6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #45 em: Fevereiro 24, 2019, 06:30:27 pm »
Obviamente que a FAP não tem interesse nenhum em utilizar os 101 CSAR nas ditas missões. Se esse interesse existisse, já teriam feito alguma coisa nos últimos 10 anos -- por acaso até fizeram... acabaram com o RESCOM. É um pouco como a Marinha ter os NPO equipados com convés de voo mas nunca ser ter preocupado com as respectivas certificações.

Por vezes não temos equipamento, não temos dinheiro para adquiri-lo, ou utilizamos os poucos recursos disponíveis para adquirir equipamento desadequado na vã tentativa de poupar uns tostões. E depois há aquelas situações em que compramos o melhor que há no mercado, ou até temos equipamento adequado para determinadas missões, mas não utilizamos todas as capacidades disponíveis porque não há interesse das chefias/poder político, ou porque sim.

NVF, Esta última frase que escreveste espelha bem porque que vai acontecer esta compra do Super Koala !

Vamos gastar cinquenta e picos milhões em seis mini helis com capacidades mínimas de transporte/raio de acção quando temos em casa quatro excelentes helis, com capacidades de transporte só cinco vezes superior, e não os utilizamos, porquê??

Os quatro helis não possuem todas as valências que deveriam possuir para o desempenho da sua missão Primária ??

Se assim for é muito grave, pois Portugal tem militares seus que estão em combate que necessitam de apoio aéreo próximo, e, que estes helis poderiam estar a fornecer esse apoio próximo.

Por este exemplo podemos extrapolar o porquê de muitos equipamentos/armamentos das FFAA se encontrarem em situações obsoletas, inoperacionais e até inexistentes, e, os responsáveis para mim, tanto são os políticos como as altas chefias militares !!

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 24, 2019, 06:33:42 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #46 em: Fevereiro 24, 2019, 06:34:50 pm »
Gosto muito destes Merlin...ah, esperem lá...  :mrgreen: :mrgreen:





Cumprimentos  :-P c56x1
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #47 em: Fevereiro 24, 2019, 06:37:19 pm »
Gosto muito destes Merlin...ah, esperem lá...  :mrgreen: :mrgreen:





Cumprimentos  :-P c56x1

Se calhar não os usam por terem três turbinas....é muita turbina !!
o monomotor é melhor, é mais fiável. :mrgreen:

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #48 em: Fevereiro 24, 2019, 06:50:25 pm »
Opá, mas querem monomotor e com provas dadas? Passou por todas as guerras e existem por aí à patada com preços de saldo...  :mrgreen: :mrgreen:





Cumprimentos  :-P ;)

P.S. Agora a sério, para a missão que queremos parece-me que o Blackhawk é o melhor.



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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #49 em: Fevereiro 24, 2019, 06:50:34 pm »
A RESCOM acabou porque  era mais preciso equipas de protecção de aeronaves para operar em conjunto com os C-130 no Afeganistão do que equipas CSAR para operar em helis CSAR que não estavam preparados, para resgatar pilotos de combate de F-16 que não vaziam missões de combate.

O primeiro Destacamento de C-130 no Afeganistão ainda operou com equipa force protection Belga, o que levou à conclusão que esse tipo de equipas tinha muito mais utilidade prática do que uma equipa específica para  CSAR como a RESCOM.

Em relação aos EH101 CSAR acho que o baixo número de aeronaves disponíveis pela Leonardo e a suspensão do LPD fez com que a FAP dedicasse todos os aparelhos ao SAR marítimo, mas temos que ver que as operações aereas tácticas nunca foram totalmente postas de parte, havia uma ambição mínima de pelo menos fazer treinos como se viram nas séries de exercícios da UE Hot Blade em Portugal.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2019, 06:57:04 pm por Lightning »
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #50 em: Fevereiro 24, 2019, 07:10:18 pm »
Opá, mas querem monomotor e com provas dadas? Passou por todas as guerras e existem por aí à patada com preços de saldo...  :mrgreen: :mrgreen:


Não sejas mau e não tragas para aqui a Argentina, porque mesmo no estado em que se encontra consegue superar-nos a nível de tipo e número de helicópteros militares disponíveis ao serviço das suas Forças Armadas. ::)
« Última modificação: Fevereiro 24, 2019, 07:24:37 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #51 em: Fevereiro 24, 2019, 07:22:18 pm »
Por vezes não temos equipamento, não temos dinheiro para adquiri-lo, ou utilizamos os poucos recursos disponíveis para adquirir equipamento desadequado na vã tentativa de poupar uns tostões. E depois há aquelas situações em que compramos o melhor que há no mercado, ou até temos equipamento adequado para determinadas missões, mas não utilizamos todas as capacidades disponíveis porque não há interesse das chefias/poder político, ou porque sim.

