Guerra na Ucrânia

  • 5755 Respostas
  • 505771 Visualizações
*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4905 em: Maio 28, 2022, 09:43:20 pm »
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4906 em: Maio 28, 2022, 11:00:47 pm »
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4907 em: Maio 29, 2022, 12:27:27 pm »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1227
  • Recebeu: 493 vez(es)
  • Enviou: 2121 vez(es)
  • +667/-109
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4908 em: Maio 29, 2022, 12:52:14 pm »
Artigo sobre a razão do sucesso Russo no Donbass: General Aleksandr Dvornikov e os cauldron (dividir e cercar o adversário em pequenas bolsas).

Limitado: https://www.theguardian.com/world/2022/may/27/russia-cauldron-tactic-may-tipping-donbas-battle-favour

Anexo artigo completo zipado.

Isso das bolsas faz-me lembrar a conversa dos cogumelos na Polónia... então mas afinal quantas bolsas criaram as forças russas no Donbass?

A mim faz-me lembrar a tactica " motti " dos Finlandeses em 39, durante a guerra de inverno.

Abraços

Caro tenente... eu continuo a tentar descobrir bolsas criadas por um dos lados nesta 2ª fase da guerra... os russos criaram por diversas vezes semi-bolsas, ou seja, um semi-cerco que tem uma saída para a força semi-cercada... mas será assim tão boa ideia deixar os ucranianos escaparem?

Até agora só tenho conhecimento de 2 cercos nesta guerra, Chernihiv e Mariupol, ambos na 1ª fase.

CruzSilva,
Os cercos das unidades que me referi não eram efectuados nas cidades, neste TO, está a ser o maior erro dos estrategas Russos.

A criação de bolsas que referi eram criadas pelos movimentos das forças ligeiras Finns, obrigando as unidades isoladas Russas, maioritáriamente de escalão batalhão, a entricheirar-se e a esperar pela iniciativa Finlandesa pois uma unidade isolada e cercada convenhamos que a sua situação não é muito famosa em termos operacionais.
Desconheço se na Ucrania, ocorreram situações semelhantes, suponho que sim, mas devido ao seu efectivo, em termos de importãncia táctica no conflito, tenham passado para segundo plano, logo em termos de informação irrelevantes para os jornaleiros.
 
Na Ucrânia o ataque, e cerco, deliberado às cidades tem permitido as FFAA Ucranianas reorganizar-se e movimentar as reservas de modo a pressionar as forças  mais expostas dos Russos.

Os eixos de avanço/ataque Russos deveriam ter excluido as grandes zonas Urbanas,  isolá-las e continuar as progressões para dar combate as forças Ucranianas, fixá-las no terreno e destruí-las.
Quando o invasor, enquanto detém a iniciativa e avança as suas forcas, opta por combater nas zonas urbanas, tem de empenhar grandes efectivos e o risco de desgaste das suas unidades empenhadas aumento quanto maior for o tempo necessário para acabar com as forcas cercadas.
As zonas urbanas cercadas quando nao são cidades abertas e contem grandes efectivos militares necessitam de reabastecimentos não só para as forças de defesa mas também para as populações logo a sua capacidade de resistência e a de executar acções ofensivas pontuais vai-se reduzindo com o passar das semanas, até se render.
Em Mariupol o reduzido numero de civis permitiu que as forças sitiadas executassem acções ofensivas pontuais mas, como se sabe a grande custo em termos de pessoal ferido e morto em combate.

Neste TO o lado ocidental da Ucrania zona de Lviv e restante fronteira Ucrano-polaca-Romena deveria ter sido senao o primeiro mas um dos primeiros eixos de progressão mais importantes das Forças Russas, para isolar a Ucrania do Ocidente e fechar a torneira à chegada de reforcos por via terrestre, tal não ocorreu, porquê ?

Nesta guerra eu nao tenho duvidas que o lado que vai perder mais será a Ucrania, se alguém pensa que a Ucrania vai sequer reaver os territórios do Donbass e Crimeia, quanto mais ganhar, se é que qq guerra pode ser ganha, desengane-se.

