A Brigada Mecanizada (-) (-) .

  • 397 Respostas
  • 76454 Visualizações
*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 129 vez(es)
  • +35/-2
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #375 em: Julho 24, 2023, 01:21:02 am »
Nas palavras de alguém mais inteligente que eu:

"É tipo tropa".

Posso-lhe dizer que no último Orion os CCs portugueses fizeram 01 (um) disparo - era o que havia. Os CCs espanhóis, salvo erro, foram 12 (não posso confirmar se no total, se por carro).

Há cursos inteiros de pessoal (Oficiais, Sargentos e Praças) que não deram um único disparo (de SCAR, Glock, Walther, G3, nada), porque não havia munição. Estamos a falar de munição ligeira. A mesma coisa com treinos com granadas de mão (nunca usei nenhuma, e só vi uma em quase 6 anos, e por "sorte"), quando os referenciais de cursos de formação base todos mencionam granadas. A mesma coisa com explosivos, LAW, Carl Gustav, granadas para espingardas, e tudo aquilo que possa pensar.
A realidade ainda é pior do que as míseras 25 munições com que se considera que um militar português está apto a usar a sua espingarda... Porque por vezes, nem essas 25 usa.

Diria que, para qualquer nação e principalmente para um membro da NATO, isto é absurdo e totalmente inaceitável.
Mas depois lembro-me que estamos em Portugal. E quem nos lidera considera que chega, não é preciso mais.
 :bang:
« Última modificação: Julho 24, 2023, 01:21:37 am por Mentat »
 

*

Tiamate

  • Membro
  • *
  • 166
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +113/-792
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #376 em: Julho 24, 2023, 10:05:13 am »
Lembro-me de alguém ter dito que a realidade das FA era muito pior do que nós pensávamos.

Parece que se confirma.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #377 em: Julho 24, 2023, 01:06:27 pm »
Os Bradley tem dado boas provas na Ucrânia, espero mesmo que se consiga uns quantos para o EREc.

Boas provas??? de 99 35 ja foram inutilizados, nem quero imaginar se estivessem a dar más provas...

E quantas tripulações perdidas?
Têm dado grande provas de proteção aos tripulantes e mostrado muito eficazes a destruir outros carros de combate.

Isso também terá muito a ver com a forma como são utilizados no campo de batalha ucraniano. Tenho para mim que se fossem os norte-americanos a usá-los teriam muito menos baixas porque teriam apoio aéreo próximo, engenharia de combate 'à séria', carpet bombing se necessário nas zonas que pretendessem utilizar, etc, etc.
Os ucranianos por vezes parece que não tomam todas as devidas precauções e o resultado está à vista....

A forma como o Ucranianos os utilização, não é muito diferente do que seriam utilizados no EREc.
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +44/-11
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #378 em: Julho 24, 2023, 02:19:39 pm »
Isso também terá muito a ver com a forma como são utilizados no campo de batalha ucraniano. Tenho para mim que se fossem os norte-americanos a usá-los teriam muito menos baixas porque teriam apoio aéreo próximo, engenharia de combate 'à séria', carpet bombing se necessário nas zonas que pretendessem utilizar, etc, etc.
Os ucranianos por vezes parece que não tomam todas as devidas precauções e o resultado está à vista....

A forma como o Ucranianos os utilização, não é muito diferente do que seriam utilizados no EREc.
[/quote]

Pois, acredito. Mas se isso acontecesse também teriamos enormes baixas, à escala dos meios utilizados (nunca conseguiríamos chegar perto dos efectivos usados pelos ucranianos)
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #379 em: Julho 29, 2023, 01:21:04 am »
Tendo em conta o que li sobre o estado do esquadrão de CC e a sua munição para a VJTF perguntei a um conhecido no exército alemão, municiador de um Leopard, 414 pz btn, sobre como é a situação de munição nos treinos deles tipicamente

Primeiro, obviamente achou piada a alocação de apenas 21 munições

Segundo, segundo ele, normalmente num dia normal no campo de tiro carregam a torra toda e fazem umas rondas com isso
"on a shooting day you usually load up your turret compartmentt and do a couple of runs with that"

considerou 5 munições para o apontador o mínimo dos mínimos para um nível básico de treino

e o pelotão dele, não me parece ter faltas de munição  :mrgreen:
"I think the most we shot with our platoon was like 140 rounds in a week"


Não é nenhuma tese eu sei, e são apenas pequenos comentários, á 1 da manhã, mas parece-me uma comparação interessante, isto com o exército que toda a gente olhava com maus olhos dentro da NATO pela sua falta de tudo e mais alguma coisa
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #380 em: Agosto 20, 2023, 08:01:58 pm »
Os Bradley tem dado boas provas na Ucrânia, espero mesmo que se consiga uns quantos para o EREc.

Boas provas??? de 99 35 ja foram inutilizados, nem quero imaginar se estivessem a dar más provas...

E quantas tripulações perdidas?
Têm dado grande provas de proteção aos tripulantes e mostrado muito eficazes a destruir outros carros de combate.

Isso também terá muito a ver com a forma como são utilizados no campo de batalha ucraniano. Tenho para mim que se fossem os norte-americanos a usá-los teriam muito menos baixas porque teriam apoio aéreo próximo, engenharia de combate 'à séria', carpet bombing se necessário nas zonas que pretendessem utilizar, etc, etc.
Os ucranianos por vezes parece que não tomam todas as devidas precauções e o resultado está à vista....

A forma como o Ucranianos os utilização, não é muito diferente do que seriam utilizados no EREc.

Convém relembrar que o campo de batalha está fortemente minado. E uma grande parte das baixas de blindados da Ucrânia, tem sido devido às minas, e como sabemos, nenhum blindado actual consegue passar por uma mina anti-carro, e continuar a andar como se nada fosse. A presença de minas, também impede que a movimentação seja feita com rapidez, perdendo-se qualquer vantagem em termos de mobilidade que novos veículos possam apresentar, expondo a força blindada ao inimigo.

O que importa para nós, é que se por algum acaso nos víssemos num cenário semelhante, precisávamos de garantir superioridade aérea, e ter meios aéreos ofensivos suficientes, de forma a poder eliminar todo o tipo de alvos (trincheiras, unidades anti-tanque, morteiros, artilharia, etc) que pudessem colocar em risco as unidades de engenharia encarregues de eliminar a ameaça de minas.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #381 em: Agosto 29, 2023, 01:56:19 pm »
Ao ver alguns vídeos da guerra na Ucrânia, deparo-me com o uso do M58 MICLIC para desminagem, e questiono: temos algum sistema deste tipo? Se não temos, não deveria fazer parte dos planos obter sistemas destes, e não somente para a BrigMec?
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #382 em: Agosto 29, 2023, 02:04:32 pm »
Já foi dito que não penso, e é algo que nunca se vê, nem nas listas da wikipedia
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #383 em: Agosto 29, 2023, 04:35:26 pm »
Nos últimos treinos, foi utilizado uma retroescavadora, para remover as minas.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #384 em: Agosto 29, 2023, 04:44:57 pm »
Já foi dito que não penso, e é algo que nunca se vê, nem nas listas da wikipedia

Sim, na Wiki sei que não. Mas como nem sempre é confiável... Mas era mesmo a minha suspeita que não houvesse qualquer sistema desse tipo.

Nos últimos treinos, foi utilizado uma retroescavadora, para remover as minas.

Tácticas do improviso. Felizmente o inimigo nunca tentará destruir a retroescavadora.  ::)

Um país com FA pequenas, devia fazer um esforço para garantir que o pouco que tem, tem a melhor chance de sobrevivência possível... mas não, parece que temos milhões de soldados e milhares de veículos para atirar contra um inimigo e as chefias não se ralarem com as perdas.
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #385 em: Agosto 29, 2023, 06:09:58 pm »
Como podemos reparar é basicamente a mesma coisa
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc, CruzSilva

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #386 em: Agosto 30, 2023, 12:36:24 am »
É com os NPO com browning de miras de ferro...retroescavadora é que é de macho  :diabo:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #387 em: Agosto 30, 2023, 07:48:37 am »
Ao ver alguns vídeos da guerra na Ucrânia, deparo-me com o uso do M58 MICLIC para desminagem, e questiono: temos algum sistema deste tipo? Se não temos, não deveria fazer parte dos planos obter sistemas destes, e não somente para a BrigMec?

Não existem nem MICLIC nem APOBS (é basicamente um MICLIC para tropas apeadas, vá). Meios mecânicos para desminagem também não existe nada, assim como não existem meios de pesquisa montados em viaturas.

Sobre a minagem, também não temos meios mecânicos de minagem (minas dispersaveis, seja por sistemas do tipo VOLCANO ou outros), e as minas anticarro mais "usuais" são as A.T. Mine G.S. Mark V - fabrico britânico, segunda guerra mundial.

No entanto, todos os meios mecânicos e explosivos que falei existem em QO, portanto não faltam em exercícios CPX  :mrgreen:

Na realidade, a desminagem, a ser feita pelos soldados mais bravos do mundo (os portugueses, caso haja dúvida) seria feita com uns detectores de metais velhinhos, uma baioneta, uma linha com fateixa, e uma dose enorme de muito cuidado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, dc, Subsea7, Drecas

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #388 em: Agosto 30, 2023, 02:37:41 pm »
Isso vai ser tudo adquirido para a futura missão (pós-guerra) de desminagem na Ucrânia.  :mrgreen:
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #389 em: Agosto 30, 2023, 02:40:24 pm »
Portanto, é só mais uma lacuna para juntar à lista.  :mrgreen:

Um país pequeno como o nosso, com um vizinho muito maior e mais poderoso (mesmo que hoje seja um aliado), não ter qualquer capacidade negação da superioridade do adversário é um absurdo e mais uma grande falha do nosso conceito estratégico de defesa nacional. No mínimo sistemas de desminagem modernos, pois é um tipo de guerra que qualquer país ou grupo hostil em missões internacionais consegue fazer.