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Substituiçao dos F-16's

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2685 em: Abril 11, 2021, 04:49:21 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

Abc,

O que é mais engraçado é que em Portugal os F estão mais ligados ao Presidente.
Foi preciso a FAP ir ao Marcelo dizer que cancelava a modernização dos F-16. Mas o Marcelo colocou 2025 para uma nova solução.
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2686 em: Abril 11, 2021, 04:52:51 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

Abc,

O que é mais engraçado é que em Portugal os F estão mais ligados ao Presidente.
Foi preciso a FAP ir ao Marcelo dizer que cancelava a modernização dos F-16. Mas o Marcelo colocou 2025 para uma nova solução.

Não entendi o 2025, a solução era encomendar 25 F-35A, a serem entregues em 2030, mas não vai acontecer.
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2687 em: Abril 11, 2021, 04:56:04 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

Abc,

O que é mais engraçado é que em Portugal os F estão mais ligados ao Presidente.
Foi preciso a FAP ir ao Marcelo dizer que cancelava a modernização dos F-16. Mas o Marcelo colocou 2025 para uma nova solução.

Não entendi o 2025, a solução era encomendar 25 F-35A, a serem entregues em 2030, mas não vai acontecer.

É o ano que os MLU atingem o fim de "vida" segundo a FAP.

Os F-35 vão vão estar disponíveis depois de 2028.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2688 em: Abril 11, 2021, 05:03:41 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

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O que é mais engraçado é que em Portugal os F estão mais ligados ao Presidente.
Foi preciso a FAP ir ao Marcelo dizer que cancelava a modernização dos F-16. Mas o Marcelo colocou 2025 para uma nova solução.

Não entendi o 2025, a solução era encomendar 25 F-35A, a serem entregues em 2030, mas não vai acontecer.

É o ano que os MLU atingem o fim de "vida" segundo a FAP.

Os F-35 vão vão estar disponíveis depois de 2028.

Segundo os artigos que tenho metido aqui, o "fim" do SA F-16MLU é 2030 !
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2689 em: Abril 11, 2021, 05:24:16 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
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Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

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Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

Abc,

O que é mais engraçado é que em Portugal os F estão mais ligados ao Presidente.
Foi preciso a FAP ir ao Marcelo dizer que cancelava a modernização dos F-16. Mas o Marcelo colocou 2025 para uma nova solução.

Não entendi o 2025, a solução era encomendar 25 F-35A, a serem entregues em 2030, mas não vai acontecer.

É o ano que os MLU atingem o fim de "vida" segundo a FAP.

Os F-35 vão vão estar disponíveis depois de 2028.

Segundo os artigos que tenho metido aqui, o "fim" do SA F-16MLU é 2030 !

2025 não é o ano que as asas dos F-16 caem ou que os misseis deixam de disparar.

É o ano em que a maioria dos operadores do F-16 MLU atinge a  FOC no F-35.

Se queremos pertencer a esse grupo temos de avançar antes de 2025.
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2690 em: Abril 11, 2021, 05:29:17 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

Abc,

O que é mais engraçado é que em Portugal os F estão mais ligados ao Presidente.
Foi preciso a FAP ir ao Marcelo dizer que cancelava a modernização dos F-16. Mas o Marcelo colocou 2025 para uma nova solução.

Não entendi o 2025, a solução era encomendar 25 F-35A, a serem entregues em 2030, mas não vai acontecer.

É o ano que os MLU atingem o fim de "vida" segundo a FAP.

Os F-35 vão vão estar disponíveis depois de 2028.

Segundo os artigos que tenho metido aqui, o "fim" do SA F-16MLU é 2030 !

2025 não é o ano que as asas dos F-16 caem ou que os misseis deixam de disparar.

É o ano em que a maioria dos operadores do F-16 MLU atinge a  FOC no F-35.

Se queremos pertencer a esse grupo temos de avançar antes de 2025.

Caem ?
Não é assim tão má a situação, leia por favor o artigo que meti aqui há uns 2 dias.

Abc,
 

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luis simoes

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2691 em: Abril 11, 2021, 07:34:05 pm »
Nao se admirem andarem por aqui uns typhon espanhois a fazerem o nosso policiamento aereo.....estamos a 9 anos de distancia de isso possivelmente suceder ..... c56x1 c56x1
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2692 em: Abril 11, 2021, 10:17:29 pm »
O F-35 era a ideia da FAP, pré-COVID. Com tantos programas a serem empurrados para a década de 30, aliada à crise económica causada pela pandemia, já se aperceberam que não haverá dinheiro suficiente para tudo nessa altura. Com isto, voltou a estar em cima da mesa o upgrade para F-16V (que certamente terá de ser debatido na revisão da LPM do próximo ano).

Neste momento já não dá é para "esperar por 2030 e logo se vê", até porque a compra de caças demora tempo, e num país de incertezas, se a chegarmos a 2030 e a opção F-35 for financeiramente inviável, também será tarde demais para modernizar os F-16.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Stalker79

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2693 em: Abril 11, 2021, 10:47:58 pm »
O F-35 era a ideia da FAP, pré-COVID. Com tantos programas a serem empurrados para a década de 30, aliada à crise económica causada pela pandemia, já se aperceberam que não haverá dinheiro suficiente para tudo nessa altura. Com isto, voltou a estar em cima da mesa o upgrade para F-16V (que certamente terá de ser debatido na revisão da LPM do próximo ano).

Neste momento já não dá é para "esperar por 2030 e logo se vê", até porque a compra de caças demora tempo, e num país de incertezas, se a chegarmos a 2030 e a opção F-35 for financeiramente inviável, também será tarde demais para modernizar os F-16.

Quais as fontes que o levam a dizer isso?
Tenho sérias dúvidas.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2694 em: Abril 11, 2021, 11:41:23 pm »
O quê concretamente?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2695 em: Abril 13, 2021, 12:07:58 pm »
Citar
Lockheed Martin contracts L3Harris for Viper Shield F-16V Block 70/72 electronic warfare system

Lockheed Martin in February sole-sourced L3Harris a cost-plus development contract to put its new AN/ALQ-254(V)1 Viper Shield electronic warfare (EW) system on the F-16V Block 70/72 Fighting Falcon combat aircraft.

The Viper Shield will have software-defined technology components that reveal digital radar threats and provide robust countermeasure capabilities in a fully-integrated, internally-mounted system, according to a company statement. The baseline version of the Viper Shield will be integrated into the aircraft’s fuselage, saving space for additional capability such as a fuel pod that could be attached externally to increase mission range.
 An expert said that Lockheed Martin is investing in F-16V Block 70/72 upgrades to prepare it for possible future acquisition by the US Air Force. (L3Harris)


Ted Damaskinos, L3Harris vice president and general manager for electronic defensive solutions, told Janes on 18 March that the company has a full design of the Viper Shield and is in discussions with Lockheed Martin about production, timing, and deliverables.

The advanced digital radar warning receiver technology will fold into the F-16V Block 70/72’s active electronically scanned array (AESA) radar to give pilots situational awareness. The digital radio frequency (RF) memory-based jamming system will fight advanced threats.

An expert said that Lockheed Martin is investing in F-16V Block 70/72 upgrades to prepare it for possible future acquisition by the US Air Force (USAF). Bryan Clark, senior fellow at the Hudson Institute in Washington, DC, told Janes on 6 April that investing in an EW suite such as the Viper Shield is an affordable way for Lockheed Martin to give the aircraft self-protection and sensor capability improvements to have the F-16V Block 70/72 perform in modestly-contested environments such as air base protection or homeland defence air patrols.

A continuar este tipo de investimentos no F-16, ainda vamos acabar com uns F-16V block 70/72 novos.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2696 em: Abril 13, 2021, 01:42:22 pm »
Porquê novos? Novos custarão o mesmo que o F-35, ou mais até (porque a LM não quererá prejudicar as vendas de F-35), e a frota actual pode muito bem ser modernizada para o mesmo padrão e a uma fracção do preço. Apenas reforça a opção pelo upgrade aos F-16 como a mais "cost effective".
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2697 em: Abril 13, 2021, 02:43:00 pm »
Não se esqueçam que os "Americas" vão investir num novo 4.5... se é para ser novo (barato de adquirir e manter), esta será provavelmente a melhor opção. Por enquanto...metam-lhes um novo radar e já está bom demais.

Há que poupar...na Defesa.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2698 em: Abril 13, 2021, 02:57:53 pm »
O "novo" 4.5, não deverá estar totalmente operacional antes de 2035 ou mesmo 2040. Quanto mais tarde ficar disponível (e sendo um programa do zero, há sempre o risco de atrasos), seria imprudente não fazer nada (ou fazer muito pouco) aos F-16 e rezar que esta nova aeronave chegue. O upgrade full ao F-16 já o permitia aguentar até 2040/45, o que dava uma boa margem de erro para o novo caça.

Dependendo do nível de ambição, e da qualidade do dito caça, poderíamos ter um futuro da FAP com F-35 + esse novo caça.
 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2699 em: Abril 13, 2021, 04:56:38 pm »
O novo 4.5 não é suposto ser um F16 "recauchutado", tipo F16 XL (F36 Kingsnake)? Logo o tempo de pesquisa e disponibilização pode ser bastante inferior...