Abraços

Eu quando mandei a primeira mensagem a falar de cercos e bolsas estava a ser irónico, pois como o tenente sabe este tipo de movimento operacional foi aprimorado pelos alemães na 2ª GM e depois adotado pelas forças terrestres de muitos outros países incluindo a URSS. No entanto, reforço que estou a falar de cerco operacional e não tático, ou seja, cuja a envergadura territorial seja considerável e que resulte em perdas significativas para a força cercada. Se existiram cercos táticos? É possível, nesse aspeto até acredito que ambos os lados o tenham conseguido fazer, agora cerco operacional só tenho conhecimento de 2 e foram na 1ª fase da guerra. Por isso... anunciar cercos deste tipo ou prever ataques nucleares táticos são afirmações que devem... ser ponderadas antes de serem feitas, se é que me faço entender. ::)

Quanto ao desfecho da guerra, eu creio que tudo ainda está muito incerto. Quem ganha, quem perde sei lá... e não estou falar de perda de vida ou património... acho que temos guerra até pelo menos ao final do ano!
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4909 em: Maio 29, 2022, 02:35:35 pm »
só tenho pena a minha nação não me deixar combater na Ucrânia sem ser um desertor 🥲
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4910 em: Maio 29, 2022, 03:33:28 pm »
só tenho pena a minha nação não me deixar combater na Ucrânia sem ser um desertor


Ah Ah Ah!!!! Nossa senhora das rajadas de morteiro....   Essa é do estilo "deslargem-me que eu vou-me a eles, deslargem-me"
Mais um bazofias......
Um Homem (com H grande) quando quer fazer uma coisa fá-la, ou então está calado. Guerreiros de teclado é ao quilo que por aí andam na net.






Eu quando mandei a primeira mensagem a falar de cercos e bolsas estava a ser irónico, pois como o tenente sabe este tipo de movimento operacional foi aprimorado pelos alemães na 2ª GM e depois adotado pelas forças terrestres de muitos outros países incluindo a URSS. No entanto, reforço que estou a falar de cerco operacional e não tático, ou seja, cuja a envergadura territorial seja considerável e que resulte em perdas significativas para a força cercada. Se existiram cercos táticos? É possível, nesse aspeto até acredito que ambos os lados o tenham conseguido fazer, agora cerco operacional só tenho conhecimento de 2 e foram na 1ª fase da guerra. Por isso... anunciar cercos deste tipo ou prever ataques nucleares táticos são afirmações que devem... ser ponderadas antes de serem feitas, se é que me faço entender. ::)

Quanto ao desfecho da guerra, eu creio que tudo ainda está muito incerto. Quem ganha, quem perde sei lá... e não estou falar de perda de vida ou património... acho que temos guerra até pelo menos ao final do ano!

Na realidade essa doutrina operacional vem de 2 escolas de pensamento e todas as derivações de hoje em dia têm como base ou a escola alemã ou a escola russa.
Os militares russos estão a trabalhar com os meios que lhes foram disponibilizados para um fim, ou fins, que ninguém aqui sabe e que só a cúpula politico-militar russa saberá. Com os meios disponibilizados era completamente impossível uma operação de forma a isolar a Ucrânia pelo ocidente. Após o falhanço de tentar derrubar o governo de Kiev, ou pelo menos fazer com que o governo ucraniano aceitasse as condições russas, os russos foram obrigados a concentrar forças retirando de outras partes do TO para o Donbass, pois não tinham efectivos nem material para a área que controlavam e ao mesmo tempo manter iniciativa, quanto mais manter uma zona tampão tão a ocidente do centro de gravidade do conflito.






« Última modificação: Maio 29, 2022, 03:34:10 pm por FoxTroop »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Hammerhead, ricardonunes, CruzSilva, LuisPolis, Subsea7

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4911 em: Maio 29, 2022, 03:45:48 pm »
só tenho pena a minha nação não me deixar combater na Ucrânia sem ser um desertor 🥲

Agradeço por postar aqui o milhazes do Brasil, é um fartote de rir

Se a sua vontade é ir, não perca tempo, dirija-se á secção de pessoal/RH do seu serviço, e informe-se. todo o contrato e rescindível.

