KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2025 em: Maio 24, 2022, 10:12:13 pm »
O programa do KC ficou desde logo praticamente condenado, com o fim do acordo com a Boeing. Até aí tinham a esperança de vender para a USAF, e vendendo para estes, ainda angariavam mais uns clientes por arrasto. Não sendo o caso, e não tendo mais encomendas, RIP.

E quando estamos a falar de um avião que prometia um custo unitário extremamente apelativo, que se dizia ser à volta dos 70/80 milhões por aeronave, e de repente o custo sobe para 100/110 milhões cada, deixa de haver razão para comprar a aeronave pela maioria dos países que poderiam ter interesse.

E é aqui que me pergunto sempre: quais as razões do custo unitário terem subido tanto, num programa que à partida não teve problemas de maior? Cheira-me que foi mais gulosice que outra coisa.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2026 em: Maio 24, 2022, 10:33:26 pm »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2027 em: Maio 24, 2022, 10:35:35 pm »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .

É, os ingleses, até encomendaram mais unidades, é porque estão contentes com o aparelho...
Isto sem contar que as fábricas da Airbus por cá, empregam mais pessoas que a Embraer, como é o caso da Stelia em Santo Tirso, que no próximo ano irá ser expandida.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2028 em: Maio 25, 2022, 12:20:54 am »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .

É, os ingleses, até encomendaram mais unidades, é porque estão contentes com o aparelho...
Isto sem contar que as fábricas da Airbus por cá, empregam mais pessoas que a Embraer, como é o caso da Stelia em Santo Tirso, que no próximo ano irá ser expandida.

Estão tão contentes com ele que deixaram um aqui nas Lajes avariado durante quase 2 semanas... e para fazer o serviço dele veio um C-130 e A330 MRT e isto tudo para a rendição mensal dos caças de Kingston nas Caraíbas.
« Última modificação: Maio 25, 2022, 12:24:25 am por oi661114 »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2029 em: Maio 25, 2022, 12:23:00 am »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .

É, os ingleses, até encomendaram mais unidades, é porque estão contentes com o aparelho...
Isto sem contar que as fábricas da Airbus por cá, empregam mais pessoas que a Embraer, como é o caso da Stelia em Santo Tirso, que no próximo ano irá ser expandida.

Estão tão contentes com ele que deixaram um aqui nas Lajes avariado durante quase 2 semanas...

Sim, de certeza que o "abandonaram"...coitado!
Abandonados fomos nós, quando escolheram o KC-390.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2030 em: Maio 25, 2022, 12:26:41 am »

Sim, de certeza que o "abandonaram"...coitado!
Abandonados fomos nós, quando escolheram o KC-390.

Claro, por isso é que está a ser "abandonado" pelas principais forças aéreas europeias e substituído por C-130 e MRT, o tais Surplus que tanto querem ir buscar para depois fazerem monte em Beja...
 

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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2031 em: Maio 25, 2022, 12:42:22 am »

Sim, de certeza que o "abandonaram"...coitado!
Abandonados fomos nós, quando escolheram o KC-390.

Claro, por isso é que está a ser "abandonado" pelas principais forças aéreas europeias e substituído por C-130 e MRT, o tais Surplus que tanto querem ir buscar para depois fazerem monte em Beja...

Para rir essa afirmação.
https://ukdefencejournal.org.uk/uk-planning-to-purchase-additional-a400m-transport-aircraft/
Quem compra os C-130J e MRTT é para complementar o Atlas e não substituir...
Mas mais engraçado, é que nenhum escolhe o KC-390, porque será?
 
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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2032 em: Maio 25, 2022, 10:27:05 am »
Não me parece que a manutenção possa vir a ser um problema.

Há muitas dúvidas e preocupações nesse sentido dentro da Força Aérea neste momento, só refreadas pelo facto de se saber com certeza absoluta que com este (ou outro) Governo, o contrato com a Embraer jamais será rasgado.

Do anterior entusiasmo passou-se a um estado de resignação, que não é propriamente positivo, nem enche o futuro de esperança. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2033 em: Maio 25, 2022, 10:35:35 am »
Será risonho o futuro da frota por cá...
Cps.

Pois vai, então em termos de capacidades, os 390, nada irão adicionar em relação á frota C, mas os politicozecos de pacotilha vão defender essa aquisição como se fosse a unica escolha que a FAP tinha para os substituir !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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asalves

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2034 em: Maio 25, 2022, 11:23:44 am »
Não me parece que a manutenção possa vir a ser um problema.

