Franceses escolhem Évora para fabricar aviões

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Fábio G.

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Franceses escolhem Évora para fabricar aviões
« em: Agosto 07, 2004, 10:34:22 pm »
Dinheiro Digital

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Franceses escolhem Évora para fabricar aviões

A Géci International, empresa francesa que produz os aviões ligeiros Skylander, investirá 80 milhões de euros na construção de uma fábrica em Évora, noticia o semanário Expresso.

Segundo o jornal, a fábrica criará 650 postos de trabalho directos e o contrato de investimento contempla a garantia dos franceses em não deslocalizar a fábrica num futuro próximo. O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto de Oliveira, afirmou ao jornal que o processo está em fase de concretização.

A fábrica ficará instalada junto ao Aeródromo de Évora, onde também existe uma escola de formação de pilotos com certificação europeia. A Géci International foi fundada em Paris em 1979 com o objectivo de desenvolver projectos industriais inovadores, desde a concepção até à construção de protótipos virtuais.

No sector da aeronáutica e do espaço constituiu a subsidiária Skydesign, que concebeu o avião ligeiro a ser construído no Alentejo.
 

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me163

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(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 08, 2004, 11:57:50 pm »
E aqui fica uma notícia de um site francês sobre o mesmo assunto:

"(...)
GECI va assembler des avions légers à Evora (Portugal), selon la presse

Le groupe français GECI International (Paris: FR0000079634 - actualité) (conseil et développement en ingénierie pour le transport) va implanter une usine de construction d'avions légers Skylander à Evora, dans le sud du Portugal, révèle samedi l'hebdomadaire portugais de référence Expresso.
L'investissement dans cette usine via sa filiale Skydesign, atteindrait 80 millions d'euros et permettrait de créer 650 postes de travail.
Selon Expresso, le pdg de Geci, Serge Bitboul, lors d'une visite à Evora en juillet, a fixé comme objectif à la nouvelle usine portugaise l'assemblage dans les deux prochaines décennies de 600 exemplaires de Skylander.
Geci vise une part de marché de 20% pour ce bimoteur turbo-propulseur à vocation utilitaire qui peut transporter 3,3 tonnes de marchandises ou 19 passagers.
Le maire d'Evora José Ernesto de Oliveira a confirmé à Expresso que le processus était "en cours de concrétisation".
Geci avait initialement envisagé d'implanter cette unité à Tarbes, dans le sud-ouest de la France, selon l'hebdomadaire.(...)"

Portanto, serão 600 aviões durante vinte anos, pelo menos.
Si vis pacem parabellum
 

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TOMKAT

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Re: Franceses escolhem Évora para fabricar aviões
« Responder #2 em: Abril 03, 2005, 02:12:13 pm »
Citação de: "Fábio G."
Dinheiro Digital

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Franceses escolhem Évora para fabricar aviões

A Géci International, empresa francesa que produz os aviões ligeiros Skylander, investirá 80 milhões de euros na construção de uma fábrica em Évora, noticia o semanário Expresso.

Segundo o jornal, a fábrica criará 650 postos de trabalho directos e o contrato de investimento contempla a garantia dos franceses em não deslocalizar a fábrica num futuro próximo. O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto de Oliveira, afirmou ao jornal que o processo está em fase de concretização.

A fábrica ficará instalada junto ao Aeródromo de Évora, onde também existe uma escola de formação de pilotos com certificação europeia. A Géci International foi fundada em Paris em 1979 com o objectivo de desenvolver projectos industriais inovadores, desde a concepção até à construção de protótipos virtuais.

No sector da aeronáutica e do espaço constituiu a subsidiária Skydesign, que concebeu o avião ligeiro a ser construído no Alentejo.

