A Brigada Mecanizada (-) (-) .

  • 397 Respostas
  • 76473 Visualizações
*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #330 em: Abril 26, 2023, 09:10:59 pm »
Pessoalmente, acho que se deveria investir em força na Marinha e FA, ficando o Exército com forças médias/ligeiras e aeromóveis.
Infelizmente tenho de concordar. A prioridade agora deveria ser recuperar a Marinha mesmo que se tenha de sacrificar o Exército e até a FAP.

Eu não consigo visionar um Exército sem meios Pesados. Se houver vontade politica e militar para acabar com a Brigada Mecanizada, então salve-se o que é mais crucial da dita Brigada, ou seja, o GCC, o EsqRec e o BIMec a lagartas. Tudo isso podia continuara existir em Santa Margarida numa espécie de Regimento Pesado e inserido na "nova" Brigada Média.
Também não mas entre andarmos aqui no faz de conta e sendo pessimista/realista mais vale.

Eu até seria mais radical e iria mais longe só mesmo para colocar um bocado de gasolina na fogueira: que se acabe com o Exército. Dividam as restantes unidades operacionais e missões entre a Marinha e a FAP, passem os restantes serviços de apoio (laboratórios, etc.) para um comando no EMFA e está feito. Acaba-se com as unidades fantasma, coloca-se o rei a nu, poupa-se em logística e numa imensa cadeia de comando.

O pessoal aqui tem sugerido boas alternativas mas infelizmente não existe interesse em recuperar capacidades e meios por parte de quem manda e por parte do povo.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1803
  • Recebeu: 1686 vez(es)
  • Enviou: 2544 vez(es)
  • +5502/-2918
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #331 em: Abril 26, 2023, 11:24:55 pm »
Pessoalmente, acho que se deveria investir em força na Marinha e FA, ficando o Exército com forças médias/ligeiras e aeromóveis.
Infelizmente tenho de concordar. A prioridade agora deveria ser recuperar a Marinha mesmo que se tenha de sacrificar o Exército e até a FAP.

Eu não consigo visionar um Exército sem meios Pesados. Se houver vontade politica e militar para acabar com a Brigada Mecanizada, então salve-se o que é mais crucial da dita Brigada, ou seja, o GCC, o EsqRec e o BIMec a lagartas. Tudo isso podia continuara existir em Santa Margarida numa espécie de Regimento Pesado e inserido na "nova" Brigada Média.
Também não mas entre andarmos aqui no faz de conta e sendo pessimista/realista mais vale.

Eu até seria mais radical e iria mais longe só mesmo para colocar um bocado de gasolina na fogueira: que se acabe com o Exército. Dividam as restantes unidades operacionais e missões entre a Marinha e a FAP, passem os restantes serviços de apoio (laboratórios, etc.) para um comando no EMFA e está feito. Acaba-se com as unidades fantasma, coloca-se o rei a nu, poupa-se em logística e numa imensa cadeia de comando.

O pessoal aqui tem sugerido boas alternativas mas infelizmente não existe interesse em recuperar capacidades e meios por parte de quem manda e por parte do povo.

Cumprimentos,

Acabar com o EX não digo, até pela carga histórica...
No entanto, ficar uma brigada média e uma de reação rápida, parece-me a solução mais sensata.
No entanto o condão do investimento terá de ser feito na mesma...Volto a repetir:

-Capacidade de choque e reação rápida, projetável (A-400M na SQN 501 e KC-390 na 506), a somar a aeronaves com capacidade AAR, como seja o A-330 ou KC-767;
 (Projeção de forças no âmbito da evacuação de nacionais, no âmbito da NATO/UE; ou reforço pontual dos arquipélagos em caso de crise ou guerra);

-Capacidade de aeromecanização, com forças paraquedistas, aerotransportadas por UH-60V, e CH-47 ou AW-101 adicionais, considerando também transporte de veículos e artilharia, como seja os URO, M-777, L-119 etc;

-Capacidade de apoio de fogos a média e longa distância (HIMARS, M-777 e CAESAR 6x6, 155 mm, com Excalibur);

-Forte capacidade anti-carro com SPIKE MR/LR e Carl Gustaff II;

