Abertura do ano operacional

  • 30 Respostas
  • 16411 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 17, 2006, 04:12:10 pm »
Citar
BOINA PARA MILITARES NÃO FUZILEIROS:
- DETERMINAÇÃO:
------- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada nº 83/2006 de 10
de Novembro:
A Marinha tem tido como um dos pilares da sua acção, o melhoramento
progressivo dos uniformes e das condições de trabalho, quer a bordo quer em
terra, que conduzam a um aumento da motivação e da moral dos seus militares,
militarizados e civis.
Uma das necessidades identificadas foi a criação de um artigo de
fardamento para uso opcional ao boné tipo ball cap utilizado com o uniforme
de embarque, e que possa igualmente servir como opção ao barrete camuflado
ou ao chapeu camuflado previstos para o novo uniforme camuflado.
Tornando-se oportuno e necessário promover desde já a sua implementação;
Determino:
1. É criada a boina para militares não fuzileiros, conforme representada
na figura em anexo, de cor azul e dispondo de duas fitas, uma branca e
outra azul. A boina terá ainda um distintivo metálico prateado
constituido por duas âncoras cruzadas.
2. Esta boina destina-se a ser utilizada por todos os militares não
fuzileiros, como opção ao boné tipo "ball cap"; previsto no uniforme
de embarque, e ao barrete ou ao chapéu camuflado, previstos no novo
uniforme camuflado.
3. A boina referida supra entra em vigor no dia l2 de Novembro de 2006.
4. A Direcção de Abastecimento procede à actualização da aplicação
informática do Sistema de Gestão de Fornecimento Individual de
Fardamento (SGFIF), de forma a contemplar este novo artigo de
fardamento na Requisição Individual de Fardamento (RIF) dos militares.
5. O Estado-Maior da Armada promove as iniciativas necessárias à
alteração do Regulamento de Uniformes dos Militares da Marinha de
forma a contemplar o artigo de fardamento introduzido pelo presente
despacho.


 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 17, 2006, 04:34:45 pm »
Epá eu acho isto algo perfeitamente redundante! Para quê os marinheiros querem andar com a boina? Para se armar em Fuzos! Ora se todos andam com a boina azul ferrete, a boina como simbolo fica quase sem efeito. Eu digo quase, porque os Fuzileiros vão continuar a ter que passar pelo seu curso de Combate. mas que é desmotivante para os Fuzileiros...lá isso é!
Eu cá para mim isto tudo começou quando o CEMA começou a andar com a Boina armado em carapau de corrida!  :conf:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Novembro 17, 2006, 05:10:24 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Epá eu acho isto algo perfeitamente redundante! Para quê os marinheiros querem andar com a boina? Para se armar em Fuzos! Ora se todos andam com a boina azul ferrete, a boina como simbolo fica quase sem efeito. Eu digo quase, porque os Fuzileiros vão continuar a ter que passar pelo seu curso de Combate. mas que é desmotivante para os Fuzileiros...lá isso é!
Eu cá para mim isto tudo começou quando o CEMA começou a andar com a Boina armado em carapau de corrida!  :conf:


Continuo a dizer que são comentarios destes que me deixam fulo da vida.
Pela total ignorância das pessoas.
Não é pelo facto de os marinheiros quererem ou não andar de boina, é pelo facto de ser mais practico no dia a dia, esta boina é só para o pessoal que está embarcado (a confirmar)  e para usar com o fato de embarque.
O Sr. por um acaso sabe o que é andar embarcado num navio de guerra e andar com as fardas que até agora andavamos?
Meu amigo, digo-lhe sinceramente, ainda bem que estão a mudar as coisas a nivel do fardamento, porque só Deus sabe o que o pessoal sofre a bordo dos nossos navios de guerra.

E não me venha com comentarios tristes, porque se o Sr. foi marinheiro não deve de ter andado embarcado e deveria abster-se destes comentarios, se não foi deveria pensar bem o que vai dizer.  

Eu não uso boina , mas quando voltar a embarcar gostaria de usar uma!
Atentamente
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #18 em: Novembro 17, 2006, 05:22:32 pm »
Se é só por isso, que tal um...chapéu!  :roll:

PS: eu tive no Exército e não na Marinha.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Novembro 17, 2006, 05:26:06 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se é só por isso, que tal um...chapéu!  :roll:

PS: eu tive no Exército e não na Marinha.