Notícia do Expresso de 12 de Março:

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Fábrica de aviões mais perto de Évora

A Câmara de Évora acredita que, até final do ano, a Comissão Europeia dá luz verde ao projecto de instalar uma fábrica de aviões ligeiros, no aeródromo da cidade alentejana.
  O projecto, da francesa GECI, prevê um investimento de 100 milhões de Euros e a criação de 650 postos de trabalho.
  Satisfeito com o encontro em Bruxelas, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, assegura que o «o projecto foi muito bem recebido, e incluido nos planos estruturantes para o desenvolvimento da região do Alentejo». O autarca garante que a Comissão Europeia disponibilizará meios financeiros para a construção de infa-estruturas, no âmbito do Plano Operacional Regional.
  Apesar de ser uma ideia inicial francesa,o SkyPortugal é um projecto português e visa a construção do primeiro avião nacional de raiz.
  Até à data, as aeronaves apenas são homologadas no nosso país, mas 70% do avião, denominado Skylander, vai ser construido em Portugal, visto que só os motores e parte da instrumentação serão importados dos Estados Unidos.



 :?: Este avião poderá ter alguma aplicação militar porventura numa hipotética evolução desta base?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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JoseMFernandes

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« Responder #3 em: Abril 03, 2005, 04:08:25 pm »
"O skylander é um projecto absolutamente novo que da seguimento aos estudos de mercado realizados entre 95 e 98 e que responde a uma necessidade dos paises emergentes na configuraçao passageiros e carga, e dos paises ocidentais na sua configuraçao frete.As caracteristicas principais sao um aviao de 3,3 ton. de carga util, biturbo propulsor de asas altas, nao pressurizado e trem fixo, muito versatil e de grande autonomia (2000kms).Pode aterrar e descolar em terrenos com condiçoes minimas, adaptado a paises em vias de desenvolvimento que precisam de tirar do isolamento algumas regioes sem contudo ter de investir em dispendiosas infraestruturas aeroportuarias.O preço competitivo do aviao (3,6 milhoes USD) bem como o mercado potencial estimado em mais de 12  mil milhoes de dolares, oferecem-nos grandes perspectivas (...) 4% do nosso volume de negocios seria afectado a este projecto, para o qual procuramos ajudas de outros industriais interessados em participar.A nossa sociedade finaliza a fase de concepçao e definiçao do projecto e concentrar-se-a na montagem do consorcio "

- minha traduçao   de uma entrevista de Serge Bitboul -PDG e fundador  da GECI, ultima em data a respeito do skylander(2003  !?!), e presente no site da empresa
para mais pormenores     www.geci.net/skylander     e sobre a empresa www.geci.net
De notar os problemas financeiros da empresa no exercicio fiscal 2002/2003 (perdas de 5,9 M€ em 25,3 M€ de VNeg)
No mesmo site, secçao  INVESTISSEURS nao aparecem dados parcelares posteriores a Setembro de 2004 (posiçao negativa confirmada, e agravada, nessa data).
Talvez tenham conseguido um consorcio alargado nos ultimos meses, mas nada é dito sobre isso.Da que pensar...

..tanto mais que uma pesquisa rapida pelas ediçoes do semanario EXPRESSO , sobre o Skylander nos da o seg:

28/6/03 = Portugal candidato a fabricar aviao...Lisboa e Alentejo na lista

26/7/03 = Ficar a ver avioes por um canudo...o famoso aviao vai ser construido em Tarbes(França)

9/8/03   = Fabrica do Skylander ficara em França

13/9/03  =Novo aviao Skylander produzido em Portugal...o presidente
                G.Bitboul deslocou-se a Portugal 'ficaram identificadas as
                 partes do aviao a ser produzidas em Portugal' revelou Elias
                de Freitas da Madan Park (parque Ciencia e Tecnol.Almada
                 Setubal)

7/8/04    = Evora vai fabricar avioes...os franceses da Geci vao instalar
                 uma fabrica de avioes Skylander junto ao Aerod.Evora.
                 Investimento 80 M€, apoio API, 650 postos trabalho directos

4/12/04  =  Skylander ganha asas para voar...o primeiro aviao a ser
                 construido inteiramente em Portugal, concepçao da GECI...

11/12/04 = Alentejo com asas... A construçao do Skylander, junto ao
                  Aerod. Evora permitira 1300 postos de trabalho, dos quais
                  700  recrutados no Alentejo...

12/3/05   = Fabrica de avioes mais perto de Evora... A Camara de Evora
                  acredita que até final do ano...

Cada vez mais perto, portanto...

Sejamos optimistas e esperemos que se nao trate de OVNIs no Alentejo.
 

