Não entendi. O pessoal que defendia o Super Tucano e que execrava o KC-390 agora mudou de lado?
O ST não precisa de porta de entrada na Europa, assim como o KC-390 nunca precisou. O Super Tucano, pela sua qualidade é operado por mais de uma dezena de países e líder global no seu ramo. Já o KC-390, que vocês tanto reclamam, vai servir as forças aéreas europeias por um bom tempo, com características superiores ao KC-130.
“A disponibilidade do C-390M é maior, a aeronave pontua melhor em uma série de requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção”, afirmou o Ministério da Defesa da Holanda"
Se não fosse Portugal a Embraer arrumaria algo em qualquer país que tem um mínimo centro de manutenção. Sorte de vocês ter a OGMA, e não é sorte da Embraer. Quem compra, compra por requisitos. Vide países baixos.
Parem de achar que a Embraer precisa de Portugal para alguma coisa. A terceira maior empresa no ramo de aviação civil do mundo dispensa esses comentários nacionalistas de vocês. Se não querem ST e KC, muito bem. Reclamem lá no parlamento Europeu.
Claro que não vai entender nada. O seu único propósito neste Fórum é ser uma espécie de porta-voz pela Embraer. Imparcialidade é coisa que já ninguém espera de si.
E quem é que defendia o ST? E mesmo quem o defendia em determinada altura, não pode mudar de opinião, dada a realidade que se vive na Europa, ou mesmo a realidade financeira do país em que reside ou as suas necessidades? Qual é a parte de que COIN não é uma missão primária para a NATO a partir de 2022, que não entende? Que direito tem o senhor, enviado especial da Embraer, para vir opinar o que é melhor para umas FA de outro país com uma realidade completamente diferente da do seu, num contexto geopolítico e estratégico completamente diferente? Bom, opinar ainda pode, agora aziar porque a opção que apresenta não faz sentido para as nossas necessidades, é que é absurdo.
E poupe nas mentiras, a Embraer precisou de acesso aos fundos comunitários. E também precisou de parceiros para ajudar a financiar o projecto, e ainda para assegurar encomendas para evitar que fosse uma aeronave só para a FAB.
Não minta também acerca da Embraer não precisar de Portugal para ter a porta de entrada na Europa/NATO, que sabe muito bem que do ponto de vista do marketing, ter um produto comprado por países da NATO, equivale ao certo de "verified" do Instagram.
E não se esqueça, para já, só a Holanda é que comprou. O resto dos concursos, têm sido varridos por C-130J ou A-400M, e no futuro, juntar-se-á a concorrência do modelo médio da Airbus e do avião sul coreano.
Já o ST, é um bom avião, mas não é por isso que se adequa à realidade portuguesa. Os compradores têm sido países de terceiro mundo, e os EUA para uma missão de nicho, a maioria dos países europeus não precisa de uma aeronave COIN, que ainda por cima é inferior ao concorrente directo na missão de treino.
O único com discurso nacionalista/clubista é o senhor. Fanboys da Embraer que não sabem aceitar que, por vezes, o seu produto não é o melhor ou mais adequado para os outros.
E já agora, postou uma notícia acerca do A-400M não foi? E agora diga-me, o A-400 afinal já é comparável com o KC-390? Ou é só quando convém?
Pense um pouco. Boa noite.