Eu vou ignorar esta sua resposta.
Se não sabe do que está a falar e não percebe a minha resposta, não dê respostas destas sff.
Atentamente
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #20 em: Novembro 17, 2006, 05:28:06 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Epá eu acho isto algo perfeitamente redundante! Para quê os marinheiros querem andar com a boina? Para se armar em Fuzos! Ora se todos andam com a boina azul ferrete, a boina como simbolo fica quase sem efeito. Eu digo quase, porque os Fuzileiros vão continuar a ter que passar pelo seu curso de Combate. mas que é desmotivante para os Fuzileiros...lá isso é!
Eu cá para mim isto tudo começou quando o CEMA começou a andar com a Boina armado em carapau de corrida!  :conf:


É verdade que na pratica não vai melhorar ou pior o serviço da Armada, mas na minha opinião desde que não haja confusões com os fuzileiros podem muito bem ter boina, só você Cabeça de Martelo é que falou no azul ferrete dos fuzileiros no artigo fala só em boina azul, pode muito bem ser um azul diferente, a PA da Força Aérea também usa uma boina azul e é diferente da boina dos fuzileiros. Não me parece que os marinheiros não fuzileiros queiram se armar em fuzileiros, no exército todos tem boina e aí de certeza que muitos se querem armar em paraquedistas ou noutros apesar de nunca terem servido nessas unidades.
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 17, 2006, 05:38:35 pm »
Completamente de acordo.
Só acho mal a boina ter duas âncoras, deveria ter simplesmente uma!
Atentamente
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 17, 2006, 06:01:10 pm »
Mas a boina é mais prática que o boné? Porquê?

Eu nunca fui marinheiro, espero que me deixem opinar...
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #23 em: Novembro 17, 2006, 08:12:46 pm »
Submarinista escreveu:
Citar
Completamente de acordo.
Só acho mal a boina ter duas âncoras, deveria ter simplesmente uma!

É para não ir à "garra", sempre é mais seguro com duas âncoras.
 :lol:  :lol:

Quando o Submarinista mencionou o facto de ser mais práctico, trabalhar a bordo, creio que não se referia à boina, mas sim à farda de trabalho.
Eu sempre andei de panamá e nunca me caiu da cabeça, nem para os olhos.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #24 em: Novembro 17, 2006, 08:53:47 pm »
Em primeiro lugar eu estava a falar da BOINA e não do resto do fardamento. Se não tinham uma farda condigna, então eu acho muito bem que se mude as coisas, agora dessa da boina ser mais prática...aí é que se vê que nunca andou com uma! Um chapéu é sem dúvida muito mais prático, por exemplo segundo vejo nas fotos na net, é o que os marinheiros usam a bordo (é claro que posso estar errado). Como disse, não andei na Marinha, mas acho na última vez que eu vi estávamos num fórum, onde as pessoas trocam ideias, percebe o conceito?! Tenho pena, é porque é da Marinha, podia ser uma mais valia para o fórum…
Mas o que eu sei? Segundo me diz; nada. Assim o melhor é limitar-me a ler os seus posts acerca da marinha a partir de agora. Talvez consiga perceber mais alguma coisa no meio dos seus lamentos que o pessoal do fórum é tudo um bando de…

PS: um chapéu é bastante mais barato que uma boina (sempre há aquela coisa do orçamento).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Viriato1143

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Novembro 17, 2006, 09:55:56 pm »
:shock: Usar a boina na farda de trabalho??? Nao acho que seja boa ideia,a boina torna-se bastante quente e bastante desconfortavel princilpamente no verao e em ambientes quentes(isto e a minha opiniao e experiencia pessoal),parece-me que o bone seria o mais indicado para a farda de trabalho ou antigo panama tambem acho que serve perfeitamente. O camarada Submarinista sendo um filho da escola devia ter um sentido democratico mais apurado,e que dentro das fileiras da marinha sempre houve democracia,para todos terem no minimo a sua opiniao. Um bom fim de semana para todos camaradas aqui do forum

