Brazil details new C295 aircraft deliveries
http://www.janes.com/article/59805/brazil-details-new-c295-aircraft-deliveries
The Brazilian Air Force (FAB) is to receive three new C295 aircraft from Airbus Defence and Space between 2017 and 2019, a FAB spokesperson told IHS Jane's .
The first aircraft is scheduled for delivery in May 2017 and the third in May 2019, with a date for the second delivery yet to be established, the spokesperson said. Deliveries were Initially scheduled for between 2016 and 2017.
The aircraft (locally ldesigned SC-105 Amazonas) were purchased in April 2014 for €191.2 million (USD215.1 million) as part of the FAB's Strategic Military Plan 2010-31 (PEMAER). The fleet is configured for search-and-rescue missions and will be operated by Squadron Pelicano from Campo Grande airbase, where two SC-105 are currently based (although these two are not as well equipped as the incoming aircraft will be).
Included on the newer aircraft will be an Airbus Fully Integrated Tactical System (FITS) mission system, Thales Topdeck avionic suite, ELTA Systems EL/M-2022A(V)3 radar, forward-looking infrared camera, Rockwell Collins SATCOM terminal, communications, navigation, surveillance/air traffic management system. and HF radio, Rohde & Schwarz's communications, personnel locator system, and file transmission system.
Twelve C295, comprising 10 C -105 transports and the two SC-105, were received between March 2007 and June 2009 as part of the CL-X2 project, and are fielded by Squadrons Pelicano, Arara and Onça.
‘Jane’s’ diz que chegada do primeiro SC-105 comprado pela FAB chega em maio de 2017O site noticioso IHS Jane’s informou, nesta terça-feira (26.04), que a chegada ao Brasil da primeira aeronave Airbus SC-105 Amazonas (C-295 SAR), de busca e salvamento, ficou para maio de 2017.
A previsão inicial era de que o avião pudesse ser recebido pelo 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (2º/10º GAV), na Base Aérea de Campo Grande, já em 2016, mas esse cronograma foi alterado.
A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou três bimotores SC-105 Amazonas, em abril de 2014 – ao custo de 215,1 milhões de dólares (equivalentes, à época, a 191,2 milhões de Euros) –, com o objetivo de ampliar e modernizar o seu serviço de resgate. De acordo com a nova previsão, o terceiro e último avião desse lote será entregue em maio de 2019.
A sigla SAR quer dizer Search and Rescue (Busca e Salvamento).
Atualmente a unidade aérea de busca e salvamento sediada na capital do estado do Mato Grosso do Sul opera um misto de helicópteros e aeronaves de asa fixa, e se encontra em franca reformulação.
Os helicópteros SH-1H – versão SAR do consagrado Bell UH-1H Huey – serão todos substituídos pelo modelo de resgate aéreo do novo EC-725 (na FAB, H-36).
Os SC-105 Amazonas vão reforçar a flotilha de SC-95B, versão SAR do também veterano EMB-110 Bandeirante.
De forma a garantir a operacionalidade do componente de asa fixa do Esquadrão Pelicano, a esses SC-95B foram misturados, temporariamente, dois C-105 Amazonas do tipo original, de transporte de carga, não equipados para as missões SAR.
O Esquadrão Pelicano opera na Base Aérea de Campo Grande desde janeiro de 1981, época em que chegou ao Mato Grosso do Sul transferido de seu aquartelamento original, na Base Aérea de Florianópolis.
FONTE:
http://www.planobrazil.com/janes-diz-que-chegada-do-primeiro-sc-105-amazonas-comprado-pela-fab-a-airbus-ficou-para-maio-de-2017/