É a infâme expressão "provisões para" que tanto o Ministério da Defesa como as chefias adoram utilizar para encher chouriços e fazer da maioria de nós parvos.  ::)


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #52 em: Fevereiro 24, 2019, 08:49:57 pm »
Alguém me explique como é que se avança para uma posivél compra de 6 aeronaves sem que seja lançado um concurso publico internacional, para aquisição, com apresentação de propostas por parte dos diferentes fabricantes, com base nos critérios impostos pela FAP. Perdão o único critério imposto pela FAP é o mais baixo preço de aquisição, este sim é o critério mais importante a ter em conta na aquisição de material para as nossas forças armadas, se bem que por este andar rápidamente deixaram de ser designadas de armadas. Ainda gostaria de saber a diferença de preços entre o A109luh e esta versão do Koala com "esteroides" especialmente desenvolvida pela Leonardo para a nossa FAP, devemos sentirnos orgulhosos. Realmente que para este tipo de missão helicopteros monoturbina são seguramente a melhor opção, tem uma redundância enorme.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #53 em: Fevereiro 24, 2019, 11:35:30 pm »
Alguém se recorda que os nove EC635 — desenvolvidos a pedido de Portugal — custavam 35 milhões de euros e foram cancelados por um atraso de uns meses, um ano, ou coisa que o valha? Ainda não estávamos em crise (por supuesto) e já andávamos a tentar substituir a G3 desde os anos 80, mas um mero atraso num programa completamente novo justificou então cancelamento imediato! Pura palhaçada da qual andamos agora a pagar o preço, com juros, para adquirir um produto menor.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #54 em: Fevereiro 25, 2019, 09:29:55 am »
Alguém se recorda que os nove EC635 — desenvolvidos a pedido de Portugal — custavam 35 milhões de euros e foram cancelados por um atraso de uns meses, um ano, ou coisa que o valha? Ainda não estávamos em crise (por supuesto) e já andávamos a tentar substituir a G3 desde os anos 80, mas um mero atraso num programa completamente novo justificou então cancelamento imediato! Pura palhaçada da qual andamos agora a pagar o preço, com juros, para adquirir um produto menor.

O que me deu entender é que na altura em que o Portas era ministro havia interesse americano através da embaixada, para que Portugal ficasse mais virado para comprar americano do que europeu, por isso na altura falava-se nos Black Hawk entre outros equipamentos. 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #55 em: Fevereiro 25, 2019, 09:32:09 am »
Alguém se recorda que os nove EC635 — desenvolvidos a pedido de Portugal — custavam 35 milhões de euros e foram cancelados por um atraso de uns meses, um ano, ou coisa que o valha? Ainda não estávamos em crise (por supuesto) e já andávamos a tentar substituir a G3 desde os anos 80, mas um mero atraso num programa completamente novo justificou então cancelamento imediato! Pura palhaçada da qual andamos agora a pagar o preço, com juros, para adquirir um produto menor.

O que me deu entender é que na altura em que o Portas era ministro havia interesse americano através da embaixada, para que Portugal ficasse mais virado para comprar americano do que europeu, por isso na altura falava-se nos Black Hawk entre outros equipamentos. 

Se lerem a revista Militar, está lá escrito que o Exército a estas horas lamenta-se por não ter ido de "Blackhawk", novos ou usados não sei.

Cump.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #56 em: Fevereiro 25, 2019, 12:54:54 pm »
Os Black Hawk nem são da mesma categoria dos EC635. Estes últimos eram para ser utilizados para treino, escolta armada e reconhecimento. Os Black Hawk são para transporte e poderiam ter sido adquiridos em vez dos NH90.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #57 em: Fevereiro 25, 2019, 05:37:46 pm »
Os Black Hawk nem são da mesma categoria dos EC635. Estes últimos eram para ser utilizados para treino, escolta armada e reconhecimento. Os Black Hawk são para transporte e poderiam ter sido adquiridos em vez dos NH90.

Caro NVF e eu disse que eram para ser Black Hawnk em vez de EC-635 ?

Aondo já a uns anos nisto, e o que sempre se falou foi EC-635 e NH-90, no entanto quando Portas foi ministro, estivemos quase a ter UH-60 em vez de NH-90. Até veio uma manchete no expresso apontando para 9 UH-60.

Cumprimentos...
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #58 em: Fevereiro 25, 2019, 06:41:19 pm »

P.S. Dizem as "más-línguas" que a Leonardo já estará a trabalhar com vista a atender as satisfações do Ministério da Defesa Português por um Koala a esteróides, tendo o projecto a designação inicial não-oficial de "Super Koala"...

Imagens inéditas e em primeira mão  :mrgreen:

 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #59 em: Fevereiro 25, 2019, 06:42:51 pm »
Caro typhonman e eu disse alguma vez disse que tu disseste que "eram para ser Black Hawnk em vez de EC-635"?

Essas 'estórias' do Portas são todas muito engraçadas, mas o que é factual é que ele cancelou o EC635 e se tinha intenções de adquirir Black Hawk em vez de NH90 então devia ter cancelado este último, no entanto não o fez.
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