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Novembro 18, 2006, 03:41:38 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em primeiro lugar eu estava a falar da BOINA e não do resto do fardamento. Se não tinham uma farda condigna, então eu acho muito bem que se mude as coisas, agora dessa da boina ser mais prática...aí é que se vê que nunca andou com uma! Um chapéu é sem dúvida muito mais prático, por exemplo segundo vejo nas fotos na net, é o que os marinheiros usam a bordo (é claro que posso estar errado). Como disse, não andei na Marinha, mas acho na última vez que eu vi estávamos num fórum, onde as pessoas trocam ideias, percebe o conceito?! Tenho pena, é porque é da Marinha, podia ser uma mais valia para o fórum…
Mas o que eu sei? Segundo me diz; nada. Assim o melhor é limitar-me a ler os seus posts acerca da marinha a partir de agora. Talvez consiga perceber mais alguma coisa no meio dos seus lamentos que o pessoal do fórum é tudo um bando de…

PS: um chapéu é bastante mais barato que uma boina (sempre há aquela coisa do orçamento).




É isso mesmo que eu vou fazer a partir de agora, vou limitar-me a ler as vossas parvoices em especial as do luis filipe silva.
Atentamente
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Novembro 18, 2006, 08:22:18 pm »
E o pessoal a dar-lhe com as forças especiais e as exclusividades, como se fossem uns mais que os outros.

A marinha inglesa usa boina.. os homens da RAF tambem..
Isto para referir alguns exemplos. Nunca vi nenhum deles a queixar-se, se não estou em erro mais marinhas estrangeiras o fazem. Os americanos usam o "cap" que também não seria um mau exemplo para as nossas forças embarcadas.

Não sei porque eh que haveria de haver confusão entre Fuzileiros e Marinheiros, são funçoes diferentes..

Pelo que sei do pessoal da marinha que trabalha comigo, as fardas que usam são um absurdo, sobretudo nos navios, não têm bolsos suficientes, são desconfortaveis e nada praticas para quem navega.

Não sei qual eh o problema de se usar uma boina, o chapeu tipo panama' que a marinha usa para os praças eh ridiculo e todos eles sabem disso.

Felizmente em Portugal ja se ta' a dar mais importancia as fardas dos militares, que quanto a mim são um assunto de extrema importancia. Vejo bem outras nações que ao inves de tar preocupados com o "tamanho da coisa" e de separar os super especiais com os restantes, preocupam-se mais em uniformizar os seus militares, fazendo-os trajar bonito, com uniformes tanto de cerimonia como de trabalho de qualidade independentemente do posto, aqui eh que ao inves das pessoas respeitarem o proximo e a sua função querem usar de tudo para se distinguir uns dos outros. Conheço um militar ex marine, airborne e ele usa bone' normal, camuflado, não o vejo la' com filmes do tipo do que se fala aqui no forum, alias nem o deixam usar a boina de airborne fora da unidade dele.

Sera' que os senhores tambem se sentem injustiçados, quando um batalhão composto por homens de varios tipos de forças, têm de usar a mesma boina ao serviço das UN ?

Boina cara? Orçamento? Que eu saiba essas coisas saiem do bolso dos militares.. ;p Talvez a primeira seja dada.. mas... nunca se sabe ;)
Espero que não seja "mais" uma novidade por aqui ;p
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

(sem assunto)
« Responder #28 em: Fevereiro 27, 2007, 11:25:50 pm »
Caros camaradas

Sem querer alimentar polemicas, aqui vai a minha opinião.

Pelo que sei, apesar de se dizer que os FZ ganham a boina, não é a boina que é ganha, mas sim as fitas pretas, simbolo de Forças Especiais.

O baseball cap é bom porque "tira" o sol dos olhos, mas é mau para guardar, mesmo nos novos fatos de embarque, a boina é mais facil de guardar no bolso.

O panamá, serviu para os Praças durante muitos anos, mas usar um "chapeu" branco para trabalho...bastava ir de uma ponta a outra da Estação Naval para ver os "magnificos" tons de branco, porque tem trabalha pode ter as mãos sujas.

A boina ser mais cara, não acho grave, grave é saber de alguns gastos de se fazem sem necessidade, no que toca ao comforto de Pessoal, principalmente, embarcado e comparando com a vida que se tem nos Navio, não é significativo. Posso dizer de um caso que conheço, no OST numa semana inteira dormiu 10 horas.

Cumprimentos.
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2007, 02:16:45 am »
ter 2 ancoras e não uma compreende-se visto que assim evita confusões com as antigas boinas de fuzileiros que apenas tinham uma ancora.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington