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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Sargento_zero em Agosto 03, 2008, 11:45:14 pm

Título: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Sargento_zero em Agosto 03, 2008, 11:45:14 pm
Tópico para discussão da participação do TACP da Força Aérea Portuguesa no Afeganistão...
Título:
Enviado por: Sargento_zero em Agosto 03, 2008, 11:46:53 pm
http://www.faptacp.blogspot.com/ (http://www.faptacp.blogspot.com/)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Agosto 04, 2008, 09:17:33 am
boas

Sempre, tive curiosidade de saber o que fazia o pessoal TACP da Força aérea no Afeganistão. Será que nos podiam dizer qual era a zona de actuação e quantos alvos foram indicados por vós durante o vosso tempo de missão'''
Título:
Enviado por: Sargento_zero em Agosto 04, 2008, 01:09:22 pm
A zona de actuação do TACP era principalmente em Kabul, mas tb actuava no resto do Afeganistão conforme solicitado.....



Citação de: "nelson38899"
boas

Sempre, tive curiosidade de saber o que fazia o pessoal TACP da Força aérea no Afeganistão. Será que nos podiam dizer qual era a zona de actuação e quantos alvos foram indicados por vós durante o vosso tempo de missão'''
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 07, 2008, 12:03:09 pm
Porque é que há fotos do TACP armado com G-3 e outras fotos armado com G-36?

Tem alguma coisa a ver com uniformização das munições com os Comandos e os Pára-quedistas?
Título:
Enviado por: triton em Agosto 07, 2008, 02:16:41 pm
Citação de: "Lightning"
Porque é que há fotos do TACP armado com G-3 e outras fotos armado com G-36?

Tem alguma coisa a ver com uniformização das munições com os Comandos e os Pára-quedistas?


não sabia que as nossas forças armadas já possuiam fuzis G36
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 07, 2008, 02:54:42 pm
A UPF, o DAE, o FOE, etc.
Título:
Enviado por: Sargento_zero em Agosto 07, 2008, 11:11:04 pm
As fotos do TACP co G-3 são do incio da missão, que depois foram substituidas pelas G-36.

Citação de: "Lightning"
Porque é que há fotos do TACP armado com G-3 e outras fotos armado com G-36?

Tem alguma coisa a ver com uniformização das munições com os Comandos e os Pára-quedistas?
Título:
Enviado por: jmg em Agosto 24, 2008, 11:49:56 am
Os comandos no Afganistão levam a G3 7,62 e no entanto têm SIG 5,56.
Por isso não sei se existe essa coisa de nivelar o tipo de munições utilizada.
Por acaso gostava de saber se os comandos tivessem acesso à G36 em vez da SIG, seria que eles continuariam a levar a G3 em vez de G36?
Título:
Enviado por: tyr em Agosto 24, 2008, 12:14:48 pm
O pessoal da OMLT do exercito teve acesso a G36, mas preferiu a levar a G3 (por todas as vantagens que esta arma tem para um conflito com estas caraqueteristicas)
Título:
Enviado por: jmg em Agosto 24, 2008, 12:20:12 pm
Citação de: "tyr"
O pessoal da OMLT do exercito teve acesso a G36, mas preferiu a levar a G3 (por todas as vantagens que esta arma tem para um conflito com estas caraqueteristicas)


É mesmo por isso que eu acho que a G3 não deveria ser encostada de vez.
Bemvindo para a G36 mas guardar a G3 em caso de necessidade.
Título:
Enviado por: tyr em Agosto 24, 2008, 12:25:11 pm
tive a conversar com algum pessoal que veio do afeganistão e achei caricato que eles disseram que a tendencia é abandonar o 5,56 para favorecer o 7,62 (pois o 5,56 a curto alcance não tem poder derrubante e a longo alcance o 7,62 bate o aos pontos) numa altura que o nosso exercito vai comprar armas 5,56.
Título:
Enviado por: Lancero em Agosto 24, 2008, 09:37:11 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Fisafpatch_novo.jpg&hash=8150831d8e0cad9ec63a067a04b45aa9)


Citar
Força Aérea de partida para o Afeganistão
22-08-2008

No dia 22 de Agosto de 2008, pelas 15H00, teve lugar na Base Aérea do Montijo uma cerimónia singela de despedida do Contingente Português que parte para o Afeganistão no dia 28 de Agosto de 2008.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Flocucao_cemfa.jpg&hash=9d610e95c44e1c4b26ec21721b156442)

O Comandante da Força Aérea, General Luís Araújo, despediu-se dos militares com palavras de confiança e orgulho no profissionalismo e sucesso da Missão. Com um efectivo de 42 militares, o Destacamento Português vai operar quatro meses, a partir de Kabul, integrado na Força Internacional de Apoio à Segurança no Afeganistão.

Esta participação foi confirmada, a 5 de Dezembro de 2007, pelo Conselho Superior de Defesa Nacional. Durante a cerimónia de despedida, seguindo a tradição da Força Aérea, o General Luís Araújo entregou aos militares uma imagem da Nossa Senhora do Ar (Santa Padroeira da Força Aérea) e as Bandeiras Nacional e do Ramo.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Fnossasenhoraar.jpg&hash=5f4a548d001dbaf0716bd864cd71530c)

A missão deste contingente é operar uma aeronave de transporte táctico, C-130 HÉRCULES, da Esquadra 501, no Teatro de Operações do Afeganistão para missões de cariz humanitário.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Fgrupo_afg.jpg&hash=9c14a5a3f329210ca9ac094ce483c296)


 


Citar
Defesa: 42 militares vão para o Afeganistão para diminuir "falta de meios aéreos para transporte logístico"    

   Lisboa, 22 Ago (Lusa)- A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai enviar para  o Afeganistão, dia 28 de Agosto, uma aeronave C-130 com 42 militares para  diminuir a "falta de meios aéreos para transporte logístico" da NATO no  país.  

 

   No final da cerimónia de despedida do contingente de 42 militares que  partem a 28 de Agosto para Cabul, a capital do Afeganistão, o Chefe de Estado-Maior  da Força Aérea (CEMFA), general Luís Araújo, afirmou que este grupo "interdisciplinar"  de militares vai para o país devido à "falta de meios aéreos para transporte  logístico" revelado pela International Security Assistance Force (ISAF),  a força de paz da NATO em território afegão.  

 

   "A ISAF desde há meses tem demonstrado falta de meios aéreos para transporte  logístico dentro do teatro de operações", disse.  

 

   Luís Araújo referiu ainda que o grupo de militares que vai a bordo do  avião C-130 é constituído por "várias especialidades - pilotos, mecânicos,  médicos, informáticos" e que a equipa médica que integra o grupo "tem como  missão primária tratar da saúde" dos militares portugueses.  

 

   Sobre os perigos que envolvem este tipo de missões, o CEMFA admitiu  que o Afeganistão "é sempre um teatro que envolve risco" mas salientou que  esta já não é a primeira missão e que a FAP está preparada para "assumir  o risco com segurança".  

 

   "A situação do Afeganistão na última semana foi grave, mas esperemos  que seja algo pontual", acrescentou.  

 

   Na última semana dez soldados franceses da NATO morreram num ataque,  quatro afegãos foram mortos acidentalmente por militares da NATO e vários  civis morreram em ataques e em atentados suicidas contra as forças da NATO  no terreno.  

 

   Segundo a FAP, o grupo que parte dia 28 para esta missão de quatro meses  irá operar a partir de Cabul, mas terá como área de acção "todo o teatro  de operações".  

 

   A FAP adiantou ainda que o C-130 que transporta os militares portugueses  virá algumas vezes a Portugal durante os quatro meses, para operações de  manutenção, e que o contingente de 42 militares será renovado nessas ocasiões,  para que mais militares da FAP possam experimentar este género de missões.  

 

   "A missão acaba em Janeiro e depois logo se verá", respondeu o CEMFA  quando questionado sobre um eventual prolongamento da missão.  

 

   Questionado pelos jornalistas sobre a modernização das aeronaves C-130,  o general Luís Araújo frisou que estas estão "perfeitamente preparadas"  para a missão em terras afegãs.  

 

   "Modernizar os C-130 tem a ver fundamentalmente com comunicações e estruturas  para se voar no espaço aéreo europeu, que é complexo e tem um forte tráfego  aéreo e impõe requisitos muito exigentes", acrescentou.  

