Substituição dos Alpha-jet

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #120 em: Maio 10, 2016, 02:35:51 pm »
Por isso, se deixarem o problema arrastar-se até 2018, vão obrigatoriamente ter de recorrer ao "outsourcing" para essa formação complementar...a não ser que entendam que possam passar do Epsilon para o F-16 bilugar....
Eu acho que é essa mesmo a ideia e o objectivo do lado político. Sempre é mais uma vertente do qual se livram e que até cria mais uma oportunidade para negociatas futuras.

Sou mesmo capaz de dizer sem sombra de dúvidas que não viremos a ter outro avião de treino avançado - um substituto do Alpha Jet. O futuro da formação dos nossos pilotos vai ser nos EUA, Brasil, Canadá e talvez Reino Unido e França.

Cumprimentos,

É, infelizmente, um cenário cada vez mais em vias de se poder tornar real, sim. Mas as palavras do PR em relação às Forças Armadas, e o facto do Ministério da Defesa ter emitido vários RFI's sobre possíveis substitutos para o Alpha-Jet A seja uma nota de esperança.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #121 em: Julho 27, 2016, 11:56:44 pm »
Citar
O Capitão Ariel Abreu, da Força Aérea Portuguesa, através de um intercâmbio, foi instrutor aqui na AFA por dois anos. Ele produziu um vídeo que resumiu sua passagem pelo 1º Esquadrão de Instrução Aérea e compartilhou conosco

https://www.facebook.com/afamilitar/videos/1121508234577467/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #122 em: Setembro 02, 2016, 04:18:02 pm »
Citar
The Nigerian Air Force (NAF) has released what appears to be an inflated fuel consumption figure for its Alpha Jet aircraft, which it uses as one of its primary ground-attack assets.

Chief of the Air Staff Air Marshal Sadiq Abubakar told a logistics seminar held in Lagos that "the service consumed an average of 1.9 million litres of aviation fuel monthly", Nigeria's Premium Times reported on 30 August.

He said that the NAF has many aircraft types, including its Alpha Jets, that consume 2,400 litres per hour and, in an apparent reference to the NAF's F-7 jets, he added that, "The main fighter airplane we use consumes 2,500 litres per hour."

http://www.janes.com/article/63373/nigerian-air-force-releases-jet-fuel-consumption-figures
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #123 em: Janeiro 11, 2017, 01:14:37 pm »
Aproxima-se a passos largos a data de retirada de serviço do Alpha-Jet - a FAP estima que este sistema de armas opere até 2019 -, e não parece haver novidades no que a substitutos diz respeito. Enquanto isso o Pilatus PC-21, por muitos referido como um potencial sucessor para o Alpha-Jet e mesmo o Epsilon em Portugal, vai ganhando cada vez mais adeptos e encomendas. Desta vez foi a Força Aérea Francesa.

https://www.flightglobal.com/news/articles/french-air-force-qinetiq-confirmed-as-pc-21-buyers-432862/

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Johnnie

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #124 em: Janeiro 11, 2017, 09:35:47 pm »
Aproxima-se a passos largos a data de retirada de serviço do Alpha-Jet - a FAP estima que este sistema de armas opere até 2019 -, e não parece haver novidades no que a substitutos diz respeito. Enquanto isso o Pilatus PC-21, por muitos referido como um potencial sucessor para o Alpha-Jet e mesmo o Epsilon em Portugal, vai ganhando cada vez mais adeptos e encomendas. Desta vez foi a Força Aérea Francesa.

https://www.flightglobal.com/news/articles/french-air-force-qinetiq-confirmed-as-pc-21-buyers-432862/

Não me parece que 2 anos sejam suficiente para lançar concurso e adquirir novas aeronaves de treino, para mim vão passar do Epsilon para o F-16 e/ou recorrem a entidades estrangeiras para o efeito.
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miguelbud

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #125 em: Janeiro 11, 2017, 09:49:17 pm »
O Super Tucano que esteve em Sintra foi só fogo de vista?
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #126 em: Janeiro 11, 2017, 10:04:30 pm »
^ Here we go again... ::)

Não me parece que 2 anos sejam suficiente para lançar concurso e adquirir novas aeronaves de treino, para mim vão passar do Epsilon para o F-16 e/ou recorrem a entidades estrangeiras para o efeito.
A minha aposta é que o outsourcing e envio de pessoal para o estrangeiro vai tornar-se cada vez mais na norma.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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perdadetempo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #127 em: Janeiro 12, 2017, 04:08:55 pm »
Desculpem a ignorância, mas no caso da conversão dos pilotos dos  F-16 isso já não acontece?

