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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Fábio G. em Agosto 07, 2004, 10:34:22 pm

Título: Franceses escolhem Évora para fabricar aviões
Enviado por: Fábio G. em Agosto 07, 2004, 10:34:22 pm
Dinheiro Digital

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Franceses escolhem Évora para fabricar aviões

A Géci International, empresa francesa que produz os aviões ligeiros Skylander, investirá 80 milhões de euros na construção de uma fábrica em Évora, noticia o semanário Expresso.

Segundo o jornal, a fábrica criará 650 postos de trabalho directos e o contrato de investimento contempla a garantia dos franceses em não deslocalizar a fábrica num futuro próximo. O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto de Oliveira, afirmou ao jornal que o processo está em fase de concretização.

A fábrica ficará instalada junto ao Aeródromo de Évora, onde também existe uma escola de formação de pilotos com certificação europeia. A Géci International foi fundada em Paris em 1979 com o objectivo de desenvolver projectos industriais inovadores, desde a concepção até à construção de protótipos virtuais.

No sector da aeronáutica e do espaço constituiu a subsidiária Skydesign, que concebeu o avião ligeiro a ser construído no Alentejo.
Título:
Enviado por: me163 em Agosto 08, 2004, 11:57:50 pm
E aqui fica uma notícia de um site francês sobre o mesmo assunto:

"(...)
GECI va assembler des avions légers à Evora (Portugal), selon la presse

Le groupe français GECI International (Paris: FR0000079634 - actualité) (conseil et développement en ingénierie pour le transport) va implanter une usine de construction d'avions légers Skylander à Evora, dans le sud du Portugal, révèle samedi l'hebdomadaire portugais de référence Expresso.
L'investissement dans cette usine via sa filiale Skydesign, atteindrait 80 millions d'euros et permettrait de créer 650 postes de travail.
Selon Expresso, le pdg de Geci, Serge Bitboul, lors d'une visite à Evora en juillet, a fixé comme objectif à la nouvelle usine portugaise l'assemblage dans les deux prochaines décennies de 600 exemplaires de Skylander.
Geci vise une part de marché de 20% pour ce bimoteur turbo-propulseur à vocation utilitaire qui peut transporter 3,3 tonnes de marchandises ou 19 passagers.
Le maire d'Evora José Ernesto de Oliveira a confirmé à Expresso que le processus était "en cours de concrétisation".
Geci avait initialement envisagé d'implanter cette unité à Tarbes, dans le sud-ouest de la France, selon l'hebdomadaire.(...)"

Portanto, serão 600 aviões durante vinte anos, pelo menos.
Título: Re: Franceses escolhem Évora para fabricar aviões
Enviado por: TOMKAT em Abril 03, 2005, 02:12:13 pm
Citação de: "Fábio G."
Dinheiro Digital

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Franceses escolhem Évora para fabricar aviões

A Géci International, empresa francesa que produz os aviões ligeiros Skylander, investirá 80 milhões de euros na construção de uma fábrica em Évora, noticia o semanário Expresso.

Segundo o jornal, a fábrica criará 650 postos de trabalho directos e o contrato de investimento contempla a garantia dos franceses em não deslocalizar a fábrica num futuro próximo. O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto de Oliveira, afirmou ao jornal que o processo está em fase de concretização.

A fábrica ficará instalada junto ao Aeródromo de Évora, onde também existe uma escola de formação de pilotos com certificação europeia. A Géci International foi fundada em Paris em 1979 com o objectivo de desenvolver projectos industriais inovadores, desde a concepção até à construção de protótipos virtuais.

No sector da aeronáutica e do espaço constituiu a subsidiária Skydesign, que concebeu o avião ligeiro a ser construído no Alentejo.

