Inventário Aeronaves FAP

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Inventário Aeronaves FAP
« em: Dezembro 26, 2023, 02:20:37 pm »
Olá a todos!
Espero que não levem a mal a criação deste tópico mas aproveitei esta semana de férias, em casa dos meus pais, na zona da BA5 (LPMR), e após ter visto os 2 F-16s a sobrevoarem a zona, para relembrar a minha paixão pela FAP, desde os tempos dos A-7P aqui estacionados e questionei-me quais e quantas aeronaves estariam efetivamente ativas das 28/30 reportadas. Vai daí, várias pesquisas em diversos sites de spotters, redes sociais, bases de dados, etc, consegui compilar num só documento várias informações, não só sobre os 2 esquadrões de F-16 mas sobre todos os outros esquadrões, aeronaves, bases, etc...

Agradecia todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/l-CxBRxZxJc

E peço desculpa se estou a ser abusado em criar um novo tópico mas não encontrei nenhum sobre o tema.

Obrigado a todos,

GM
 
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #1 em: Dezembro 26, 2023, 07:09:08 pm »
Olá a todos!
Espero que não levem a mal a criação deste tópico mas aproveitei esta semana de férias, em casa dos meus pais, na zona da BA5 (LPMR), e após ter visto os 2 F-16s a sobrevoarem a zona, para relembrar a minha paixão pela FAP, desde os tempos dos A-7P aqui estacionados e questionei-me quais e quantas aeronaves estariam efetivamente ativas das 28/30 reportadas. Vai daí, várias pesquisas em diversos sites de spotters, redes sociais, bases de dados, etc, consegui compilar num só documento várias informações, não só sobre os 2 esquadrões de F-16 mas sobre todos os outros esquadrões, aeronaves, bases, etc...

Agradecia todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/l-CxBRxZxJc

E peço desculpa se estou a ser abusado em criar um novo tópico mas não encontrei nenhum sobre o tema.

Obrigado a todos,

GM

Bem-vindo ao FD, Gonçalo! ;)

Pessoalmente, não tenho nada contra a tua iniciativa, antes pelo contrário.  :)

Relativamente a correções, e muito rapidamente pois não tenho agora muito tempo:


1. Frota C-130H/H-30:

- C-130H-30 16801 está Active, encontrando-se em processo de modernização na OGMA;
- C-130H-30 16802 está W/O, tendo sido abatido por falhas graves a nível estrutural, e encontrando-se armazenado/abandonado na BA6;
- C-130H 16803, o Incansável, está Active;
- C-130H 16804 está W/O, como infelizmente todos sabemos;
- C-130H 16805 está Active, embora a passar por um breve período de manutenção.
- C-130H-30 16806 está Active e encontra-se a fazer testes de voo após a sua modernização na OGMA.


2. P-3P Orion:

- Pertence ao acervo do Museu do Ar em Sintra, acho que não devia constar na lista (ou terias que fazer o mesmo com toda e qualquer aeronave que se encontre nos vários pólos do Museu do Ar, e não só). O mesmo acho que deverias fazer com o F-16A 15150 que está junto à Porta de Armas da BA5 e mencionas na lista.


3. P-3C CUP+:

- 14807 está Stored, assim como o 14811, estando Active o 14808 (em processo de modernização de sistemas no Canadá), 14809 e 14810. Os números de cauda que apresentas pós-14811 não estão confirmados, restando ainda saber se as células germânicas servirão apenas como doadoras de peças e kit MLU, ou se alguma delas será eventualmente incorporada ao serviço. 


4. EADS-CASA C-295M:

- Célula 16702 pode considerar-se Stored dado, de acordo com informações recentes, se encontrar ou na OGMA ou em Sevilha a ser reparada dos danos sofridos pela aterragem com o trem recolhido.


5. F-16AM/BM:

- Células monolugares 15145, 15146 e 15147 encontram-se ainda na OGMA em processo de modernização, por isso ainda não estão Active.


6. Dassault Falcon 900B:

- esta aeronave (27404) está Stored em Figo Maduro, aparentemente em manutenção e pequeno processo de modernização.


7. Viking DHC-515:

- está previsto chegarem ambos em 2026, não no ano que vem.


