Programa de substituição do C-130

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Drecas

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2535 em: Abril 07, 2024, 10:38:15 pm »
Muito sinceramente

Porquê ter novos aviões na 501 e não tê-los na dos KC?

Faria mal a alguém ter uma esquadra com 5 KC e vamos imaginar 3 A400M?


Já a criação de uma nova esquadra para o KC foi algo que não percebi....
 

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CruzSilva

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2536 em: Abril 07, 2024, 10:44:15 pm »
Boa noite,
Relativamente a ESQ 501, a curto prazo, os C-130H/M serão vendidos a um país estrangeiro, podendo abrir-se a porta para a operação de um meio de transporte aéreo estratégico/reabastecimento, vulgo A-400M, para complementar a frota de KC-390, podendo as aeronaves vir da encomenda surplus "espanhola".
Veremos...
Previsível.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2537 em: Abril 08, 2024, 12:09:49 am »
Muito sinceramente

Porquê ter novos aviões na 501 e não tê-los na dos KC?

Faria mal a alguém ter uma esquadra com 5 KC e vamos imaginar 3 A400M?


Já a criação de uma nova esquadra para o KC foi algo que não percebi....

Até os podes ter fisicamente no mesmo sitio, mas o treino de pilotos é diferente, o simulador do KC390 é desse avião, teriam que ter outro para treinar A400M, a logística e manutenção também tem que ser separada, Um avião é Airbus o outro Embraer, terão alguma peça em comum? Provavelmente nenhuma.
« Última modificação: Abril 08, 2024, 12:13:38 am por Lightning »
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2538 em: Abril 08, 2024, 01:27:30 pm »
Boa noite,
Relativamente a ESQ 501, a curto prazo, os C-130H/M serão vendidos a um país estrangeiro, podendo abrir-se a porta para a operação de um meio de transporte aéreo estratégico/reabastecimento, vulgo A-400M, para complementar a frota de KC-390, podendo as aeronaves vir da encomenda surplus "espanhola".
Veremos...
Previsível.

Gostava de os ver modernizados e passarem a ser parte dos meios do DECIR juntamente com os Black Hawk, Koala, Canadair, e Ogassa.
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2539 em: Abril 08, 2024, 01:35:35 pm »
Publicado hoje no Dário da República concurso público para contratação de serviços de reparação de componentes C-130H, no valor base de 323.400,00 EUR:

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/6491-2024-859703296



 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2540 em: Abril 08, 2024, 02:21:56 pm »
Boa noite,
Relativamente a ESQ 501, a curto prazo, os C-130H/M serão vendidos a um país estrangeiro, podendo abrir-se a porta para a operação de um meio de transporte aéreo estratégico/reabastecimento, vulgo A-400M, para complementar a frota de KC-390, podendo as aeronaves vir da encomenda surplus "espanhola".
Veremos...

Não era mau, ainda assim preferia que fosse um par de MRTTs. Até porque da maneira que se estão a pôr as coisas, vamos chorar por não ter capacidade de esticar as pernas aos F-16.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2541 em: Abril 08, 2024, 02:35:37 pm »
Boa noite,
Relativamente a ESQ 501, a curto prazo, os C-130H/M serão vendidos a um país estrangeiro, podendo abrir-se a porta para a operação de um meio de transporte aéreo estratégico/reabastecimento, vulgo A-400M, para complementar a frota de KC-390, podendo as aeronaves vir da encomenda surplus "espanhola".
Veremos...

Há muito que se fala nessa possibilidade, e dos Bisontes poderem vir a operar futuramente uma frota de até 3 Airbus A400M.

Porém, desde o final do ano passado que julgava que essa hipótese se tinha esfumado.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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raphael

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2542 em: Abril 08, 2024, 02:39:00 pm »
Muito sinceramente

Porquê ter novos aviões na 501 e não tê-los na dos KC?

Faria mal a alguém ter uma esquadra com 5 KC e vamos imaginar 3 A400M?


Já a criação de uma nova esquadra para o KC foi algo que não percebi....

Para não ser pip da cadeia logística...rebentava com a questão logistica... na tropa é tudo compartimentado...

Cada esquadra com a sua operação segregada...isto nos aviões...que inclui a manutenção...sempre foi assim.

Não venhas inventar a roda...

É o mesmo que dizer aos gajos do exercito porque não juntar paraquedistas comandos e OE?...

Os blackhawk também não são uma esquadra nova?
« Última modificação: Abril 08, 2024, 02:40:31 pm por raphael »
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2543 em: Abril 08, 2024, 02:59:45 pm »
A única questão que se podia fazer relativamente às esquadras, é que os KC-390 era suposto virem substituir os C-130, e portanto o normal seria os Bisontes simplesmente transitarem para a nova aeronave.

Com a manutenção dos C-130 ao serviço por mais uns anos após a sua modernização, viram-se obrigados a criar uma esquadra nova.

A questão que fica é, dada a probabilidade de comprar uma outra aeronave para substituir os C-130 na 501 (sejam eles A-400 ou MRTT) ser bastante reduzida, quando eventualmente os C-130 forem retirados de serviço, extingue-se a 501?

