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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: tenente em Dezembro 14, 2023, 06:05:35 pm
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Inicio este topico dedicado ao novo modelo de Heli Médio ao Serviço na FAP.
https://www.facebook.com/share/v/wuoyzywFDK8iaqV9/
Um BlackHawk da 551 em voo perto da BA8.
Abraços
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AH-60?
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O nome é UH-60. Mas por mim é na boa. :mrgreen:
O pessoal não fique a contar muito é com misseis e mini-guns lol, a arma destes helis é o balde...
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O nome é UH-60. Mas por mim é na boa. :mrgreen:
O pessoal não fique a contar muito é com misseis e mini-guns lol, a arma destes helis é o balde...
A designação Já corrigida. é UH-60A, ( ver clausula 18º do primeiro documento, o contrato do Estado Português com a Arista Aviation Services ) o meu erro foi ter trocado o U com o A.
https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=1886517&ext=.pdf
(ver clausula 18º)
https://aristaas.com/wp-content/uploads/2022/08/ARISTA-PAF-release-8-22.pdf
Arista is an FAA Part 145 Repair Station and provider of MRO services
http://www.passarodeferro.com/2023/11/cerimonia-de-recepcao-de-helicopteros.html?m=1
Quanto á muito provável falta de armamento nesta frota, não me choca muito, e se num futuro, até próximo, for possivel utilizá-los em MEDEVAC, SAR, e TRANSPORTE TÁCTICO, ficarei muito satisfeito, aliás já estou com esta compra.
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AH-60?
Já está corrigido, UH-60A.
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Ontem os 2 Black Hawk andaram a passear, foto do 29801 tirada ao final da tarde.
(https://i.postimg.cc/wTyfXB7h/410894022-703756331733614-3504941347954760277-n.jpg)
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Mais uma:
(https://i.postimg.cc/SNDGkvXS/411458607-10163312919523662-2095069058442144774-n.jpg)
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Like several European countries, Greece has opted for the Sikorsky UH-60M Black Hawk to replace its obsolete UH-1 and Bell 204/205 battlefield utility helicopters, despite a price tag that keeps increasing -- in this case, an average unit cost of over $55 million.
https://www.defense-aerospace.com/us-authorizes-1-95-billion-sale-of-uh-60m-helicopters-to-greece/
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Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.
Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?
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Basicamente os maiores valores executados na FA tem sido para duplo uso, sendo o militar pouco relevante.
Valores destinados a melhoramentos de meios para combate muito pouco
E atenção que isso a grada a muitos. Afinal é mais tranquilo ter missões pouco militares.
É bastante sintomático:
NPO sem armas e sensores
Falta de meios mais sofisticados de proteção de força, porque é tudo com a ideia que é para constar.
Falta dos misseis ou escassos, nomeadamente até nos que estavam planeados, casos dos ESSM
Fragatas mal equipadas, apenas para enquadrar numa força naval como numero. Um papel já antigo com as João Belo
Construção ou aquisição basicamente de meios socialmente correctos como de transporte e investigação. MLU fracos, com faltas inaceitáveis
Isto revela notória falta de comprometimento coma Soberania e para com os aliados, dando uma imagem de coitadinho ou patética em alguns casos.
Ao contrário se, com a preocupação de certos meios duplo uso houvesse uma seriedade de interesse nos de combate
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Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.
Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?
As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.
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Transporte do primeiro UH-60A da FAP.
https://www.facebook.com/groups/27375706077/permalink/10159431296591078/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v
Abraços
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Abraços
Grupo privado.
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Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.
Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?
As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.
Isso, e no dia seguinte devolver o dinheiro que a Comunidade Europeia pagou por eles.
Quanto a apagar incêndios, parece que não é certo que seja no verão de 2024...
Já alguém viu videos de pilotos da FAP a treinarem deitar água em cima de um incêndio?
Ninguém nasce ensinado...
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Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.
Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?
As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.
Isso, e no dia seguinte devolver o dinheiro que a Comunidade Europeia pagou por eles.
Quanto a apagar incêndios, parece que não é certo que seja no verão de 2024...
Já alguém viu videos de pilotos da FAP a treinarem deitar água em cima de um incêndio?
Ninguém nasce ensinado...
Até Junho...
Não lhe doa a cabeça !
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Transporte do primeiro UH-60A da FAP.
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Abraços
Grupo privado.
Deve ser isto.
https://fb.watch/p3ugGjO7p9/
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O 29802 aterrou cerca das 09:45h na Base de Beja.
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...quem quiser seguir as nossas aeronaves militares nem precisa de cruzar dados com flightradar... vem aqui ao fórum e fica servido!
Mas com as novidades é sempre assim!
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157 disponíveis em breve, a $2 milhões cada… poderá ser??? Com o Natal à porta… One can but hope…
https://www.defensenews.com/land/2023/12/20/us-army-to-trim-black-hawk-helicopter-fleet/
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157 disponíveis em breve, a $2 milhões cada… poderá ser??? Com o Natal à porta… One can but hope…
https://www.defensenews.com/land/2023/12/20/us-army-to-trim-black-hawk-helicopter-fleet/
Esta é uma excelente oportunidade da FAP adquirir uma dezena/dúzia de LIMA's para os Evakuativos ou até o Exército para a UALE e ficarmos com duas frotas de helis médios mais actuais que os da 551 !!!
A 02 milhões/unidade mesmo que gastem mais 02 Milhões/heli em MRO e armamento, os dez UH-60L ficariam por 40 milhões, seria uma excelente compra, bem melhor que a dos UH-60A do Bombeiral.
The UH-60L Blackhawk represents an upgrade to the original UH-60A Blackhawk, which entered service with the US Army in 1978. Production of the UH-60L began in 1989 with the conversion of existing UH-60A aircraft to the "L" standard as well as the production of new airframes. The first UH-60L was delivered in November 1989. Over 600 have been delivered since 2006, and production is expected to continue until the UH-60L line is replaced by new production UH-60M aircraft.
Externally, the UH-60L is very similar to the UH-60A. Major improvements include the incorporation of a hover IR suppression system (HIRSS) that is designed to cool engine exhaust gasses while hovering and in forward flight. As with the UH-60A, the "L" variant is ESSS capable and rated for all of the same weapon systems. The external cargo hook limit has been improved on the UH-60L, which has a maximum lift rating of 9,000 pounds. Internal troop carrying capacity remains unchanged at 11 fully loaded, 14 high-density, and 20 lightly equipped.
