ForumDefesa.com

Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Viajante em Outubro 19, 2023, 11:22:58 am

Título: Sector Energético
Enviado por: Viajante em Outubro 19, 2023, 11:22:58 am
(O tópico já tinha sido criado, mas com o apagão de parte do histórico do Fórum, desapareceu)

O Sector Energético agrega várias áreas: Energia Eléctrica, Gás Natural, Petróleo.
Este site informa como é que funciona o sistema nacional: https://www.portugalenergia.pt/setor-energetico/

Este outro site é do Governo, mas apesar de tudo  :mrgreen: é muito útil para mostrar a evolução dos preços da energia e do consumo: https://www.ense-epe.pt/
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Viajante em Outubro 19, 2023, 11:25:38 am
Entretanto deixo o programa emitido ontem na SIC Notícias sobre a "transição energética" e sobretudo a opinião devastadora do economista Joaquim Ventura Leite, sobre o disparate que tem sido a suposta transição energética. Também comungo da mesma opinião de que estamos a dar tiros nos pés que nos vão saír muito caros!!!!!

https://sicnoticias.pt/economia/2023-10-19-Vai-ser-uma-catastrofe-mundial-142b651a
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 06, 2023, 04:56:13 pm
Mobi.E tem planos ambiciosos para o futuro


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 07, 2023, 01:11:17 pm
Aumentos na fatura da eletricidade


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Viajante em Novembro 22, 2023, 09:48:13 am
Nova taxa agrava conta da luz

Imposto escondido para compensar tarifa social aumenta em 2% a fatura da energia elétrica.

A tarifa social – que dá desconto na eletricidade às famílias vulneráveis – vai ser suportada por todos os consumidores, na sequência da alteração do modelo de financiamento.

(https://cdn.cmjornal.pt/images/2023-11/img_900x508$2023_11_21_20_55_20_1497985.jpg)

https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/nova-taxa-agrava-conta-da-luz

Lembram-se deste governo caridoso criar a tarifa social de energia eléctrica para os mais necessitados? Pois bem, coloquem um espelho à frente para verem bem quem vai pagar a factura!!!!!!  :mrgreen:
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Viajante em Novembro 24, 2023, 10:30:11 am
Como pedir o seu Vale Eficiência para fazer obras (até 3900 euros)

O programa Vale Eficiência abriu uma segunda fase e pretende entregar, até 2025, 100 mil vales a famílias economicamente vulneráveis que habitem em edifícios em situação de pobreza energética. Saiba como pedir o seu vale eficiência que pode ir até aos 3900 euros.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/11/obras_2.jpg)

O Programa Vale Eficiência destina-se a beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou de prestações sociais. Este programa abriu a 20 de novembro.

As candidaturas dirigem-se a beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou que pertençam a um agregado familiar em que pelo menos um dos membros seja beneficiário de uma das seguintes prestações:

    complemento solidário para idosos;
    rendimento social de inserção;
    pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
    complemento da prestação social para a inclusão;
    pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.

O beneficiário pode receber até três Vales Eficiência, no valor máximo de 3900 euros, sendo-lhe atribuído um Facilitador Técnico que apoiará o processo.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/11/vale_2.jpg)

Vale Eficiência: como se candidatar?

A candidatura a este apoio é feita via portal do Fundo Ambiental ou através dos balcões nas Juntas de Freguesia. Caso faça online, basta que aceda a este formulário. No caso de dúvida, pode sempre ler toda a documentação que está disponível aqui: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/06c13-i01-programa-vale-eficiencia-ii.aspx

https://pplware.sapo.pt/internet/como-pedir-o-seu-vale-eficiencia-para-fazer-obras-ate-3900-euros/
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 24, 2023, 04:38:53 pm
(https://images2.imgbox.com/b4/93/NV65hFk9_o.jpg)
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: speedy em Novembro 25, 2023, 06:15:23 pm
Ainda bem que vem do Brasil!
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Viajante em Dezembro 21, 2023, 12:33:39 pm
Fundo americano KKR lança OPA sobre a Greenvolt

Oferta do Gamma Lux prevê compra de cada ação da Greenvolt por 8,3 euros, 11,5% acima do fecho da última sessão e um "prémio" de 95,3% face ao preço inicial de admissão dos títulos em julho de 2021.

Um fundo de infraestruturas gerido pela empresa de investimento norte-americana Kohlberg Kravis Roberts (KKR) anunciou esta quinta-feira uma oferta de compra do grupo português Greenvolt, que atua no setor das energias renováveis.

