Patrulha “Zaire” participa no exercício OBANGAME EXPRESS 2023
O navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa, em missão de Fiscalização Conjunta e Capacitação Operacional Marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, participou, entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro, no exercício internacional OBANGAME EXPRESS 2023.
O exercício, que neste período foi coordenado pela Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, permitiu treinar a guarnição em cenários de Pesca Ilegal, Busca e Salvamento com reboque, Combate à Pirataria, Tráfico ilegal de armas, Narcotráfico, Trasfega ilegal de combustível em alto mar e Poluição Marítima.
Durante o período em que se desenrolou em São Tomé e Príncipe, o exercício contou, com a participação do navio patrulha camaronês “NCS Le Ntem”, assim como de diversas embarcações da Guarda Costeira Santomense, o que permitiu incrementar a coordenação e a comunicação entre os navios e o Centro de Operações Marítimas (COM) daquele país, aumentando desta forma a capacidade de resposta da sua Guarda Costeira.
Das ações realizadas destacam-se as de abordagem, de forma a garantir a segurança para os inspetores de pesca de São Tomé e Príncipe, entre os navios patrulha da Marinha Portuguesa e da Marinha dos Camarões, e a série de reboque na qual o “Zaire” rebocou o navio da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe para a Baía de Ana Chaves.
O OBANGAME EXPRESS 2023 contou com a participação de 29 países, e teve por objetivo de melhorar a cooperação dos países da região do Golfo da Guiné, contribuindo para promover a segurança marítima, a criação de legislação e o treino de procedimentos ligados às operações navais.