Carro de Combate M60 A3TTS

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #225 em: Outubro 02, 2009, 07:56:10 pm »
Não querendo criar um tópico novo, qual foi a quantidade de M60A2 que Portugal recebeu?
Nem sabia que utilizámos esta versão!!  :shock:
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alphaiate

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #226 em: Outubro 03, 2009, 12:11:15 am »
que eu saiba não recebeu! o mais parecido que temos é a versão de engenharia.
 

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #227 em: Outubro 03, 2009, 12:32:26 am »
Nem eu sabia e nem queria acreditar quando vi.
Mas estão pintadas com um verde que não é comum no nosso exército.
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rui duarte

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #228 em: Outubro 04, 2009, 12:58:19 pm »
as viaturas que recebemos com esta torre foi para criar os M60 de intruçao, mal chegaram as torres ficaram a apodrecer no entroncamento =/
 

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #229 em: Outubro 04, 2009, 03:15:02 pm »
Citação de: "rui duarte"
as viaturas que recebemos com esta torre foi para criar os M60 de intruçao, mal chegaram as torres ficaram a apodrecer no entroncamento =/
Então foi isso. E por lá continuam a apodrecer.
Obrigado pelo esclarecimento.
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papatango

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #230 em: Outubro 06, 2009, 02:34:37 pm »
É extremamente interessante, que algumas vezes somos surpreendidos por factos que julgavamos serem resultado de erros.

Compreendo agora porque é que há publicações internacionais que afirmam que Portugal recebeu carros M-60A2.

O M-60A2 foi uma ideia que não vingou. Começou a ser desenvolvido em meados dos anos 60, mas só dez anos mais tarde foram entregues. 526 exemplares foram para o exército norte-americano. A arma é de 6 polegadas (152mm) e podia disparar várias munições, entre as quais um míssil.
Os mísseis eram muito mais caros que a munição anti-tanque e a munição convencional de 152mm e não eram eficazes- A arma principal, embora de grande calibre tinha pouca potência e não era eficiente contra carros de combate senão a curtas distâncias, o que era inutil perante os canhões de 125mm dos tanques T-72 soviéticos. A torre era demasiado sofisticada para a capacidade que a arma efectivamente tinha.
Muito do desenvolvimento e sofisticação de sistemas do M-60A2 acabou sendo aproveitado no M1 «Abrams».

Devem cá ter vindo parar alguns dos exemplares que foram retirados de serviço ainda durante os anos 90.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #231 em: Agosto 17, 2012, 06:58:42 pm »
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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #232 em: Maio 08, 2016, 09:21:34 pm »
Programa de upgrade para o M-60 da Raytheon
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Alvalade

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #233 em: Maio 08, 2016, 09:34:39 pm »
Não que tenhamos dinheiro para isso, mas qual é o preço disso ?
 

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #234 em: Maio 09, 2016, 12:48:05 am »
Ainda não encontrei valores mas este upgrade deve ser o mais acessível entre os já existentes.
Peça de 120mm pois menos que isso não faz sentido, com respetivo computador de tiro.
Motor reconstruido e a debitar 950cv, pois o principal problema dos nossos era o desgaste dos componentes do motor.
Mais que 950cv e já se teria de modificar a suspensão e transmissão.
Aumento de blindagem na frente e laterais do casco e na torre.

Mais em:
http://www.tank-net.com/forums/index.php?showtopic=41711
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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #235 em: Maio 09, 2016, 09:36:06 am »
Ainda não encontrei valores mas este upgrade deve ser o mais acessível entre os já existentes.
Peça de 120mm pois menos que isso não faz sentido, com respetivo computador de tiro.
Motor reconstruido e a debitar 950cv, pois o principal problema dos nossos era o desgaste dos componentes do motor.
Mais que 950cv e já se teria de modificar a suspensão e transmissão.
Aumento de blindagem na frente e laterais do casco e na torre.