 

   O comandante da força que parte para o Afeganistão, tenente-coronel  Oliveira, afirmou que toda a preparação foi feita em Portugal e que "os  riscos são os inerentes a estas missões", garantindo que os militares portugueses  conhecem "as ameaças existentes".  
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 03, 2008, 09:45:34 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Ffatosvooafg.jpg&hash=b49fbc87f0606cedf9d486df404f56ab)

Nova versão de fato de voo da Força Aérea dedicada à operação em zonas de deserto

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Femblema501afg.JPG&hash=8836f202e2c24f77c2067bff9418663e)

Nova versão do emblema da Esquadra 501 para zonas de deserto

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fnoticias%2Fpatch_afg_final_2.jpg&hash=feba1cd6c805999f2c497de66fa76629)

Patch da missão


Força Aérea instala o seu Kit de Mobilidade em Kabul (http://http)
Título:
Enviado por: Lancero em Outubro 07, 2008, 05:29:57 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi180.photobucket.com%2Falbums%2Fx137%2FLancero4%2Fsetembro1%2F20081007101328ENLUS0151222912233744.jpg&hash=cfaed1ec0b7726e2667b79a529e38e3b)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi180.photobucket.com%2Falbums%2Fx137%2FLancero4%2Fsetembro1%2F20081007101403ENLUS0151223112233744.jpg&hash=46a350a6990828d1e95bc6096ce93424)

Citar
A German Bundeswehr soldier handles a Portuguese C130 Herkules arriving at the airfield of Bundeswehr camp in Feyzabad, Afghanistan, 07 October 2008.
Título:
Enviado por: Mercurio em Abril 12, 2009, 02:52:23 pm
Aparentemente a FAP está a preparar-se para regressar ao Afeganistão. Para já está a preparar os médicos do três Ramos das Forças Armadas que seguirão para o Hospital do Aeroporto de Cabul, antes do Verão.

A seguir seguirá, de novo, o C130 para dar apoio às eleições no país.
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 18, 2009, 10:08:15 pm
http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... staque.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/377_destaque.pdf)
Título:
Enviado por: cromwell em Junho 28, 2009, 05:24:03 pm
Citar
June 22, 2009 by worldef
In June, the Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa) has received three AM General LLC (part of General Motors Corporation) 1165A1 ECV (Expanded CapacityVehicle) HMMWV (High Mobility Multi-purpose Wheeled Vehicle) 4×4 light armoured vehicles for its TACP (Tactical Air Control Party) teams called by the Air Force service

Destacamento de Controle Aéreo Táctico. The vehicle have an armoured turret fitted with a 12.7mm heavy machine gun, a satellite communicatıons devıce, communication devices and smoke discharging systems.

In Afganistan when deployed with the ISAF (International Security Assistance Force), the Portuguese Air Force TACP´s used the Portuguese Army Panhard General Defense VBL (Véhicule Blindé Léger) M11 fitted with a MG 42-59 light machine gun and devices like the Harris AN/PRC 117F Falcon II multiband radio communication system, Vectronix VECTOR IV laser range finder, Rockwell Collins Inc Precision Lightweight GPS Receiver (PLGR) and the Carl Zeiss Optronics (Pty) Ltd LH-30 MK1 tripod mounted designator.



É este o veículo.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defenseindustrydaily.com%2Fimages%2FLAND_M1165_HMMWV_Side_lg.jpg&hash=a204b9acf6ac5cf3de3d3ba952fd22f1)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 28, 2009, 11:48:26 pm
O veiculo que aparece na foto não tem nenhum dos "extras" que os veiculos da FAP têm. :wink:
Título:
Enviado por: migbar2 em Junho 29, 2009, 12:10:13 am
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O veiculo que aparece na foto não tem nenhum dos "extras" que os veiculos da FAP têm. :wink:





É erro meu, ou eles participaram no desfile militar do 10 de junho ??
Título:
Enviado por: raphael em Junho 29, 2009, 04:01:51 am
não não é erro teu participaram sim com dois Hummvees...mas que por acaso não têm nada a ver com o modelo na foto que o cromwell postou.. de qualquer modo um deles está em exposição da EXPOFAP em Sintra.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Junho 29, 2009, 12:14:16 pm
Citação de: "raphael"
não não é erro teu participaram sim com dois Hummvees...mas que por acaso não têm nada a ver com o modelo na foto que o cromwell postou.. de qualquer modo um deles está em exposição da EXPOFAP em Sintra.


e quantos são?
Título:
Enviado por: raphael em Junho 29, 2009, 06:25:49 pm
lol são três: um todo equipado, um semi equipado e um de reserva digamos despido... :twisted:
Título:
Enviado por: Lancero em Julho 03, 2009, 11:19:52 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi227.photobucket.com%2Falbums%2Fdd66%2Flancero11%2Fjulho09%2F20090701164709PTLUS9857151124646682.jpg&hash=956cd3fbf94eb7b23510b4c659bd4f1c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi227.photobucket.com%2Falbums%2Fdd66%2Flancero11%2Fjulho09%2F20090701164936PTLUS9857166124646697.jpg&hash=d4ae3e4f183e99d8821a89571f5ef3fa)
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Uma equipa médica militar portuguesa de 15 elementos partiu para o Afeganistão onde vai prestar apoio aos efectivos da NATO presentes no país e à população civil de Cabul, 01 Julho 2009. TIAGO PETINGA/LUSA

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PORTUGAL NATO: Equipa médica militar portuguesa parte hoje para o Afeganistão

Lisboa, 01 Jul (Lusa) - Uma equipa médica militar portuguesa de 15 elementos parte hoje para o Afeganistão onde vai prestar apoio aos efectivos da NATO presentes no país e à população civil de Cabul.  

 

    De acordo com fonte do gabinete do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o grupo que parte hoje para a capital do Afeganistão é constituído por dois médicos, um de clínica geral e outro de medicina interna, oito enfermeiros, três socorristas, um fisioterapeuta e um técnico de laboratório, dos três ramos das Forças Armadas.  

 

    Segundo a mesma fonte, o hospital, em Cabul, tem "capacidade de internamento, para pequenas cirurgias, meios de diagnóstico diverso, laboratório de análises e um banco de sangue".  

 

    Actualmente, encontram-se no Afeganistão 87 militares portugueses que com a chegada desta equipa médica passam a 102 ao serviço da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF).  

 

    No final do mês de Julho, devem ser enviados para o país mais 40 militares, que constituem o destacamento de um avião de transporte Hércules C-130, para prestarem apoio às eleições presidenciais no Afeganistão, marcadas para 20 de Agosto.  

 

    Portugal iniciou a participação na ISAF em 2002 com a presença de uma equipa sanitária dos três ramos das Forças Armadas (três meses) e um avião de transporte Hércules C-130 (quatro meses).  

 

    Em Maio de 2004, foi retomada a participação de Portugal na ISAF, já sob comando da NATO, com uma equipa de controladores (nove meses), outra de bombeiros (seis meses) e um destacamento de C-130 da Força Aérea (um ano).  

 

    Em 2005, durante quatro meses, Portugal comandou o Grupo de Comando do Aeroporto de Cabul e, no mesmo ano, contribuiu para a Força de Reacção Rápida (QRF - Quick Reaction Force, em inglês) com uma companhia de infantaria (Exército) e um grupo de controladores aéreos da Força Aérea, que operaram no Afeganistão durante três anos.  

 

    Em 2008, concluída em Agosto a participação na QRF, Portugal passou a contribuir com um destacamento de C-130 para transporte aéreo em todo o território afegão.  

 

    Desde Maio de 2008, Portugal participa também com uma Operational Mentoring Liasion Team (OMLT) que assessora uma unidade de guarnição do Exército Nacional Afegão (Afghan National Army - ANA).  
Título:
Enviado por: Lancero em Julho 03, 2009, 10:12:46 pm
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Afeganistao: Equipa médica militar portuguesa apoia instalação do novo hospital de Cabul  

      *** Por Pedro Sousa Pereira (Texto) e Tiago Petinga (Fotos), enviados da agência Lusa ***    


    Cabul, 03 Jul (Lusa) - Quinze elementos de uma equipa médica militar portuguesa chegaram hoje à capital do Afeganistão, onde vao dar início, nos próximos dias, à instalação de material de um novo hospital situado no Aeroporto Internacional da capital afegã.  

 

    "No futuro, vamos prestar apoio a militares da Força Internacional de Assistência e Segurança  (ISAF) mas também, eventualmente no futuro, a civis de Cabul", disse à agência Lusa um dos médico que desembarcou hoje no Afeganistão na companhia de um cirurgião, oito enfermeiros, três socorristas, um fisioterapeuta e um técnico de laboratório, dos três ramos das Forças Armadas  

 

    Esta equipa que viajou a bordo de um avião de transporte Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa vem aumentar para 102 o número de militares portugueses no Afeganistão, já que até hoje estavam presentes no país 87 elementos dos três ramos das Forcas Armadas.  

 

    À chegada a Cabul, a equipa foi recebida por um grupo de efectivos que compõem o contingente português no Afeganistão, envolvido na Operational Mentoring Liasion Team (OMLT), que assessora uma unidade de guarnição do Exército Nacional Afegão (ANA, sigla em inglês).  

 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703215659PTLUS9866765124665821.jpg&hash=298987eb6553f10b72be4cb166550223)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703214409PTLUS9866767124665744.jpg&hash=b28afe9acb45b91fbb6c64fb6d636a5c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703214725PTLUS9866745124665764.jpg&hash=0b8f6e3a5d1437c31af229b5cae25e92)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703214920PTLUS9866762124665776.jpg&hash=363504317cafaf228485fd8aa5c7f1ec)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703215236PTLUS9866763124665795.jpg&hash=7b9d92d2e74e1bb88957e164144d57c2)




(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703215933ENLUS0178246412466583.jpg&hash=0c4fb888a8d190945dfc196b618182d2)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703215940ENLUS0178246512466583.jpg&hash=24a349b127bcea8963c85bfedea365c3)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703220027PTLUS9866735124665842.jpg&hash=497556de14f0409cccc3e561b053ed2c)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703215603ENLUS0178246012466581.jpg&hash=f65dab2bd227355d92a3cc4dadbf19ac)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi226.photobucket.com%2Falbums%2Fdd255%2Flancero111%2Fjulho09%2F20090703215614ENLUS0178246112466581.jpg&hash=0e46324d20b450902d8e1d9e6bbc1a62)
Título:
Enviado por: cromwell em Julho 03, 2009, 10:44:48 pm
Vai ser optimo quando tivermos C-295 ou, espero eu, F-16 no Afeganistão!
Título:
Enviado por: nelson38899 em Julho 04, 2009, 10:05:05 am
depois de ver estas fotos, fiquei com a ideia que voltamos a enviar uma companhia de comandos, usando para isso a cobertura de que ia treinar os afegãos.
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 04, 2009, 10:37:15 am
Citação de: "cromwell"
Vai ser optimo quando tivermos C-295 ou, espero eu, F-16 no Afeganistão!


C-295 não... Vai é voltar o C-130.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 09, 2009, 12:56:22 pm
Citação de: "nelson38899"
depois de ver estas fotos, fiquei com a ideia que voltamos a enviar uma companhia de comandos, usando para isso a cobertura de que ia treinar os afegãos.


O número de Comandos é bastante inferior a de uma Companhia e a sua missão é bastante diferente da anterior. Eles agora são "guarda-costas", mais nada.
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 21, 2009, 12:48:48 pm
Citar
Equipa Avançada da Força Aérea no Afeganistão

Partiu, no dia 10 de Julho, do Aeródromo de Trânsito Nº 1 - Figo Maduro - a bordo da aeronave C-130, uma equipa multidisciplinar da Força Aérea rumo ao Afeganistão. O objectivo desta equipa avançada, constituída por 15 militares, consiste em assegurar a montagem das infra-estruturas essenciais destinadas ao Destacamento Português da Força Aérea, que vai operar no local a partir de 24 de Julho de 2009, a fim de apoiar o processo eleitoral no Afeganistão.

Constituem esta equipa avançada: um oficial de logística, cinco militares de apoio de infra-estruturas, oito militares do CIS (Communication and Information Systems - Sistemas de Informação e Comunicação) e um militar de apoio às operações.


http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.283&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.283&lang=pt)
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 21, 2009, 12:50:18 pm
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O trabalho da Advance Party

O destacamento da Força Aérea em KAIA (Kabul International Airport) vai trabalhar nos antigos edifícios do comando do aeroporto, competindo à Equipa Avançada (Advance Party) a preparação das instalações e equipamentos.

A preparação das salas de trabalho tem sido uma tarefa árdua pois estas instalações encontravam-se desocupadas e já um pouco degradadas. Para alcançar o êxito desta missão, os militares da Força Aérea têm contado com as boas relações profissionais e de amizade com os elementos de outros países.  É com este espírito de missão que todos os militares da "Advance Team" irão ter as instalações prontas para receber os camaradas do Destacamento Principal, cuja chegada ao teatro de operações está prevista para o próximo dia 24JUL.


https://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.001&lang=pt (https://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.001&lang=pt)
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 21, 2009, 02:36:40 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fesf%2Fconteudos%2Fdestaques%2Flogo_esf_200.jpg&hash=7f01a9b8b4603309bfd50dab1410ea1b)

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Descritivo do Emblema de Missão

Emblema circular, constituído por dois círculos concêntricos, desenhado com as cores do padrão de camuflado de deserto, utilizado pela Força Aérea Portuguesa.

Em primeiro plano, abrangendo ambos os círculos, surge um C130H Hércules, aeronave que cumprirá a missão.

O círculo exterior, dedicado às inscrições, contém na sua parte superior, em língua Inglesa (língua oficial da NATO): “501 SQN - Portuguese Air Force”; referindo a Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa. O flanco esquerdo do emblema ostenta a Bandeira do Afeganistão, nas suas cores originais e, no flanco direito, também nas suas cores originais, está inscrita a Bandeira de Portugal.

Na parte inferior do círculo externo pode ler-se "ISAF - Afghanistan", uma alusão à Força Internacional para a Estabilização do Afeganistão.

O círculo interior, dedicado ao grafismo do emblema, é encimado pelo logótipo da Aliança Atlântica (NATO), sobre um mapa do Afeganistão, o qual tem justaposto uma secção da asa da águia, que simboliza a Força Aérea.

Na parte inferior, do círculo interior, por baixo do C130, está desenhado, em tons mais escuros, o perfil arquitectónico de uma cidade afegã, numa alusão a Cabul, aeroporto onde estará baseado o avião português. Por cima do perfil urbano lê-se: "ESF", uma alusão à missão: "Elections Support Force - Força de Suporte às Eleições".

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.210&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.210&lang=pt)
Título:
Enviado por: Xô Valente em Julho 21, 2009, 02:59:52 pm
Continuo a perguntar-me porque é que só os militares da Força Aérea é que usam o camuflado do deserto. Porque é que os outros militares (Comandos, etc.) não o usam? :roll:
Título:
Enviado por: sivispacem em Julho 21, 2009, 04:33:08 pm
Citação de: "Xô Valente"
Continuo a perguntar-me porque é que só os militares da Força Aérea é que usam o camuflado do deserto. Porque é que os outros militares (Comandos, etc.) não o usam? :roll:


Por acaso é verdade, sim senhor! Até porque se formos a ver bem as coisas, são justmente os elementos da FA aqueles que menos andam 'no chão'... donde com necessidade menor, se é que esta aformação faz sentido.

Penso que uma explicação possível será o facto de a FA tradicionalmente ter fardamentos diferentes dos do Exército e apostar no que me parece ser uma melhor qualidade. E mais uma vez puseram em prática este princípio.

CPmts,
Carlos Ferreira
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 21, 2009, 06:29:38 pm
Citação de: "Xô Valente"
Continuo a perguntar-me porque é que só os militares da Força Aérea é que usam o camuflado do deserto. Porque é que os outros militares (Comandos, etc.) não o usam? :roll:


Eu acho que o problema não é a Força Aérea usar camuflado do deserto, mas sim o Exército não usar (apesar de já diversas vezes ter lido aqui no forum a justificação disso).

Relembro que cada ramo (Exército, Marinha e Força Aérea) tem equipamentos diferentes entre si, a Força Aérea tem as suas forças com um certo equipamento e o Exército tem as suas forças com outro, por isso é que o TACP e a UPF (da Força Aérea) tinham camufados de deserto e G-36, enquanto que os Comandos e os Pára-quedistas (do Exército) tinham camuflados verdes e G-3 ou Galil.
Título:
Enviado por: Xô Valente em Julho 21, 2009, 09:10:01 pm
Mas o camuflado da FA parece ser o DPM, o do Exército, só que no padrão do deserto. Porque o camuflado "normal" da Força aérea é o Woodland.
Título:
Enviado por: Instrutor em Julho 23, 2009, 09:50:03 am
Avião C130 regressa a Base Aérea nº 6 (Montijo) com 41 militares a bordo, após a descolagem os pilotos detectaram anomalias no avião.

Fonte noticiosa da RFM. 8.30 AM
Título:
Enviado por: Miguel Silva Machado em Agosto 05, 2009, 06:51:47 pm
Portaria n.º 741/2009 de 17 de Julho de 2009, Autoriza o CEMGFA a aprontar, sustentar e empregar um contingente nacional da Força Aérea para integrar a ISAF, no Afeganistão, sob comando da OTAN, no período de 27 de Julho a 24 de Outubro de 2009 (doc. 14).

http://www.operacional.pt/legislacao-so ... es-de-paz/ (http://www.operacional.pt/legislacao-sobre-missoes-de-paz/)
Título:
Enviado por: ShadIntel em Agosto 07, 2009, 10:42:42 pm
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41 militares em missão de risco no Afeganistão

Um destacamento da Força Aérea está já há duas semanas na capital iraquiana ( :roll: ), onde realiza operações de apoio às autoridades afegãs na preparação das eleições do próximo dia 20.

Numa altura em que a violência tem aumentado no país, o comandante deste destacamento faz o relato de uma operação que acarreta desafios diários.

Tenente Coronel César Rodrigues dá o exemplo até duma aterragem do C130, que devido a ameaças “foi necessário usar uma série de manobras agressivas e procedimentos”.

Com o aproximar das eleições as actividades terroristas têm-se intensificado na capital. “Assistimos nesta altura a uma certa deslocação das actividades terroristas para os centros de decisão de Cabul, pois os rebeldes sabem que qualquer notícia vinda desta área é mais mediática”.

Motivos que fazem desta uma missão de risco médio-alto, inclusive na zona onde estão existe o perigo de lançamento de rockets.

Num país sete vezes maior do que Portugal, extremamente montanhoso e com falta de vias terrestres, a missão da Força Aérea portuguesa desempenha uma papel fundamental na preparação em segurança das próximas eleições.

Este destacamento vai operar ainda até 24 de Outubro no Afeganistão.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.asp ... &did=65763 (http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=65763)
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Enviado por: Lightning em Agosto 21, 2009, 11:20:45 am
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Comunicações e Sistemas de Informação – CIS

O “CIS” (Communication and Information Systems – Comunicações e Sistemas de Informação) a operar em Cabul é uma unidade fundamental de apoio ao Destacamento.

Composta por três militares (um Tenente e dois Sargentos) esta unidade instala, mantém e controla todos os sistemas de comunicações necessários para o desempenho da missão.

O dia-a-dia do CIS divide-se por várias áreas: apoio às operações aéreas (comunicações de longa distância com a aeronave em HF), comunicações internas do Destacamento (via rádio e redes internas), comunicação do Destacamento para o exterior (telefones, mensagens formais para os escalões militares superiores, Internet, comunicações via Satélite, etc), até ao apoio à área de lazer, ajudando a resolver problemas de comunicações em equipamentos informáticos e redes sem fios (wireless).


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.011 (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.011)
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 21, 2009, 11:22:34 am
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Raven Team – A equipa de protecção próxima da aeronave e da tripulação

Uma das áreas funcionais da estrutura orgânica do Destacamento da Força Aérea em KAIA é a Raven Team. Esta componente integra uma  equipa táctica da Unidade de Protecção da Força (UPF) da Polícia Aérea, composta por sete militares possuidores de diversas valências tácticas, que tem a seu cargo a responsabilidade de levar a cabo a protecção próxima da aeronave e da respectiva tripulação no decurso das missões.

Genericamente, a UPF é uma força de cariz expedicionário, directamente dependente do Tenente General Comandante Operacional da Força Aérea, cuja missão primária consiste na defesa e protecção das forças destacadas da Força Aérea Portuguesa nos diferentes Teatros de Operações.

A constituição da UPF veio, assim, dar resposta à necessidade de protecção de recursos humanos e materiais, induzida pelo crescente empenhamento operacional dos meios aéreos em teatros de operação de grande complexidade, caracterizados, sobretudo, pela presença de ameaça real no solo, com capacidade efectiva de atentar contra a segurança da aeronave e/ou da tripulação.

Envergando o uniforme de combate completo, cujo peso ronda entre os 30 e os 40 Kg em armamento e equipamento, os elementos que integram a Raven Team do Destacamento da Força Aérea em KAIA não têm uma tarefa fácil. Participam em todas as missões realizadas pela aeronave no teatro de operações do Afeganistão, efectuando o controlo minucioso de entrada e de saída de passageiros, salvaguardando o acesso ao cockpit, monitorizando e interpretando, em permanência, todo o tipo de sinais emergentes no solo e estabelecendo um perímetro efectivo de segurança próxima de 360 graus, em redor da aeronave.


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.012 (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.012)
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Enviado por: Lightning em Agosto 21, 2009, 11:24:14 am
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A Célula de Apoio à Missão

A célula de Apoio à Missão (Mission Support) da Força Nacional Destacada, em Cabul, engloba as posições de Informações (Intelligence) e Planeamento da Missão (Mission Support).

Os Sistemas de Comunicações e de Informação aqui disponíveis permitem ao Comandante não só assegurar a Cadeia de Comando Nacional, bem como estabelecer com a estrutura da International Security Assistance Force (ISAF) os contactos necessários ao cumprimento da missão.

Para a preparação de qualquer missão da aeronave o Mission Support é responsável por monitorizar permanentemente a área de operações, recolhendo e analisando toda a informação pertinente (Intelligence) a fim de permitir às tripulações o conhecimento adequado relativamente a eventuais ameaças que possam colocar em perigo a aeronave bem como os passageiros e a carga.

Assim, após a recepção da ordem de missão diária (ATO-Air Tasking Order), o Mission Support recolhe toda a informação pertinente relativa à sua execução, como a quantidade e tipo de material a transportar, os aeródromos de destino, o espaço aéreo e os procedimentos em vigor, típicos de um cenário destas características.

Após a análise de toda a informação, ela é disponibilizada aos tripulantes sob diversas formas (mapas, notebooks, etc) e através do briefing da missão, que se realiza normalmente duas horas antes da descolagem da aeronave.

Durante a execução de missão, o Mission Support continua activo, pronto a receber qualquer informação da tripulação, quer estejam em voo ou aterrados nos aeródromos de destino. No final recolhem ainda, junto dos tripulantes, todos os dados relativos à missão, bem como qualquer outra informação pertinente que exija o seu relato para a Cadeia de Comando Nacional ou para a ISAF.


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.213&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.213&lang=pt)
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Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2009, 08:33:05 pm
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Missão de Sustentação

No dia 21 de Agosto, pelas 14:20, hora de Cabul, aterrou no aeroporto de Kaia, mais um C-130 da Esquadra 501, numa missão de sustentação para as tropas portuguesas destacadas no Afeganistão.

Transportando carga diversa para as actividades do Exército e da Força Aérea, esta aeronave permaneceu apenas o tempo suficiente para efectuar a descarga do material tendo regressado a Lisboa, cerca de duas horas depois.

A Esquadra 501 realiza missões de sustentação para as Forças Nacionais Destacadas (FND) no Afeganistão desde 2004, garantindo assim os meios que permitem manter a operacionalidade destas forças no teatro de operações. Neste período, 2004 a 2009, foram efectuadas 683 missões, transportando 15.603 pessoas e 2.786 toneladas de carga, num total de 2.114 horas de voo.


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.014&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.014&lang=pt)
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2009, 08:34:43 pm
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Missões do C-130

Decorrido cerca de um mês desde o início deste Destacamento, a aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa realizou, ao serviço do ISAF, 7 missões operacionais, tendo transportado 326 passageiros e mais de 15 toneladas de carga, num total de 33 horas e 40 minutos de voo.

Materializa-se desta forma a contribuição deste Destacamento no âmbito da ESF (Elections Support Force) ajudando a criar as condições para a realização das eleições neste território e auxiliando a ISAF e as Forças de Segurança Nacional Afegãs (ANSF) no sentido de garantir a segurança e estabilidade no Afeganistão.


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.015 (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.015)
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2009, 08:36:04 pm
Carta de apreço

http://www.emfa.pt/esf/conteudos/destaq ... apreco.pdf (http://www.emfa.pt/esf/conteudos/destaques/cartaapreco.pdf)
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Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2009, 08:37:26 pm
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Medal Parade

No dia 30 de Agosto, pelas 10:00 locais, teve lugar junto ao C-130 do Destacamento da Força Aérea Portuguesa, a cerimónia de atribuição da medalha da NATO, aos militares destacados no Afeganistão.

Numa cerimónia presidida pelo Comandante de Kaia, Coronel Wojciech Pikula e contando ainda com a presença do Senior National Representative (SNR) Português, Coronel Duarte Costa, os militares portugueses foram agraciados com a medalha “Non-Article 5”.

Na sua alocução o Coronel Pikula referiu-se ao Destacamento da Força Aérea Portuguesa, como sendo de grande relevância no âmbito da ISAF e da Election Support Force, na qual Portugal está integrado.

Neste evento foram também agraciados com a mesma condecoração, militares da área da saúde, do Exército, da Marinha e da Força Aérea que prestam serviço no hospital ROLE2 em KAIA.

A medalha “Non-Article 5” é atribuída a militares ou civis pelos serviços prestados no Afeganistão, no âmbito da NATO, por um período superior 30 dias.


http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.216&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=045.216&lang=pt)
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 04, 2009, 08:51:32 pm
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Título:
Enviado por: ShadIntel em Setembro 04, 2009, 09:00:38 pm
Já poderiam ter pensado num nome genérico - ou alcunha "oficial" - que soe melhor do que medalhas Article 5 / Non Article 5.  :?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Setembro 28, 2009, 12:39:48 pm
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A Caminho de Cabul

No dia 17SET09 descolou do Montijo com destino a Cabul, Afeganistão, um C‑130 da Força Aérea Portuguesa levando a bordo o contingente militar de 41 elementos que integram a 2ª rotação do Destacamento da Esquadra 501 “Bisontes”, baseado no aeroporto da capital afegã e a operar no âmbito da Força Internacional de Apoio e Segurança (ISAF) da NATO.

A cerimónia de despedida, realizada na Base Aérea N.º 6 (BA6), Montijo, foi presidida por Sua Excelência o Comandante Operacional da Força Aérea, Tenente‑General PILAV José Maria Pessoa, que aproveitou ainda o momento para dirigir palavras de incentivo aos militares presentes e desejar-lhes votos de uma boa missão.

Concluída a cerimónia, e quando pouco passava das 11 horas da manhã, o C‑130H, N/C 16804, descolou da pista “26” da BA6 rumo à Grécia, onde aterraria por volta 16:40, hora de Lisboa, na Base Aérea de Suda Bay, localizada no norte da ilha de Creta.

Cumprida a primeira etapa do trajecto, novo troço se seguiria no dia 18SET09. Desta feita o destino era Mascate, capital do Sultanato de Omã, um pequeno país banhado pelas tépidas águas do Indico, na extremidade oriental da Península Arábica. Porém, antes da descolagem de Creta os mecânicos da Força Aérea tiveram ainda tempo para pôr em prática as suas reconhecidas competências técnicas, reparando com notável proficiência uma avaria detectada no compensador do estabilizador horizontal.

Aprontada a aeronave, a descolagem não se fez tardar. Decorridas cerca de 7H30 de voo, o “Bisonte” 16804 pisava finalmente a pista do Aeroporto Internacional de Mascate. Após pernoita na terra que Afonso de Albuquerque conquistou em 1507, e onde ainda hoje perduram vestígios dos portugueses que por lá se demoraram século e meio, o contingente militar seguiu então viagem rumo ao seu destino final.

Eram 11:55, hora de Lisboa, 15:25 em Cabul, quando o C-130 da Força Aérea tocou a pista do Aeroporto Internacional da capital da República Islâmica do Afeganistão. Para a maior parte dos militares a bordo tratava-se do regresso a uma terra já conhecida de anteriores missões, mas ainda e sempre enigmática; para os iniciados era o primeiro contacto com uma realidade por descobrir.

À chegada, elementos do contingente cessante aguardavam na placa do aeroporto, com indisfarçável satisfação estampada nos rostos, os camaradas que dentro em pouco os haveriam de render.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.019&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.019&lang=pt)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Setembro 28, 2009, 12:41:17 pm
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Destacamento C-130 no Afeganistão - Rendição da 1ª Rotação

No passado dia 19SET09 teve lugar a rendição da segunda rotação do destacamento da Força Aérea Portuguesa no Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA), Afeganistão. O efectivo rendido regressou a Portugal na mesma data, a bordo do C-130, N/C 16806, após ter permanecido cerca de dois meses no Teatro de Operações, onde, sob os auspícios da NATO/ISAF, integrou o contingente internacional de apoio ao processo eleitoral em curso naquele país da Ásia Central.

Composta por 41 militares altamente motivados para o cumprimento da missão que lhes foi confiada, a segunda e última rotação do destacamento português em KAIA assumiu funções no Teatro de Operações sob o Comando do TCOR/PILAV António Santos. Os militares da Força Aérea permanecerão em terras afegãs por um período de mês e meio, estando previsto o seu regresso a Portugal no final do próximo mês de Outubro.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.020&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.020&lang=pt)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Setembro 28, 2009, 12:43:09 pm
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2ª Rotação do Destacamento – C-130 regressa aos céus afegãos

Dois dias após a chegada da 2ª Rotação do Destacamento foi retomada a actividade operacional do C-130 da Força Aérea no Teatro de Operações do Afeganistão.

O primeiro voo efectuado pela aeronave portuguesa ao serviço da ISAF teve como destino dois aeródromos localizados na parte ocidental do território afegão, inseridos na zona do Comando Regional Oeste da NATO, tendo sido transportados 25 passageiros e 20.062 Kg de carga.

Desde o dia 27JUL09, data de início da actividade operacional do Destacamento, até ao momento, o C-130 da Força Aérea efectuou 19 missões num total de 72 horas de voo, transportando 696 passageiros e 56.573 Kg de carga.

Fabricado pelo gigante norte-americano da indústria aeronáutica, Lockheed Martin, o Hércules C-130 é um avião de asa alta equipado com quatro motores turbo‑propulsores, tendo sido inicialmente concebido para o transporte aéreo táctico e logístico de tropas e carga. Contudo, dadas as suas características particulares, nomeadamente robustez, versatilidade, autonomia e capacidade de operação em pistas improvisadas e de reduzida dimensão, esta aeronave foi sendo sucessivamente adaptada para a realização de um número crescente de missões, de entre as quais se destacam o lançamento de tropas pára‑quedistas, a busca e salvamento, o reabastecimento e reconhecimento aéreos, o combate a incêndios e a evacuação aeromédica.

A ampla panóplia de capacidades operacionais, a par dos elevados índices de fiabilidade e durabilidade, fazem com que esta aeronave, que conta com cerca de 40 versões, seja desde há muito uma das mais comuns nas forças armadas de todo o mundo, estando presente no inventário de meios aéreos de mais de 50 países.

Na Força Aérea Portuguesa o C-130 é operado desde 15 de Setembro de 1977 pela Esquadra 501 “Bisontes”, sedeada na Base Aérea N.º 6, Montijo.

Contabilizando perto de 70.000 horas de voo, a frota C-130 da Força Aérea percorreu os cinco Continentes executando missões nos mais diversos, complexos e delicados teatros de operações. Angola, Moçambique, Guiné, Timor-Leste, Ruanda, Congo, Líbano, Iraque, Balcãs, Chade e Afeganistão, são apenas alguns dos locais que constam do extenso rol de cenários de empenhamento em que os “Hércules” portugueses deixaram bem demonstrada a sua eficácia operacional.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.021&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.021&lang=pt)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Setembro 28, 2009, 12:49:33 pm
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Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Setembro 28, 2009, 12:55:03 pm
Fotos de Franceses no Afeganistão

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fesf%2Fconteudos%2Fgaleria%2Fimgmes%2Fsv582009l.jpg&hash=ebcc8ddb78292476bd6b73d464bc74dc)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fesf%2Fconteudos%2Fgaleria%2Fimgmes%2Fsv802009l.jpg&hash=2f5ad222a0cc42d8e4701db6ecd288ae)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 08, 2009, 06:50:11 pm
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Destacamento C-130 - Actividade Operacional no Afeganistão

Em operação a partir do Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA) desde finais de Julho, o C-130 da Força Aérea destacado em missão de serviço no Afeganistão, sob a égide da NATO/ISAF, já contabilizou até ao momento 27 missões de transporte aéreo, tendo transportado 1.261 passageiros e 133.700 Kg de carga, num total de 113 horas de voo.

Possuindo como área de operação os 652.230 quilómetros quadrados que compõem o território afegão, a aeronave portuguesa tem vindo a operar sem quaisquer limitações de carácter técnico.

Não obstante, a especificidade do Teatro de Operações – em que as infra-estruturas aeronáuticas nem sempre oferecem as melhores condições e onde o grau de ameaça presente pode atingir níveis bastante significativos – acaba, naturalmente, por criar constrangimentos acrescidos no âmbito da actividade operacional. Tal facto exige de todos um cuidado sistemático e redobrado, não só no plano da execução das missões, onde, importa dizer, a tripulação tem sabido opor-se às adversidades com dedicada entrega e notável profissionalismo, mas também no tocante ao aprontamento da aeronave, à preparação das missões e a todo o esforço de apoio que lhes está associado.

Com efeito, convém recordar que o bom desempenho entretanto alcançado acaba por ser resultado da conjugação de esforços de todo o Destacamento e cuja expressão prática tem vindo a traduzir-se num contagiante espírito de empenhamento solidário, estritamente direccionado para o cumprimento da missão. Do comando à tripulação, das operações e Intel às comunicações, da manutenção à logística, da saúde à informação e à segurança, a total entrega dos militares portugueses envolvidos na operação do C‑130 da Força Aérea em território afegão constitui, de forma esclarecedora, factor determinante dos bons resultados até agora obtidos.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.025&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.025&lang=pt)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: nelson38899 em Outubro 19, 2009, 02:22:48 pm
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O C-130 que está no Afeganistão a apoiar as eleições regressa no final deste mês, mas existe «disponibilidade» para prolongar a missão, caso surja um pedido da NATO, adiantou esta segunda-feira o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, citado pela Lusa.

No âmbito do colóquio «Economia, Tecnologia e Logística de Defesa», em Lisboa, o general Luís Araújo afirmou que o pedido para continuar em território afegão «não foi formulado» mas que a Força Aérea estará «muito atenta e disponível para fazer o que for necessário».

Depois das eleições presidenciais de Agosto, existe a possibilidade de uma segunda volta, que irá opor os dois candidatos mais votados, Hamid Karzai e Abdullah Abdullah.

«Esta missão do C-130 era claramente de apoio ao processo eleitoral, o nosso avião, e nós não temos nenhum pedido para continuar a missão, regressará no fim de Outubro», acrescentou.

Portugal tem desde o final de Julho uma aeronave Hércules C-130 com cerca de 40 militares a operar no Afeganistão, em apoio à Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, sigla em inglês) durante o período eleitoral.

Questionado pelos jornalistas sobre a capacidade dos C-130 [utilizados para transporte de tropas e material para o Afeganistão], o CEMFA disse que o processo de modernização dos aviões inscrita na Lei de Programação Militar (mas que está atrasado) vai permitir a sua utilização «pelo menos por mais 10 a 15 anos». http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacio ... -4555.html (http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/c130-afeganistao-portugal-forca-aerea-militares-tvi24/1096765-4555.html)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Vicente de Lisboa em Outubro 21, 2009, 06:03:12 pm
Missão de apoio eleitoral... vem aí a 2ª volta... acho que vão ficar.
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 24, 2009, 11:52:49 am
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C-130 da Força Aérea Transporta Alta Entidade da NATO

No passado dia 12 de Outubro, o C-130 da Força Aérea Portuguesa destacado em território afegão foi incumbido pelo Air Lift Coordination Center (ALCC) da ISAF de realizar o transporte de uma das mais altas entidades da NATO.

Eram 9:36, hora de Cabul, quando o “Bisonte” 16804 descolou do Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA) com destino a Kandahar, no sul do Afeganistão, levando a bordo o Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), Almirante James Stavridis, e respectiva comitiva.

De nacionalidade norte-americana, o Almirante James Stavridis é o 16º SACEUR da história da NATO, tendo sido empossado nesta função no final do mês de Julho do corrente ano.

O Comandante Supremo Aliado, cargo exercido por um oficial general de quatro estrelas norte-americano durante um período de três anos, é o responsável máximo do Allied Command Operations (ACO), órgão da Aliança Atlântica, localizado na cidade belga de Mons, no qual recai a responsabilidade pelo controlo das operações executadas pela NATO em todo o mundo. A ISAF, por exemplo, está na dependência do ACO através de um seu comando subordinado, o Allied Joint Force Command Brunssum.

O Almirante James Stavridis acumula ainda o Comando das forças norte-americanas estacionadas na Europa (EUCOM).

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.026&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.026&lang=pt)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 24, 2009, 11:55:19 am
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“KAIA Norte” – O Novo Complexo Militar da ISAF em Cabul

Em Maio último entrou formalmente em funcionamento um novo aquartelamento situado na zona norte do Aeroporto Internacional de Cabul. Baptizado como “KAIA Norte”, este complexo militar, cuja construção foi iniciada no Outono de 2007 sob administração directa da NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), constitui o maior projecto de construção levado a cabo pela NATO em período de conflito.

O ponto de partida do plano de edificação de um APOD (Airport Protection Overlay District) em KAIA remonta ao ano de 2006, altura em que a NATO e as autoridades afegãs acordaram a relocalização das facilidades detidas a sul, tendo por objectivo o cumprimento de dois desideratos: dotar a ISAF de melhores condições de operação e segurança; conceder espaço para a futura expansão da componente civil do Aeroporto.

Projectado sobre um campo de sucata de material bélico, despojo dos tempos da invasão soviética, o complexo de KAIA Norte foi edificado segundo uma lógica de ocupação funcional do espaço, em claro contraste com a realidade arquitectónica, mais ou memos anárquica, do Campo Sul (onde se encontra instalado o Destacamento português, a par de outros contingentes como o francês, o belga ou o holandês) cuja evolução foi sendo, em boa verdade, ditada quer pelas necessidades que entretanto foram emergindo, quer pelas orientações particulares emanadas pelas diferentes Lead Nation que desde 2001 exerceram o comando de KAIA.

Com um custo total aproximado de 53 milhões de euros, o Campo Norte tem, desde já, capacidade para albergar um efectivo de 2000 pessoas, acolhendo um conjunto alargado de facilidades, de entre as quais se destacam o Comando e respectivas áreas funcionais, um terminal de embarque, infra‑estruturas de manutenção e apoio, alojamentos, espaços desportivos e recreativos, refeitório, estações de tratamento de águas e de lixo, tanques de armazenamento de combustível e duas centrais eléctricas. Todo o aquartelamento está rodeado pelos apropriados meios de protecção e os edifícios foram construídos de acordo com elevados padrões de segurança, garantido protecção eficaz em caso de rebentamentos.

KAIA Norte conta ainda com um hospital tipo Role 2E. Trata-se de uma unidade de saúde dotada de um número razoável de valências (medicina interna, cirurgia, oftalmologia, medicina dentária, ortopedia, psiquiatria e anestesiologia), que presta apoio sanitário não só aos militares da ISAF mas também aos militares afegãos e às populações locais. Esta infra-estrutura, cujo custo ascendeu a mais de 11,5 milhões de euros, integra actualmente 119 elementos de seis nacionalidades. Portugal encontra-se entre as nações participantes contribuindo com um Destacamento Médico composto por 16 militares (1 comandante; 2 médicos; 8 enfermeiros; 1 técnico de laboratório; 1 fisioterapeuta e 3 socorristas) dos três ramos das Forças Armadas. A equipa de saúde portuguesa, cuja preparação, coordenação e comando foi conferida à Força Aérea, iniciou funções a 3 de Julho último e permanecerá em KAIA por um período de um ano.

De acordo com informação avançada pela ISAF, espera-se que a migração de sul para norte esteja definitivamente concluída no final do corrente ano.

Para breve está também agendada a instalação em “KAIA Norte” do Quartel-General do ISAF Joint Command (IJC), uma nova estrutura de topo daquela força militar, comandada por um general de três estrelas e actualmente localizada na cidade de Cabul, sobre a qual recai a responsabilidade pela execução de todas as operações tácticas realizadas no teatro de operações do Afeganistão.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.027 (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.027)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 24, 2009, 11:57:46 am
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C-130 Efectua Transporte de Elementos do Comité Militar da NATO

No pretérito dia 14 de Outubro, pouco passava das 8:20 da manhã, hora de Cabul, quando o C‑130 da Força Aérea Portuguesa descolou de KAIA (Kabul International Airport) com destino a Herat, capital da Província afegã com o mesmo nome, situada no noroeste do país, levando a bordo uma vasta comitiva composta por elementos do Comité Militar da Aliança Atlântica.

O Comité Militar da NATO é um órgão cuja principal responsabilidade consiste em recomendar ao Conselho da Aliança, a mais alta estrutura política decisora daquela Organização, as medidas entendidas por necessárias para a defesa dos interesses comuns da NATO e para a implementação de decisões em matéria de operações militares. Neste sentido, o Comité Militar constitui um elo fundamental entre o processo de decisão política e a estrutura militar da NATO.

O C-130 da Força Aérea Portuguesa foi mais uma vez incumbido de realizar uma importante missão de transporte VIP (Very Important Person) no Teatro de Operações, facto que naturalmente nos enche de orgulho, já que a preferência pela aeronave portuguesa é amplamente demonstrativa da excelente imagem de segurança, competência e profissionalismo que merecidamente granjeamos junto dos órgãos decisores da ISAF.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.028 (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.028)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 24, 2009, 11:59:49 am
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Militares Portugueses Regressam a Casa

Hoje, dia 21 de Outubro, pouco passava das 16:30, hora de Cabul, quando o C-130 N/C 16803 da Força Aérea Portuguesa levantou voo do Aeroporto Internacional de Cabul rumo a Portugal, onde deverá chegar na próxima sexta-feira por volta das 14:00 locais.

A bordo seguiram um total de 56 militares portugueses que ao longo dos últimos seis meses integraram a equipa OMLT (Operational Mentor Liaison Team) de Divisão, estacionada em KAIA, bem como as equipas OMLT de Guarnição, Protecção da Força e Apoio, baseadas em Camp Warehouse, aquartelamento localizado nas imediações da capital afegã.

No momento do embarque era por demais evidente a expressão de satisfação estampada nos rostos dos militares portugueses que agora regressam a casa, a bordo de uma aeronave da Força Aérea, após o cumprimento de mais uma missão no exterior, sob a égide da NATO/ISAF (International Security Assistance Force).

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.029 (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.029)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 24, 2009, 12:05:43 pm
Militares do Exército e da Força Aérea junto ao C-130
http://www.emfa.pt/esf/includes/janelaI ... 52010l.jpg (http://www.emfa.pt/esf/includes/janelaImgMes.php?lang=pt&desc=&file=sv152010l.jpg)

Militares Alemães
http://www.emfa.pt/esf/includes/janelaI ... 42010l.jpg (http://www.emfa.pt/esf/includes/janelaImgMes.php?lang=pt&desc=&file=sv142010l.jpg)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Outubro 26, 2009, 11:45:07 pm
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Fim da Actividade Operacional do Destacamento da Força Aérea no Afeganistão

A aeronave C-130 destacada no Teatro de Operações do Afeganistão concluiu no passado dia 24 de Outubro a actividade operacional em que esteve empenhada ao serviço da NATO/ISAF, no âmbito do Election Support Forces.

