Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 08:00:25 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.
Se o AIM-9L conseguir "cheirar" o calor do motor do drone sim facilmente consegue o abate!

o AIM-9L foi o primeiro míssil ocidental a conseguir fixar caças no aspecto frontal, nunca foi pensado para alvos tão pequenos. A minha duvida é precisamente que consiga detectar a assinatura tão pequena, talvez o AIM-9M mas esse nunca tivemos.
É preciso lembrar que nem todo o drone é propulsado a "ventoinha"...
2
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 07:53:29 pm »
A FAP até já revelou  o patch da futura esquadra de Super Tucanos.  :mrgreen:

Será a pior compra de sempre da FAP, excedendo o desastre que foram os A-7 até. Palhaçada. :jok: :guitar:

 ::) :bang:


Concordo a 100% - pior compra de sempre da FAP. De longe.
3
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 07:31:41 pm »
Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.

A ideia, usada por Israel num cenário real, implicou precisamente o uso de mísseis mais antigos para abater drones. O objectivo é, primeiro gastar os mísseis mais antigos e em fim de vida, antes de esbanjar os muito mais modernos e muito mais caros (e completamente overkill) AIM-9X, em drones baratos.

Comprovando-se a utilidade do APKWS para abater mísseis de cruzeiro e também drones, a partir de caças, esta será uma arma de baixo custo a ter em conta, e que pode ser utilizada numa carrada de plataformas.
A juntar a isto, tens ainda a possibilidade de usar UCAVs, armados com ATAS (Stinger), AIM-9X, APKWS, metralhadoras em pods e até Hellfire (teoricamente), e helicópteros armados para situações específicas, recorrendo aos mesmos ATAS, APKWS, metralhadoras e Hellfire.

Estes sistemas complementam-se, não se substituem, mas negam por completo qualquer racional de usar o ST para C-UAS (e também para CAS).
Aquilo que é antigo em israel é muito diferente do nosso "antigo"  :mrgreen:

O que os israelitas tinham mais "antigo" para usar é o python 4, nada a ver com o AIM-9L, vários furos acima. Duvido que ainda tivessem algum da série Shafrir ainda no inventário.

Não sei se o AIM-9L é eficaz com drones dado que a tecnologia é de inicio da década de 1980(!). Neste momento o míssil mais barebones é o AIM-9X, e é nisso que devíamos investir.
O APKWS emprega-se sobretudo em plataformas terrestes e helicópteros.
Se o AIM-9L conseguir "cheirar" o calor do motor do drone sim facilmente consegue o abate!

o AIM-9L foi o primeiro míssil ocidental a conseguir fixar caças no aspecto frontal, nunca foi pensado para alvos tão pequenos. A minha duvida é precisamente que consiga detectar a assinatura tão pequena, talvez o AIM-9M mas esse nunca tivemos.
4
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por P44 em Hoje às 07:25:49 pm »
Conseguir justificar quase 200 milhões só por causa de drones, havendo tantas soluções com múltipla utilização é mesmo à rico. Mas daquele rico que mama conta dos outros como se faz com adegas boas e mordomias.
Vou denunciar isto no X as gajas do BE que me acarinham sempre que eu as desanco. Parece uma tara cena sexual virtual   ;D
Não é só o nosso turista das selfis a ser vassalo, há mais turistas assim e estão nas FA

Tem de haver maneira de denunciar este absurdo que coloca em causa aquilo que mais importa paras as FA e o País

Mandem mails para as RP dos ramos e MDN...
Cps

Então mas eles não andam aqui?
5
Conflitos do Presente / Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Última mensagem por P44 em Hoje às 07:23:35 pm »
Continuem....

Schoolchildren are converting to Islam 'out of fear' in German schools: Study warns Christians feel they are outsiders and are desperate to try and fit in since huge migrant influx

https://www.dailymail.co.uk/news/article-13339659/Schoolchildren-converting-Islam-fear-German-schools.html
6
Força Aérea Portuguesa / Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 06:58:28 pm »
Beja Air Show 2024
Base Aérea N.º 11 (BA11)
1 e 2 de junho

https://www.emfa.pt/p-1075-beja-air-show

Presenças:
• Mirage 2000 Couteau Delta – Armée de l'air et de l'espace (França)
• Saab JAS 39 Gripen – Magyar Légierő (Hungria)
• Northdrop F-5E Tiger II – Patroulle Suisse (Suíça)
• Eurofighter Typhoon – Ejército del Aire y del Espacio (Espanha)
• CASA C-101 Aviojet – Patrula Aguila (Espanha)
• Yakovlev Yak-52 – YAKSTARS (Espanha / Portugal)
• Falcons Display Team – Royal Air Force (Reino Unido)
• McDonnell Douglas F-15E Strike Eagle – United States Air Force (EUA)
• General Dynamics F-16 Fighting Falcon – Forțele Aeriene Române (Roménia)
• Embraer A-29A Super Tucano – Força Aérea Brasileira (Brasil)
• Embraer KC-390 Millenium – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Sikorsky UH-60 Black Hawk – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Lockheed Martin F-16M Fighting Falcon – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Leonardo AW119 MkII Koala – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Avions Mudry & Cie CAP 232 – Adwas ujenna ageldan (Marrocos)
• Agusta Bell AB-212 – Österreichische Luftstreitkräfte (Austria)
• Eurocopter AS532 Cougar – Schweizer Luftwaffe (Suíça)
7
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 06:56:32 pm »
partilha aqui pf
cps
8
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 06:52:26 pm »
Só os pilotos é que tem esquadra atribuída, os F-16 não, um F-16 de manhã pode ser duma esquadra e à tarde de outra, uma parelha de alerta (QRA), hoje pode ter pilotos da 201 e amanhã pode ter pilotos da 301, mas os aviões podem ser sempre os mesmos uma semana inteira por exemplo.

Mas há algumas células 100% da 201 e outras da 301, não? Afinal de contas, estão pintadas com decorações das mesmas...
9
Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 06:51:42 pm »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Eu estou a favor da criação duma guarda costeira, ou independente ou sob alçada da GNR, mas dependente do MAI em tempos de paz, e sob o MDN em guerra.
Polícia Marítma, ISN, patrulhas costeiros e lanchas, e helis SAR .

A Marinha fica apenas com as fragatas (idealmente 6), SSKs 2 (eventualmente 4), 2 AORs, os NPOs + crossover/ NavPol, etc. e Fuzos e mergulhadores.

A FAP fica com os 4 Merlin CSAR, o resto vai para SAR, mais outros helis SAR (Koala/ UH-60 possivelmente?)
10
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 06:37:43 pm »
A FAP até já revelou  o patch da futura esquadra de Super Tucanos.  :mrgreen:

Será a pior compra de sempre da FAP, excedendo o desastre que foram os A-7 até. Palhaçada. :jok: :guitar:

 ::) :bang:



Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10