Mais em:
http://www.tank-net.com/forums/index.php?showtopic=41711

Os M60 A3 TTS eram mais que suficientes para nós, os apenas 80 CC's que recebemos em 1993, davam para equipar o GCC com os 3 esq orgânicos, na altura a 17 CC's p/ esquadrão, o Esq Rec, e ainda colocar algumas unidades na então EPC !!
No entanto,  como Somos um País muito rico, optamos pelos Leo 2A6, e nem conseguimos ter o efectivo completo para formar um GCC a 3 Esq, a 14 CC's p/ esquadrão..........mas fora isso tudo bem estes 37 CC's são mais bonitos que os M60A3 , ficam melhor nos desfiles, e são iguais aos que os Castelhanos tem !!! :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

M60A3 da wikipedia.........
 
..........Em 1978, foi criada a variante M60A3. Foram feitas varias modificações, principalmente tecnológicas, foi instalado lançadores de granadas fumígenas, um telémetro a laser AN/VVS-2 (usado pelo comandante e pelo artilheiro), um computador de tiro M21 e um sistema de estabilização da torre. A metralhadora M85 .50, controlada remotamente, se mostrou inefetiva para uso anti-aéreo, então, foi utilizado uma montagem normal, com uma metralhadora Browning M2 .50, que se mostrou melhor. A cupola do comandante foi retirada nos últimos modelos do M60A3, com isso, o perfil do blindado ficou mais baixo, porem, a saída do tanque com tiros de armas leves ficou, relativamente, mais difícil.
 
O M60A3 ficou em serviço nos E.U.A. até 1997, quando foi retirado de serviço em favor a o M1 Abrams. Mesmo considerado já obsoleto, é usado por vários países até hoje. O M60A3 tem algumas leves vantagens encima do M1 Abrams.

muito Interessante :


O M60A3 TTS tem um sistema de visão termica melhor até que o do M1 Abrams, porem, o sistema do M60A3 TTS emite sinais audíveis a vários metros do veiculo.
 O M60A3 tem um telefone de contato entre a infantaria externa e a tripulação do blindado, facilitando na coordenação da ação. Isso só foi instalado no M1A1 Abrams em serviço no Iraque.
 O motor a diesel tem a performance inferior a turbina a gás do M1 Abrams, porem a manutenção é mais fácil e barata e o consumo de combustível é menor.
 A temperatura do exaustor da turbina do M1 Abrams é muito alta, dificultando a infantaria se proteger atras do blindado. Este não é o caso no motor a diesel do M60.
 O canhão M68A1, de 105mm do M60 tem uma variedade muito maior de munições do que o canhão de 120mm do M1 Abrams.
 O M60 tem instrumentação para efetuar fogo indireto de artilharia com seu canhão de 105mm.

 
O M60 tinha vários problemas, um deles era a dificuldade do motorista sair por cima, pela escotilha, uma vez que esta era posicionada exatamente embaixo do canhão. Outra era o acesso do compartimento do motorista pela tripulação e vice-versa, a torre teria que ser girada totalmente para trás para que haja espaço para que o motorista acessasse o compartimento da tripulação. Um dos mais graves problemas detectados em combate no M-60, bom como no M-48, foi o sistema hidráulico de rotação da torre e elevação do canhão, o qual no caso de a torre ser danificada, e os sistema hidráulico atingido, produzia um spray de líquido inflamável a alta temperatura que queimava a tripulação. Em Israel, modificações efetuadas no sistema, com a introdução de um equipamento elétrico, resolveram o problema.








Abraços
« Última modificação: Maio 09, 2016, 10:38:33 am por tenente »
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dc

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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #236 em: Maio 09, 2016, 06:11:14 pm »
No entanto, os escassos 37 Leopard apresentam um poder de fogo superior ao poder de fogo apresentado por todos os carros de combate que estiveram ao serviço do exército português... somados. Se há dificuldades em arranjar pessoal para 37, como haveriam de arranjar tripulação para 80 carros de combate??

As comparações que destacou da wikipedia, nem todas se aplicam à comparação dos mesmos com os leos, sendo que o tanque alemão não tem motor de turbina.

Quanto aos custos dos leopard, que penso que seja o maior problema que encontramos neles, é algo que podia ser facilmente compensado através de uma melhor gestão por parte do exército... a tal questão dos quarteis por tudo o que é sítio, muitos dos quais não fazem sentido e a pazada de oficiais que temos e que pouco fazem para além de ganhar o seu.
 
