Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #540 em: Setembro 06, 2015, 08:45:53 pm »
Militares da FAB treinam para desfile aéreo do dia 7 que acontece em Brasília

Caças F-5 e A-1, o reabastecedor KC-130 e a Esquadrilha da Fumaça participam da cerimônia



A solenidade do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contará com desfile aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave KC-130 Hércules, os caças F-5 e A-1, além da Esquadrilha da Fumaça sobrevoarão o desfile de 7 de setembro. Veja na reportagem como é feito o treinamento e a coordenação para a passagem da FAB:


Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... s%C3%ADlia
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #541 em: Setembro 08, 2015, 03:10:00 pm »
FAB no desfile cívico-militar de 7 de Setembro 2015



































 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #542 em: Setembro 09, 2015, 05:06:45 pm »
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #543 em: Setembro 15, 2015, 06:31:56 pm »
Esquadrão Puma inicia operações com o H-36 Caracal



O 3º/8º GAv, Esquadrão Puma, da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, celebrou 35 anos de criação da unidade na última quarta-feira (09). A data foi comemorada com o início da atividade operacional do helicóptero H-36 Caracal naquele Esquadrão.

“Hoje o Esquadrão Puma inicia uma nova fase da sua história. O H-36 proporcionará uma extensão operacional enorme, principalmente no que se refere ao voo com NVG (óculos de visão noturna), sendo possível, num futuro próximo, cumprirmos todas as missões no período noturno e com elevado grau de segurança”, disse o comandante do Esquadrão, tenente-coronel Eduardo Barrios.

O H-36 irá, gradativamente, substituir o H-34 Super Puma, modelo de helicóptero que atuou em inúmeras missões de busca e salvamento (SAR), como naquelas que foram realizadas por ocasião dos acidentes aéreos envolvendo o voo GOL 1907 em 2006, e o Air France AF447, em 2009. O H34 também foi empregado durante as enchentes ocorridas em Pernambuco (2010), Santa Catarina e Região Serrana do Rio (2011) e no Espírito Santo (2013).

O H-36 Caracal permitirá a realização de voos a qualquer hora do dia ou da noite para cumprir missões SAR, resgate em combate (C-SAR), operações especiais, evacuação aeromédica (MEDEVAC), transporte especial, transporte logístico e apoio às comunidades nos casos de calamidades públicas.



A versão operacional do H-36 Caracal terá condições de realizar reabastecimento em voo mediante instalação de uma sonda de recepção de combustível. No mês passado, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro simulador das Américas desta aeronave, equipamento instalado no Centro de Treinamento e Simulação (CTS) da Helibras.

A aeronave tem capacidade de transportar até 29 combatentes, além de dois pilotos. A aeronave possui  grande volume interno para carga, além de modernos sistemas aviônicos e monitoramento redundante que garantem um elevado desempenho com máxima segurança.

Ivan Plavetz

Fonte: http://tecnodefesa.com.br/esquadrao-pum ... 6-caracal/
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #544 em: Setembro 17, 2015, 03:32:10 pm »
Exercício Cacequi treina tripulações do Esquadrão Pantera



O 5°/8°GAv, Esquadrão Pantera, realizou o Exercício Operacional Cacequi, em Santa Maria (RS), local onde a unidade aérea está sediada. Os militares treinaram missões de ataque com helicópteros Sikorsky H-60 Black Hawk, incluindo tiro aéreo lateral diurno e noturno, escolta, busca e salvamento em combate (C-SAR) e evasão da tripulação no solo em caso de queda de aeronave. O exercício envolveu cerca de 60 homens entre pilotos, mecânicos, artilheiros e pessoal de resgate.

“Participei da minha primeira missão de tiro lateral com óculos de visão noturna (NVG) e de procedimentos de evasão no solo. Os ensinamentos e técnicas aprendidos nas missões são de grande valia para o emprego real no futuro, mantendo o nível operacional dos militares”, comentou o especialista em mecânica de aeronaves, sargento Micael Luciano de Matos.



Para treinar missões de escolta e C-SAR foi transportado, como carga externa, um veículo sucateado para compor a figuração inimiga do exercício. O veículo serviu como alvo tático para os artilheiros. O transporte   suspenso por cabo umbilical foi colocado em prática com base nos conhecimentos obtidos junto ao Exército Brasileiro durante intercâmbio realizado em Taubaté (SP).

