Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 10:10:55 pm »
O link não abriu, mas cá está:

Embraer expande capacidades do A-29 Super Tucano para combater Sistemas Aéreos Não Tripulados de maneira acessível e efetiva

https://www.aereo.jor.br/2025/11/11/embraer-expande-capacidades-do-a-29-super-tucano-para-combater-sistemas-aereos-nao-tripulados-de-maneira-acessivel-e-efetiva/

Sds
2
Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Falcão Ibérico em Hoje às 10:06:39 pm »

#NOTÍCIA | A Embraer anunciou hoje a expansão do portfólio de missões do A-29 ao adicionar o combate a ameaças modernas não tripuladas de forma eficaz e acessível. A solução é baseada principalmente em sensores e sistemas existentes e está disponível para operadores atuais e futuros do A-29. Leia notícia completa: https://lnkd.in/dQFEANW2

Será que vamos ter esta capacidade?
3
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 09:23:12 pm »
Naval Group and LASIGE sign MoU to advance naval R&D collaboration

https://euro-sd.com/2025/11/major-news/47589/naval-group-lasige-sign-mou/
4
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 09:20:14 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
Então, vamos ver, em qualquer cenário em que o stealth seja degradado, um avião de 4.5G seria sempre muito mais vulnerável. . É fisicamente impossível um avião stealth ser tão vulnerável a radar como um avião de 4.5G, não é uma questão de embirrar ou não.

Eu já aqui disse várias vezes que o stealth não é nenhum escudo de invisibilidade Klingon, é apenas mais uma ferramenta na kill chain… tu queres conseguir adquirir uma solução de fogo antes do adversário adquirir ele próprio uma solução de fogo em ti. A Física também te garante que obter uma solução de fogo num avião stealth será sempre mais difícil e a mais curta distância que num não stealth. O stealth não te garante invisibilidade absoluta, mas garante que és detetado e alvejado demasiado tarde. Se a evolução da tecnologia de radar te permitir detetar um avião stealth a 200 Km em vez de 50 km, isso pode ser importante ou não; se tiveres um míssil com alcance de 300 km, continuas a sair vencedor. Entretanto, o avião 4.5G passa a ser detetável a 500 km em vez de 400 Km. É pura e simplesmente as leis da Física a trabalhar; o que é aplicável ao 5G, é aplicável ao 4.5G. Essa coisa de o stealth desaparecer por completo e os 4.5G ficarem na mesma não é possível fisicamente de acontecer.

Quanto à integração de sensores, mesmo antes do Block 4, não há nenhum aparelho que se aproxime à capacidade do F-35. Aliás, para mim essa vantagem supera a do stealth. Não há aparelho nenhum no mundo, nem EF T7, nem Rafale F32, nem Gripen Z, que tenha a capacidade de adquirir, processar e distribuir dados do F-35. Portanto, Bubas, a resposta à  tua questão é: a) Isso é impossivel; b) Mesmo que fosse possivel, o F-35 continuaria a ter uma vantagem tremenda sobre qualquer 4G ou 4.5G.

Abraço

5
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:51:16 pm »

Para resolver esta disputa, eu sugiro um duelo entre JohnM e Lampuka.
Mais concretamente um duelo de anedotas do Chuck Norris.

- Chuck Norris consegue dividir por zero.

- Quando o filhinho do Bicho Papão vai dormir, chama o pai para verificar que, de baixo da cama...   ... não está o Chuck Norris.

Estão a ver?

Tás todo fdd... O0 mete tabaco.

Se calhar aí em Pernambuco não conhecem a personagem?

6
« Última mensagem por Bubas em Hoje às 08:50:52 pm »
Sem a capacidade stealth o F-35 ganha em combate direto aos atuais caças de 4 geração?
Se o problema é perder a capacidade Steath em que é que isso impacta caças que a não têm?

se a furtividade for comprometida, é mau para a 5ª geração, pior ainda para a 4ª que se afunda mais na obsolescência. Não há avanço tecnológico nenhum que coloque os caças da geração anterior derrepente num pedestal relativamente à mais recente geração. Não há almoços grátis.
7
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:45:51 pm »
Que bela oportunidade para espalhar a minha narrativa e para exercitar a minha condição de mentiroso compulsivo.

Tudo o que vou escrever a seguir, segundo alguns que por aí andam, é mentira.

- Typhoon Tranche-não-sei -quê (a última)
- SAAB Gripen E
- Rafale F5

... Todos estes aparelhos incorporam tecnologia de 5ª Geração.
Radar AESA, IRST, Data Fusion (própria), Data Fusion (partilhada),Guerra Eletrónica,

... para além disso, incorporarão recnologia de 6ª Geração.
Operação com Loyal Wingman, Controlo de Swarms.

Todos terão Software de Open Architecture para updates fáceis.

Julgo que nenhum seguirá o modelo de gestão escolhido para o F-35, que pretendia dar á LM responsabilidade por tudo, mas no fim deu á LM poder absoluto sobre tudo.
Os próprios americanos disseram "nunca mais" e o modelo para o F-47 vai ser bem diferente.

Isto que estou a dizer (que é mentira) tem implicações para a narrativa divulgada aqui no Fórum...   narrativa dos "passos"...
- compramos isto
- arranjamos um stop-gap-
- depois compramos isto
- para finalmente entrar num programa de 6ª Geração

Não
Se comprarmos um dos 3 que referi, vamos estar no meio da 5ª G e a caminho da 6ªG.

Aliás, como quase todos os outros.
Todos os que vão produzir e operar os aparelhos que referi dizem que os vão usar até 2060.

Isto é mentira.
8
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 08:40:28 pm »

- Quando o filhinho do Bicho Papão vai dormir, chama o pai para verificar que, de baixo da cama...   ... não está o Chuck Norris.

Estão a ver?

Tás todo fdd... O0 mete tabaco.
10
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:17:59 pm »

Estão a ver?

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10