O fundo Gamma Lux, com sede no Luxemburgo, lançou formalmente “uma oferta pública geral e voluntária de aquisição da totalidade das ações” da Greenvolt, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O lançamento desta oferta tornou-se obrigatório, depois de o fundo gerido pela KKR ter assinado contratos para comprar uma participação total de 60,86% na Greenvolt a sete acionistas da empresa liderada por João Manso Neto. Entre as quais a Actium, empresa de Paulo Fernandes.

Ao ECO, fonte oficial da empresa de investimento destacou que a Greenvolt será “integrada na plataforma de energias renováveis da KKR, que desde 2008 já investiu mais de 15 mil milhões de dólares no setor das energias renováveis e transição climática, numa ótica de longo prazo”.

As aquisições só deverão estar concluídas a partir de 31 de maio de 2024, após aprovação por parte da Autoridade da Concorrência Portuguesa e dos homólogos da Roménia, da Irlanda, do Reino Unido e da Alemanha, indicou a mesma nota.

A oferta do Gamma Lux prevê a compra de cada ação da Greenvolt por 8,3 euros, 11,5% acima do valor das ações do grupo no fecho da sessão de quarta-feira. O fundo gerido pela KKR sublinhou ainda que a oferta representa “um prémio de 95,3% em relação ao preço inicial de admissão” das ações, a 15 de julho de 2021, e de 32,1% face ao preço médio ponderado na Euronext nos últimos seis meses.

Entretanto, por volta das 10h30, o conselho de administração da CMVM levantou a suspensão da negociação das ações da Greenvolt, que tinha suspenso às 07h48 devido a esta oferta.

O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) determinou no dia 21/dez/2023 pelas 10:30 (UTC), nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários, o levantamento da suspensão da negociação das ações Greenvolt Energias Renováveis S.A.

Em janeiro, a Greenvolt tinha anunciado um acordo com a KKR para a emissão de obrigações no valor de 200 milhões de euros, com maturidade de sete anos, passíveis de serem convertidas em ações da empresa. Na altura, a empresa portuguesa defendeu, num comunicado, que este investimento ia permitir um “crescimento mais acelerado” da Greenvolt, potenciando ainda novas oportunidades de negócio.

“Esta é uma operação de extrema relevância para a Greenvolt, na medida em que vemos na KKR não apenas um investidor, que reconhece o potencial da empresa, mas também um parceiro, que acredita na estratégia que definimos, isto ao mesmo tempo que possibilitará acelerar ainda mais o cumprimento dos compromissos assumidos”, afirmou na altura o líder da Greenvolt, João Manso Neto.

“Estamos muito entusiasmados em fazer esta parceria que dará suportes à estratégia de criação de valor no segmento das energias renováveis, entregando 100% de energia verde através de múltiplas tecnologias em diversas geografias. Vemos uma grande oportunidade para a Greenvolt na biomassa, na energia eólica e solar de larga escala e na geração distribuída e este investimento está alinhado com o compromisso da KKR para dar novos passos rumo à importante transição energética”, resumiu o partner da KKR, Vincent Policard, em janeiro.

(https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2023/06/irga-awards-2023_075.jpg)

A KKR é uma empresa de investimento “líder mundial que oferece gestão alternativa de ativos, bem como soluções no mercado de capitais e seguros”, explicou na altura a Greenvolt. A KKR é também acionista da empresa de tecnologia chinesa ByteDance Ltd., que tem entre as subsidiárias a rede social TikTok.

Nos primeiros nove meses deste ano, a Greenvolt registou lucros de 5,9 milhões de euros, menos 64,7% que os obtidos em período homólogo. Destaque para o aumento das receitas totais de 45,9%, à boleia “do forte crescimento do segmento de utility scale e da geração distribuída” que mais do que compensou “a quebra registada no negócio da biomassa”.

https://eco.sapo.pt/2023/12/21/fundo-gerido-pela-americana-kkk-lanca-opa-sobre-a-greenvolt/

https://eco.sapo.pt/2023/12/21/greenvolt-dispara-11-apos-opa-do-fundo-kkr-titulos-chegaram-a-negociar-acima-do-valor-oferecido-pelos-americanos/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

Mais uma empresa nacional, na área das energias renováveis que é vendida a um Fundo Americano. Deixa os accionistas ricos e temos provavelmente mais uma empresa, cotada na bolsa nacional, que vai desaparecer no futuro, ficando o comprador com os parques eólicos e solares do grupo.
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Viajante em Dezembro 31, 2023, 11:21:45 am
Segurança de abastecimento do sistema elétrico em risco

(https://images.impresa.pt/expresso/2023-12-28-GettyImages-1316185179_T-_IDP.jpg-84e4591e/original/mw-1920)

Relatório anual de segurança de abastecimento aponta limitações da rede elétrica nacional, que ao longo dos próximos anos poderá ter períodos de oferta insuficiente face à procura. Se o recurso às importações de Espanha não chegar poderão ter de ser tomadas medidas adicionais de restrição do consumo

O sistema elétrico nacional voltou a ‘chumbar’ nos testes sobre segurança de abastecimento. De acordo com as simulações feitas pela REN — Redes Energéticas Nacionais, o limite de referência de perda de carga na rede elétrica é ultrapassado já em 2024, podendo vir a ser necessárias ações mitigadoras, que, num cenário de crise, poderão incluir restrições ao consumo da indústria, entre outras medidas. O diagnóstico consta do mais recente Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento do Sistema Elétrico Nacional, da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Este novo relatório mantém as preocupações que já constavam da edição de 2022, na qual a REN e a DGEG apontavam para um cenário de rutura já em 2023 no teste de stresse. Este teste considera uma procura mais elevada, a desativação da central a gás da Tapada do Outeiro e a entrada em operação de nova capacidade que já esteja em construção, sem mais acréscimos de oferta. O Governo está a trabalhar numa “solução transitória” para garantir a continuidade da operação da central a gás da Tapada do Outeiro (cujo contrato termina a 29 de março), e evitar pôr em causa a segurança de abastecimento do país. Mas mesmo no cenário da continuidade desta central de 990 megawatts (MW), o teste de stresse aponta para insuficiências do nosso ....... (continua para pagantes)

https://expresso.pt/economia/economia_energia/2023-12-28-Seguranca-de-abastecimento-do-sistema-eletrico-em-risco-8e2c5d94

O fundamentalismo ecológico leva a situações extremas como esta! E mesmo que a central a Gás da Tapada e Outeiro continue a funcionar para além de Março (são 990 Megawatt), corremos riscos de apagões eléctricos!!!!!! Ainda bem que sentenciamos o fim de por exemplo carros a combustão, sem produzirmos energia eléctrica para a electrificação  ::)

No início de 2022, a EDP decidiu turbinar quase toda a água disponível numa albufeira perto de mim e que abastece 3 Municípios (coloquei aqui imagens da albufeira vazia. Chegou a pouco mais de 12% da capacidade). Como o ano foi de seca, o nível da barragem baixou até pouco mais de 12%, colocou em risco o fornecimento de água a 3 concelhos, levou a cortes extremos como proibição de rega de jardins (públicos incluídos), cortes de fornecimento de água durante algumas horas por dia........ mas no início do ano a EDP fez muito dinheiro a turbinar a água, os problemas vieram depois......

Sem dúvida que temos de olhar pelo clima, mas também temos de olhar por um aspecto muito mais importante, o fornecimento de energia eléctrica ao país! E como não vamos optar pela energia nuclear, não estou a ver como vamos resolver o problema, por mais eólicas e paineis solares que instalemos, não vamos resolver o problema! Infelizmente as energias renováveis (até podíamos avançar para micro-geradores nucleares, que até têem o selo de energia verde da UE  :mrgreen: ) são muito intermitentes, e a rede nacional depende muito das importações principalmente de França e Espanha (nuclear e carvão!!!!!!!!)

O hidrogénio "verde" é uma solução interessante para armazenar energia a consumir posteriormente, mas neste momento o MegaWatt de energia proveniente do hidrogénio verde custa 10 vezes mais que o gás!!!!!!
Mas como somos ricos, não temam..........
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 18, 2024, 12:53:46 pm
Aumentos na fatura da eletricidade


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 22, 2024, 10:32:06 am
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 14, 2024, 12:05:06 pm
Pobreza energética


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 29, 2024, 06:50:51 pm
Luta contra radiações em Alcobaça


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lightning em Março 28, 2024, 09:47:55 am
Não sei se já foi falado mas parece uma ideia interessante para Portugal, temos uma ZEE muito grande.
Mas vamos deixar os dinamarqueses provarem o conceito, eles tem mais dinheiro :mrgreen:.


PS: Desde que estas ilhas não causem confusões a nivel de limites de ZEE como está a fazer a China e os seus vizinhos a sul. Teriam que ser ilhas "do bem" :mrgreen:.
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Março 28, 2024, 01:06:53 pm
Eletricidade e Gás Natural Mais Baratos


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: P44 em Abril 09, 2024, 08:54:45 am
https://eco.sapo.pt/2024/04/08/projeto-de-exportacao-de-hidrogenio-a-partir-de-sines-e-cancelado/

O projeto de hidrogénio verde H2Sines.Rdam, que planeava exportar hidrogénio em estado líquido produzido em Sines para Roterdão, foi cancelado, avança a publicação Hydrogeninsight
Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Abril 09, 2024, 01:40:06 pm
Aumento dos combustíveis


Título: Re: Sector Energético
Enviado por: Lusitano89 em Abril 23, 2024, 12:58:04 pm
Preços dos combustíveis voltam a mexer