Deixo lhe uma dica, se o Mário pode porque carga de água você não pode 

« Última modificação: Maio 29, 2022, 03:49:05 pm por ricardonunes »
Potius mori quam foedari
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4912 em: Maio 29, 2022, 04:02:02 pm »
só tenho pena a minha nação não me deixar combater na Ucrânia sem ser um desertor 🥲

Agradeço por postar aqui o milhazes do Brasil, é um fartote de rir

Se a sua vontade é ir, não perca tempo, dirija-se á secção de pessoal/RH do seu serviço, e informe-se. todo o contrato e rescindível.

Deixo lhe uma dica, se o Mário pode porque carga de água você não pode 


não queiras saber mais do que podes 😉
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4913 em: Maio 29, 2022, 04:02:10 pm »
Nao faça é como este, aos primeiros tiros veio embora  :mrgreen:

São cinco os ex-militares que partiram de Gaia para combater os russos
13 Março 2022 às 20:03

https://www.jn.pt/local/noticias/porto/vila-nova-de-gaia/sao-cinco-os-ex-militares-que-partiram-de-gaia-para-combater-os-russos-14677702.html

NUNO MACHADO JÁ REGRESSOU DA GUERRA... MAS PROMETE VOLTAR EM BREVE
Qui, 24/03/2022 - 08:15
https://www.novagente.pt/ucrania-nuno-machado-ja-regressou-da-guerra-mas-promete-voltar-em-breve
mas não deve ter voltado ainda, senão era noticia

Deve ter perdido mais tempo em viagem que a guerrear  8) 8) 8)


Potius mori quam foedari
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Hammerhead

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4914 em: Maio 29, 2022, 04:27:29 pm »
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4915 em: Maio 29, 2022, 04:28:28 pm »
 

*

HumilityLord

  • Perito
  • **
  • 416
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • +220/-397
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4916 em: Maio 29, 2022, 04:29:21 pm »
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4917 em: Maio 29, 2022, 04:46:32 pm »
só tenho pena a minha nação não me deixar combater na Ucrânia sem ser um desertor


Ah Ah Ah!!!! Nossa senhora das rajadas de morteiro....   Essa é do estilo "deslargem-me que eu vou-me a eles, deslargem-me"
Mais um bazofias......
Um Homem (com H grande) quando quer fazer uma coisa fá-la, ou então está calado. Guerreiros de teclado é ao quilo que por aí andam na net.






Eu quando mandei a primeira mensagem a falar de cercos e bolsas estava a ser irónico, pois como o tenente sabe este tipo de movimento operacional foi aprimorado pelos alemães na 2ª GM e depois adotado pelas forças terrestres de muitos outros países incluindo a URSS. No entanto, reforço que estou a falar de cerco operacional e não tático, ou seja, cuja a envergadura territorial seja considerável e que resulte em perdas significativas para a força cercada. Se existiram cercos táticos? É possível, nesse aspeto até acredito que ambos os lados o tenham conseguido fazer, agora cerco operacional só tenho conhecimento de 2 e foram na 1ª fase da guerra. Por isso... anunciar cercos deste tipo ou prever ataques nucleares táticos são afirmações que devem... ser ponderadas antes de serem feitas, se é que me faço entender. ::)

Quanto ao desfecho da guerra, eu creio que tudo ainda está muito incerto. Quem ganha, quem perde sei lá... e não estou falar de perda de vida ou património... acho que temos guerra até pelo menos ao final do ano!

Na realidade essa doutrina operacional vem de 2 escolas de pensamento e todas as derivações de hoje em dia têm como base ou a escola alemã ou a escola russa.
Os militares russos estão a trabalhar com os meios que lhes foram disponibilizados para um fim, ou fins, que ninguém aqui sabe e que só a cúpula politico-militar russa saberá. Com os meios disponibilizados era completamente impossível uma operação de forma a isolar a Ucrânia pelo ocidente. Após o falhanço de tentar derrubar o governo de Kiev, ou pelo menos fazer com que o governo ucraniano aceitasse as condições russas, os russos foram obrigados a concentrar forças retirando de outras partes do TO para o Donbass, pois não tinham efectivos nem material para a área que controlavam e ao mesmo tempo manter iniciativa, quanto mais manter uma zona tampão tão a ocidente do centro de gravidade do conflito.