Continuação de bom trabalho, e no que puder ajudar não hesites. Bom Ano Novo!  c56x1
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #2 em: Dezembro 26, 2023, 08:44:29 pm »
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Pessoalmente, não tenho nada contra a tua iniciativa, antes pelo contrário.  :)

Relativamente a correções, e muito rapidamente pois não tenho agora muito tempo:


1. Frota C-130H/H-30:

- C-130H-30 16801 está Active, encontrando-se em processo de modernização na OGMA;
- C-130H-30 16802 está W/O, tendo sido abatido por falhas graves a nível estrutural, e encontrando-se armazenado/abandonado na BA6;
- C-130H 16803, o Incansável, está Active;
- C-130H 16804 está W/O, como infelizmente todos sabemos;
- C-130H 16805 está Active, embora a passar por um breve período de manutenção.
- C-130H-30 16806 está Active e encontra-se a fazer testes de voo após a sua modernização na OGMA.


2. P-3P Orion:

- Pertence ao acervo do Museu do Ar em Sintra, acho que não devia constar na lista (ou terias que fazer o mesmo com toda e qualquer aeronave que se encontre nos vários pólos do Museu do Ar, e não só). O mesmo acho que deverias fazer com o F-16A 15150 que está junto à Porta de Armas da BA5 e mencionas na lista.


3. P-3C CUP+:

- 14807 está Stored, assim como o 14811, estando Active o 14808 (em processo de modernização de sistemas no Canadá), 14809 e 14810. Os números de cauda que apresentas pós-14811 não estão confirmados, restando ainda saber se as células germânicas servirão apenas como doadoras de peças e kit MLU, ou se alguma delas será eventualmente incorporada ao serviço. 


4. EADS-CASA C-295M:

- Célula 16702 pode considerar-se Stored dado, de acordo com informações recentes, se encontrar ou na OGMA ou em Sevilha a ser reparada dos danos sofridos pela aterragem com o trem recolhido.


5. F-16AM/BM:

- Células monolugares 15145, 15146 e 15147 encontram-se ainda na OGMA em processo de modernização, por isso ainda não estão Active.


6. Dassault Falcon 900B:

- esta aeronave (27404) está Stored em Figo Maduro, aparentemente em manutenção e pequeno processo de modernização.


7. Viking DHC-515:

- está previsto chegarem ambos em 2026, não no ano que vem.


Continuação de bom trabalho, e no que puder ajudar não hesites. Bom Ano Novo!  c56x1

Hello,

Muito obrigado!

Já estou a atualizar o dashboard com todo o feedback que disponibilizaste.

No post anterior esqueci-me de explicar o status. Usei a seguinte lógica:

Active (Ativo)
On Order (Pedido)   
Preserved (Museu, Porta de Armas)
Scrapped (Retirado)
Stored (OGMA, etc.)
Write-off (Destruído)

Com base nisto, decidi propositadamente deixar os 2 F-16A, o P-3P Orion, e os 2 DHC-1 Chipmunk por serem versões anteriores de aeronaves que se encontram ativas de momento.

Mais uma vez obrigado e todo o restante feedback é bem-vindo!

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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #3 em: Dezembro 27, 2023, 11:27:47 am »
Hello,

Muito obrigado!

Já estou a atualizar o dashboard com todo o feedback que disponibilizaste.

No post anterior esqueci-me de explicar o status. Usei a seguinte lógica:

Active (Ativo)
On Order (Pedido)   
Preserved (Museu, Porta de Armas)
Scrapped (Retirado)
Stored (OGMA, etc.)
Write-off (Destruído)

Com base nisto, decidi propositadamente deixar os 2 F-16A, o P-3P Orion, e os 2 DHC-1 Chipmunk por serem versões anteriores de aeronaves que se encontram ativas de momento.

Mais uma vez obrigado e todo o restante feedback é bem-vindo!

GM

No que eu puder ajudar, estás à vontade. Terás também aqui muita informação no fórum para poderes ires atualizando a tua base de dados.

Ah, só uma nota: na FAP não existem Esquadrões, antes Esquadras (Esquadra 201, Esquadra 301, etc). Historicamente, chegaram a haver Esquadras com 2 Esquadrilhas; por exemplo, quando na BA5 em Julho de 1980 a EICPAC (Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate) se voltou a reestruturar pela segunda vez em duas esquadrilhas independentes, equipadas com frotas distintas: a Esquadrilha de T-33A, vocacionada para Instrução Complementar, e a Esquadrilha dos T-38A, vocacionada para a componente Operacional.