Notícia do Expresso de 12 de Março:

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Fábrica de aviões mais perto de Évora

A Câmara de Évora acredita que, até final do ano, a Comissão Europeia dá luz verde ao projecto de instalar uma fábrica de aviões ligeiros, no aeródromo da cidade alentejana.
  O projecto, da francesa GECI, prevê um investimento de 100 milhões de Euros e a criação de 650 postos de trabalho.
  Satisfeito com o encontro em Bruxelas, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, assegura que o «o projecto foi muito bem recebido, e incluido nos planos estruturantes para o desenvolvimento da região do Alentejo». O autarca garante que a Comissão Europeia disponibilizará meios financeiros para a construção de infa-estruturas, no âmbito do Plano Operacional Regional.
  Apesar de ser uma ideia inicial francesa,o SkyPortugal é um projecto português e visa a construção do primeiro avião nacional de raiz.
  Até à data, as aeronaves apenas são homologadas no nosso país, mas 70% do avião, denominado Skylander, vai ser construido em Portugal, visto que só os motores e parte da instrumentação serão importados dos Estados Unidos.



 :?: Este avião poderá ter alguma aplicação militar porventura numa hipotética evolução desta base?
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Abril 03, 2005, 04:08:25 pm
"O skylander é um projecto absolutamente novo que da seguimento aos estudos de mercado realizados entre 95 e 98 e que responde a uma necessidade dos paises emergentes na configuraçao passageiros e carga, e dos paises ocidentais na sua configuraçao frete.As caracteristicas principais sao um aviao de 3,3 ton. de carga util, biturbo propulsor de asas altas, nao pressurizado e trem fixo, muito versatil e de grande autonomia (2000kms).Pode aterrar e descolar em terrenos com condiçoes minimas, adaptado a paises em vias de desenvolvimento que precisam de tirar do isolamento algumas regioes sem contudo ter de investir em dispendiosas infraestruturas aeroportuarias.O preço competitivo do aviao (3,6 milhoes USD) bem como o mercado potencial estimado em mais de 12  mil milhoes de dolares, oferecem-nos grandes perspectivas (...) 4% do nosso volume de negocios seria afectado a este projecto, para o qual procuramos ajudas de outros industriais interessados em participar.A nossa sociedade finaliza a fase de concepçao e definiçao do projecto e concentrar-se-a na montagem do consorcio "

- minha traduçao   de uma entrevista de Serge Bitboul -PDG e fundador  da GECI, ultima em data a respeito do skylander(2003  !?!), e presente no site da empresa
para mais pormenores     www.geci.net/skylander (http://www.geci.net/skylander)     e sobre a empresa www.geci.net (http://www.geci.net)
De notar os problemas financeiros da empresa no exercicio fiscal 2002/2003 (perdas de 5,9 M€ em 25,3 M€ de VNeg)
No mesmo site, secçao  INVESTISSEURS nao aparecem dados parcelares posteriores a Setembro de 2004 (posiçao negativa confirmada, e agravada, nessa data).
Talvez tenham conseguido um consorcio alargado nos ultimos meses, mas nada é dito sobre isso.Da que pensar...

..tanto mais que uma pesquisa rapida pelas ediçoes do semanario EXPRESSO , sobre o Skylander nos da o seg:

28/6/03 = Portugal candidato a fabricar aviao...Lisboa e Alentejo na lista

26/7/03 = Ficar a ver avioes por um canudo...o famoso aviao vai ser construido em Tarbes(França)

9/8/03   = Fabrica do Skylander ficara em França

13/9/03  =Novo aviao Skylander produzido em Portugal...o presidente
                G.Bitboul deslocou-se a Portugal 'ficaram identificadas as
                 partes do aviao a ser produzidas em Portugal' revelou Elias
                de Freitas da Madan Park (parque Ciencia e Tecnol.Almada
                 Setubal)

7/8/04    = Evora vai fabricar avioes...os franceses da Geci vao instalar
                 uma fabrica de avioes Skylander junto ao Aerod.Evora.
                 Investimento 80 M€, apoio API, 650 postos trabalho directos

4/12/04  =  Skylander ganha asas para voar...o primeiro aviao a ser
                 construido inteiramente em Portugal, concepçao da GECI...

11/12/04 = Alentejo com asas... A construçao do Skylander, junto ao
                  Aerod. Evora permitira 1300 postos de trabalho, dos quais
                  700  recrutados no Alentejo...