“O Exercício Cacequi coroa um ano de treinamento do Esquadrão. Todas essas atividades foram reunidas em uma missão, proporcionando aos tripulantes a adaptação de todo conhecimento em uma situação próxima à realidade em um teatro de operações”, explicou o comandante do Esquadrão Pantera, tenente-coronel Josirley Brito de Sousa.

 
Ivan Plavetz
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #545 em: Setembro 17, 2015, 03:44:48 pm »






























 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #546 em: Setembro 21, 2015, 10:04:12 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/09/21/dez-anos-do-primeiro-mike/
Citar
Há dez anos um esquadrão operacional da FAB recebia oficialmente o seu primeiro F-5 modernizado. A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Canoas e o avião em questão era nada menos do que o FAB 4856, o primeiro F-5E construído pela Northrop (matrícula norte-americana 71-1417).

Antes dele, dois protótipos do novo padrão, um monoposto e um biposto, haviam iniciado os diversos testes do modelo modernizado, mas o primeiro exemplar do F-5M recebido por uma esquadrão de caça, o 1º/14º GAV “Pampa”, foi o FAB 4856. Há pouco tempo, o jato passou por mais uma revisão nível parque no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) e deverá continuar cumprindo seu papel na primeira linha da caça por mais alguns anos.



Cumptimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #547 em: Setembro 21, 2015, 05:07:53 pm »
Entregue o primeiro P-95M



A empresa AEL Sistemas S/A, de Porto Alegre (RS), entregou nesta semana o primeiro dos oito P-95M à Força Aérea Brasileira. O projeto de modernização, atualmente realizado no Parque de Material de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, tem como foco substituir equipamentos eletrônicos e de comunicação e instalar um novo radar.



O painel analógico foi substituído por quatro modernas telas digitais multifuncionais que melhoram a consciência situacional e aumentam a segurança da tripulação, enquanto que o radar Seaspray 5000E, de 48 quilos de peso, vai permitir a detecção de navios a até 370 quilômetros de distância. Os aviões P-95 poderão também acompanhar até 200 alvos simultaneamente além de realizar o mapeamento de terrenos e detectar aeronaves.



Os Bandeirulhas, como são conhecidos, são aeronaves de patrulha marítima e fazem a vigilância aérea do mar territorial, e cumprem missões de busca e salvamento, combate à pesca ilegal, pirataria, crimes ambientais e também são usados em missões especiais de combate e de inteligência. As duas primeiras unidades entregues vão operar na Base Aérea de Natal (RN), para a formação de novas tripulações, e depois seguirão para os 2º/7°GAv “Esquadrão Phoenix” e 3º/7°GAv “Esquadrão Netuno”, sediados em Florianópolis (SC) e Belém (PA).

Fonte: http://tecnodefesa.com.br/entregue-o-primeiro-p-95m/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #548 em: Setembro 22, 2015, 05:50:35 pm »
 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #549 em: Setembro 23, 2015, 11:10:01 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/09/22/suecia-recebe-os-primeiros-engenheiros-brasileiros-que-vao-trabalhar-no-novo-caca-gripen/
Citar
Um grupo de 46 engenheiros e técnicos brasileiros começa a trabalhar na Suécia a partir do dia 19 de outubro. Eles são funcionários das empresas Embraer, de São José, e AEL Sitemas, de Porto Alegre.
Embora alguns engenheiros da Embraer já estejam na sede da sueca Saab, os 46 profissionais serão oficialmente os pioneiros para o início do programa de fabricação dos caças supersônicos Gripen NG, que serão produzidos pela Saab para equipar a FAB (Força Aérea Brasileira).
O contrato de compra dos jatos inclui transferência de tecnologia para o Brasil, sob a coordenação da Embraer.
Começa a valer agora, na prática, o contrato entre o Brasil e a Suécia, efetivado oficialmente há duas semanas.
Serão 36 caças supersônicos Gripen NG de última geração, capazes de voar duas vezes a velocidade do som.
A última pendência do contrato, o financiamento, também foi concluída há um mês. O contrato é de US$ 4,7 bilhões, dos quais US$ 245,3 milhões são para a compra de armamentos para os jatos.