The UH-60L is equipped with two General Electric T700-GE-401C turboshaft engines, each rated to 1,880 shaft horsepower. The "L" model retains the same internal fuel arrangements as in the "A" model.
General Characteristics and Performance
The performance and specifications presented below accurately describe the UH-60L model at a point in time. Some variation to these data can be expected as a result of subsequent engine power rating changes and aircraft design changes.
Main rotor diameter: 53.6 ft., 4 blades, airfoil SC1095 and SC1094R8.
Main rotor blade chord: 1.73 ft., tip swept aft 20 degrees, blade twist negative 18 degrees.
Main rotor solidity: .083, main rotor tip speed: 725 fps.
Main rotor head equivalent flapping hinge offset of 15 in.
Tail rotor diameter: 11 ft., 4 blades; chord .81 ft., airfoil SC1095.
Tail rotor solidity: .1875.
Tail rotor tip speed: 699 fps.
Main gearbox rated power: 3,400 HP.
Main gearbox input/output speeds: 20,000/258 rpm.
Installed power: Two T700-GE-701C engines, intermediate rated power: 1,857 HP at SL-STD conditions.
Weight empty of the first production UH-60L: 11,426 lb.
gross weight of the first production UH-60L: 16,976 lb.
External cargo hook capacity: 9,000 lb.
Performance of the first production UH-60L: vertical rate of climb of 1,550 fpm and cruise speed of 152 knots at 4,000 ft. 95 degrees F.
Production History
The first UH-60L was delivered to the Army in 1989 at the same time that production of the UH-60A ended. Although production of the “L” model for the Army ended in 2006 when the UH-60M was phased in, the “L” model continued to be produced for international military organizations. As of this writing the UH-60L is still being produced for other customers and altogether over 1,000 have been built for all operator.
https://www.cuttingdynamics.com/uh-60a-uh-60l-and-uh-60m-differences/
Abraços
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Transporte do primeiro UH-60A da FAP.
https://www.facebook.com/groups/27375706077/permalink/10159431296591078/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v
Abraços
Grupo privado.
Deve ser isto.
https://fb.watch/p3ugGjO7p9/
Afirmativo!
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Não podem ver os outros ir despejar o lixo e ficam logo a arregalar o olho e a esfregar as mãos de excitação. A Grécia vai encomendar 35 Mike's com zero horas e as Filipinas encomendou alguns 40. Já para não falar das Eslováquias, Croácias, Lituânias, Letónias etc. E o tuga fica excitado quando vê a notícia de que os EUA vão-se livrar de helis com mais de 30 anos de uso. É por esta mentalidade tacanha, mediocridade crónica e falta de ambição é que isto não passa de uma choldra que já é ultrapassado por tudo o que eram países paupérrimos há 20 anos. Que gente tão miserável. Isso! Vão ao caixote do lixo.
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Estamos tesos que nem uns carapaus...a questão não é ir ao caixote do lixo de ninguém, é termos meios que de outra forma nunca iremos ter.
Ou o sr major acha que alguma vez nesta vida vamos ter F-35 num futuro próximo?
Até os F-16 de 1994 estavam a repousar no deserto...
A mentalidade não é tacanha, as finanças é que são curtas.
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Até os F-16 de 1994 estavam a repousar no deserto...
Esses não, os primeiros 20 (Peace Atlantis I) eram novinhos em folha, mesmo que numa versão inferior àquela que saía naquela altura de Fort Worth e ao lado dos quais foram construídos, os C/D Block 50.
Os de 1999 sim, vieram do AMARC com entre 10 a 15 anos de serviço na USAF/ANG (Peace Atlantis II).
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O 29802 aterrou cerca das 09:45h na Base de Beja.
A Pantera a visitar os Zangões.
(https://i.postimg.cc/mg1m5Xt8/412920854-7053196974726793-6448606168053073785-n.jpg)
E no voo de regresso a Ovar ainda deu um pulinho ao Montijo.
(https://i.postimg.cc/bJwbKrmp/412623748-25430324019899747-2416959262089326947-n.jpg)
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Estamos tesos que nem uns carapaus...a questão não é ir ao caixote do lixo de ninguém, é termos meios que de outra forma nunca iremos ter.
Ou o sr major acha que alguma vez nesta vida vamos ter F-35 num futuro próximo?
Até os F-16 de 1994 estavam a repousar no deserto...
A mentalidade não é tacanha, as finanças é que são curtas.
Essa auto-comiseração é muito tipica do tuguismo.
Mas quem é que falou em F-35's??? Onde ele já vai?!
E que é que lhe contou a história de que estávamos tesos? Os gregos estão tesos??
Vês alguém na NATO a fazer estas figuras miseráveis?
Que grande lavagem ao cérebro que levaste. Aposto que votas no ps.
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Estamos tesos que nem uns carapaus...a questão não é ir ao caixote do lixo de ninguém, é termos meios que de outra forma nunca iremos ter.
Ou o sr major acha que alguma vez nesta vida vamos ter F-35 num futuro próximo?
Até os F-16 de 1994 estavam a repousar no deserto...
A mentalidade não é tacanha, as finanças é que são curtas.
Essa auto-comiseração é muito tipica do tuguismo.
Mas quem é que falou em F-35's??? Onde ele já vai?!
E que é que lhe contou a história de que estávamos tesos? Os gregos estão tesos??
Vês alguém na NATO a fazer estas figuras miseráveis?
Que grande lavagem ao cérebro que levaste. Aposto que votas no ps.
Andas a fazer umas deduções do caraças.
Não estamos tesos mas andamos a pagar ainda os emprestimos da troika.
olhando para o panorama da coisa, o cenário não está fácil.
Falei no F-35 porque anda aí um topico já com essa discussão.
Deve ser por isso que temos sistemas de defesa aérea em condições...
A bitola PS é investir o menos possivel, por isso o nosso apoio à UKR agora é tops e cuecas femininas...e devem levar mais uns M113...
O que eu digo é que isto está seguro por arames..e o desinvestimento é notorio.
Nós em matéria de defesa é o minimo possivel.
Qual a solução que apontas então? Isto gerindo os três ramos das forças armadas e LPM e essas tretas todas de financiamento.
Dizer que podemos ir comprar helis novos é facil...o problema é comprar com o quê?
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O sonho do PS deve ser que todos os anos existisse um PRR de onde viesse o dinheiro para o material militar.
PS: que de preferência não tenha capacidade de combate que nós não queremos aleijar ninguém.
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Apesar de não morrer de amores por este esquema, o Black Hawk lá se vai entranhando. c56x1
(Crédito nas fotos, tiradas esta manhã perto da BA8)
(https://i.postimg.cc/jdqXPhqX/412881669-7096828033709655-6266724785961944601-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/Jn6hgmJt/412860155-1034019464374145-7516131475700666665-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/rmP8jjXr/413876222-1034019474374144-7079816627786824082-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/8PBCQhLq/412872138-1034019497707475-4745514826948603640-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/02f9H9sv/413986667-1034019371040821-2623200504533167799-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/j5r9bJHF/413939786-1034019621040796-1657030487178312033-n.jpg)
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Apesar de não morrer de amores por este esquema, o Black Hawk lá se vai entranhando. c56x1
(Crédito nas fotos, tiradas esta manhã perto da BA8)
(https://i.postimg.cc/jdqXPhqX/412881669-7096828033709655-6266724785961944601-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/Jn6hgmJt/412860155-1034019464374145-7516131475700666665-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/rmP8jjXr/413876222-1034019474374144-7079816627786824082-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/8PBCQhLq/412872138-1034019497707475-4745514826948603640-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/02f9H9sv/413986667-1034019371040821-2623200504533167799-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/j5r9bJHF/413939786-1034019621040796-1657030487178312033-n.jpg)
Para mim este esquema de pintura é feio p'ra burro, mas isso é o que menos importa!!
Abraço
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Apesar de não morrer de amores por este esquema, o Black Hawk lá se vai entranhando. c56x1
(Crédito nas fotos, tiradas esta manhã perto da BA8)
(https://i.postimg.cc/jdqXPhqX/412881669-7096828033709655-6266724785961944601-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/Jn6hgmJt/412860155-1034019464374145-7516131475700666665-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/rmP8jjXr/413876222-1034019474374144-7079816627786824082-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/8PBCQhLq/412872138-1034019497707475-4745514826948603640-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/02f9H9sv/413986667-1034019371040821-2623200504533167799-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/j5r9bJHF/413939786-1034019621040796-1657030487178312033-n.jpg)
Para mim este esquema de pintura é feio p'ra burro, mas isso é o que menos importa!!
Abraço
É esquema de "proteção civil" misturado com esquema "militar". Nem carne nem peixe.
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Os SA330 Puma certa altura, pos-guerra de Africa, também tinham um esquema com laranja. :mrgreen:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12723.0
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Os SA330 Puma certa altura, pos-guerra de Africa, também tinham um esquema com laranja. :mrgreen:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12723.0
Foi quando foram para os Açores para fazer SAR, além de de radar e flutuadores.
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Os SA330 Puma certa altura, pos-guerra de Africa, também tinham um esquema com laranja. :mrgreen:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12723.0
Era o Day-Glo SAR. Usado sobretudo nos aparelhos que se encontravam nos Açores, mas também em alguns que estavam no Montijo.
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Os SA330 Puma certa altura, pos-guerra de Africa, também tinham um esquema com laranja. :mrgreen:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12723.0
Afirmativo, mas o day-glo usado era mesmo laranja fluorescente o que contrastava bem mais com o tom de verde com que a aeronave estava pintada, do que o laranja utilizado, contrasta com este cinza dos UH-60A e até dos Kualitas.
Teria sido porventura melhor escolha para o fim pretendido, combate aos FF, e muito provavelmente, fora do periodo dos Fogos, virem a efectuar missões SAR e MEDEVAC, mas é apenas a minha opinião.
Abraço
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A União Europeia não quer saber o que fazes com os equipamentos depois do projeto finalizado, já tive em vários projectos e quando o mesmo termina, apresentas os resultados e depois fazes o que bem entenderes com o equipamento.
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A União Europeia não quer saber o que fazes com os equipamentos depois do projeto finalizado, já tive em vários projectos e quando o mesmo termina, apresentas os resultados e depois fazes o que bem entenderes com o equipamento.
Isso também é verdade, pese embora os nossos governantes se prezem em manter o rótulo de "bom aluno", e como tal seguirem sempre à risca as emanações de Bruxelas. E ainda para mais quando se trata de "equipamento militar", cruz-credo! ::)
Em relação ao Day-Glo SAR, é curioso que nem os Merlin, nem tão pouco os Puma, possuíam externamente qualquer indicação de se tratarem de aeronaves SAR. O seu camuflado integral impele-nos mais a pensar em helicóptero militar de transporte (que também o são), do que propriamente um meio de busca e salvamento. Já com os dinamarqueses foi diferente: os 8 AW101 Mk.512 SAR estão identificados como tal, enquanto os restantes 6 Mk.512 TTT para transporte aéreo tático/CSAR são apenas camuflados (modernizados e armados).
(https://i.postimg.cc/ydyqGZLV/1121px-EH-101-Merlin-RIAT-2013-remix.jpg)
(https://i.postimg.cc/02r0QKLr/51162584554-5330fc85e6-b.jpg)
O que me faz pensar se a pintura do Merlin não deverá ser alterada caso se avance para a tão necessária modernização, tendo até em conta que é neste momento a única aeronave militar ao serviço das Forças Armadas Portuguesas que ainda enverga o esquema denominado por South East Asia (SEA). Porém, tudo menos o novo dos HH-101 Caesar italianos, já se começa a enjoar de tanto cinzento. :-P
(https://i.postimg.cc/25Z31rxs/DSC-0007-1024x683.jpg)
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Os da FA Italiana (CSAR), penso que são pretos. Esses cinzentos são da Marinha Italiana.
(https://www.helis.com/database/pics/news/2016/hh-101a_service.jpg)
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Os da FA Italiana (CSAR), penso que são pretos. Esses cinzentos são da Marinha Italiana.
(https://www.helis.com/database/pics/news/2016/hh-101a_service.jpg)
Não, é mesmo o novo esquema "NATO Grey" para os HH-101A Caesar.
https://theaviationist.com/2020/01/30/the-italian-air-force-has-received-the-first-hh-101a-caesar-in-overall-grey-color-scheme/
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Os da FA Italiana (CSAR), penso que são pretos. Esses cinzentos são da Marinha Italiana.
(https://www.helis.com/database/pics/news/2016/hh-101a_service.jpg)
Não, é mesmo o novo esquema "NATO Grey" para os HH-101A Caesar.
https://theaviationist.com/2020/01/30/the-italian-air-force-has-received-the-first-hh-101a-caesar-in-overall-grey-color-scheme/
Li numa AFM que os italianos se arrependeram do esquema de pintura preto devido ao calor que criava na cabine.
Este artigo diz o mesmo:
The first HH-101A in NATO grey color was handed over to the 23° Gruppo (Squadron) based at Cervia. On Jan. 29, 2020, the 23° Gruppo of the 15° Stormo (Wing) of the Aeronautica Militare (Italian Air Force - ItAF) took delivery of the first HH-101A in overall grey livery at Cervia Air Base.
The new paint scheme sported by HH-101A MM81873/15-12 (that flew to its new Italian base from Leonardo Helicopters Division assembly in Yeovil, UK) replaces the Black Helo Drab used on all the previous "Caesar" already in service with the Italian Air Force: a dark color that was replaced with a lighter one in order to prevent cabin and cockpit overheating especially during daylight missions in the summer season
https://www.facebook.com/TheAviationist/posts/the-first-hh-101a-in-nato-grey-color-was-handed-over-to-the-23-gruppo-squadron-b/2711378138941655/
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Não sabia.
Percebo a razão de terem deixado o preto.
Mas concordo com o CJ, já enjoa tanto cinzento, ao menos que tivessem algum padrão. :mrgreen:
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1c/Westland.eh101.merlin.fairford.arp.jpg/1280px-Westland.eh101.merlin.fairford.arp.jpg)
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Imagens de um dos novos S-70M Black Hawk romenos.
(https://i.postimg.cc/Z5hTVyT9/419225975-711420424463525-4573672997525631923-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/PfQsTFhq/419223443-711420364463531-1885276950492352112-n.jpg)
Em relação ao esquema de pintura, não sei se o nosso cinza/day-glo sensaborão não fica a ganhar (pese embora para as funções que foram adquiridos por cá até se pudesse admitir como racional a utilização de um esquema semelhante ao romeno), já que em praticamente todos os outros parâmetros não existe comparação possível. ::)
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(https://images4.imagebam.com/0a/22/44/MES06MR_o.jpeg)
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Uma estreia...
https://www.facebook.com/bvlourinha/videos/786052103429737/
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Uma estreia...
https://www.facebook.com/bvlourinha/videos/786052103429737/
(https://i.postimg.cc/D0zgCKZp/428667355-935113095065782-126146150523180855-n-1.jpg)
(https://i.postimg.cc/8CPmkSdp/428685403-935126571731101-184318249382568823-n.jpg)
(https://i.postimg.cc/T1ybL2hx/428669385-935113348399090-7233911518016024155-n.jpg)
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Após o fim do projecto venham os kits de armamento da CFD Internacional e uma pintura decente... :mrgreen:
(https://pbs.twimg.com/media/DXF50-DU8AATF81?format=jpg&name=large)
(https://warriors.pt/wp-content/uploads/2022/08/IMG_1319-768x576.jpg)
Saudações :mrgreen:
P.S. Uns 6 davam jeito, directo ou via Arista. ;)
https://forcaaerea.com.br/us-army-vai-desativar-quase-160-helicopteros-uh-60a-l-black-hawk/ (https://forcaaerea.com.br/us-army-vai-desativar-quase-160-helicopteros-uh-60a-l-black-hawk/)
(https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2023/12/UH60A_USARMY-1-1024x563.jpg)
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P.S. Uns 6 davam jeito, directo ou via Arista. ;)
https://forcaaerea.com.br/us-army-vai-desativar-quase-160-helicopteros-uh-60a-l-black-hawk/ (https://forcaaerea.com.br/us-army-vai-desativar-quase-160-helicopteros-uh-60a-l-black-hawk/)
(https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2023/12/UH60A_USARMY-1-1024x563.jpg)
Se a verba indicada para este programa dos helis de evacuação se mantiver inalterada, não estou a ver outra forma senão essa ou similar.
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Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.
Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?
As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.
E devolver o dinheiro ao PRR, uma vez que foram financiados para missões de Proteção Civil
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o PRR termina em 31 de Dezembro de 2025, a partir daí fazes o que quiseres dos equipamentos comprados.
Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.
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Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.
Interessante, o que é que isso significa?
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o PRR termina em 31 de Dezembro de 2025, a partir daí fazes o que quiseres dos equipamentos comprados.
Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.
Por se pensar assim é que estamos sempre a patinar no gelo e nunca saímos do mesmo sítio.
Então, cria-se uma esquadra e compram-se aeronaves para se ter capacidade do Estado no combate a incêndios. Usa-se, e bem, fundos europeus disponíveis (neste caso o PRR, que paga a aquisição). Mas haverá sempre quem ache bem fazer tábua rasa e mudar a missão ainda antes da esquadra ficar operacional (2026).
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Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.
Interessante, o que é que isso significa?
A depreciação ou desvalorização é o custo ou a despesa da obsolescência dos ativos imobilizados, como por exemplo máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações. Ao longo do tempo, com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção, os ativos vão perdendo valor
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o PRR termina em 31 de Dezembro de 2025, a partir daí fazes o que quiseres dos equipamentos comprados.
Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.
Por se pensar assim é que estamos sempre a patinar no gelo e nunca saímos do mesmo sítio.
Então, cria-se uma esquadra e compram-se aeronaves para se ter capacidade do Estado no combate a incêndios. Usa-se, e bem, fundos europeus disponíveis (neste caso o PRR, que paga a aquisição). Mas haverá sempre quem ache bem fazer tábua rasa e mudar a missão ainda antes da esquadra ficar operacional (2026).
Continuo a dizer, enquanto o projecto dura, tu tens que cumprir o objectivo do projecto. Depois de ele acabar, fazes o que quiseres do equipamento.
No ano passado comprei um software através de um projeto europeu para simular bird strike, este ano estou a utilizar o mesmo software desenvolver soluções contra hipervelocidade.
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Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.
Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?
As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.
E devolver o dinheiro ao PRR, uma vez que foram financiados para missões de Proteção Civil
Não me admira que exista mais abetardas como a citada a pensarem o mesmo... por ela eles, os existentes, já deviam de ir a caminho de Odessa...
Mas felizmente ainda existe alguém com bom senso neste fórum, foram adquiridos para proteção civil, e esse o seu fim, caso contrario estão a desvirtuar o objetivo do concurso a que se candidataram.
Mais, os aparelhos cumprem as certificações standard para ser incorporado como equipamento militar?
Um dos requisitos no concurso foi uma certificação NATO XXX, já atras falei nisso, mas faz disso um aparelho militar?
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Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.
A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli pode começar a fazer estas missões!
Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos.
Não vejo diferença de tarefas.
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Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.
A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli pode começar a fazer estas missões!
Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos.
Não vejo diferença de tarefas.
Não sei o que é o canhão do lyinx, mas não tenho duvidas que devias procurar ajuda especializada ....
Se não estou em erro chamam se de psiquiatras .
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O Lynx leva uma calibre .50.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNqi2gzhzyhevU4NP9IVDdQyMf7wr-KGor8JBoFk7e-eEWuaPeYS86p67Bk3LDDrNifUJRgT3Yr1mxQzK-ZBqWWFubT2FYkdwgX4O42BGsMMbTxkDxyxZQ-K_sPBML_6rYoa1J3sQpYnk/s1600/(c)EHMarinhaPortuguesa-22.jpg)
https://passarodeferro-operations.blogspot.com/2014/01/lynx-da-marinha-portuguesa-no-combate.html (https://passarodeferro-operations.blogspot.com/2014/01/lynx-da-marinha-portuguesa-no-combate.html)
Saudações
P.S. O Lynx 3 com canhão ficou se pelo protótipo.
(https://i-com.cdn.gaijin.net/monthly_2019_01/images.jpg.f4e68d85cc9feb60668019a922e71907.jpg)
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Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.
A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli pode começar a fazer estas missões!
Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos.
Não vejo diferença de tarefas.
Não sei o que é o canhão do lyinx, mas não tenho duvidas que devias procurar ajuda especializada ....
Se não estou em erro chamam se de psiquiatras .
Eu já ando, a aqui tens a foto, resultante da minha consulta deste mês. A consulta foi cara, mas acho que me aliviou a minha ansiedade.
(https://video-images.vice.com/_uncategorized/1655142882550-photo2022-06-1313-18-48.jpeg)
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A utilidade militar dos UH-60 adquiridos com o PRR, seria estritamente em funções de retaguarda, nomeadamente logísticas, e apenas numa situação de conflito aberto. Estes helicópteros, além de poucos e "civis", já terão muitas missões a desempenhar em tempo de paz, sejam elas SAR costeiro, combate aos fogos, algum eventual transporte de emergência, etc.
Precisamos sim, é de adquirir outros UH-60 em segunda-mão (era melhor novos, mas não é realista tal acontecer) e totalmente militarizados, que nada têm a ver com o PRR, e cuja rúbrica já aparece na LPM como "helicópteros de evacuação" (a verba devia ser aumentada para permitir um número ligeiramente maior, mas isso são outros 500).
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Entretanto aberto um concurso para mais 3 H60, com caderno de encargos a medida da empresa que fornece os anteriores. Faz sentido manter o mesmo modelo e versão e desta vez tiveram bem.
Era o esperado, do total de 9 falados, após a aquisição dos 6 primeiros
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Entretanto aberto um concurso para mais 3 H60, com caderno de encargos a medida da empresa que fornece os anteriores. Faz sentido manter o mesmo modelo e versão e desta vez tiveram bem.
Era o esperado, do total de 9 falados, após a aquisição dos 6 primeiros
@Pescador,
é possível consultar a publicação do concurso, por favor?
Obrigado,
GM
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https://www.janes.com/defence-news/defence/latest/greece-receives-first-mh-60r-helicopters
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Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.
A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli pode começar a fazer estas missões!
Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos.
Não vejo diferença de tarefas.
Não sei o que é o canhão do lyinx, mas não tenho duvidas que devias procurar ajuda especializada ....
Se não estou em erro chamam se de psiquiatras .
Na minha opinião o jovem falou muito bem.
Precisamos de mais destes.
E de menos Ministros de Defesa que fizeram um doutoramento em Teoria de Dança Inclusiva.
Mas atenção:
Se vier um ministro homosexual com cabelo azul e que diz que é necessária mais artilharia de 155mm para ajudar os nossos aliados a matar Russos... braços abertos para o receber.
Não tenho preconceitos.
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Não sei qual e o problema em dizer que este armamento é para matar russos, para fazer festinhas é que não é.
Mas se quiserem ser mais específicos, não é para matar o povo russo, é para matar os russos que se encontram a ocupar territorio invadido da Ucrânia, mas quando houver paz entre a Rússia e a Ucrânia, já não é preciso armas para matar russos.
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Entretanto aberto um concurso para mais 3 H60, com caderno de encargos a medida da empresa que fornece os anteriores. Faz sentido manter o mesmo modelo e versão e desta vez tiveram bem.
Era o esperado, do total de 9 falados, após a aquisição dos 6 primeiros
@Pescador,
é possível consultar a publicação do concurso, por favor?
Obrigado,
GM
http://www.passarodeferro.com/2023/11/mais-tres-helicopteros-medios-para-o.html?m=1
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Entretanto aberto um concurso para mais 3 H60, com caderno de encargos a medida da empresa que fornece os anteriores. Faz sentido manter o mesmo modelo e versão e desta vez tiveram bem.
Era o esperado, do total de 9 falados, após a aquisição dos 6 primeiros
@Pescador,
é possível consultar a publicação do concurso, por favor?
Obrigado,
GM
http://www.passarodeferro.com/2023/11/mais-tres-helicopteros-medios-para-o.html?m=1
Em lado nenhum diz que são mais 3 UH-60, mas sim concurso para mais 3 HEBM com um total de concurso de quase 27 milhões de euros, o que quase que dá para aquisição de meios novos.
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Normalmente é assim...fica a faltar o quase...
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Black Hawk da Força Aérea fazem primeiro treino de carga suspensa.
https://www.facebook.com/share/mDX85YtJp8PbR1CT/
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(https://scontent.flis12-2.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/434731633_996111708742977_6893590619911197454_n.jpg?_nc_cat=111&ccb=1-7&_nc_sid=5f2048&_nc_ohc=f-d7v-lHbL0AX9gdDcE&_nc_ht=scontent.flis12-2.fna&oh=00_AfDf4VRTRdPOz0hM5LVIbNQiuK1LxyCqA9cHf_rZ15haeg&oe=660A5760)
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Recorde-se que os UH-60 Black Hawk destinam-se ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, estando sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar.
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Recorde-se que os UH-60 Black Hawk destinam-se ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, estando sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar.
Prevê-se que estes helicópteros consigam atingir a sua capacidade operacional – ficando assim aptos a realizar todas as missões para as quais foram adquiridos – no ano de 2026.
O que é que isto quer dizer exatamente? Que só em 2026 é que os UH-60 Black Hawk estarão aptos a combater os incêndios florestais? Ou que em 2026, a FAP terá uma esquadra de UH-60 Black Hawk aptos a combater os incêndios florestais, sendo que 2 entraram em atividade em 2023, outros em 2024 e outros em 2025?
Obrigado,
GM
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Que só em 2026 é que os UH-60 Black Hawk estarão aptos a combater os incêndios florestais?
É isto. Até lá treino (muito), formação de pilotos, certificações...
Isto não é chegar e já está.
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Recorde-se que os UH-60 Black Hawk destinam-se ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, estando sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar.
Uma das capacidades exigidas era um helicóptero que pudesse transportar 12 pessoas, neste caso pode ser para transportar elementos da UEPS.
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Que só em 2026 é que os UH-60 Black Hawk estarão aptos a combater os incêndios florestais?
É isto. Até lá treino (muito), formação de pilotos, certificações...
Isto não é chegar e já está.
Exacto, como vemos nas imagens começaram agora a treinar carga suspensa, até transportar baldes com toneladas de água e a deita-la no sitio certo, ainda falta um bocado.
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Mas isso não invalida que até 2026 não sejam utilizados operacionalmente. Actualmente estão em IOC; a FOC está planeada para 2026.
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Entretanto aberto um concurso para mais 3 H60, com caderno de encargos a medida da empresa que fornece os anteriores. Faz sentido manter o mesmo modelo e versão e desta vez tiveram bem.
Era o esperado, do total de 9 falados, após a aquisição dos 6 primeiros
@Pescador,
é possível consultar a publicação do concurso, por favor?
Obrigado,
GM
http://www.passarodeferro.com/2023/11/mais-tres-helicopteros-medios-para-o.html?m=1
Em lado nenhum diz que são mais 3 UH-60, mas sim concurso para mais 3 HEBM com um total de concurso de quase 27 milhões de euros, o que quase que dá para aquisição de meios novos.
Já vi isso comentado no anuncio fazendo referencia ao modelo e a empresa que modificou os primeiros 6. De qualquer maneira o concurso é feito a mediada do que já existe. O que no caso tem lógica, senão era mais logística. Até são para o mesmo fim
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Recorde-se que os UH-60 Black Hawk destinam-se ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, estando sediados na Base Aérea N.º 8, em Ovar.
Prevê-se que estes helicópteros consigam atingir a sua capacidade operacional – ficando assim aptos a realizar todas as missões para as quais foram adquiridos – no ano de 2026.
O que é que isto quer dizer exatamente? Que só em 2026 é que os UH-60 Black Hawk estarão aptos a combater os incêndios florestais? Ou que em 2026, a FAP terá uma esquadra de UH-60 Black Hawk aptos a combater os incêndios florestais, sendo que 2 entraram em atividade em 2023, outros em 2024 e outros em 2025?
Obrigado,
GM
O texto refere-se ao FOC.
FOC is defined as "in general attained when all units and/or organizations in the force structure scheduled to receive a system have received it and have the ability to employ and maintain it.
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Quem sabe é um dos nossos
It was a great day to wrap up another Black Hawk upgrade project… this one configured to fight wildfires.
Thanks to RMCI for the introductory lesson on their XRDS HUMS, and again to Aviation Blade Services.
A bit of a mic drop for ABS, in that the main rotor blades they refurbished for us required zero in-flight adjustments. Impressive stuff!
(https://media.licdn.com/dms/image/D4E22AQGX_TEqwlunCA/feedshare-shrink_1280/0/1711817674406?e=1714608000&v=beta&t=JAJnmsPwpFv_6lvbCzrtxK_pc-VCyoT90yNgWu6SVk8)
(https://media.licdn.com/dms/image/D4E22AQHxd3NDMm3GMQ/feedshare-shrink_1280/0/1711817674092?e=1714608000&v=beta&t=Nk1i-cXaYv1OIWl5Wx4ZbQ34CRuKxPf43_3tgrirGvo)
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Glass cockpit Ace Deck VL-60 com aviónicos Garmin G5000H dos nossos UH-60A.
(Fotos: FAP/Esquadra 551)
(https://i.postimg.cc/zGFzxd7c/420526905-830959799066556-1756063821624944081-n-1.jpg)
(https://i.postimg.cc/5Nmm5CTS/PAFFC.jpg)
https://aceaero.com/ace-deck-vl-60/
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Glass cockpit Ace Deck VL-60 com aviónicos Garmin G5000H dos nossos UH-60A.
(Fotos: FAP/Esquadra 551)
(https://i.postimg.cc/zGFzxd7c/420526905-830959799066556-1756063821624944081-n-1.jpg)
(https://i.postimg.cc/5Nmm5CTS/PAFFC.jpg)
https://aceaero.com/ace-deck-vl-60/
Ontem, no Instagram, fiquei muito confuso com esta foto... A 552 – "ZANGÕES" está a operar os Black Hawk? Ou estará a dar instrução?
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Ontem, no Instagram, fiquei muito confuso com esta foto... A 552 – "ZANGÕES" está a operar os Black Hawk? Ou estará a dar instrução?
Dizes isso por causa do patch no ombro esquerdo do co-piloto?
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Ontem, no Instagram, fiquei muito confuso com esta foto... A 552 – "ZANGÕES" está a operar os Black Hawk? Ou estará a dar instrução?
Dizes isso por causa do patch no ombro esquerdo do co-piloto?
Exato!
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Exato!
Muito provavelmente terá o patch por ter por lá passado (e terá forçosamente de ter passado já que a formação de pilotos de asa rotativa é tarefa dos Zangões), e agora se encontrar colocado na 551.
A Esq. 552 é responsável exclusivamente pela operação dos 7 AW119 Koala, tal como a 551 será pelos 6 UH-60A e futuros 3 helicópteros a adquirir, que poderão ser ou não mais Black Hawk (embora a lógica devesse determinar que sim).
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Exato!
Muito provavelmente terá o patch por ter por lá passado (e terá forçosamente de ter passado já que a formação de pilotos de asa rotativa é tarefa dos Zangões), e agora se encontrar colocado na 551.
A Esq. 552 é responsável exclusivamente pela operação dos 7 AW119 Koala, tal como a 551 será pelos 6 UH-60A e futuros 3 helicópteros a adquirir, que poderão ser ou não mais Black Hawk (embora a lógica devesse determinar que sim).
Obrigado pela explicação @Charlie Jaguar!
E por falar nisso, estamos a uma semana do final das candidaturas da Aquisição de três helicópteros bombardeiros médios (HEBM).
Do que li, aqui e noutros sítios, o concurso está feito com regra e esquadro para serem mais 3 Black Hawk.
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Do que li, aqui e noutros sítios, o concurso está feito com regra e esquadro para serem mais 3 Black Hawk.
Aparentemente sim, vamos ver, até porque seria uma completa estupidez se se optasse por outra frota distinta, e para tão pequeno número de aeronaves a adquirir.
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Ontem, no Instagram, fiquei muito confuso com esta foto... A 552 – "ZANGÕES" está a operar os Black Hawk? Ou estará a dar instrução?
Dizes isso por causa do patch no ombro esquerdo do co-piloto?
CG, penso que nos helis americanos a posição do piloto é no lado direito da aeronave.
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Sim à direita vai o comandante, à esquerda vai o copiloto, já nos Puma era assim.
É ao contrário dos aviões.
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Por acaso, pensava que nos helis franceses era comandante à esquerda, co-piloto à direita.
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Ontem, no Instagram, fiquei muito confuso com esta foto... A 552 – "ZANGÕES" está a operar os Black Hawk? Ou estará a dar instrução?
Dizes isso por causa do patch no ombro esquerdo do co-piloto?
CG, penso que nos helis americanos a posição do piloto é no lado direito da aeronave.
Mea culpa, confundo sempre. E já devia saber melhor quando ainda por cima um dos meus mais antigos amigos foi precisamente piloto-comandante nos Puma, tanto no Continente como nos Açores, e sentava-se sempre à direita. :bang:
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Mais uma sessão de treino de carga suspensa, ontem em Ovar.
(Foto: Eduardo Cruz)
(https://i.postimg.cc/Zq8jBGBs/434423350-25546080018323762-783867010807447165-n.jpg)
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qualquer dia é o balde de água...a praia até está perto...
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(https://emfa.pt/paginas/fap/ficheiros/noticias/2024/04/blackhawk.jpg)
UH-60 Black Hawk: Primeira missão com balde suspenso
https://emfa.pt/noticia-4569-uh60-black-hawk-primeira-missao-com-balde-suspenso (https://emfa.pt/noticia-4569-uh60-black-hawk-primeira-missao-com-balde-suspenso)
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https://twitter.com/Defence360/status/1778869792906072307/photo/1
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Não tarda aparecem as fotos dentárias com miniguns :mrgreen:
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https://twitter.com/Defence360/status/1778869792906072307/photo/1
Melhor só no futuro outros, com outra cor que não o cinza e laranja e... com outras missões c56x1
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Uma coisa que convém informar as pessoas é o facto dos Black Hawk só irem participar na missão de combate a incêndios daqui a 2 anos, pese embora todo o treino efetuado até agora. É que boa parte dos portugueses, ao verem imagens como estas, julgam erradamente que os helicópteros começarão a operar de imediato e não apenas em 2026.
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Uma coisa que convém informar as pessoas é o facto dos Black Hawk só irem participar na missão de combate a incêndios daqui a 2 anos, pese embora todo o treino efetuado até agora. É que boa parte dos portugueses, ao verem imagens como estas, julgam erradamente que os helicópteros começarão a operar de imediato e não apenas em 2026.
Tinha a ideia que estariam já operacionais no final deste verão. Porquê só 2026?
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Uma coisa que convém informar as pessoas é o facto dos Black Hawk só irem participar na missão de combate a incêndios daqui a 2 anos, pese embora todo o treino efetuado até agora. É que boa parte dos portugueses, ao verem imagens como estas, julgam erradamente que os helicópteros começarão a operar de imediato e não apenas em 2026.
Tinha a ideia que estariam já operacionais no final deste verão. Porquê só 2026?
Fiz a mesma questão anteriormente, e a resposta foi:
Que só em 2026 é que os UH-60 Black Hawk estarão aptos a combater os incêndios florestais?
É isto. Até lá treino (muito), formação de pilotos, certificações...
Isto não é chegar e já está.
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Tinha a ideia que estariam já operacionais no final deste verão. Porquê só 2026?
Porque só daqui a 2 anos a frota inicial estará completa, bem como os treinos, procedimentos e certificações numa missão que tem o seu quê de complexo e perigo. Não é apenas pendurar um balde e já está, há-que haver muito treino antes, quer de tripulações, quer de aeronaves, e certificar tudo como deve ser antes de serem enviadas para o teatro operacional.
A frota está na fase IOC (Initial Operational Capability), e só em 2026 estará em FOC (Full Operational Capability).
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Também há a questão dos recursos humanos.
Lembram-se desta notícia de 2023?
http://www.passarodeferro.com/2023/09/forca-aerea-ira-formar-60-pilotos-de.html?m=1
Quantos pilotos haverá nos Black Hawk, pelo menos os tais 6 pilotos instrutores que foram aos EUA fazer formação, mas já haverá mais algum? É que para 2 helicópteros ter 6 pilotos deve chegar, desenvolver as TTP, etc, mas se forem só os tais 6 com dois helicópteros, pode não dar para mais que isso, executar operações reais de combate aos incêndios durante meses seguidos o verão todo?
E estes primeiros pilotos tem de preparar a chegada dos futuros pilotos, sem experiência, para quando chegarem terem toda a formação afinada para lhes ser dada.
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Novo patch da Linha da Frente da Esquadra 551 "Panteras". 8)
(https://i.postimg.cc/m22TSLNB/429948800-8173597956001254-8925047514162884263-n.jpg)
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Novo patch da Linha da Frente da Esquadra 551 "Panteras". 8)
(https://i.postimg.cc/m22TSLNB/429948800-8173597956001254-8925047514162884263-n.jpg)
Lindo! Bem que todos os outros precisavam de um makeover também... Mas não feito pelo Aires ;D
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eu não teria "humanizado" a pantera, mas ok...teria deixado uma pantera tipo real no meio do incêndio e colocava o balde no heli.
Mas gostos não se discutem, respeitam-se por isso...toca a fazer patches para os camuflados...
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eu não teria "humanizado" a pantera, mas ok...teria deixado uma pantera tipo real no meio do incêndio e colocava o balde no heli.
Mas gostos não se discutem, respeitam-se por isso...toca a fazer patches para os camuflados...
Andas muito comichoso... :mrgreen:
Também preferia algo mais sóbrio, um estilo menos desenhos animados ThunderCats.
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Os UH-60 conseguem carregar (por cabos claro) os L119?
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Em princípio...
(https://i.pinimg.com/originals/27/aa/3b/27aa3b961258ec8b90ca3ac346bf362e.jpg)
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Em princípio...
(https://i.pinimg.com/originals/27/aa/3b/27aa3b961258ec8b90ca3ac346bf362e.jpg)
Bom saber.
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eu não teria "humanizado" a pantera, mas ok...teria deixado uma pantera tipo real no meio do incêndio e colocava o balde no heli.
Mas gostos não se discutem, respeitam-se por isso...toca a fazer patches para os camuflados...
Andas muito comichoso... :mrgreen:
Também preferia algo mais sóbrio, um estilo menos desenhos animados ThunderCats.
Os Thundercars eram brutais!!!
(https://i.pinimg.com/originals/6c/ac/d5/6cacd5f3425871579e8f67e679d2ea60.gif)
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(https://i.ibb.co/2v7RbF3/image.png) (https://ibb.co/7nJB9St)
(https://i.ibb.co/RT4F3NP/image.png) (https://imgbb.com/)
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Pelo peso sim.
Os Light Gun pesam 1800kg.
https://www.exercito.pt/pt/meios/equipamentos?menu=forcas-ligeiras
O Black Hawk consegue transportar 3600kg em carga suspensa.
https://www.emfa.pt/aeronave-82-uh60-black-hawk
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(https://i.ibb.co/2v7RbF3/image.png) (https://ibb.co/7nJB9St)
(https://i.ibb.co/RT4F3NP/image.png) (https://imgbb.com/)
Ena M777 - agora vai! :G-beer2:
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eu não teria "humanizado" a pantera, mas ok...teria deixado uma pantera tipo real no meio do incêndio e colocava o balde no heli.
Mas gostos não se discutem, respeitam-se por isso...toca a fazer patches para os camuflados...
Andas muito comichoso... :mrgreen:
Também preferia algo mais sóbrio, um estilo menos desenhos animados ThunderCats.
Os Thundercars eram brutais!!!
(https://i.pinimg.com/originals/6c/ac/d5/6cacd5f3425871579e8f67e679d2ea60.gif)
É verdade. Aqui o cromo não descansou enquanto não conseguiu ter os ThunderCats, He-Man and the Masters of the Universe, Thunderbirds e Stingray em blu-ray. :mrgreen:
Só não consigo encontrar "Les Mystérieuses Cités d'or", dos saudosos Esteban, Zia e Tao abordo do seu grande Condor. :'(
Bom, voltando ao tópico.
Os 2 UH-60A têm estado também presentes no exercício de busca e salvamento terrestre que decorre esta semana na zona da Serra da Estrela, embora por ainda não estarem dotados de guincho se tenham limitado ao treino das tripulações em ambiente montanhoso.
(Foto: Sérgio Antunes)
(https://i.postimg.cc/907FLr6V/436367659-8254470431246010-7171375062344505211-n-1.jpg)
Vídeo de um dos UH-60A da Esq. 551 Panteras a executar uma missão de treino de desembarque operacional na montanha: https://x.com/jcaetanodias/status/1780183835348492741
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eu não teria "humanizado" a pantera, mas ok...teria deixado uma pantera tipo real no meio do incêndio e colocava o balde no heli.
Mas gostos não se discutem, respeitam-se por isso...toca a fazer patches para os camuflados...
Andas muito comichoso... :mrgreen:
Também preferia algo mais sóbrio, um estilo menos desenhos animados ThunderCats.
Os Thundercars eram brutais!!!
(https://i.pinimg.com/originals/6c/ac/d5/6cacd5f3425871579e8f67e679d2ea60.gif)
É verdade. Aqui o cromo não descansou enquanto não conseguiu ter os ThunderCats, He-Man and the Masters of the Universe, Thunderbirds e Stingray em blu-ray. :mrgreen:
Só não consigo encontrar "Les Mystérieuses Cités d'or", dos saudosos Esteban, Zia e Tao abordo do seu grande Condor. :'(
Agora estás a falar a minha língua!
"Les Mystérieuses Cités d'or" foi uma série que eu simplesmente adorava!
Bom, voltando ao tópico.
Os 2 UH-60A têm estado também presentes no exercício de busca e salvamento terrestre que decorre esta semana na zona da Serra da Estrela, embora por ainda não estarem dotados de guincho se tenham limitado ao treino das tripulações em ambiente montanhoso.
(Foto: Sérgio Antunes)
(https://i.postimg.cc/907FLr6V/436367659-8254470431246010-7171375062344505211-n-1.jpg)
Vídeo de um dos UH-60A da Esq. 551 Panteras a executar uma missão de treino de desembarque operacional na montanha: https://x.com/jcaetanodias/status/1780183835348492741
Perguntei-te noutro tópico exactamente sobre isto. No futuro presumo que os mesmos sejam equipados com guincho e passem a efectuar este tipo de missões, certo?!
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Perguntei-te noutro tópico exactamente sobre isto. No futuro presumo que os mesmos sejam equipados com guincho e passem a efectuar este tipo de missões, certo?!
Respondi-te no outro tópico, CM.
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Só não consigo encontrar "Les Mystérieuses Cités d'or", dos saudosos Esteban, Zia e Tao abordo do seu grande Condor. :'(
Bom, voltando ao tópico.
Os 2 UH-60A têm estado também presentes no exercício de busca e salvamento terrestre que decorre esta semana na zona da Serra da Estrela, embora por ainda não estarem dotados de guincho se tenham limitado ao treino das tripulações em ambiente montanhoso.
(Foto: Sérgio Antunes)
(https://i.postimg.cc/907FLr6V/436367659-8254470431246010-7171375062344505211-n-1.jpg)
Vídeo de um dos UH-60A da Esq. 551 Panteras a executar uma missão de treino de desembarque operacional na montanha: https://x.com/jcaetanodias/status/1780183835348492741
Tenho as Cités d'Or em DVD, posso facilitar a coisa ;)
Entretanto e em relação ao concurso dos 3 helis médios adicionais, o prazo para licitações foi adiado até dia 30 de abril, alegadamente por "atualização de informações".
Esperemos que não seja por falta de licitações ou algum imbróglio.
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Espada & Escudo
@EE_EspadaEscudo
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18 h
UH-60 "Black Hawk" da Esq.ª 551 - "Panteras" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operar a partir do Aeródromo Serra da Estrela - Seia (ICAO: LPSE), em treino de manobra de "pinnacle landing", no Poio do Judeu, Serra da Estrela, Portugal, 17Abr2024.Mais info https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/04/black-hawk-da-forca-aerea-portuguesa.html
https://twitter.com/i/status/1781453765628895513
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