12/3/05   = Fabrica de avioes mais perto de Evora... A Camara de Evora
                  acredita que até final do ano...

Cada vez mais perto, portanto...

Sejamos optimistas e esperemos que se nao trate de OVNIs no Alentejo.
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Julho 21, 2005, 10:35:38 am
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A empresa Sky Aircraft Industries vai avançar com um projecto em Evora para a construçao de 900 avioes Skylander.No total o projecto vai criar 950 postos de trabalho e representa um investimento de 110 milhoes de euros.A Sky Aircraft Ind. e uma empresa de capitais franceses e portugueses.Segundo Jose Elias de Freitas, administrador do Madan Parque(o parque de ciencia que esta a trabalhar na atracçao e concretizaçao de projectos de investimento na area aeronautica para o Alentejo), a partir de 2009 vao ser produzidos 72 avioes por ano no periodo de 15 anos, o volume de negocios chegara aos tres mil milhoes de euros.

Sob o titulo" Alentejo Fabrica Avioes" transcrevo um texto publicado na secçao economia da revista FOCUS (a portuguesa, nao a alema)  de 20/7/05.
Enfim, apenas uma actualizaçao da saga...
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Fevereiro 07, 2006, 07:56:14 am
Apenas mais uma 'actualizaçao' deste assunto, que se eterniza...
Do PUBLICO de 7-2-2006:

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Grupos italianos de aeronáutica interessados no projecto


Na passada semana deslocaram-se a Beja representantes de uma empresa aeronáutica italiana para analisar com a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) quais as possibilidades de se poder vir a instalar na zona industrial do futuro aeroporto uma fábrica de construção de aviões. José Elias de Oliveira responsável da Madan-Parque, que representa em Portugal os interesses da Skylander, empresa que vai iniciar em Évora a construção de um bimotor com turbopropulsor com capacidade para 19 passageiros, disse que "tem dado apoio de retaguarda a grupos de investidores italianos" que estão interessados em investir em Beja.
José Queiroz, presidente da EDAB, confirmou ao PÚBLICO que "tem havido conversas com grupos italianos" da indústria aeronáutica que pretendem construir em Beja um pequeno avião a jacto para executivos e um novo modelo de avião de treino militar.
Por seu turno, a Skylander "não descarta a possibilidade de se instalar em Beja" logo que esteja garantida a instalação de um parque industrial junto do futuro aeroporto. Com efeito, a aquisição de uma área com 140 hectares de superfície garante, à partida, condições para instalar vários projectos industriais aeronáuticos e de manutenção de aviões. Mas é importante que o governo concretize outro grande projecto considerado fundamental para a viabilização do aeroporto de Beja: a construção do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho, cuja obra só irá arrancar em 2007.
Título:
Enviado por: Paulo em Fevereiro 07, 2006, 09:38:47 am
Invistam invistam qué é o que se quer..
Título:
Enviado por: TOMKAT em Fevereiro 07, 2006, 10:19:10 pm
Do Jornal de Notícias de Sábado...
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Projecto Skylander arranca este ano

O projecto Franco-português para a construção de 900 aviões "Skylander" vai arrancar já este ano no Aeródromo de Évora, num investimento de 110 milhões de euros que criará 950 postos de trabalho, garantiu ontem o presidente do município local.

José Ernesto Oliveira adiantou que se trata de "um projecto consolidado" promovido pela Sky Aircraft Industries e seguido pela Agência Portuguesa de Investimentos e pelo Governo. O investimento foi já apresentado à União Europeia, cujos representantes visitaram ontem o aeródromo.

O Madan - Parque de Ciência (entidade que está a trabalhar na atracção de investimentos aeronáuticos para o Alentejo) já admitira que a montagem de instalações definitivas no aeródromo podia começar este ano.

Num prazo de 15 anos, o objectivo passa por "produzir 900 aviões, criando 950 postos de trabalho", disse à Lusa o administrador executivo do Madan, José Elias de Freitas.