Cumprimentos,
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #128 em: Janeiro 12, 2017, 08:17:13 pm »
Já vários pilotos, tem ido aos EUA e Brasil frequentar cursos de pilotagem, agora se esses cursos substituem no seu todo ou em parte os cursos dados no Alpha Jet, não sei.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #129 em: Janeiro 13, 2017, 12:54:07 pm »
Já vários pilotos, tem ido aos EUA e Brasil frequentar cursos de pilotagem, agora se esses cursos substituem no seu todo ou em parte os cursos dados no Alpha Jet, não sei.

Pois, é que o PC-21 na Força Aérea Francesa vai substituir os Epsilon. Os pilotos instruendos passarão do PC-21 para os Alpha-Jet E modernizados e depois para as esquadras de Rafale e Mirage 2000. Cá, com a retirada do Alpha-Jet, ficamos sem a conversão operacional em jactos e desaparece a EICPAC, logo ou adquirimos meios próprios ou teremos de ir fazer a formação de pilotos para as esquadras de Monte Real lá fora. Isto num país que chegou a ter em simultâneo frotas como o T-33, T-37 e T-38...  ::)


^ Here we go again... ::)

É verdade, Get_It. Mas como as Forças Armadas andam sempre ao sabor da alternância no "poleiro", e das respectivas ideias e negociatas reservadas para a área da Defesa que isso lhes traz, pode ser que arranjem mais um 20M€ algures para comprarem qualquer coisita.  ;D
Saudações Aeronáuticas,
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night_runner

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #130 em: Janeiro 14, 2017, 01:22:11 am »
ficamos sem a conversão operacional em jactos e desaparece a EICPAC, logo ou adquirimos meios próprios ou teremos de ir fazer a formação de pilotos para as esquadras de Monte Real lá fora
Parece ser um fim anunciado. Se calhar porque já não se justifica o investimento dado o número de pilotos/ano em causa ser reduzido.
A Esquadra tem uma dezena de pessoas e meia dúzia de aparelhos. Tenho algumas dúvidas que seja rentável adquirir e explorar material moderno com base neste modelo.

Penso que a ideia passará por adquirir no futuro uma aeronave que substitua não só as funções do Epsilon mas também que consiga expandir a fase avançada de treino face ao actual, de modo a que os pilotos necessitem de menos horas na transição para avião de caça. Assim contratar-se-ão menos horas ao fornecedor desse serviço.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #131 em: Janeiro 14, 2017, 11:52:41 am »
ficamos sem a conversão operacional em jactos e desaparece a EICPAC, logo ou adquirimos meios próprios ou teremos de ir fazer a formação de pilotos para as esquadras de Monte Real lá fora
Parece ser um fim anunciado. Se calhar porque já não se justifica o investimento dado o número de pilotos/ano em causa ser reduzido.
A Esquadra tem uma dezena de pessoas e meia dúzia de aparelhos. Tenho algumas dúvidas que seja rentável adquirir e explorar material moderno com base neste modelo.

Penso que a ideia passará por adquirir no futuro uma aeronave que substitua não só as funções do Epsilon mas também que consiga expandir a fase avançada de treino face ao actual, de modo a que os pilotos necessitem de menos horas na transição para avião de caça. Assim contratar-se-ão menos horas ao fornecedor desse serviço.

A minha solução preferida seria substituir os Epsilon por STucanos/Texans/PC-21 e manter em leasing um substituto do Alpha Jet numa qualquer escola de um país da NATO que mantenha a capacidade.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #132 em: Janeiro 15, 2017, 01:53:51 am »
O A-29 Super Tucano não é um avião voltado necessariamente para a instrução de voo, é utilizado no Brasil, assim como é o Tucano, que ainda estão por aí, mas não é um avião de instrução puro.

O Chile comprou o A-29 para instrução, mas foi projetado para este uso específico, inclusive a Embraer criou um programa especial de treinamento para a FACh, como equipamentos e assessoria especial, ocorre que é caro. O próprio Super Tucano normal já é um avião caro,  por isso normalmente quem busca avião para instrução, muitas vezes escolhe outro modelo mais barato, evitam o A-29.

Alpha Jet?? a melhor opção seria o italiano Aermacchi M-346, comprado, nada de leasing, será um avião para toda a vida, não vale a pena contratar por tempo determinado, é mais gasto ainda.

Manja pra caramba.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #133 em: Janeiro 15, 2017, 02:50:05 pm »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #134 em: Janeiro 15, 2017, 04:13:21 pm »

Manja pra caramba.

Manja, Manja, o que tu manjas sei eu.
 
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