, proporcionadas pela rapidez do 390.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3256 em: Março 27, 2024, 09:28:09 pm »
Se com apenas um KC-390 já é o que é, quando chegar o segundo Millennium então...

Pobre frota C-130, não merecia nada um fim de vida assim.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3257 em: Março 31, 2024, 12:27:56 pm »
Citar
(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf

Bolas, até as HV têm limite.

Será que a MDN espanhola também lançou uma portaria a indicar o número máximo de horas de voo permitido aos 8 EF-18M destacados para Amari? :P
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, wyldething, Subsea7, goncalobmartins

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3258 em: Março 31, 2024, 03:57:12 pm »
Isso alguma vez aconteceu?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3259 em: Março 31, 2024, 04:45:42 pm »
Isso alguma vez aconteceu?

No de 2023 sim:

Citar
(...) 1 - É autorizado o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo nacional no âmbito da NATO Air Policing Mission, designadamente na Baltic Air Policing Mission - Lituânia, em 2023, com o empenhamento de 4 (quatro) aeronaves F-16M, um efetivo de até 85 (oitenta e cinco) militares, num total de até 320 (trezentas e vinte) horas de voo (excluindo trânsitos), por um período de até 4 (quatro) meses.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/153-2023-211234662


Em anteriores, não. Exemplo de 2018:

Citar
(...) 1 - Fica o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas autorizado a empregar e sustentar, como contributo de Portugal para a missão da OTAN de policiamento aéreo dos Estados Bálticos, por um período de quatro meses (Block 47, maio a agosto de 2018), quatro aeronaves F-16MLU e um destacamento até 95 militares, baseados na Lituânia.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/303-2018-115337692

Atenção, não sei se esta peculiaridade/preciosismo será exclusivamente nosso, ou se eventualmente será algo acordado entre a NATO e os estados-membros. Todavia, perante o que está escrito na portaria, é razão suficiente para nos interrogarmos então o que aconteceria se a atividade aérea russa junto aos Estados Bálticos fosse superior ao normal, exigindo mais Alpha Scrambles e por conseguinte se tornasse necessário ultrapassar o limite de horas de voo imposto aos 4 F-16M.

É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.
« Última modificação: Março 31, 2024, 04:50:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 144
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 131 vez(es)
  • +19/-1
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3260 em: Março 31, 2024, 07:41:22 pm »
Citar
É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.

Bom, os 4 meses, de 1 de Abril a 31 de Julho, são 121 dias, 2904 horas.

As 2094 horas a dividir por 480 HV resulta em 6 HV por dia. Ou seja, cada parelha, como dizes, pode efetuar uma missão de intercepção de 90 minutos máximos diários, em média.

Será uma questão orçamental a ter de ser discriminada para o, e autorizada pelo Tribunal de Contas?

Obrigado,

GM
« Última modificação: Março 31, 2024, 08:10:30 pm por goncalobmartins »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18295
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5950 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3261 em: Março 31, 2024, 09:00:26 pm »
Cada vez isto se parece mais com a guerra do Solnado, em que atavam uma guita à bala porque era a única que tinham.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, nelson38899

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +44/-11
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3262 em: Março 31, 2024, 09:17:10 pm »
Citar
É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.

Bom, os 4 meses, de 1 de Abril a 31 de Julho, são 121 dias, 2904 horas.

As 2094 horas a dividir por 480 HV resulta em 6 HV por dia. Ou seja, cada parelha, como dizes, pode efetuar uma missão de intercepção de 90 minutos máximos diários, em média.

Será uma questão orçamental a ter de ser discriminada para o, e autorizada pelo Tribunal de Contas?

Obrigado,

GM

Se os russos sabem disto - e como 'pitról' para a sua Força Aérea não lhes falta - vão andar às voltas a serrar presunto durante 91 minutos até os nossos F-16 regressarem à base e depois - PIMBA, cá vai disto!

 ;D ;D :snip:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, CruzSilva

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4072
  • Recebeu: 2645 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2812
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3263 em: Março 31, 2024, 10:19:05 pm »
Citar
É que 480HV para 4 meses daria para algo como 4 horas de voo diárias, o que obviamente não acontecerá, não só porque o tempo médio de uma missão de intercepção de uma parelha de F-16 ronda os 90 minutos (isto sem reabastecimento em voo), como nem todos os dias será preciso fazer descolar a parelha de alerta. Ainda assim, dá que pensar no porquê da necessidade de nos últimos anos ter sido necessário discriminar nas portarias o número limite de horas de voo permitidas.