O "Skylander", cuja primeira unidade deverá ser construída em 2009, é um novo avião ligeiro, capaz de várias funções, com capacidade para 19 passageiros (28 na versão militar). Pode ser utilizado também no combate a incêndios. José Elias de Freitas, prevê que a empresa possa produzir, a partir de 2009, uma média de "72 aviões por ano", estimando que, no período de 15 anos, o volume de negócios ronde "os 3 biliões de euros".

O projecto da Sky Aircraft Industries - uma parceria entre a francesa GECI Internacional e investidores nacionais - vai também atrair para o Aeródromo de Évora outras empresas portuguesas e uma francesa da indústria aeronáutica e automóvel, para fabricarem componentes, e de certificação de qualidade.


Talvez um bom avião para substituir os aviões de transporte ligeiros da FAP num futuro próximo, talvez para substituir os "Cessna FTB-337 G Skymaster" ( o célebre puxa-empurra) já com uns "anitos" em cima, os primeiros chegaram em 1974, apesar de o "Skylander" ser um avião de dimensão superior ao "Cessna".

Parece ser um avião talvez até superior, pelo menos em capacidade de transporte é, ao "Casa C-212 Aviocar", mas como a curto/médio prazo o "Aviocar" vai ser substituido pelo C295P, de capacidade bem superior ficará a faltar um avião de uma classe abaixo para transporte.
Talvez ainda venhamos a ver "Skylander's" com as côres da FAP.
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 01, 2006, 09:53:15 pm
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69020 (http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/news.asp?section_id=6&id_news=69020)

Quase que não trás nada de novo...

Obras (presumo eu) começam a partir de Outono deste ano..
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 02, 2006, 08:27:57 am
http://www.geci.net/rsc/doc/en/leaflet.pdf (http://www.geci.net/rsc/doc/en/leaflet.pdf)
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 05, 2006, 11:16:17 am
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API: Skylander passa a Projecto de Interesse Nacional

O projecto Skylander, promovido pelo grupo francês GECI, que prevê o fabrico de aviões bimotores em Évora, vai passar a ser tratado pela Agência Portuguesa para o Investimento como Projecto de Interesse Nacional (PIN), anunciaram hoje as partes.


A GECI-Internacional afirma hoje, em comunicado, que, com a atribuição do estatuto PIN, o investimento de 125 milhões de euros «passa agora a ser acompanhado pela API junto de todas as entidades responsáveis ou participantes» na formalização do projecto.

Para Serge Bitboul, presidente da GECI, «com o Skylander, Portugal vai entrar no clube restrito dos construtores aeronáuticos, de uma forma privilegiada, pois toda a cadeia de valor fica no país, e internaliza tecnologias inovadoras a que de outro modo seria difícil aceder».

O projecto de fabrico do avião utilitário multi-funções «vai gerar cerca de mil empregos qualificados e mais uns dois mil indirectos para criar um dos maiores exportadores portugueses», adianta o mesmo responsável.

Está previsto um volume de exportações de perto de 300 milhões de euros por ano, um terço das actuais vendas ao estrangeiro do maior exportador português, a fábrica da Volkswagen em Palmela, Autoeuropa.

«O Skylander levará uma marca industrial portuguesa a todos os cantos do mundo e isso é uma afirmação industrial decisiva para qualquer país», afirma Serge Bitboul.

A construção da fábrica, no Aeródromo de Évora, deverá arrancar já no Outono, e as primeiras entregas do Skylander 100 estão previstas para 2009.

A GECI prevê vender 1.100 aparelhos do género, «num mercado em expansão», apostando num «preço mais competitivo» e «mais baixos custos de operação e manutenção» do que os seus concorrentes.

O Skylander-100 é um bimotor turbo-propulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões.

O aparelho pode ser adaptado a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios.

Sedeado em Paris, o grupo GECI tem como clientes empresas do sector aeronáutico como a Dassault, EADS, Airbus, Cessna, Bombardier e Embraer.