-Capacidade de apoio aéreo próximo (CAS); com AH-1Z ou T-129 ou... UH-60DAP, com Hydra, CRV-7, SPIKE etc;

-Capacidade mecanizada média, com CV-90, com canhão de 30 mm, 120 mm entre outros;

-Capacidade anti-aérea robosta, nas 3 camadas, baixa altitude e média altitude com IRIS-T SLM/SLS e eventualmente a muito grande altitude com SAMP/T;

-JLTV (com sistemas A/C, morteiro de 120 mm, EW, NBQ) etc;

-MLU dos Pandur 8x8, com RWS de 30 mm e versão porta morteito de 120 mm entre outras;

-Versões desminagem JLTV e PANDUR;

-Drones Barayktar TB2 (no EX ou FA);

-Drones Raven para orientação de fogos de artilharia;

-Drones Kamikaze "Switchblade";

-Sistemas EW;

-Sistemas CI2/CI3;

E.....

SMO+ RV a sério...

Cps,
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2359 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #332 em: Abril 27, 2023, 12:04:46 am »
Só para completar a minha visão  :mrgreen:.
Além da estrutura mensionada atrás de Brigada Media NATO, Brigada de Reacção Rapida mais ou menos nos moldes actuais, agora seria os RGs das Ilhas.

Fiquei impressionado com os novos Regimentos dos US Marines, e quem me dera que os nossos RG tivessem esta capacidade de defender Ilhas...



Certas coisas dos Marines podem não fazer sentido nos nossos RG, mas já seria bom se cada RG tivesse um Batalhão com 2 Cat, BAAA, companhia missil anti-navio. O missil NSM seria o ideal, mas Hellfire lançado de terra como os suecos tem já seria uma evolução enorme.




Mas isto são países que levam a defesa a sério.
« Última modificação: Abril 27, 2023, 12:10:16 am por Lightning »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #333 em: Abril 27, 2023, 12:10:13 am »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2359 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #334 em: Abril 27, 2023, 12:11:48 am »
Olha, agora já não se pode viajar na maionese queres ver  :mrgreen:.

Já sei, vão dizer que não precisamos de nada disso, que se for preciso pedimos ajuda aos... neste caso deve ser aos Marines.
« Última modificação: Abril 27, 2023, 12:14:14 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #335 em: Abril 27, 2023, 12:19:33 am »
Há um RG que nem verba recebe para comprar telhas e tapar os buracos do telhado ou colocar portões.

Quanto mais misseis anti-navio...

Mas eu entendo-te.   :G-beer2:

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5355
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #336 em: Abril 27, 2023, 12:41:03 am »
Há um RG que nem verba recebe para comprar telhas e tapar os buracos do telhado ou colocar portões.

Quanto mais misseis anti-navio...

Mas eu entendo-te.   :G-beer2:

Meus amigos, acabou a brincadeira!

Se se confirmar o que se anda a dizer, o artigo 5 da NATO, vai ser posto em funcionamento dentro de poucas horas.

Quero ver agora o que os nossos generais irão fazer.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2359 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #337 em: Abril 27, 2023, 12:51:03 am »
Quero ver agora o que os nossos generais irão fazer.

Sem problema, claro que vamos apoiar os nossos aliados, cada um ao seu nível claro, não temos porta-aviões ou B-52, o nosso apoio é mais neste nivel.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #338 em: Abril 27, 2023, 01:45:53 am »
A BrigMec ainda existe porque faz parte das força designadas para NATO.

Eu por mim, criava uma brigada ibérica e deixava os espanhóis se preocuparem com a parte da infantaria.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2359 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #339 em: Abril 27, 2023, 07:06:52 am »
Isto agora como é tudo modular não deve haver problema.

Juntas o Agrupamento Mecanizado à Brigada de Intervenção se quiseres uma Brigada Media Portuguesa, mas também deves conseguir juntar o Agrupamento Mecanizado à Brigada Mecanizada Espanhola de Badajoz (mas não sei como é que eles estão) e fazes uma Brigada Mecanizada Ibérica.
« Última modificação: Abril 27, 2023, 11:27:37 am por Lightning »
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #340 em: Abril 27, 2023, 07:24:32 am »
Citação de: Subsea7
Então, soluções?