Em Portugal sempre ouve muitos peixeiros, agora já são menos, o problema que eles tinham era saber vender o peixe... ::)
Depois tinha aqueles que tinham a mania que eram mais espertos, pois tentavam vender o peixe com outra ladainha, mas no final, a história era sempre a mesma.
« Última modificação: Maio 29, 2022, 04:53:00 pm por Daniel »
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4918 em: Maio 29, 2022, 04:47:44 pm »
A verdade inconveniente.... carne para canhão



Citar
A serviceman of the Armed Forces of Ukraine wondered why deputies who fled from Ukraine were not shot.

The Ukrainian military posted a video message on social networks.

"If a soldier flees from the battlefield, deserts, he must be shot. And why don't they shoot deputies who have fled abroad?" the military asks.

Not so long ago, the Verkhovna Rada proposed to allow the killing of "deserters". However, the idea was abandoned.

We proposed this against the background of the publication of a dozen videos in which the soldiers of the Armed Forces of Ukraine expressed dissatisfaction with the command and their role as "cannon fodder".

Citar
Um militar das Forças Armadas da Ucrânia se perguntou por que os deputados que fugiram da Ucrânia não foram baleados.

Os militares ucranianos postaram uma mensagem de vídeo nas redes sociais.

"Se um soldado foge do campo de batalha, deserta, deve ser fuzilado. E por que não atiram em deputados que fugiram para o exterior?" os militares perguntam.

Não muito tempo atrás, a Verkhovna Rada propôs permitir a matança de "desertores". No entanto, a ideia foi abandonada.

Propusemos isso no contexto da publicação de uma dúzia de vídeos em que os soldados das Forças Armadas da Ucrânia expressaram insatisfação com o comando e seu papel como "bucha de canhão".
Potius mori quam foedari
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: Guerra na Ucrânia
« Responder #4919 em: Maio 29, 2022, 04:54:22 pm »
A verdade inconveniente.... carne para canhão



Citar
A serviceman of the Armed Forces of Ukraine wondered why deputies who fled from Ukraine were not shot.

The Ukrainian military posted a video message on social networks.

"If a soldier flees from the battlefield, deserts, he must be shot. And why don't they shoot deputies who have fled abroad?" the military asks.

Not so long ago, the Verkhovna Rada proposed to allow the killing of "deserters". However, the idea was abandoned.

We proposed this against the background of the publication of a dozen videos in which the soldiers of the Armed Forces of Ukraine expressed dissatisfaction with the command and their role as "cannon fodder".

Citar
Um militar das Forças Armadas da Ucrânia se perguntou por que os deputados que fugiram da Ucrânia não foram baleados.

Os militares ucranianos postaram uma mensagem de vídeo nas redes sociais.

"Se um soldado foge do campo de batalha, deserta, deve ser fuzilado. E por que não atiram em deputados que fugiram para o exterior?" os militares perguntam.

Não muito tempo atrás, a Verkhovna Rada propôs permitir a matança de "desertores". No entanto, a ideia foi abandonada.

Propusemos isso no contexto da publicação de uma dúzia de vídeos em que os soldados das Forças Armadas da Ucrânia expressaram insatisfação com o comando e seu papel como "bucha de canhão".

Sério, quantos militares russos já faleceram e quantos ucranianos ? Coloca aí os números para o pessoal ver...
E ao que parece estão a defender o seu país dos invasores, têm tomates e não são daqueles que só sabem arrotar postas de pescada.
Continuo a dizer o mesmo, a todos os comunistas, e a todos os que defendem o que o Putin fez.. :snip:
« Última modificação: Maio 29, 2022, 05:01:31 pm por Daniel »