51
Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por CruzSilva em Maio 10, 2024, 10:43:32 pm »Só uma achega sobre o Piorun - tem mira térmica imbutida.
Agora quanto ao A-29N;
Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...
Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.
Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.
E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.
Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".
Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".
Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.
dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.
HAHAHAHHAA.... e entregas da Uber Eats, também faz???
O concurso também, parece-me, algo "confuso" - para além de meter "Stinger legacy" (os, poucos, Stinger existentes que fossem para os Fuzileiros ou Comandos, para os Regimentos de Guarnição) permite que se considere um Piorun (400m – 6.5 km raio operacional, 4 km altitude) e um IRIS-T SLS (12 km raio operacional, 8 km altitude - por baixo), sendo o 1º (também) um verdadeiro MANPAD... há diferença; não que um seja melhor outro, são é "classes" diferentes.
Continuo na minha - se é para um "verdadeiro" sistema SHORAD a "bitola" de possibilidades não devia ser tão grande; venha o IRIS-T SLS, de maneira a mais tarde termos uns IRIS-T SLM e, à parte, um sistema VSHORAD com canhão 30mm e grande mobilidade (assinado "agente de vendas e comissionista do MADIS" )
Agora quanto ao A-29N;
Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...
Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.
Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.
E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.
Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".
Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".
Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.
dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.
Ora viva!E depois, ao verem-nos adornados com a CRUZ de CRISTO, vão dizer que são lindos.
Qualquer coisa fica linda com a Cruz de Cristo.
Não encontro o comentário original vai aqui
Quem compra carros por serem lindos são as gajas
Eu até pensei que os tucanitos vinham com as cores e o ovo estrelado no centro
Perdoem-me por continuar a alimentar o off-topic mas se o critério de compra principal fosse simplesmente a beleza da aeronave, há uma opção que cumpre melhor esse requisito (e não só esse)...
E acho que não vale a pena voltar a mencionar todas as qualidade do PC-21 e a sua clara superioridade em relação ao A-29A/B/N, visto estas já terem sido múltiplas vezes referidas neste fórum. Mas pelos vistos, vamos enveredar pelo caminho do Super Tucano por causa da palhaçada do critério CAS, o que é um grandessíssimo tiro no pé por parte da choldra que nos governa...
Cumprimentos
Nem mais, a choldra completa-se com os de aquém e os de além Mar !!
Só acrescento mais um ponto, e desculpem-me, os " Embraerófilos ", a favor do PC21, o seu custo ser menor que o do A29, mas pelo que se tem notado ultimamente, quanto mais caro melhor, pois é possível " ajudar os amigalhaços " que posteriormente pagarão o favorzito de modo adequado.
Abraços