Durante um período de cerca de três meses, a aeronave da Força Aérea realizou 37 missões de transporte aéreo táctico na Joint Operations Area, tendo transportado 1.751 passageiros e 206.015 Kg de carga, num total de 152 horas de voo.

Operando num cenário de empenhamento extremamente exigente (dadas as características da ameaça presente, da morfologia do terreno e das condições de algumas infra-estruturas aeronáuticas) mas que não constitui novidade para a Esquadra 501, em cujo vasto historial se inscrevem anteriores campanhas realizadas em 2004, 2005 e 2008, os “Bisontes” voltaram a cruzar os céus afegãos e a revisitar lugares como Kandahar, Feyzabad, Farah, Herat, Chaghcharan, Shindand, Mazar‑e‑Shariff e Bagram.

O contingente de 41 militares que integraram o Destacamento inicia a viagem de regresso a Portugal no próximo dia 26 de Outubro, estando prevista a sua chegada à Base Aérea N.º 6, Montijo, pelas 13:00 do dia 28.

http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.031&lang=pt (http://www.emfa.pt/esf/detalhe.php?cod=035.031&lang=pt)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 11, 2009, 12:46:26 pm
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: LuisC em Dezembro 26, 2009, 01:51:19 pm
TACP no Afeganistão:
(minuto 25.20)
http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/telej ... &post=5346 (http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/telejornal/?k=1-parte-do-Telejornal-de-2009-12-25.rtp&post=5346)

Cumps
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 29, 2009, 06:18:51 pm
Sabem o que eu acho, acho que vamos ter os militares da FAP com um camuflado indicado para aquele TO, com armamento moderno, com viaturas prórpias e o Exército não. Palhaçada...Ó CEMFA aceita de volta os Páras se faz favor, assim não dá!
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Dezembro 30, 2009, 01:41:56 am
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Sabem o que eu acho, acho que vamos ter os militares da FAP com um camuflado indicado para aquele TO, com armamento moderno, com viaturas prórpias e o Exército não. Palhaçada...Ó CEMFA aceita de volta os Páras se faz favor, assim não dá!

Ó Cabeça tem calma homem  :wink: , eu acho que não é assim tão mau, penso que o pessoal do TACP vai usar o mesmo camuflado que o dos Comandos exepto se operar isolado, os Hummvee da Força Aérea e do Exército acham que são iguais, nas armas é que tens razão, a G-36 é mais moderna que a G-3, apesar de haver discussões sobre qual é a melhor arma a usar no Afeganistão.

Pessoalmente gostava que toda a QRF usasse o camuflado de deserto da FAP, mas também há a opinião de que o camuflado verde é melhor pois nos confunde com os militares Afegãos...
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Fevereiro 22, 2010, 11:11:10 pm
Viaturas HMMWV da Força Aérea Portuguesa

http://www.emfa.pt/www/includes/mostraV ... ile=humvee (http://www.emfa.pt/www/includes/mostraVideo.php?lang=pt&file=humvee)

http://www.emfa.pt/www/includes/mostraV ... istao_sicn (http://www.emfa.pt/www/includes/mostraVideo.php?lang=pt&file=afeganistao_sicn)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: raphael em Fevereiro 22, 2010, 11:38:03 pm
A protecção "anti-rockets" está interessante, mas um pormenor... se em caso de emergência tiver que se abandonar a viatura...os ocupantes dos lugares traseiros não podem sair ao mesmo tempo que os da frente, há que primeiro abrir a porta da frente e só depois a de trás... e espero que tenham resolvido o problema da falta de blindagem inferior. E com tanto investimento podiam ter investido numa torre de tiro comandada do interior, para não ir o tuga com o pescoço de fora... :G-bigun:
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: cromwell em Fevereiro 23, 2010, 02:17:47 pm
Gostava de saber, se equiparam dois veiculos com protecção anti-rocket, porque é que não equiparam os outros hummve´s? :twisted:
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 23, 2010, 03:12:13 pm
Não sabemos se os outros Hummer do Exército estão ou não equipados com esse sistema de protecção...alguém já viu imagens dos últimos veículos embarcados no An-124 que esteve a semana passada em Beja?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Fevereiro 23, 2010, 04:01:57 pm
Citação de: "cromwell"
Gostava de saber, se equiparam dois veiculos com protecção anti-rocket, porque é que não equiparam os outros hummve´s? :twisted:

Porque esses dois são da Força Aérea, o Exército equipa os dele como achar melhor, o que não quer dizer que seja da mesma maneira que a Força Aérea.
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lancero em Fevereiro 24, 2010, 05:09:17 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Não sabemos se os outros Hummer do Exército estão ou não equipados com esse sistema de protecção...alguém já viu imagens dos últimos veículos embarcados no An-124 que esteve a semana passada em Beja?

Os que estavam em cima dos atrelados em Alcochete, há duas semanas, não as tinham. Mas não me surpreende que venham a ter, já que na anterior "comissão" as viaturas tinham essa protecção.
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: cromwell em Março 24, 2010, 01:52:17 pm
Citar
Posted on March 23, 2010 by worldef
Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa-FAP) has launched a procurement process to procure light armoured vehicles for its special forces unit UPF (Unidade de Protecção da Força). Note that the PoAF TACP team has received three AM General LLC M1165A1 W/B3 4×4 light armoured vehicles in June of 2009, two of them being sent to Afghanistan.

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http://poadu.wordpress.com/ (http://poadu.wordpress.com/)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: raphael em Março 24, 2010, 03:01:19 pm
...espero que não sejam humvee's...
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 24, 2010, 05:12:56 pm
Como poderiam ser, se a empresa construtora faliu? Agora vão ter que arranjar outro fornecedor (tanto a FAP como o Exército).
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 11, 2011, 07:24:54 pm
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ISAF - Missão Piloto do F16 no Afeganistão

10-01-2011

Terminou no passado dia 09 de Janeiro, a missão do Capitão Luis Silva, piloto do F16 que se encontrava no Afeganistão ao serviço do Destacamento Belga.Afeg Piloto F-16

Durante a sua missão, que durou cerca de 2 meses e meio, o Capitão Silva efectuou 32 missões GCAS (Groud Alert Combat Alert Support) tendo em duas delas sido atribuido para missões de TIC (Trops in Contact). Estas missões TIC levaram ao acompanhamento e localização, com base nos sensores de bordo, de insurgentes e de locais onde estes se refugiaram, com a posterior intervenção e apreensão de material pelos militares americanos no terreno.

No total o Capitão Luis Silva realizou um total de 101H e 50M de voo.

http://www.emgfa.pt/pt/noticias/256
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: HSMW em Fevereiro 25, 2011, 06:53:21 pm
Portuguese help build the foundation for the Afghan Air Force's 'Big Air School'
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi602.photobucket.com%2Falbums%2Ftt104%2Fvor033%2F7865b05e.jpg&hash=d7e4db92d02a46ba8bc97ed4eb636bb4)
Citar
Lt. Col. Jose Matines, Portuguese Air Force Team Leader at Pohantoon-e-Hawaye, the Afghan air force's "Big Air School" and non-commissioned officer and education developer, works at PeH putting together course material to be taught to Afghan soldiers and airman.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi602.photobucket.com%2Falbums%2Ftt104%2Fvor033%2Fb85da039.jpg&hash=9d30ff5a3a7b780ebf3efe6a7a3b44a4)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi602.photobucket.com%2Falbums%2Ftt104%2Fvor033%2Fe8b23c87.jpg&hash=b589e9a8ba36bd8e070654235d9e6e44)
Citar
Portuguese Air Force members working at Pohantoon-e-Hawaye, the Afghan air force's "Big Air School" putting together course material for a non-commissioned officer and general education courses to be taught to Afghan soldiers and airman.

http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?194518-Today-s-Photos-Tuesday-February-22nd-2011
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: alphaiate em Fevereiro 28, 2011, 11:19:55 am
A fap abandonou o seu camuflado de deserto em favor do das OFGE?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Março 12, 2011, 10:39:32 am
Citação de: "brunopinto90"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "brunopinto90"
Estava a falar dos F-16, mas em geral, como qualquer caça para poder ser tranportado, eu sei que o f-16 não dá para os porta-aviões, é os f-18, f-4 e outros.
Sim já ouvi falar de abastecimento aéreo, mais vale abastecer em aeroportos com permissão, dá algum jeito estar a usar KC-130 ou KC-10 (a holanda penso que tem) ou até mesmo os boeings 707 para apenas mover os caças, mas vá usa-se o abastecimento aéreo.
Nem todos os helis podem ser abastecidos em vôo, mas podem ser facilmente transportados por aviões, (o caso da argentina, na guerra das malvinas).