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JoseMFernandes

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« Responder #4 em: Julho 21, 2005, 10:35:38 am »
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A empresa Sky Aircraft Industries vai avançar com um projecto em Evora para a construçao de 900 avioes Skylander.No total o projecto vai criar 950 postos de trabalho e representa um investimento de 110 milhoes de euros.A Sky Aircraft Ind. e uma empresa de capitais franceses e portugueses.Segundo Jose Elias de Freitas, administrador do Madan Parque(o parque de ciencia que esta a trabalhar na atracçao e concretizaçao de projectos de investimento na area aeronautica para o Alentejo), a partir de 2009 vao ser produzidos 72 avioes por ano no periodo de 15 anos, o volume de negocios chegara aos tres mil milhoes de euros.

Sob o titulo" Alentejo Fabrica Avioes" transcrevo um texto publicado na secçao economia da revista FOCUS (a portuguesa, nao a alema)  de 20/7/05.
Enfim, apenas uma actualizaçao da saga...
 

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JoseMFernandes

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« Responder #5 em: Fevereiro 07, 2006, 07:56:14 am »
Apenas mais uma 'actualizaçao' deste assunto, que se eterniza...
Do PUBLICO de 7-2-2006:

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Grupos italianos de aeronáutica interessados no projecto


Na passada semana deslocaram-se a Beja representantes de uma empresa aeronáutica italiana para analisar com a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) quais as possibilidades de se poder vir a instalar na zona industrial do futuro aeroporto uma fábrica de construção de aviões. José Elias de Oliveira responsável da Madan-Parque, que representa em Portugal os interesses da Skylander, empresa que vai iniciar em Évora a construção de um bimotor com turbopropulsor com capacidade para 19 passageiros, disse que "tem dado apoio de retaguarda a grupos de investidores italianos" que estão interessados em investir em Beja.
José Queiroz, presidente da EDAB, confirmou ao PÚBLICO que "tem havido conversas com grupos italianos" da indústria aeronáutica que pretendem construir em Beja um pequeno avião a jacto para executivos e um novo modelo de avião de treino militar.
Por seu turno, a Skylander "não descarta a possibilidade de se instalar em Beja" logo que esteja garantida a instalação de um parque industrial junto do futuro aeroporto. Com efeito, a aquisição de uma área com 140 hectares de superfície garante, à partida, condições para instalar vários projectos industriais aeronáuticos e de manutenção de aviões. Mas é importante que o governo concretize outro grande projecto considerado fundamental para a viabilização do aeroporto de Beja: a construção do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho, cuja obra só irá arrancar em 2007.
 

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Paulo

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« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2006, 09:38:47 am »
Invistam invistam qué é o que se quer..
O mais antigo Estado-Nação da Europa, o 1º a desbravar o mundo!
 

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TOMKAT

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« Responder #7 em: Fevereiro 07, 2006, 10:19:10 pm »
Do Jornal de Notícias de Sábado...
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Projecto Skylander arranca este ano

O projecto Franco-português para a construção de 900 aviões "Skylander" vai arrancar já este ano no Aeródromo de Évora, num investimento de 110 milhões de euros que criará 950 postos de trabalho, garantiu ontem o presidente do município local.

José Ernesto Oliveira adiantou que se trata de "um projecto consolidado" promovido pela Sky Aircraft Industries e seguido pela Agência Portuguesa de Investimentos e pelo Governo. O investimento foi já apresentado à União Europeia, cujos representantes visitaram ontem o aeródromo.

O Madan - Parque de Ciência (entidade que está a trabalhar na atracção de investimentos aeronáuticos para o Alentejo) já admitira que a montagem de instalações definitivas no aeródromo podia começar este ano.

Num prazo de 15 anos, o objectivo passa por "produzir 900 aviões, criando 950 postos de trabalho", disse à Lusa o administrador executivo do Madan, José Elias de Freitas.

O "Skylander", cuja primeira unidade deverá ser construída em 2009, é um novo avião ligeiro, capaz de várias funções, com capacidade para 19 passageiros (28 na versão militar). Pode ser utilizado também no combate a incêndios. José Elias de Freitas, prevê que a empresa possa produzir, a partir de 2009, uma média de "72 aviões por ano", estimando que, no período de 15 anos, o volume de negócios ronde "os 3 biliões de euros".