Outro exemplo foi a Esquadra 301 Jaguares, que na altura do abate do Fiat em Junho de 1993 tinha oficialmente ao serviço 33 G.91R/3, R/4 e T/3, e nem por isso se tornou num Esquadrão. ;)

Continuação de bom trabalho.
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #4 em: Dezembro 27, 2023, 11:46:03 am »
Hello,

Muito obrigado!

Já estou a atualizar o dashboard com todo o feedback que disponibilizaste.

No post anterior esqueci-me de explicar o status. Usei a seguinte lógica:

Active (Ativo)
On Order (Pedido)   
Preserved (Museu, Porta de Armas)
Scrapped (Retirado)
Stored (OGMA, etc.)
Write-off (Destruído)

Com base nisto, decidi propositadamente deixar os 2 F-16A, o P-3P Orion, e os 2 DHC-1 Chipmunk por serem versões anteriores de aeronaves que se encontram ativas de momento.

Mais uma vez obrigado e todo o restante feedback é bem-vindo!

GM

No que eu puder ajudar, estás à vontade. Terás também aqui muita informação no fórum para poderes ires atualizando a tua base de dados.

Ah, só uma nota: na FAP não existem Esquadrões, antes Esquadras (Esquadra 201, Esquadra 301, etc). Historicamente, chegaram a haver Esquadras com 2 Esquadrilhas; por exemplo, quando na BA5 em Julho de 1980 a EICPAC (Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate) se voltou a reestruturar pela segunda vez em duas esquadrilhas independentes, equipadas com frotas distintas: a Esquadrilha de T-33A, vocacionada para Instrução Complementar, e a Esquadrilha dos T-38A, vocacionada para a componente Operacional.

Outro exemplo foi a Esquadra 301 Jaguares, que na altura do abate do Fiat em Junho de 1993 tinha oficialmente ao serviço 33 G.91R/3, R/4 e T/3, e nem por isso se tornou num Esquadrão. ;)

Continuação de bom trabalho.

Bom dia e muito obrigado CJ!

Estou fascinado com o teu conhecimento... Eu sou muito leigo nisto e só me lembro dos A-7P aqui estacionados em Monte Real e de ir com os meus amigos daqui, de bicicleta até à BA5, e depois pedirmos para nos deixarem ver as aeronaves de perto... Mais tarde, ainda fui a um dia aberto em que estavam lá várias aeronaves de vários países, incluindo um F-111 dos EUA, por exemplo! Há uns 8-10, fui a um dia de base aberta com a minha sobrinha... Queria levar lá a minha filha mas ela não tem interesse nenhum por aviões  :-P

Desculpa a minha ignorância mas não percebi muito bem a diferença entre esquadrão e esquadra? Segundo a https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquadrão é apenas uma questão de "esquadrão" ser PT-Br e "esquadra" ser PT-Pt... Em inglês usam sempre o termo "squadron" e depois sub-dividem em "flights". Será assim mesmo?

Obrigado,

GM
 

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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #5 em: Dezembro 27, 2023, 01:29:34 pm »
Na Força Aérea Portuguesa não existe o termo "esquadrão".

As bases estão organizadas em Grupo - Esquadra - Esquadrilha, por exemplo todas as esquadras de voo (exepto nos F-16) possuem uma esquadrilha de manutenção agregada e essas esquadrilhas podem ainda dividirem-se em secções ou sectores.

O equivalente aos "Flights" deve ser o "destacamento" que é uma força temporária que é enviada para fora da base principal.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 01:30:34 pm por Lightning »
 
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #6 em: Dezembro 27, 2023, 02:09:04 pm »
Na Força Aérea Portuguesa não existe o termo "esquadrão".

As bases estão organizadas em Grupo - Esquadra - Esquadrilha, por exemplo todas as esquadras de voo (exepto nos F-16) possuem uma esquadrilha de manutenção agregada e essas esquadrilhas podem ainda dividirem-se em secções ou sectores.

O equivalente aos "Flights" deve ser o "destacamento" que é uma força temporária que é enviada para fora da base principal.

É isso mesmo, tal como o Lightning escreveu.

Só creio é que são também Esquadras de Manutenção, e não Esquadrilhas como ele referiu no seu post.
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #7 em: Dezembro 27, 2023, 06:43:08 pm »
CJ em regra (i.e. exepto BA5), cada esquadra de voo (comando de Major) possui a sua própria esquadrilha de manutenção (comando de Capitão) subordinada ao comandante da Esquadra, se fosse uma esquadra propria (Major) ela não seria subordinada ao comandante da esquadra pois estariam ao mesmo nivel.