Então é a 3ª opção.

Sim a maior parte dos meios aéreos vai dos EUA e da Europa para o Afeganistão por via aérea, até à Turquia vai-se sem problemas porque é um pais da NATO, depois é só ter um acordo de permissão para sobrevoar um ou dois paises ex-republicas soviéticas como a Arménia por exemplo e pronto, está-se no Afeganistão.

Se forem meios aéreos que estejam estacionados em navios no oceano Indico então é ter o acordo para sobrevoar o Paquistão.

Há paises que não permitem que as aeronaves da NATO aterrem no seu territorio, apenas podem sobrevoar.

Citar
como portugal não tem aviões de abastecimento aéreo, como portugal metia os seus caças (sem apoio dos aliados), ou há um kit de abastecimento aéreo para os C-130.

Não há nada disso em Portugal, e mesmo os KC-130 que se vê para ai nos videos e fotos a abastecer helicopteros não podem abastecer F-16, porque usam um sistema diferente.

Os KC-130 (e outros reabastecedores que possuam o sistema de mangueira) podem abastecer qualquer aeronave (caça. helicoptero, avião de carga, etc) que possua uma sonda de reabastecimento incorporada.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm4.static.flickr.com%2F3206%2F2922236572_17a21fdd6d.jpg&hash=541a6379c52d9a946d4243de5c6457bf)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffarm4.static.flickr.com%2F3385%2F3486537506_b47ea0cecc.jpg&hash=650af28c382c8361bf66116f2aa467a6)

Os F-16 (e F-15 por exemplo) não possuem sonda de reabastecimento, só possuem o receptáculo, então não podem ser reabastecidos deste modo, só podem usar o sistema em que é o proprio reabastecedor é que tem a sonda para encaixe.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.esacademic.com%2Fpictures%2Feswiki%2F70%2FF16A_PoAF_refueling_from_a_USAF_tanker.jpg&hash=67e54ec6184ca9fd37db099706d9bf3b)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F_AxCuBauiBF0%2FTTr9Gcy7TXI%2FAAAAAAAAFDg%2FVYmqFWSQk_k%2Fs400%2F016-RAAF-A330-MRTT-KC-30A-refuelling-F-16-through-ARBSHR.jpg&hash=22823bbed7ea61d4ef41adac774f160f)

Sem apoio de alidos não metia.
Porque sem reabastedores tinhamos que podir autorização a vários paises para abastecer nas suas bases e mesmo se tivessemos reabastecedores aéreos é sempre preciso autorização de um pais para sobrevoar o seu espaço aéreo, a não ser que queiramos atacar esse pais, então ai já não é preciso autorização nenhuma, basta a força.

Citar
Os F/A-18 da FA Espanhola podiam aterrar e descolar de um porta-aviões americano, era preciso algumas alterações, ou todos os F/A-18 do Mundo podem ir para os porta-aviões?

Os aviões se calhar até podem, agora os pilotos espanhois é que não sei se o sabem fazer.


Citar
como portugal não tem aviões de abastecimento aéreo, como portugal metia os seus caças (sem apoio dos aliados), ou há um kit de abastecimento aéreo para os C-130.

era suposto haver um ponto de interrogação

como portugal não tem aviões de abastecimento aéreo, como portugal metia os seus caças (sem apoio dos aliados), ou há um kit de abastecimento aéreo para os C-130?

É o problema da pontuação.

Há muitos helicóteros que não possuem a tal sonda, nem todos os helicópteros podem ser abastecidos, só o problemas de altitudes e pressões e entre outras, é quase impossível, bom, bom era que um heli abastecesse um outro heli assim já seria mais credível.
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 16, 2011, 10:54:52 am
Se Portugal não estivesse na OTAN não estaria no Afeganistão. Como está na OTAN em caso de necessidade pode usar os meios anexos à mesma organização. Não é uma solução perfeita, mas é a possível, já que não temos dinheiro para comprarmos estes meios.
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Tuga95 em Maio 11, 2011, 09:32:28 pm
Aqueles soldados que vemos nas fotos logo do primeiro link sao soldados da Força aeria?
Por exemplo um oficial com o curssos de administraçao militar, tambem é um soldado que vai para a guerra?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: militar03 em Maio 11, 2011, 10:01:38 pm
são todos militares da FAP, qualquer especialidade tém hipotes de ir em missões, mas há umas com mais hipotes que outras
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Tuga95 em Maio 11, 2011, 10:21:33 pm
Citação de: "militar03"
são todos militares da FAP, qualquer especialidade tém hipotes de ir em missões, mas há umas com mais hipotes que outras

Quias têm mais hipotse?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: sergio21699 em Maio 11, 2011, 10:25:44 pm
Pilotos, mecânicos, UPF, por aí  :wink:
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Tuga95 em Maio 11, 2011, 10:32:58 pm
Citação de: "sergio21699"
Pilotos, mecânicos, UPF, por aí  :wink:

O salario de um piloto é igual ao de outro oficial tipo engenheiro etc.?
O que faz alguem com o curso de administraçao militar se nunca esteve em missao?
Um piloto tambem sobe bem de posto?
Desclpa la tantas perguntas...
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: militar03 em Maio 11, 2011, 11:10:39 pm
os salarios dos pilotos são maiores porque recebem o subsido de voo e sim os pilotos sobem rapidamente de posto
o pessoal da administração quando faz alguma missão normalmente faze-a no ambito da sua especialidade ou seja,vai para a parte logistica
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Tuga95 em Maio 11, 2011, 11:15:14 pm
Citação de: "militar03"
os salarios dos pilotos são maiores porque recebem o subsido de voo e sim os pilotos sobem rapidamente de posto
o pessoal da administração quando faz alguma missão normalmente faze-a no ambito da sua especialidade ou seja,vai para a parte logistica

Entao so tem vantagens ir para piloto?
Sabes qual é a media +- que é preciso para o curso de piloto?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: militar03 em Maio 12, 2011, 01:47:31 pm
a unica certeza é que tens que ter mais que 9,5 nos exames, quanto há média, já vi pessoal a entrar com médias de 14, mas o mais dificil por vezes não são as médias, mas sim os testes médicos que são muito rigorosos,por exemplo já vi uma candidata que até era militar com média de 19 e  não entrou, chumbou nos médicos
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Tuga95 em Maio 12, 2011, 07:24:42 pm
Citação de: "militar03"
a unica certeza é que tens que ter mais que 9,5 nos exames, quanto há média, já vi pessoal a entrar com médias de 14, mas o mais dificil por vezes não são as médias, mas sim os testes médicos que são muito rigorosos,por exemplo já vi uma candidata que até era militar com média de 19 e  não entrou, chumbou nos médicos

Nos testes de visao tens de ver perfeito?
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: militar03 em Maio 13, 2011, 02:20:15 pm
basicamente para piloto tens que ser clinicamente perfeito
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 13, 2011, 02:24:33 pm
Pessoal, já há um tópico para se debater estas questões.

 :arrow: viewtopic.php?f=27&t=6240 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=27&t=6240)
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Instrutor em Maio 13, 2011, 03:07:32 pm
Citação de: "militar03"
basicamente para piloto tens que ser clinicamente perfeito

E principalmente três coisas, não ter vertigens, não sofrer de claustrofobia, e ser acima de tudo responsável....Nada de andar a gastar as munições de 20mm do canhão contra pardais, já que não temos nada mais para deitar abaixo :mrgreen:
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Maio 13, 2011, 09:47:00 pm
Citação de: "Instrutor"
Nada de andar a gastar as munições de 20mm do canhão contra pardais, já que não temos nada mais para deitar abaixo :mrgreen: , é que o canhão do F-16 tem uma cadência de tiro de 100 munições/segundo, por isso se com uma gatilhada conseguires gastares só 60 ou 70 já és poupadinho.

Acho que para desfazer um pardar até as munições de treino chegam :twisted: .
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: militar03 em Maio 14, 2011, 12:01:43 am
se te distraíres durante 1minuto são 6000mun
ja que a cadencia de trio do vulcan são 6.000 por minuto...
Título: Re: Força Aérea Portuguesa no Afeganistão
Enviado por: Lightning em Maio 14, 2011, 01:28:33 pm
Citação de: "militar03"
se te distraíres durante 1minuto são 6000mun
ja que a cadencia de trio do vulcan são 6.000 por minuto...

Sim oficialmente o que está escrito é 6000 por minuto, eu é que fiz a redução para 100 por segundo para o pessoal que não sabe ter uma melhor noção.
Além de que mesmo que o piloto se distraisse nunca gastaria 6.000 munições pelo simples facto de não as ter, o F-16 só tem capacidade para transportar algumas centenas de munições por isso basta se distrair 5 segundos para gastar tudo o que leva, não é preciso 1 minuto :mrgreen: .