Para o DECIR antes era preferível encomendar mais 4 CL-515, porque não se justifica manter o C-130, tendo capacidades idênticas aos 390. Só faz sentido um segundo modelo de transporte pesado, se for um avião mais capaz que o existente.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2544 em: Abril 08, 2024, 03:11:46 pm »
A única questão que se podia fazer relativamente às esquadras, é que os KC-390 era suposto virem substituir os C-130, e portanto o normal seria os Bisontes simplesmente transitarem para a nova aeronave.

Com a manutenção dos C-130 ao serviço por mais uns anos após a sua modernização, viram-se obrigados a criar uma esquadra nova.

A questão que fica é, dada a probabilidade de comprar uma outra aeronave para substituir os C-130 na 501 (sejam eles A-400 ou MRTT) ser bastante reduzida, quando eventualmente os C-130 forem retirados de serviço, extingue-se a 501?

Para o DECIR antes era preferível encomendar mais 4 CL-515, porque não se justifica manter o C-130, tendo capacidades idênticas aos 390. Só faz sentido um segundo modelo de transporte pesado, se for um avião mais capaz que o existente.

Por acaso, e sempre que ouvi falar na hipótese A400M para a FAP, a vir teriam como destino a Esq. 501 Bisontes, tal como uma hipotética venda dos 4 C-130M (Modernizados) poderia dar azo à compra de pelo menos mais um par de CL-515. A nível de verbas, sempre me pareceu que estariam a falar de ambas as hipóteses, e não de uma em detrimento da outra. Mas o Subsea7 que ajude por favor a esclarecer o que se passa agora relativamente a esta matéria.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2545 em: Abril 08, 2024, 11:00:12 pm »
A necessidade de reforçar a frota dos CL-515 será óbvia, agora duvido que a verba proveniente de uma possível venda dos C-130, dê para muito mais que isso. Agora claro, que uma coisa não invalida a outra, de reforçar a frota de CL-515 e comprar A-400 espanhóis, apesar de sabermos bem o que a casa gasta, ou melhor, não gasta, na Defesa...

Agora, suponhamos que se decide comprar 2 ou 3 A-400M aos espanhóis. Seria interessante se, como contrapartida dessa compra, conseguíssemos ter acesso aos seus MRTT, numa espécie de MMF ibérico.
 

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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2546 em: Abril 08, 2024, 11:06:54 pm »
O que quer dizer "ter acesso"? Alguma espécie de uso grátis?

É que pagando temos acesso a tudo, quando a FRI foi a Moçambique levar ajuda por causa do furacão que lá passou, um ou dois dias depois foi um A400M Espanhol levar material nosso para lá.

https://sicnoticias.pt/arquivo/ciclone-idai/2019-03-26-Aviao-espanhol-parte-de-Lisboa-com-material-de-apoio-para-forcas-portuguesas-em-Mocambique
 

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CruzSilva

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2547 em: Abril 08, 2024, 11:08:54 pm »
Boa noite,
Relativamente a ESQ 501, a curto prazo, os C-130H/M serão vendidos a um país estrangeiro, podendo abrir-se a porta para a operação de um meio de transporte aéreo estratégico/reabastecimento, vulgo A-400M, para complementar a frota de KC-390, podendo as aeronaves vir da encomenda surplus "espanhola".
Veremos...
Previsível.

Gostava de os ver modernizados e passarem a ser parte dos meios do DECIR juntamente com os Black Hawk, Koala, Canadair, e Ogassa.
Também eu.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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dc

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2548 em: Abril 08, 2024, 11:29:43 pm »
O que quer dizer "ter acesso"? Alguma espécie de uso grátis?

É que pagando temos acesso a tudo, quando a FRI foi a Moçambique levar ajuda por causa do furacão que lá passou, um ou dois dias depois foi um A400M Espanhol levar material nosso para lá.

https://sicnoticias.pt/arquivo/ciclone-idai/2019-03-26-Aviao-espanhol-parte-de-Lisboa-com-material-de-apoio-para-forcas-portuguesas-em-Mocambique

Grátis nunca é, por exemplo quem faz parte do MMF, fornece pelo menos uma aeronave para o consórcio. Para nós já seria bom que tivéssemos acesso, mesmo que limitado, aos MRTT para situações específicas, nomeadamente abastecer F-16 para cenários específicos.

Mas esquece, que acho que os MRTT espanhóis não terão o Boom, e portanto nem sequer nos seriam úteis para isso, lá vamos ter que depender da chucha dos Tankers americanos nas Lajes.

É uma lacuna óbvia, que já está identificada e vai ser explorada se algum dia houver um conflito no Atlântico, nomeadamente pelos nossos arquipélagos. Gostava de um dia ver isto resolvido, para credibilizar minimamente a Defesa do nosso "triângulo estratégico". Simplesmente não é plausível ter F-16 ou mesmo F-35 a operar a partir de MR, e ter que lidar com aquelas distâncias enormes sem reabastecimento.
 

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Subsea7

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2549 em: Abril 08, 2024, 11:33:55 pm »
O fundo europeu de defesa irá obrigar os membros da UE a adquirir material europeu...
Daí os A-400M estarem na calha para substituir os C-130H, os surplus espanhóis serão distribuídos pelos parceiros europeus da NATO.
Cps
 
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