-Não querem o SMO, devido as questões políticas, juventudes partidárias e por motivos ideológicos;
-Não querem SMO, porque "não funciona", no entanto na Áustria, Finlândia, Suécia etc existe.
-Não querem pagar a sério em toda a pirâmide...

Querem o que ?

É sempre bom lembrar que os problemas existem e que não há soluções mágicas para o problema.
A verdade é que em muitos casos parecemos estar perante a necessidade de atingir a quadratura do circulo.

No entanto, se temos que encontrar uma solução, a  resposta do meu ponto de vista está no post que coloquei atrás ...

A única solução é deixar funcionar o mercado... Se querem gente para trabalhar, aumentem o preço que estão dispostos a pagar.

Em muitos aspectos e não apenas na questão militar, os portugueses são extraordinariamente conservadores e não gostam de mudar nada.
O resultado é que se torna extraordinariamente dificil reformar instituições.
Perante esta dificuldade, torna-se muitas vezes necessário criar instituições de raiz, e manter as outras até que acabem por razões biologicas. e deixem de ser problema.

Exemplo foi o que se tentou fazer na década de 1950 com a reorganização pós II guerra mundial, com as divisões tipo NATO e as divisões tipo "tradicional" ( resultou apenas parcialmente, mas a parte mais "jovem" do exército conseguiu ir para a guerra em África já com forças mais modernas e enxutas) .

Como em todos os outros casos, a solução está no dinheiro que estamos dispostos a pagar para ter umas forças armadas...
Não se fasem omoletes sem ovos, nem forças armadas sem um orçamento adequado.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1803
  • Recebeu: 1686 vez(es)
  • Enviou: 2544 vez(es)
  • +5502/-2918
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #341 em: Abril 27, 2023, 09:25:46 am »
Há um RG que nem verba recebe para comprar telhas e tapar os buracos do telhado ou colocar portões.

Quanto mais misseis anti-navio...

Mas eu entendo-te.   :G-beer2:

Meus amigos, acabou a brincadeira!

Se se confirmar o que se anda a dizer, o artigo 5 da NATO, vai ser posto em funcionamento dentro de poucas horas.

Quero ver agora o que os nossos generais irão fazer.

Não vão fazer absolutamente nada.
CPs
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #342 em: Abril 27, 2023, 09:26:54 am »
Só para completar a minha visão  :mrgreen:.
Além da estrutura mensionada atrás de Brigada Media NATO, Brigada de Reacção Rapida mais ou menos nos moldes actuais, agora seria os RGs das Ilhas.

Fiquei impressionado com os novos Regimentos dos US Marines, e quem me dera que os nossos RG tivessem esta capacidade de defender Ilhas...



Certas coisas dos Marines podem não fazer sentido nos nossos RG, mas já seria bom se cada RG tivesse um Batalhão com 2 Cat, BAAA, companhia missil anti-navio. O missil NSM seria o ideal, mas Hellfire lançado de terra como os suecos tem já seria uma evolução enorme.




Mas isto são países que levam a defesa a sério.

Size: Approx. 2,200 Marines and Sailors

 :mrgreen: :-X
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4077
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2196 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #343 em: Abril 27, 2023, 10:35:46 am »
Eu não consigo visionar um Exército sem meios Pesados. Se houver vontade politica e militar para acabar com a Brigada Mecanizada, então salve-se o que é mais crucial da dita Brigada, ou seja, o GCC, o EsqRec e o BIMec a lagartas. Tudo isso podia continuara existir em Santa Margarida numa espécie de Regimento Pesado e inserido na "nova" Brigada Média.

No Exército Norueguês tens o Batalhão Telemark e a dita unidade é constituída por:

Citar
Tank Squadron 1: The battalion's tank unit, equipped with Leopard 2 main battle tanks.

Cavalry Squadron 2: The battalion's armoured reconnaissance and scout unit, equipped with CV9030 infantry fighting vehicles, ATVs and different sensors like UAVs etc.

Mechanised Infantry Company 3: Mechanised infantry equipped with CV9030 infantry fighting vehicles.

Mechanised Infantry Company 4: Mechanised infantry equipped with CV9030 infantry fighting vehicles.

Staff and Support Squadron 5: A combat support unit made up by mortar, medic, signals and repair platoons.

 :arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/Telemark_Battalion

Se o lençol não chega, há que puxar um pouco as pontas...As forças médias e ligeiras tem feito um bom trabalho, na UKR, com sistemas A/C, AA e artilharia de longo alcance...
Esqueci-me de referir bateriais HIMARS.
CPS

O que me parece ver de maior perda é a capacidade de operar CC. Mas se fossem adquiridos modelos de viaturas blindadas médias que pudessem absorver algumas dessas tácticas de actuação ou adptando outras para o mesmo efeito, "substituindo-os".

Também as dificuldades logísticas associadas diminuíam para os meios médios.
 
Isto dito a titulo mais de reflexão a até interrogação.
Afinal outros países europeus estão a caminhar por aí com modelos que parecem eficazes.

Mas ter-se-ia de mergulhar em meios realmente modernos anti carro e de artilharia AP de rodas. Porque o existente de rebocados e misseis AC é irrisório e de pouco valor militar   
« Última modificação: Abril 27, 2023, 10:47:42 am por Pescador »
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: A Brigada Mecanizada (-) (-) .
« Responder #344 em: Abril 27, 2023, 10:51:14 am »
Citar
Diria até que mais valia acabar com os Leopard e M113 e aproveitar o dinheiro para manter outras capacidades, mas a verdade é que se esse dinheiro não seria novamente investido nas forças armadas. Por isso é melhor continuar a fazer de conta porque já sabemos que não vai haver dinheiro para mais Leopard ou substituir os M113. Já temos muita sorte em ter dinheiro para manutenção e combustível.

Acabar com as forças pesadas nas forças armadas, é sempre uma opção.

Devemos no entanto lembrar para que servem essas forças.
Os tanques em Portugal, não foram introduzidos por causa da NATO, foram introduzidos por causa da Espanha.

Os primeiros tanques (que realmente se poderiam chamar tanques) foram os Valentine, fornecidos pelos ingleses ainda durante a II guerra mundial. De seguida o Franco foi fazer queixinhas ao Hitler, a dizer que os portugueses tinham recebido tanques e que a Espanha tinha que ter qualquer coisa parecida (a Espanha estava limitada aos tanques T-26 russos capturados aos republicanos durante a guerra civil).

Depois da guerra, como já existia uma pequena força de carros de combate e a Espanha não fazia parte da NATO, aproveitou-se o balanço para criar mais, mas foi um fiasco, com parte do material que nos foi enviado, praticamente sem ter sido utilizado.

Há quem afirme que isso teve a ver com o fato de ser em grande medida material ultrapassado (excedentes de guerra) mas a verdade é que Portugal não tinha meios para possuir grandes meios mecanizados.
Não havia combustivel, nem sequer soldados com formação adequada ( por outras palavras, que não fossem analfabetos ) .

A arma blindada deveria servir para impedir um ataque espanhol através do flanco sul da chamada "Raia Seca" a parte da fronteira que não tem rios, e que não é excepcionalmente montanhosa.

A outra possibilidade seria a sua utilização em campo aberto a sul do Tejo, mas aí, a vantagem seria sempre dos numeros...
No entanto, com base nesta ideia, as unidades que tratariam de impedir avanços até Lisboa estavam colocadas onde eram necessárias ...
Elvas com infantaria, Estremoz com carros de combate e Vendas Novas com artilharia.
Esta simples disposição mostra que os militares consideravam que os carros de combate seriam secundários e serviriam para apoiar a infantaria, que seria sempre o pilar principal de qualquer defesa.


Depois veio a guerra, e depois acabou a guerra, e depois a Espanha entrou na NATO.
Em teoria isso será uma garantia, embora não haja garantias nanhuma, porque a NATO não toma decisões quando há um conflito entre estados membros, pelo que ficámos na mesma.

A questão que podemos colocar é...
Fará sentido manter forças militares pesadas, por causa de uma invasão espanhola ?

Porque para lá disso, os nossos tanques não servem para mais nada.

A sua utilização fora do território português depende da aquisição de um navio logístico com capacidade para projetar uma força blindada, e esse meio provavelmente será eternamente atrasado, provavelmente com todos os argumentos completamente desmontáveis que temos visto aqui, a explicar que não pode haver LPD ( ou o que seja ), porque não, e principalmente porque muitas capelinhas nas forças armadas podem ser postas em causa.

Desta forma, se não há espanhois para nos atacar, e se não temos capacidade para enviar os tanques para lugar nenhum, a sua utilidade é zero.

O que nos leva à compra dos Leopard-2A6.
A maior parte das pessoas nem sabe que os Leopard-2A6 foram os primeiros tanques comprados por Portugal.
A outra coisa que muita gente não sabe, é que nunca tivemos carros de combate tão tecnologicamente avançados

A outra coisa que pouca gente sabe, é que quando foram comprados, parte dos militares não tinha a mais pequena ideia de para que serviam os Leopard e quais eram as suas vantagens. Houve quem tivesse ficado à espera do resto...
Os politicos, menos entenderam ainda, e por isso, os Laeopard-2A6 nunca receberam algo cuja falta não se entende numa força blindada moderna, ou seja os veículos de combate de infantaria.

Sem veículos blindados de combate para a infantaria, que deveria proteger os tanques,  sem qualquer capacidade anti-aérea,  a única coisa que foi possível fazer foi fingir que os Leopard-2A6 existiam e que tinham qualquer função.
Em 2010, já era claro que os Leopard não tinham futuro, porque mesmo a manutenção da um número deles operacional, era demasiado cara.
A operacionalidade da frota, passou a ser medida pela capacidade do motor e pela transmissão.
Com a explicação do do peso, os tanques eram mostrados nas paradas militares em Lisboa em cima de semi-reboques.

Aparentemente, a acreditar no que vemos na comunicação social, a introdução dos Leopard2A6 permitiu reduzir o número de carros, mas do ponto de vista das capacidades, a força operou exactamente como se fosse equipada com os M60-A3.


Esta questão é mais uma daquelas que tem tudo para durar e durar e durar.
Vai haver sempre quem defenda a existencia de tanques, e quem ache que no nosso caso eles não servem para nada, ou servem para muito pouco.

Mas para os termos, então é necessário, como nos outros setores, bastante tinheiro.

- > A Electrónica e sistemas electro-ópticos  têm que ser modernizados
- > A proteção contra mísseis anti-carro com capacidade de ataque vertical tem que ser instalada
- > A blindagem lateral tem que ser reforçada
- > A cada pelotão de carros tem que corresponder um número de carros de combate de infantaria (muita gente não entende que um carro com uma peça de 30mm sirva para defender um tanque armado com uma peça d 120mm, mas é assim ....
- > tem que ser adquirida capacidade anti-aérea, ou  introduzindo sistema móveis com mais precisão e letalidade, ou então é necessário alterar a doutrina e entregar às forças, dezenas de mísseis anti-aéreos portáteis e ter em cada secção um homem com um míssil anti-aéreo.

Para manter uma força mínima de três esquadrões de carros de combate (normalmente dois operacionais e um de reserva ) e ao mesmo tempo ter viaturas disponíveis para repor em caso de avaria, será necessário adquirir mais Leopard.

Só o upgrade dos atuais, vai custar mais que o custo inicial doa Leopard-2A6 comprados em segunda mão. Entre três a quatro milhões para cada carro e isto, mesmo assim poupando...

O custo de um número equivalente de VCI's poderá custar mais ou menos o mesmo que o upgrade dos tanques.

Com toda a parafernália adicional, com o custo de salários que é necessário pagar, a força blindada portuguesa, de até quatro dezenas de tanques, quatro dezenas de VCI's uma a duas dezenas de viaturas adicionais desde anti-aéreas, lança pontes, viaturas de recuperação e por aí fora, deverá custar entre  300 e 400 milhões de Euros.

 Com menos que isto, estaremos a fingir que temos tanques ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7