Grupos. Os técnicos e engenheiros brasileiros irão em grupos ao longo dos próximos anos. Em outubro, irão 44 funcionários da Embraer e 2 da AEL. Segundo a Embraer, até 2020, a empresa vai enviar 280 funcionários para a sede da Saab para atuar no projeto.
De acordo com a Embraer, irão para a Suécia engenheiros e operadores de produção, de 2015 a 2020. A empresa informou que a permanência dos funcionários na Suécia pode durar de 6 a 24 meses.
Segundo a Saab, o tempo de permanência do primeiro grupo na Suécia deve ser de 12 meses. No início, haverá uma variedade de treinamentos teóricos e a maioria dos técnicos e engenheiros também irá participar do treinamento prático (on-the-job), no desenvolvimento do Gripen –uma formação mais especializada dentro do mesmo projeto que os engenheiros da Saab.

Entregas
Primeiros caças chegam em 2019
A entrega dos caças supersônicos Gripen NG deve começar em 2019 e terminar em 2024. A montagem final dos jatos no Brasil será feita na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto. Dois pilotos brasileiros –Gustavo Pascotto e Ramon Forneas– foram os primeiros a serem treinados para pilotar o caça, na Suécia. Outros pilotos da FAB devem ser treinados.

FONTE: O Vale



Cumprimentos
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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #550 em: Setembro 26, 2015, 01:11:18 am »
Imprensa destaca ‘labaredas’ de helicóptero da presidência



Um dos helicópteros usados para transportar a presidente Dilma Rousseff soltou uma labareda de fogo em região próxima às suas hélices (sic) nos momentos que antecederam sua decolagem no final da tarde desta quinta-feira (24).

O voo partiu do Palácio da Alvorada até a base aérea de Brasília, de onde a presidente prosseguiu viagem rumo aos Estados Unidos. Em sua visita ao país, a presidente vai participar da 70ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e só volta ao Brasil na próxima terça (29), quando deve formalizar o anuncio da reforma ministerial.

Antes da labareda desta quinta-feira (24), ocorreram duas anormalidades com helicópteros da Presidência em menos de um mês.

No começo do mês, uma das aeronaves, que levaria Dilma para Natal não saiu do lugar quando a presidente já estava embarcada. Em poucos minutos uma fumaça começou a sair do motor e Dilma foi obrigada a descer e percorrer o trajeto de carro.

Uma semana antes, o mesmo helicóptero apresentou uma pane elétrica e passou por uma manutenção no próprio gramado do Planalto. Na ocasião, a presidente tinha acabado de chegar de Nova York, onde fez o discurso de abertura da assembleia-geral da ONU.

A Presidência possui três helicópteros de modelos parecidos. O modelo usado nesta noite foi o H-34 Super Puma.


http://www.aereo.jor.br/2015/09/25/impr ... esidencia/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #551 em: Setembro 28, 2015, 06:48:02 pm »






























 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #552 em: Setembro 29, 2015, 10:06:35 pm »
Esquadrão Poti treina novas técnicas no emprego de armamento da aeronave AH-2 Sabre



O Esquadrão Poti (2º/8º GAV), que opera os helicópteros de ataque AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira, realiza até a próxima semana (07/10) o Exercício Operacional Zarabatana VI. Durante as atividades, os 65 militares envolvidos trabalham para aprimorar as técnicas de emprego dos armamentos ar-solo da aeronave, como o míssil Ataka, foguetes e canhão. O exercício acontece no estande de tiros do Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), no Sul do Pará.

Pela primeira vez, a unidade aérea vai avaliar o comportamento e o poder de destruição de dois de seus armamentos ativos - o foguete com cabeça de guerra e o canhão com projétil explosivo. “O emprego armado é de fundamental importância para o Esquadrão Poti, visto que todas as seis ações de força aérea - defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado - utilizam o emprego do armamento ar-ar ou ar-solo”, explica o Comandante do Esquadrão Poti, Tenente-Coronel Rodrigo Gibin Duarte. Além disso, os militares vão implementar novas táticas no emprego do míssil ar-solo Ataka.

As aeronaves AH-2 Sabre fazem parte do processo de reaparelhamento da FAB. Os primeiros helicópteros foram recebidos em 2010 e a última unidade foi entregue em 2014. Exercícios operacionais como a Zarabatana formam as etapas da implementação do helicóptero na FAB. “Está sendo feita uma gradação na implantação do Sabre. Assim vamos conhecendo as capacidades e limitações da aeronave e amadurecendo as atividades do Esquadrão”, esclarece.








Fonte:  http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... AH-2-Sabre
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #553 em: Outubro 04, 2015, 03:15:59 pm »
A saga do AMX (A-1) na FAB

































 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #554 em: Outubro 06, 2015, 02:02:22 pm »