O projecto da Sky Aircraft Industries - uma parceria entre a francesa GECI Internacional e investidores nacionais - vai também atrair para o Aeródromo de Évora outras empresas portuguesas e uma francesa da indústria aeronáutica e automóvel, para fabricarem componentes, e de certificação de qualidade.


Talvez um bom avião para substituir os aviões de transporte ligeiros da FAP num futuro próximo, talvez para substituir os "Cessna FTB-337 G Skymaster" ( o célebre puxa-empurra) já com uns "anitos" em cima, os primeiros chegaram em 1974, apesar de o "Skylander" ser um avião de dimensão superior ao "Cessna".

Parece ser um avião talvez até superior, pelo menos em capacidade de transporte é, ao "Casa C-212 Aviocar", mas como a curto/médio prazo o "Aviocar" vai ser substituido pelo C295P, de capacidade bem superior ficará a faltar um avião de uma classe abaixo para transporte.
Talvez ainda venhamos a ver "Skylander's" com as côres da FAP.
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
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Marauder

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« Responder #8 em: Julho 01, 2006, 09:53:15 pm »
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69020

Quase que não trás nada de novo...

Obras (presumo eu) começam a partir de Outono deste ano..
« Última modificação: Julho 02, 2006, 12:17:53 pm por Marauder »
 

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ricardonunes

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« Responder #9 em: Julho 02, 2006, 08:27:57 am »
Potius mori quam foedari
 

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Marauder

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« Responder #10 em: Julho 05, 2006, 11:16:17 am »
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API: Skylander passa a Projecto de Interesse Nacional

O projecto Skylander, promovido pelo grupo francês GECI, que prevê o fabrico de aviões bimotores em Évora, vai passar a ser tratado pela Agência Portuguesa para o Investimento como Projecto de Interesse Nacional (PIN), anunciaram hoje as partes.


A GECI-Internacional afirma hoje, em comunicado, que, com a atribuição do estatuto PIN, o investimento de 125 milhões de euros «passa agora a ser acompanhado pela API junto de todas as entidades responsáveis ou participantes» na formalização do projecto.

Para Serge Bitboul, presidente da GECI, «com o Skylander, Portugal vai entrar no clube restrito dos construtores aeronáuticos, de uma forma privilegiada, pois toda a cadeia de valor fica no país, e internaliza tecnologias inovadoras a que de outro modo seria difícil aceder».

O projecto de fabrico do avião utilitário multi-funções «vai gerar cerca de mil empregos qualificados e mais uns dois mil indirectos para criar um dos maiores exportadores portugueses», adianta o mesmo responsável.

Está previsto um volume de exportações de perto de 300 milhões de euros por ano, um terço das actuais vendas ao estrangeiro do maior exportador português, a fábrica da Volkswagen em Palmela, Autoeuropa.

«O Skylander levará uma marca industrial portuguesa a todos os cantos do mundo e isso é uma afirmação industrial decisiva para qualquer país», afirma Serge Bitboul.

A construção da fábrica, no Aeródromo de Évora, deverá arrancar já no Outono, e as primeiras entregas do Skylander 100 estão previstas para 2009.

A GECI prevê vender 1.100 aparelhos do género, «num mercado em expansão», apostando num «preço mais competitivo» e «mais baixos custos de operação e manutenção» do que os seus concorrentes.

O Skylander-100 é um bimotor turbo-propulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões.

O aparelho pode ser adaptado a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios.

Sedeado em Paris, o grupo GECI tem como clientes empresas do sector aeronáutico como a Dassault, EADS, Airbus, Cessna, Bombardier e Embraer.

Diário Digital / Lusa

05-07-2006 9:35:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69137

Muito boas notícias!!
 

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Get_It

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« Responder #11 em: Julho 05, 2006, 03:49:27 pm »
Citação de: "TOMKAT"
Talvez um bom avião para substituir os aviões de transporte ligeiros da FAP num futuro próximo, talvez para substituir os "Cessna FTB-337 G Skymaster" ( o célebre puxa-empurra) já com uns "anitos" em cima, os primeiros chegaram em 1974, apesar de o "Skylander" ser um avião de dimensão superior ao "Cessna".

