claro que dispõe, TAP, Euroatlantic, SATA..........
Se fosse necessário empenhar um A330 para ir a Cabul carregar passageiros, o que seria necessário?
Disponibilidade, Escalas, custos...
Porque:
EUA ordena uso imediato de 18 aviões comerciais para retirar afegãos
Em causa estão três aeronaves das companhias American Airlines, Atlas Air, Delta Air Lines e Omni Air, duas da Hawaiian Airlines e quatro da United Airlines .
O Pentágono ordenou este domingo o recurso, com caráter de emergência, a 18 aviões comerciais dos Estados Unidos da América (EUA) para o transporte de afegãos retirados de Cabul.
https://sicnoticias.pt/especiais/afeganistao/2021-08-22-EUA-ordena-uso-imediato-de-18-avioes-comerciais-para-retirar-afegaos-084d6b53?fbclid=IwAR1xK9mNsaL7T0rpDI1LyLyIcqaqTmWxD7d4AjP1ANAz2oStiML2xxFLvFw
Em termos de aeronaves há sempre, rpt sempre disponibilidade, pois em situação de calamidade ou de conflito, as requisições de aeronaves sempre foram feitas, lembras-te do repatriamento de centenas de milhares de retornados da nossas Ex-Colónias ?
As melhores aeronaves que actualmente possuimos para esse trabalho são os 339 da TAP, sem qq margem para dúvida, apesar do 762ER da Euroatlantic ser um excelente acft.
No ano passado os 339 efectuaram voos directos LIS-PEK-LIS sem escala técnica, lembras-te ?
Quanto a custos teriam que ser contactados os países sobrevoados para avaliar as taxas de rota, e depois planear, contabilizar os custos de operação nos aeroportos alternativos em caso de ser obrigado a divergir, não fosse o diabo tecê-las.
para este tipo de operação terias de empenhar um 339 e uma aeronave de menores dimensões, preferencialmente um C' ou um 295 para fazerem de ponte aérea entre Kabul e o aerodromo onde o 339 ficaria baseado, porque não estou a ver os pilotos da TAP arriscarem operar em Kabul nestas situações de conflito.
A nossa ausência, quanto mim tem a ver com o numero muito reduzido de cidadãos Lusos, também toda uma falta de solidariedade que tem vindo a ser apanágio desta gentinha que está nos comandos deste País,
e principalmente, mais uma vez, apanhados com as calças na Mão, por não termos os meios minimamente adequados para este tipo de missão e refiro apenas uma aeronave tipo A400, pois, nem necessitavamos de ter os MRTT para intervir.Se já tivesssemos os 390 operacionais o problema de falta de meios colocava-se exactamente do mesmo modo, ou destavamos três aeronaves para a operação, sendo uma delas o reabastecedor de serviço, ou com uma aeronave, teriamos de efectuar uma escala para chegar a kabul e outra para regressar e isto apenas para um voo de auxilio, basta imaginar os tempos perdidos no solo a reabastecer !
Quando necessitamos de ajuda vamos a correr estender a mão, mas quando os outros necessitam dessa ajuda olhamos para o lado !!
Não teria ficado mal a Portugal se tivesse destacado um dos C's para auxiliar nesta operação de resgate de refugiados !Abraços