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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #237 em: Maio 09, 2016, 07:58:37 pm »
Acho que após a aquisição dos A6 holandeses, a Finlândia pôs os seus A4 na reserva e converteu alguns exemplares em veículos de engenharia. Pergunto-me se não faria sentido adquirir-lhes alguns A4 para substituir os M60 que ainda restam, mais uns exemplares adicionais para converter em veículos de engenharia e para sobresselentes. Não são exactamente iguais aos nossos A6, mas têm muito em comum e são mais modernos que os M60.
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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #238 em: Maio 09, 2016, 09:25:59 pm »
No entanto, os escassos 37 Leopard apresentam um poder de fogo superior ao poder de fogo apresentado por todos os carros de combate que estiveram ao serviço do exército português... somados. Se há dificuldades em arranjar pessoal para 37, como haveriam de arranjar tripulação para 80 carros de combate??

As comparações que destacou da wikipedia, nem todas se aplicam à comparação dos mesmos com os leos, sendo que o tanque alemão não tem motor de turbina.

Quanto aos custos dos leopard, que penso que seja o maior problema que encontramos neles, é algo que podia ser facilmente compensado através de uma melhor gestão por parte do exército... a tal questão dos quarteis por tudo o que é sítio, muitos dos quais não fazem sentido e a pazada de oficiais que temos e que pouco fazem para além de ganhar o seu.

O poder de fogo de um CC não é tudo para determinar uma compra deste tipo de equipamento.

A sua quantidade permitindo que se formem Un tipo grupo ou batalhão é uma condição  " sine qua non " pois de outro modo para que servem alguns CC's se nem a única unidade de CC's que deveríamos ter operacional nem conseguimos formar ?

Qual o peso em combate de um GCC a dois esquadrões ? quantos Bat Infª se conseguia apoiar efectivamente ?

Com que reservas da referida Unid de Manobra ficaríamos para ou explorar um avanço ou apoiar as unidades de infantaria em caso de rotura da LPR ?
È que isto de ter CC's obriga a que se possua um número deste tipo de equipamento que permita ser viável ter a sua mnt de escalão efectiva e o seu número minimamente suficiente em campanha para ser empregue pois poucos de nós dão conta que o actual número de CC´s nem permite sequer ter dois esq CC's com efectivo total operacional, só sob o ponto de vista da mnt, porque isto de ter CC's só por quere ter........bem, sem comentários ! 

Os comentários de um antigo CEME sobre a possibilidade de se adquirir pelo menos mais dezassete Leos 2A6 para que se completasse o GCC e houvesse mais um punhado deles são bem prova disso.

Quanto aos efectivos que não são suficientes para guarnecer os actuais 37 CC's , é porque a filosofia de emprego de forças que actualmente se está a redesenhar não contempla o emprego destes meios, sequer a nível de GCC e, se tal acontece então para que ter umas duas dúzias de CC's ?
Não seria mais útil dotar os dois BiMec's de VCI, como por exemplo os Ulanos/Pizarros ?
Porventura até era bem melhor, digo eu !

Se o Exército tem muitos oficiais e outros que tais que  " ganham o deles ", acho que todos nós ganhamos os nossos melhor ou pior, enquanto estive no activo, também não fiz quase nada durante sete anos, e, ganhei o meu :guitar: :guitar: :guitar: mas, o actual CEME, que tenho a honra de conhecer desde 1980, de certeza que melhor que ninguém sabe o que se passa com o efectivo do Exército e terá isso em consideração.

Abraços e fogo á peça
« Última modificação: Maio 09, 2016, 09:40:56 pm por tenente »
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Re: Carro de Combate M60 A3TTS
« Responder #239 em: Maio 09, 2016, 09:32:07 pm »
Acho que após a aquisição dos A6 holandeses, a Finlândia pôs os seus A4 na reserva e converteu alguns exemplares em veículos de engenharia. Pergunto-me se não faria sentido adquirir-lhes alguns A4 para substituir os M60 que ainda restam, mais uns exemplares adicionais para converter em veículos de engenharia e para sobresselentes. Não são exactamente iguais aos nossos A6, mas têm muito em comum e são mais modernos que os M60.

Nem que fosse um par de lança pontes, pois os M88........ são curtos, muito curtos mesmo  :P :P :P :P :Soldado: :down: :down: :down:
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