Na BA5 é uma organização mais a "Americana", duas esquadras de voo apenas com os mecânicos Crew-Chief e especialistas loaders "armar a aeronave e mais umas coisas", estão na chamada Linha da Frente, a manutenção mais de hangar é feita pela esquadra de manutenção de aeronaves, esquadra de Armamento e Equipamentos, Esquadra de Material, Laboratório de Metrologia, etc, neste contexto o Comando do Grupo Operacional (Tenente-Coronel) e o seu CGM (Centro de Gestão da Manutenção) é que assumem toda a coordenação entre as várias Esquadras que entre si mantém os F-16 a voar.

No contexto português é assim pois quase todas as esquadras tem um tipo de aeronave diferente, mas de F-16 há duas.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 06:48:09 pm por Lightning »
 
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #8 em: Dezembro 27, 2023, 07:57:13 pm »
CJ em regra (i.e. exepto BA5), cada esquadra de voo (comando de Major) possui a sua própria esquadrilha de manutenção (comando de Capitão) subordinada ao comandante da Esquadra, se fosse uma esquadra propria (Major) ela não seria subordinada ao comandante da esquadra pois estariam ao mesmo nivel.

Na BA5 é uma organização mais a "Americana", duas esquadras de voo apenas com os mecânicos Crew-Chief e especialistas loaders "armar a aeronave e mais umas coisas", estão na chamada Linha da Frente, a manutenção mais de hangar é feita pela esquadra de manutenção de aeronaves, esquadra de Armamento e Equipamentos, Esquadra de Material, Laboratório de Metrologia, etc, neste contexto o Comando do Grupo Operacional (Tenente-Coronel) e o seu CGM (Centro de Gestão da Manutenção) é que assumem toda a coordenação entre as várias Esquadras que entre si mantém os F-16 a voar.

No contexto português é assim pois quase todas as esquadras tem um tipo de aeronave diferente, mas de F-16 há duas.

Certo. Quem sabe, sabe. ;)

E quando colocava a dúvida pensei não só na EMAE da BA5, mas também na manutenção da Esq. 552, por exemplo, que se autodenomina de "Esquadra de Manutenção".
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 08:02:05 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #9 em: Dezembro 27, 2023, 09:58:41 pm »
 Há um Falcon 50, o 17402 que já está há bastante tempo inactivo.
 
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #10 em: Dezembro 27, 2023, 10:46:35 pm »
E quando colocava a dúvida pensei não só na EMAE da BA5, mas também na manutenção da Esq. 552, por exemplo, que se autodenomina de "Esquadra de Manutenção".

Na minha lógica isso não faz sentido, mas não conheço a realidade da 552, não me faz sentido existir uma esquadra de manutenção dentro da esquadra 552, tal como não existem Batalhões subordinados a Batalhões, etc, a subordinação é para um nivel superior.

A única hipótese que percebo isso a acontecer é ser como em Monte Real, a manutenção estar fora da esquadra de voo sendo mais uma esquadra subordinada ao GO, mas eu pensava que a organização desse modo só existia na BA5 por causa da manutenção apoiar duas esquadras de voo. Mas pode ser, uma pessoa não conhece todas as realidades e além disso as coisas vão mudando.
 
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #11 em: Fevereiro 12, 2024, 05:17:20 pm »
Olá a todos,

documento atualizado com a introdução dos Lockheed P3C Cup oriundos da Deutsche Marine.

Agradecia, por favor, todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/vy-YGGrPS4k

Obrigado,

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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #12 em: Fevereiro 12, 2024, 05:50:19 pm »
Olá a todos,

documento atualizado com a introdução dos Lockheed P3C Cup oriundos da Deutsche Marine.

Agradecia, por favor, todos e quaisquer comentários e feedback (idealmente positivos) para poder atualizar e/ou corrigir quaisquer erros na informação apresentada:

https://lookerstudio.google.com/s/vy-YGGrPS4k

Obrigado,

GM
Qual a razão para fazer o documento em inglês?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #13 em: Fevereiro 12, 2024, 06:27:07 pm »
O normal...para partilha em fóruns de língua inglesa!

De resto não vejo a utilidade da elaboração em inglês.
Um abraço
Raphael
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Re: Inventário Aeronaves FAP
« Responder #14 em: Fevereiro 12, 2024, 06:33:58 pm »
O normal...para partilha em fóruns de língua inglesa!

De resto não vejo a utilidade da elaboração em inglês.
Algum forúm de língua inglesa sobre defesa interessante por aí?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."