Parece ser um avião talvez até superior, pelo menos em capacidade de transporte é, ao "Casa C-212 Aviocar", mas como a curto/médio prazo o "Aviocar" vai ser substituido pelo C295P, de capacidade bem superior ficará a faltar um avião de uma classe abaixo para transporte.
Talvez ainda venhamos a ver "Skylander's" com as côres da FAP.

Ora aí está. Outra coisa interessante é que o "Skylander" possui também capacidade para combate a incêndios [1]. Embora não saiba os detalhes em concreto, poderiamos vir a ficar com um avião "multi-funções".
Mesmo que depois não fosse operado pela FAP mas sim pela Protecção Civil, ficariamos com um avião ligeiro de combate aos incêndios made in Portugal.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Marauder

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« Responder #12 em: Julho 05, 2006, 06:09:05 pm »
Diria mais Get_it...

         para transporte táctico, libertando o C-295 de tal tarefa (que por sua vez liberta ou vai libertar o C-130 de tal tarefa...), e combate a fogos no verão.

   Penso que seria um óptimo estímulo a este futuro avião made in Portugal. Seria excelente se realmente este cluster pegasse..e num futuro, quem sabe...um novo projecto deste grupo para substituir o CN-295..mas isto já é muito à frente.

   Também poderia ser usado por companhias aéreas e empresas de logística...mas portuguesas é que já é mais difícil..

  E Portugal pode persuadir os outros CPLP a adquirirem este avião...
 

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TOMKAT

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« Responder #13 em: Julho 06, 2006, 05:35:23 pm »
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=69137

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API: Skylander passa a Projecto de Interesse Nacional

O projecto Skylander, promovido pelo grupo francês GECI, que prevê o fabrico de aviões bimotores em Évora, vai passar a ser tratado pela Agência Portuguesa para o Investimento como Projecto de Interesse Nacional (PIN), anunciaram hoje as partes.

 
A GECI-Internacional afirma hoje, em comunicado, que, com a atribuição do estatuto PIN, o investimento de 125 milhões de euros «passa agora a ser acompanhado pela API junto de todas as entidades responsáveis ou participantes» na formalização do projecto.

Para Serge Bitboul, presidente da GECI, «com o Skylander, Portugal vai entrar no clube restrito dos construtores aeronáuticos, de uma forma privilegiada, pois toda a cadeia de valor fica no país, e internaliza tecnologias inovadoras a que de outro modo seria difícil aceder».

O projecto de fabrico do avião utilitário multi-funções «vai gerar cerca de mil empregos qualificados e mais uns dois mil indirectos para criar um dos maiores exportadores portugueses», adianta o mesmo responsável.

Está previsto um volume de exportações de perto de 300 milhões de euros por ano, um terço das actuais vendas ao estrangeiro do maior exportador português, a fábrica da Volkswagen em Palmela, Autoeuropa.

«O Skylander levará uma marca industrial portuguesa a todos os cantos do mundo e isso é uma afirmação industrial decisiva para qualquer país», afirma Serge Bitboul.

A construção da fábrica, no Aeródromo de Évora, deverá arrancar já no Outono, e as primeiras entregas do Skylander 100 estão previstas para 2009.

A GECI prevê vender 1.100 aparelhos do género, «num mercado em expansão», apostando num «preço mais competitivo» e «mais baixos custos de operação e manutenção» do que os seus concorrentes.

O Skylander-100 é um bimotor turbo-propulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões.

O aparelho pode ser adaptado a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios.

Sedeado em Paris, o grupo GECI tem como clientes empresas do sector aeronáutico como a Dassault, EADS, Airbus, Cessna, Bombardier e Embraer.

Diário Digital / Lusa

05-07-2006 9:35:00
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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pedro

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« Responder #14 em: Julho 07, 2006, 08:54:01 pm »
Caros amigos eu gostaria de vos fazer a seguinte pergunta o que que Portugal o a Geci deveriam fazer depois do Skylander visto que segundo o presidente da Geci todo o material da fabrica vai ficar em Portugal depois da construcao do Skylander?
Eu acho que se deveria tentar entrar na aviacao militar com um pequeno aviao para treino.
Cumprimentos e espero as vossas opinioes. :lol: