Parlamento aprova máscara obrigatória na rua durante os próximos 3 meses https://observador.pt/liveblogs/covid-19-municipios-tomam-medidas-para-evitar-ajuntamentos-em-cemiterios-no-dia-de-todos-os-santos/Sobre a discussão da perigosidade do COVID, a realidade é que nenhum país que tenha menorizado a pandemia no início da crise, não tivesse de corrigir as medidas quando começaram a ficar aflitos. No nosso caso, a maior preocupação é esta, nós temos 2,3 milhões de portugueses (quase 23% da população) com 65 ou mais anos de idade!!!!!! Mesmo que a mortalidade dos restantes seja zero, neste grupo a taxa é relativamente alta!!!!!
Como é evidente há aproveitamento de muita gente e as farmacêuticas estão a esfregar as mãos, mas ignorar a pandemia já está provado que corre muito mal!!!!!!!
Sobre os artigos científicos com arbitragem....... teria muito para contar, mas refiro apenas um que ocorreu comigo. O meu orientador convenceu-me a fazer mais um artigo científico, em 2017 para ser apresentado em Roma no EuroMed Academy of Business. Ele fazia a inscrição, porque a Universidade tinha sempre fundos para estes eventos e eu durante uma semana, para além de trabalhar, ainda tinha de estar até altas horas da madrugada a pesquisar e elaborar o artigo, em inglês e regulamento APA5. O "preto" que fazia o artigo era eu e os meus 2 orientadores só viam se havia erros. Na altura de entregar o artigo prontinho ao meu orientador, este pediu-me se podia acrescentar o nome da esposa, porque também estava a fazer o doutoramento e precisava de mais um artigo (ela já era na altura professora universitária). Eu lá aceitei.......
O júri gostou bastante do artigo e deu-lhe (menos 1 membro do júri) nota máxima e foi aceite para ser apresentado em Roma. Quem ía apresentar o artigo seria o meu orientador, já que a Universidade dele tinha dinheiro para a inscrição, deslocação, ajudas de custo, etc....... por acaso 1 mês antes do evento, deu-me na cabeça de ver o cronograma das sessões paralelas para encontrar o meu artigo (no site da organização). Qual não é a minha surpresa, quando eu encontro realmente o meu trabalho num grupo de apresentação, mas o meu nome como autor do artigo tinha desaparecido!!!!!!! Estavam apenas os nomes dos meus 2 orientadores, a esposa do meu orientador e mais 2 professoras universitárias que eu nunca ouvi falar!!!!!! Ou seja, o meu artigo, que fiz a custo, tinha como autores professores adjuntos/associados e 1 assistente e já professora universitária.
Chateado liguei aos meus orientadores a contar o sucedido, com a calma possível, porque sabia que tinha sido o meu orientador a orquestrar tudo! Envio um e-mail ao presidente do júri do evento, um Grego, a reclamar do "lapso"! O meu orientador pediu muita calma, por causa do que poderia suceder e as repercussões do caso........ no fim lá apareceu o nome do "preto" que fez o artigo e de 4 professores universitários adjuntos/associados que coleccionam artigos científicos, porque são obrigados pelas Universidades (caiu o 5º nome da esposa do meu orientador, porque o problema estava na quantidade de autores do artigo). Devo no entanto salientar que a minha orientadora teve sempre uma postura muito correcta e nunca tive qualquer aspecto menos positivo a apontar, mas aos restantes 3 senhores doutores.......
Portanto, não coloquem as fichas todas nos artigos científicos nem nos autores, porque normalmente só 1 é que fez o trabalho e costuma ser o que precisa de fazer o doutoramento!!!!!!!