Mensagens recentes

Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10
51
Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por CruzSilva em Maio 10, 2024, 10:43:32 pm »
Só uma achega sobre o Piorun - tem mira térmica imbutida.
52
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Cartoons
« Última mensagem por Luso em Maio 10, 2024, 10:40:53 pm »
53
Países Lusófonos / Re: São Tomé e Príncipe
« Última mensagem por Luso em Maio 10, 2024, 10:35:50 pm »
https://www.lusa.pt/article/42833583

- Nem mais um soldado ou € para as ex-"colónias"!
54
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea 5.0
« Última mensagem por saabGripen em Maio 10, 2024, 10:06:29 pm »
Agora quanto ao A-29N;

Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...

Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.

Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.

E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.

Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".

Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".

Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.


dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.


HAHAHAHHAA.... e entregas da Uber Eats, também faz???

Abre a tua mente.
Sei que devem ter retirado a tua imaginação na recruta.
Mas também já deve ter passado muito tempo.
Abre...  :o
Abre...  :-P
Abre...  :)
isso:   ;D
55
Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por saabGripen em Maio 10, 2024, 09:59:22 pm »
O concurso também, parece-me, algo "confuso" - para além de meter "Stinger legacy" (os, poucos, Stinger existentes que fossem para os Fuzileiros ou Comandos, para os Regimentos de Guarnição) permite que se considere um Piorun (400m – 6.5 km raio operacional, 4 km altitude) e um IRIS-T SLS (12 km raio operacional, 8 km altitude - por baixo), sendo o 1º (também) um verdadeiro MANPAD... há diferença; não que um seja melhor outro, são é "classes" diferentes.

Continuo na minha - se é para um "verdadeiro" sistema SHORAD a "bitola" de possibilidades não devia ser tão grande; venha o IRIS-T SLS, de maneira a mais tarde termos uns IRIS-T SLM e, à parte, um sistema VSHORAD com canhão 30mm e grande mobilidade (assinado "agente de vendas e comissionista do MADIS"  :mrgreen: )


Stinger legacy no contrato diz respeito ao requisito de o fornecedor ter que fornecer computadores portáteis munidos de um sistema que permite ligar os Stingers que temos ao sistema de Comando e Controlo dos mísseis e radar novos.

O concurso começou como puro VSHORAD, mas os Alemães conseguiram meter o nariz com IRIS-T (primeiro concurso anulado).

Os dois concursos seguintes foram modificados para permitirem a DIEHL cuprirem os requisitos.

Isso assinala o interesse do EP no IRIS-T

Mas neste concurso concorrem todos os que apresentatam proposta no primeiro, e aínda Turcos e Polacos.

56
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea 5.0
« Última mensagem por sivispacem em Maio 10, 2024, 09:56:05 pm »
Agora quanto ao A-29N;

Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...

Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.

Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.

E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.

Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".

Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".

Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.


dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.


HAHAHAHHAA.... e entregas da Uber Eats, também faz???
58
Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por saabGripen em Maio 10, 2024, 09:36:57 pm »
E depois, ao verem-nos adornados com a CRUZ de CRISTO, vão dizer que são lindos.

Qualquer coisa fica linda com a Cruz de Cristo.

Não encontro o comentário original vai aqui

Quem compra carros por serem lindos são as gajas
Eu até pensei que os tucanitos vinham com as cores e o ovo estrelado no centro
Ora viva!

Perdoem-me por continuar a alimentar o off-topic mas se o critério de compra principal fosse simplesmente a beleza da aeronave, há uma opção que cumpre melhor esse requisito (e não só esse)...



E acho que não vale a pena voltar a mencionar todas as qualidade do PC-21 e a sua clara superioridade em relação ao A-29A/B/N, visto estas já terem sido múltiplas vezes referidas neste fórum. Mas pelos vistos, vamos enveredar pelo caminho do Super Tucano por causa da palhaçada do critério CAS, o que é um grandessíssimo tiro no pé por parte da choldra que nos governa...

Cumprimentos

Nem mais, a choldra completa-se com os de aquém e os de além Mar !!

Só acrescento mais um ponto, e desculpem-me, os " Embraerófilos ", a favor do PC21, o seu custo ser menor que o do A29, mas pelo que se tem notado ultimamente, quanto mais caro melhor, pois é possível " ajudar os amigalhaços " que posteriormente pagarão o favorzito de modo adequado.

Abraços

A mim o que me parece é que está aqui alguém a fazer lobby pela Pila    tus  ...  e ningém se queixa.
Quer dizer: se for da Suíça já pode ser...
                                                                             ;D
Não é justo  ::)

59
Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por saabGripen em Maio 10, 2024, 09:27:16 pm »

O detalhe de o primeiro C-130 modernizado ser "stretched" é notável.

Tanto quanto sei, o KC-390 "é do tamanho" de um C-130 "normal".

Se for assim, quer dizer que este comprido modernizado pode levar cargas que o KC não pode.

Será que isso está planeado e quer dizer que o comprido permanecerá ao serviço da FAP?

E esta?
60
Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por Drecas em Maio 10, 2024, 09:13:07 pm »
O quê??

Onde está a confusão?
Páginas: 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10