Diário Digital / Lusa

05-07-2006 9:35:00


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=69137 (http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/news.asp?section_id=6&id_news=69137)

Muito boas notícias!!
Título:
Enviado por: Get_It em Julho 05, 2006, 03:49:27 pm
Citação de: "TOMKAT"
Talvez um bom avião para substituir os aviões de transporte ligeiros da FAP num futuro próximo, talvez para substituir os "Cessna FTB-337 G Skymaster" ( o célebre puxa-empurra) já com uns "anitos" em cima, os primeiros chegaram em 1974, apesar de o "Skylander" ser um avião de dimensão superior ao "Cessna".

Parece ser um avião talvez até superior, pelo menos em capacidade de transporte é, ao "Casa C-212 Aviocar", mas como a curto/médio prazo o "Aviocar" vai ser substituido pelo C295P, de capacidade bem superior ficará a faltar um avião de uma classe abaixo para transporte.
Talvez ainda venhamos a ver "Skylander's" com as côres da FAP.

Ora aí está. Outra coisa interessante é que o "Skylander" possui também capacidade para combate a incêndios [1] (http://http). Embora não saiba os detalhes em concreto, poderiamos vir a ficar com um avião "multi-funções".
Mesmo que depois não fosse operado pela FAP mas sim pela Protecção Civil, ficariamos com um avião ligeiro de combate aos incêndios made in Portugal.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 05, 2006, 06:09:05 pm
Diria mais Get_it...

         para transporte táctico, libertando o C-295 de tal tarefa (que por sua vez liberta ou vai libertar o C-130 de tal tarefa...), e combate a fogos no verão.

   Penso que seria um óptimo estímulo a este futuro avião made in Portugal. Seria excelente se realmente este cluster pegasse..e num futuro, quem sabe...um novo projecto deste grupo para substituir o CN-295..mas isto já é muito à frente.

   Também poderia ser usado por companhias aéreas e empresas de logística...mas portuguesas é que já é mais difícil..

  E Portugal pode persuadir os outros CPLP a adquirirem este avião...
Título:
Enviado por: TOMKAT em Julho 06, 2006, 05:35:23 pm
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=69137

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API: Skylander passa a Projecto de Interesse Nacional

O projecto Skylander, promovido pelo grupo francês GECI, que prevê o fabrico de aviões bimotores em Évora, vai passar a ser tratado pela Agência Portuguesa para o Investimento como Projecto de Interesse Nacional (PIN), anunciaram hoje as partes.

 
A GECI-Internacional afirma hoje, em comunicado, que, com a atribuição do estatuto PIN, o investimento de 125 milhões de euros «passa agora a ser acompanhado pela API junto de todas as entidades responsáveis ou participantes» na formalização do projecto.

Para Serge Bitboul, presidente da GECI, «com o Skylander, Portugal vai entrar no clube restrito dos construtores aeronáuticos, de uma forma privilegiada, pois toda a cadeia de valor fica no país, e internaliza tecnologias inovadoras a que de outro modo seria difícil aceder».

O projecto de fabrico do avião utilitário multi-funções «vai gerar cerca de mil empregos qualificados e mais uns dois mil indirectos para criar um dos maiores exportadores portugueses», adianta o mesmo responsável.

Está previsto um volume de exportações de perto de 300 milhões de euros por ano, um terço das actuais vendas ao estrangeiro do maior exportador português, a fábrica da Volkswagen em Palmela, Autoeuropa.

«O Skylander levará uma marca industrial portuguesa a todos os cantos do mundo e isso é uma afirmação industrial decisiva para qualquer país», afirma Serge Bitboul.

A construção da fábrica, no Aeródromo de Évora, deverá arrancar já no Outono, e as primeiras entregas do Skylander 100 estão previstas para 2009.

A GECI prevê vender 1.100 aparelhos do género, «num mercado em expansão», apostando num «preço mais competitivo» e «mais baixos custos de operação e manutenção» do que os seus concorrentes.

O Skylander-100 é um bimotor turbo-propulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões.

O aparelho pode ser adaptado a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios.

Sedeado em Paris, o grupo GECI tem como clientes empresas do sector aeronáutico como a Dassault, EADS, Airbus, Cessna, Bombardier e Embraer.

