Boa noite Dremanu
A maior parte dos melhoramentos que o artigo fala são estruturais, formas de aumentar o tempo de vida do avião, o resto é apenas a introdução de equipamentos que já existem em parte da frota de viper´s da USAF, uma standardização para o block 50.
The CCIP provides the F-16 with the Joint Helmet-Mounted Cuing System, the ability to carry both HARM targeting pods and electro-optical targeting pods simultaneously, Link 16 data transfer system, and other improvements to make the aircraft more effective and relevant. Only Block 40 and later Falcons are getting the CCIP, because the earlier ones are expected to phase out before such capabilities become truly critical. The Block 50 and 52 F-16s already have the CCIP; it brings the older aircraft up to a similar configuration.
Ou seja, eles nem sequer ficam a par dos mais recentes Block 52 plus Gregos ou Polacos (os "Soufa" e os "Desert Falcon´s" são uns bichos diferentes, completamente virados para o ataque a terra e principalmente a interdição a longa distância, engordaram enormemente o que teve um efeito muito "interessante" sobre a carga alar, esta está mais próxima do F104 do que dos novos caças Europeus ou das versões avançadas dos Flanker´s, fulcrun´s e restante "teen series" Norte Americanas) . A comparação com o Tiffie... Neste exacto momento, como plataforma ar-ar, o tiffie na configuração block 1c (o primeiro block 5 foi entregue este mês) já é uma arma superior em relação aos Viper mais recentes. Basicamente, o "first look" é sempre do EF, graças a um radar com um alcance muito superior (com a possivel excepção do APG80, mas mesmo neste caso se os nºs que o fabricante deitou cá para fora estiverem correctos, mesmo assim o alcance do radar americano poderá ser um pouco inferior) e a um RCS mais pequeno, isto combinado com capacidades dinâmicas superiores permitem-lhe ditar o momento e o formato de qualquer combate BVR. Apenas para ter uma ideia do quão superiores são as capacidades dinâmicas do avião Europeu, recentemente a EUROFIGHTER GMBH informou a velocidade que o Tiffie é capaz de atingir sem utilizar a pós combustão, MACH 1.5