Bom, os 4 meses, de 1 de Abril a 31 de Julho, são 121 dias, 2904 horas.

As 2094 horas a dividir por 480 HV resulta em 6 HV por dia. Ou seja, cada parelha, como dizes, pode efetuar uma missão de intercepção de 90 minutos máximos diários, em média.

Será uma questão orçamental a ter de ser discriminada para o, e autorizada pelo Tribunal de Contas?

Obrigado,

GM

Se os russos sabem disto - e como 'pitról' para a sua Força Aérea não lhes falta - vão andar às voltas a serrar presunto durante 91 minutos até os nossos F-16 regressarem à base e depois - PIMBA, cá vai disto!

 ;D ;D :snip:

Então já devem saber pelo portal . BRIC
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3264 em: Março 31, 2024, 10:38:07 pm »
O que safa é que em Siauli existem duas unidades de QRA sempre e vão rodando entre QRA1 e QRA2 em cada ano...se no ano passado fomos QRA1 este ano devemos ser QRA2...estarão lá 4 nossos e quatro de outra nação NATO....além de que os americanos também têm lá o contingente permanente.
Não é pela nossa limitação de HV que a Lituânia e restantes Estados Bálticos vão ter problemas...
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3265 em: Abril 01, 2024, 09:37:54 am »
O que safa é que em Siauli existem duas unidades de QRA sempre e vão rodando entre QRA1 e QRA2 em cada ano...se no ano passado fomos QRA1 este ano devemos ser QRA2...estarão lá 4 nossos e quatro de outra nação NATO....além de que os americanos também têm lá o contingente permanente.
Não é pela nossa limitação de HV que a Lituânia e restantes Estados Bálticos vão ter problemas...

Claro que sim, e a culpa é minha por ter levado a conversa para uma direção oposta àquela que pretendia. Em caso de necessidade primeiro que tudo está lá a 2ª parelha, está também o destacamento na Estónia (Amari), eventualmente os norte-americanos não se encontrarão longe, nem que seja ali ao lado na Polónia, a Norte temos agora também a Finlândia e Suécia para ajudar a patrulhar o "lago NATO", e naturalmente que uma atividade aérea russa fora do normal despoletaria toda a estrutura integrada de defesa aérea da Aliança.

A questão central da minha dúvida prende-se com a inclusão - e consequente necessidade - do número de horas de voo permitidas ao destacamento. Como se pôde ver, em anos anteriores tal não era discriminado nas portarias do MDN, aparentando tratar-se de um fenómeno recente. Será mesmo algo novo ou sempre existiu? Por exemplo, quando uma fragata da classe Bartolomeu Dias ou Vasco da Gama parte para integrar a SNMG1, também são inscritas as horas de navegação permitidas durante os vários meses em que fizer parte daquela força naval? É esta a minha principal interrogação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3266 em: Abril 01, 2024, 10:26:38 am »
Qualquer dia nem nas missões de policiamento nos querem — às tantas é essa a ideia. É o cúmulo da indigência: vamos contribuir para a segurança colectiva, mas atenção a nossa solidariedade limita-se a 120 horas mensais; se precisarem de mais, estão lá os outros para isso. Primeiro o número limitadíssimo de munições adquiridas e agora a limitação do número de HV. Já nada surpreende na nossa postura em sede de Defesa Nacional.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3267 em: Abril 01, 2024, 03:21:23 pm »
Também pode ser algo técnico só para o papel?

Verdade seja dita se um dia "shit hits the fan" dúvido que estejam os pilotos a ligar ao Sr. Presidente a pedir uma extensão do plafond das HV :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5562 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3268 em: Abril 02, 2024, 09:38:20 am »
@Charlie Jaguar,

Para além do KC-390 (26901) e dos F-16AM (15103 e 15104), quais os outros dois F-16AM que estavam destacados?

Bom dia Gonçalo. Os 4 F-16AM destacados para Siauliai são então o "15103", "15104", "15114" e "15142".  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18295
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5950 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3269 em: Abril 02, 2024, 12:12:44 pm »
Qualquer dia nem nas missões de policiamento nos querem — às tantas é essa a ideia. É o cúmulo da indigência: vamos contribuir para a segurança colectiva, mas atenção a nossa solidariedade limita-se a 120 horas mensais; se precisarem de mais, estão lá os outros para isso. Primeiro o número limitadíssimo de munições adquiridas e agora a limitação do número de HV. Já nada surpreende na nossa postura em sede de Defesa Nacional.

Adorava que a NATO ameaçasse com a expulsão

Palavra que adorava
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas