Mensagens recentes

Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 ... 10
11
Indústrias de Defesa / Re: Industria de defesa europeia
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 08:13:51 pm »
Citação de: Ukrainska Pravda
Secret weapons factories operate in Ukraine, some of them underground

The El Mundo newspaper, citing a source in the Ukrainian arms industry, has written that a network of hidden factories producing weapons has emerged in Ukraine since the start of the full-scale invasion.

Source: Radio Svoboda (Liberty) with reference to El Mundo publication

Details: The source of El Mundo said that some of these factories are located underground, while others are hidden behind "huge scenery".

El Mundo's source also noted that the issue of keeping the location of these plants secret is of particular concern to Kyiv, as "traitors" have already been found among the employees of the factories.

It is noted that the construction of the hidden network of production facilities is being overseen by Oleksandr Kamyshin, the Minister of Strategic Industries.

El Mundo wrote that these factories are currently producing ammunition, all types of drones, Kozak armoured combat vehicles, Neptune missiles and Stugna anti-tank missiles.

El Mundo states that production volumes have tripled since the 2023 launch, the source said.

Background: In April, President Volodymyr Zelenskyy said there were positive developments in arms production, especially when it came to the production of drones and shells. "I am always grateful to every company and every manufacturer that provides our Defence and Security Forces with everything they need," the president said.

Fonte: Ukrainska Pravda
12
Mundo / Re: Rússia
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 08:08:09 pm »
Encontra-se a decorrer uma mudança significativa na liderança securitária - Shoigu deixa a pasta da defesa e passa a liderar o conselho de segurança.
13
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Tikuna em Hoje às 06:46:33 pm »
15
Países Lusófonos / Re: São Tomé e Príncipe
« Última mensagem por P44 em Hoje às 05:54:29 pm »
GUINÉ-BISSAU
O “amor” santomense por Portugal e a amizade profunda entre Guiné-Bissau e Rússia
Patrice Trovoada garante que acordo militar com a Rússia é “normal” e que o seu país já deu “provas suficientes de amor”. Umaro Sissoco Embaló convidou Vladimir Putin a visitar Bissau.

António Rodrigues
10 de Maio de 2024, 19:56

O alinhamento de São Tomé e Príncipe e da Guiné-Bissau com a Rússia, numa altura em que as forças russas continuam a sua guerra na Ucrânia, é mesmo para manter, e Portugal até pode estranhar, mas vai ter mesmo de entranhar que os dois países da CPLP são soberanos e independentes para estabelecer acordos militares com Moscovo. O de São Tomé entrou agora em vigor, o da Guiné-Bissau já vem desde 2019.

Patrice Trovoada, o primeiro-ministro santomense, tentou pôr água na fervura em relação ao acordo de cooperação militar assinado pelo seu país com a Rússia e que entrou em vigor no dia 5 de Maio: “Acho que não há razões nenhumas para preocupações. É um acordo normal, habitual, que existe com vários países e sobretudo Portugal não tem razões para estar preocupado”, disse o chefe do Governo à Lusa.

Sobre as palavras do ministro de Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que revelou a sua “estranheza e apreensão” face à aproximação russo-santomense, Trovoada fez questão de lembrar que estamos a falar de um país soberano e independente: “Nós somos independentes, soberanos, ninguém vai nos ditar como devemos nos relacionar com a Rússia.”

E se Trovoada, tentando por todos os meios desvalorizar a importância do acordo militar, jurou amor eterno a Portugal – “entre Portugal e São Tomé e Príncipe as coisas vão bem e, como se diz, no amor não é só dizer ‘eu te amo’, mas nós já demos provas suficientes de amor” –, ao Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, só lhes faltou mesmo usarem a palavra amor para falar da relação russo-guineense.

No seu encontro de quinta-feira com Putin, por duas vezes Embaló chamou a Putin “meu querido amigo”, de acordo com a transcrição da reunião disponibilizada pelo Kremlin, sublinhou a importância da Rússia na independência da Guiné-Bissau, a formação de muitos altos quadros guineenses na União Soviética (“Mais de 70% dos nossos militares e autoridades civis foram formados na União Soviética”) e expressou a “solidariedade” entre as duas nações.

“Somos bons aliados agora e esperamos continuar a sê-lo no futuro. Podem contar com a Guiné-Bissau como um parceiro fiável, que nunca mudará”, acrescentou Embaló. O Presidente guineense, que vai na terceira visita à Rússia desde que assumiu o cargo em 2020, foi agora convidado pelo seu homólogo para “uma visita de Estado à Federação Russa” e aproveitou para reciprocar.

“Quero aproveitar também para agradecer o convite para visitar a Rússia. Espero que algum dia faça um périplo por África que inclua a Guiné-Bissau”, disse Embaló. “A Rússia pode contar com a Guiné-Bissau como um aliado permanente, isso não mudará nunca.”

Bissau e Moscovo assinaram um acordo de cooperação militar a 25 de Junho de 2019, à margem da participação da delegação do Governo guineense no Fórum Internacional Técnico-Militar. As assinaturas no acordo são dos ministros da Defesa russo, Serguei Shoigu, e guineense, Eduardo Costa Sanhá. Mas nessa altura ainda a Rússia não tinha invadido a Ucrânia e não se tinha tornado em pária numa parte substancial do mundo, por isso, o documento mereceu pouca atenção internacional.

Público
16
Conflitos do Presente / Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 05:52:24 pm »
Israel prepara-se para nova ofensiva contra o "Hamas" no norte da Faixa de Gaza


17
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 05:48:41 pm »
18
Mundo / Re: México
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 05:44:19 pm »
19
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Tikuna em Hoje às 05:32:19 pm »
20
Marinha Portuguesa / Re: Modernização dos Lynx Mk95A
« Última mensagem por sivispacem em Hoje às 05:28:41 pm »
Pelo menos ainda temos o cacilheiro.  Menos mal.

Fonte amiga cujo nome não posso revelar disse-me que está a ser equacionado como o futuro LPD para os Fuzos, agora que abraçaram o conceito light and (not that) fast....

Aquilo pintado de verde vómito intimida!

Iço!!  :o

E então com uma M2 à proa... (com mira de ferro, não precisamos de mariquices na Armada!)
Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 ... 10