Diário Digital / Lusa

05-07-2006 9:35:00
Título:
Enviado por: pedro em Julho 07, 2006, 08:54:01 pm
Caros amigos eu gostaria de vos fazer a seguinte pergunta o que que Portugal o a Geci deveriam fazer depois do Skylander visto que segundo o presidente da Geci todo o material da fabrica vai ficar em Portugal depois da construcao do Skylander?
Eu acho que se deveria tentar entrar na aviacao militar com um pequeno aviao para treino.
Cumprimentos e espero as vossas opinioes. :lol:
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 08, 2006, 12:01:51 am
Citação de: "pedro"
Caros amigos eu gostaria de vos fazer a seguinte pergunta o que que Portugal o a Geci deveriam fazer depois do Skylander visto que segundo o presidente da Geci todo o material da fabrica vai ficar em Portugal depois da construcao do Skylander?
Eu acho que se deveria tentar entrar na aviacao militar com um pequeno aviao para treino.
Cumprimentos e espero as vossas opinioes. :lol:


Caro Pedro, a Geci depois deste projecto não vai abandonar Portugal, pelo menos não está no pensamento estratégico...ninguém faz investimentos para produzir 1 avião e depois fecha a fábrica...a não ser que o avião se revele uma bosta e ninguém o compre e a Geci vai por água abaixo.

Ou seja, devemos considerar a Geci como parceiro no longo prazo. E mais, o estado português também não constrói aviões, como é lógico. A acontecer algo teria que ser fruto do capital de alguma empresa (embora usando empresas públicas seja possivel o estado construir aviões ehehe).

Agora, se me perguntares acerca do que tenciona a Geci fazer depois do Skylander...bem...é muito difícil falar, mas dá para criar cenarios. Falando no cenário que nos interessa, tendo o Skylander uma aceitação no mercado entre muito boa a razoavel, penso que a companhia deve continuar no mesmo tipo de avião, logo não investir em aviões de treino pequenos.

(Não quer dizer que seja possível, mas o know how da empresa estará ligado a tal tipo de avião. Mas se a Geci tiver recursos, e realizar uma aliança com a Pilatus....why not?)

Continuando com o cenário, bem, a Geci depois terá sempre 2 opções na criação de um sucessor do Skylander ...civil, ou virar-se para uma construção mais militar. Pessoalmente penso que ficará no civil, mercado maior, e não existem assim grandes key players que arrebatam grande maioria dos contractos ( C-27, CN-295, russos, etc etc..).

Na realidade existem muito mais opções em que a Geci poderá gastar o dinheiro, mas pronto...isto é como todo o mundo dos negócios. Tantas coisas, como trocar motores para a jacto, ou decidir por aviões pequenos, aviões mais vocacionados para a carga ou para passageiros...e outras opções tecnicas..

 Cumprimentos..

Pessoalmente espero que este projecto realmente descole e se crie um cluster nacional..
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 08, 2006, 12:02:21 am
Citação de: "pedro"
Caros amigos eu gostaria de vos fazer a seguinte pergunta o que que Portugal o a Geci deveriam fazer depois do Skylander visto que segundo o presidente da Geci todo o material da fabrica vai ficar em Portugal depois da construcao do Skylander?
Eu acho que se deveria tentar entrar na aviacao militar com um pequeno aviao para treino.
Cumprimentos e espero as vossas opinioes. :lol:


Caro Pedro, a Geci depois deste projecto não vai abandonar Portugal, pelo menos não está no pensamento estratégico...ninguém faz investimentos para produzir 1 avião e depois fecha a fábrica...a não ser que o avião se revele uma bosta e ninguém o compre e a Geci vai por água abaixo.

Ou seja, devemos considerar a Geci como parceiro no longo prazo. E mais, o estado português também não constrói aviões, como é lógico. A acontecer algo teria que ser fruto do capital de alguma empresa (embora usando empresas públicas seja possivel o estado construir aviões ehehe).

Agora, se me perguntares acerca do que tenciona a Geci fazer depois do Skylander...bem...é muito difícil falar, mas dá para criar cenarios. Falando no cenário que nos interessa, tendo o Skylander uma aceitação no mercado entre muito boa a razoavel, penso que a companhia deve continuar no mesmo tipo de avião, logo não investir em aviões de treino pequenos.

(Não quer dizer que seja possível, mas o know how da empresa estará ligado a tal tipo de avião. Mas se a Geci tiver recursos, e realizar uma aliança com a Pilatus....why not?)

Continuando com o cenário, bem, a Geci depois terá sempre 2 opções na criação de um sucessor do Skylander ...civil, ou virar-se para uma construção mais militar. Pessoalmente penso que ficará no civil, mercado maior, e não existem assim grandes key players que arrebatam grande maioria dos contractos ( C-27, CN-295, russos, etc etc..e isto são aviões maiores, aviões do tamanho do Skylander nas FAs não existem muitos).

Na realidade existem muito mais opções em que a Geci poderá gastar o dinheiro, mas pronto...isto é como todo o mundo dos negócios. Tantas coisas, como trocar motores para a jacto, ou decidir por aviões pequenos, aviões mais vocacionados para a carga ou para passageiros...e outras opções tecnicas..

 Cumprimentos..

Pessoalmente espero que este projecto realmente descole e se crie um cluster nacional..
Título:
Enviado por: pedro em Julho 08, 2006, 09:53:03 am
Pois sim talvez tenha razao eu dei uma ideia porque o mais provavel e que os da Geci ate ja tenham mais projectos. :D
Cumprimentos
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Setembro 21, 2006, 08:21:37 am
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Avião Skylander próximo de conseguir o financiamento necessário


O capital social necessário para o avanço do avião Skylander, que irá traduzir-se na produção de um pequeno bimotor em Évora, "está próximo de ser fechado", afirmou ontem ao PÚBLICO José Elias de Freitas, da direcção executiva do Madan Parque (parque de ciência e tecnologia ligado à Universidade Nova), que em Portugal está a promover a instalação deste projecto do grupo francês Geci International.
Ontem, uma equipa de engenheiros da Geci de Bucareste (Roménia) esteve em Évora a apresentar o projecto do Skylander, que até hoje não saiu do papel, aos futuros fornecedores portugueses e também ao IAPMEI e à Agência Portuguesa para o Investimento. Tudo aponta para que o novo avião comece finalmente a ser produzido no próximo ano, já depois de concluída a concepção final, que deverá iniciar-se este Outono.
Dos 125 milhões de euros que totalizam o investimento global necessário - estima José Elias de Freitas - 60 milhões são capital social próprio da empresa entretanto criada em Portugal, a Skyaircraft Industries. Este montante será financiado por várias entidades: além do grupo Geci, também a fundação Eugénio de Almeida - que cedeu o terreno necessário para a instalação da fábrica - e sociedades de capital de risco que o mesmo responsável prefere não revelar.
Quanto aos outros 65 milhões de euros, virão de empréstimos da banca e de incentivos a que a empresa se irá ainda candidatar, depois de fechar o capital, até porque o Skylander foi considerado um projecto PIN (projecto de potencial interesse nacional).
O objectivo final será dar o "tiro de partida" para a criação um cluster aeronáutico em Portugal, distribuído entre Évora, Beja e Lisboa. Será em Beja que os responsáveis do Madan Parque querem instalar a manutenção do futuro aparelho.
Número de empregos? Elias de Freitas acredita que a fábrica se irá traduzir em 400 postos de trabalho directos (80 a 100 engenheiros) e em 600 postos de trabalho criados nos próprios fornecedores. Confirmadas como parceiros industriais estão já várias empresas, na sua maioria portuguesas e algumas ligadas ao ramo aeronáutico: a Lauak (Palmela), a Manuel Pousada, a Mavere Aviation (Toulouse), a Dinaero e outras. I.S.


Jornal PÚBLICO de 21/9/2006
Título:
Enviado por: Lisander em Setembro 21, 2006, 02:09:33 pm
Excelente notícia   :D
Título:
Enviado por: Doctor Z em Setembro 21, 2006, 03:31:46 pm
E porque não desenvolver um polo aeronáutico em Évora ?
Título:
Enviado por: Viriato - chefe lusitano em Setembro 21, 2006, 04:12:12 pm
Alguem tem informação sobre uma fabrica de ultraleves em Ponte de sor já esta em funcionamento?
Título:
Enviado por: Marauder em Setembro 21, 2006, 04:50:01 pm
Citação de: "Viriato - chefe lusitano"
Alguem tem informação sobre uma fabrica de ultraleves em Ponte de sor já esta em funcionamento?


No outro dia estava uma notícia acerca dessa fábrica no Diário Económico. Se encontrar o link para a versão digital meto aqui.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Setembro 21, 2006, 05:10:02 pm
O site da empresa
http://www.dynaero.pt/pt/ (http://www.dynaero.pt/pt/)
Título:
Enviado por: Viriato - chefe lusitano em Setembro 21, 2006, 05:29:53 pm
Obrigado ricardonunes :wink:
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Novembro 21, 2006, 07:57:19 pm
Do Diário Digital:

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Skylander: GECI negoceia linha de montagem na China

O grupo responsável pelo projecto Skylander em Portugal está a negociar a construção de uma linha de montagem deste avião na China, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da GECI Internacional.

 


Serge Bitboul, responsável pelo grupo aeronáutico francês que, em conjunto com investidores portugueses, criou a Sky Aircraft Industries, promotora do projecto Skylander, justifica a existência de uma segunda linha de montagem, fora de Portugal, com a recepção positiva do mercado.

«Desde que começámos os contactos, a reacção do mercado tem sido muito mais positiva do que o esperado», disse Bitboul.

Os estudos de mercado feitos por empresas especializadas norte- americanas, como suporte para o projecto, identificam que o Skylander poderá conquistar cerca de 30% do mercado de aviões entre 1,5 e 3 toneladas.

Os mesmos estudos apontavam que existem, actualmente, cerca de 4.000 destes aviões e que mais de metade já terão ultrapassado os 30 anos, estando a chegar ao termo da sua vida útil.

O plano de negócios da Sky Aircraft Industries prevê a construção de 1.100 aviões Skylander, em 15 anos, só com recurso à linha de montagem de Évora.

A newsletter electrónica Espacialnews noticiou, na última edição, que a GECI Internacional negociações adiantadas para venda e acordos de distribuição com empresas da Suíça, Egipto, Turquia, Dubai, Indonésia e Nova Caledónia.

Serge Bitboul confirmou à Lusa o interesse de empresas de diversos países e diz que, nesta situação, «a reacção do mercado leva a encarar seriamente a possibilidade de uma linha de montagem na China».

 


http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=74196 (http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5Fdigital/news.asp?section_id=6&id_news=74196)
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Enviado por: ricardonunes em Novembro 21, 2006, 08:10:24 pm
Espero que não seja a deslocalização antecipada da empresa :oops:
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Enviado por: Bravo Two Zero em Novembro 21, 2006, 08:23:22 pm
Segundo os senhores, a reacção do mercado tem sido tão positiva que já justifica uma 2ª linha de montagem.........a ver vamos
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Enviado por: pedro em Novembro 22, 2006, 03:53:55 pm
Eu ate acho que e uma boa noticia.
Cumprimentos
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Enviado por: pedro em Janeiro 07, 2007, 11:24:55 pm
Caros amigos aqui vai esta boa noticia:
GECI vende primeiros Skylander
A GECI Internacional assinou no Cairo com a Alkan Air o primeiro contrato de fornecimento de aviões Skylander. A EspacialNews apurou que o negócio envolve 19 aviões, no valor de 75 Milhões de dólares.

Nos próximos dias, a GECI deve fechar mais contratos com empresas de países do Golfo, avanços de que a Espacialnews dará mais detalhes na próxima edição.
fonte:espacialnews
Cumprimentos
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Enviado por: Doctor Z em Janeiro 09, 2007, 10:26:11 am
Citação de: "Bravo Two Zero"
Segundo os senhores, a reacção do mercado tem sido tão positiva que já justifica uma 2ª linha de montagem.........a ver vamos


Pena que essa segunda linha de montagem não seja cá em Portugal !