Há muitas dúvidas e preocupações nesse sentido dentro da Força Aérea neste momento, só refreadas pelo facto de se saber com certeza absoluta que com este (ou outro) Governo, o contrato com a Embraer jamais será rasgado.

Do anterior entusiasmo passou-se a um estado de resignação, que não é propriamente positivo, nem enche o futuro de esperança. ::)

É claro que há sempre sistemas únicos e que não são partilhados, mas não era o KC390 que tinha ido buscar muito dos seus sistemas ao mercado? E que esses sistemas estavam disponíveis comercialmente?
 

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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2035 em: Maio 25, 2022, 12:37:28 pm »
Pelos vistos só abandonamos mal os H-135, porque os outros dois projectos tem sido problemas atrás de problemas e agora querem voltar aos problemas...

Estou a ver é que vão chorar para a CE a dizer que não têm dinheiro a ver se lhe oferecem uns NH-90 e uns A-400, daqueles que ninguém quer.

Querem comprar algo, comprem os C-130J e uns AW169 ou uns AW139 e entrem no JAPCC para coisas maiores.
« Última modificação: Maio 25, 2022, 12:40:28 pm por oi661114 »
 

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Vitor Santos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2036 em: Maio 25, 2022, 01:44:58 pm »
A FAB já deveria ter 14 C390 e tem sete, o cronograma arrasta-se até 2034 para a entrega de 22 aeronaves, quando deveria terminar em 2027.
Se a redução do numero de aeronaves for até ás quinze para a FAB, então a produção deste modelo, com as encomendas que agora tem, para três clientes, ficará reduzida a um máximo de 22 aeronaves !

A decisão Portuguesa quanto á compra desta aeronave, foi uma decisão errada mas penso que o pior ainda estará para vir pois, se, o numero de aeronaves a construir for o que referi acima os problemas quanto á aquisição de sobressalentes serão de muito dificil solução devido á reduzida quantidade de aeronaves construidas.

Quando os politicos se emiscuem onde não devem o resultado está á vista !!

Abraços

Essa ilação de 15 KC-390 à FAB é contestada por veículos especializados no Brasil e não houve nenhuma confirmação pela FAB.

Ou seja, oficialmente são 22 aeronaves contratadas.
 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2037 em: Maio 25, 2022, 02:38:12 pm »
Continuou a não perceber porque a Embraer não pressiona os Checos e Argentinos. Afinal não tinham a intenção de como também fabricantes comprar um numero de aparelhos que era originalmente 8?

https://exame.com/negocios/argentina-deve-comprar-6-cargueiros-kc-390-da-embraer/

https://exame.com/negocios/republica-tcheca-deve-comprar-dois-cargueiros-kc-390-embraer-595937/

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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MATRA

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2038 em: Maio 25, 2022, 02:57:08 pm »
Esta era a brochura da IAE, a quando da escolha do v2500:

Citar
V2500® Engine for KC-390
The Engine of Choice
After 25 years of providing propulsion for the world’s single aisle commercial
passenger aircraft, IAE’s V2500 engine was selected to provide power for a
military aircraft for the first time on the KC-390 aircraft built by Embraer. This
new multi-role tanker/transport aircraft will be launched by the Brazilian Air
Force. Five additional countries have agreed to join as industrial partners,
with resulting orders now totaling 60 aircraft.

https://links.prattwhitney.com/i-a-e/pdf/V2500_E5_Product_Card_060716.pdf
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

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Vitor Santos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2039 em: Maio 25, 2022, 05:25:12 pm »
Continuou a não perceber porque a Embraer não pressiona os Checos e Argentinos. Afinal não tinham a intenção de como também fabricantes comprar um numero de aparelhos que era originalmente 8?

https://exame.com/negocios/argentina-deve-comprar-6-cargueiros-kc-390-da-embraer/

https://exame.com/negocios/republica-tcheca-deve-comprar-dois-cargueiros-kc-390-embraer-595937/

Saudações

A FAB cedeu um KC-390 para a Embraer implementar uma série de demonstrações na Ásia, Europa e África que estão ocorrendo nestes dias.

Os países os quais o KC deve visitar/visitou são: Iraque, Marrocos, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Kuwait,  Bahrein, Qatar, Arábia Saudita , Hungria e República Checa.

Se algum veículo da mídia especializada ou a própria EMB trouxer alguma notícia eu publico por aqui.
 
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