Olhe camarada instrutor...
Achei engraçado o seu reparo sobre a avª de St Guida, por isso lhe respondi, porque me pareceu uma repreensão.
Se não é assim peço-lhe já
as mais saudosas desculpas, multiplicadas pelo nr de elos de uma lagarta de um M113 do lado Direito... pois sempre são mais que do lado Esquerdo.
Como lhe disse... "começei" em St Guida ainda não havia 2ªBIMec, logo, bem antes de VExa ser recruta e do senhor ser instrutor... só havia BIMec... só isto! Percebeu agora??
Mais uma vez
desculpe lá, se eu não me fiz entender!
Sabe em que ano é que se fundou a sua UN pelo menos?? quando eu saí de lá, sim ja havia 2... mas isso já eu percebi que o senhor percebeu.
Como instrutor VExa não me dá lições de coisa alguma... Concerteza até fui eu quem lhe deu o curso de VBTP... o camarada é instrutor de quê?
Quanto ao sonho... só pode ser um sonho seu, e ressaibiado por nem sequer passar nas provas fisicas, para vir com essa ideologia pra aqui... para mim foi uma realidade...e com muito gosto servi lá o seu ex CMDT de UN. Não é o senhor instrutor do "arre-macho mecanizado" com 3 anos de tropa, que vem pedir respeito a um COMANDO. Respeite VExa, e será respeitado...
Falar numa brigada mecanizada em consumo de combustível é falar para não estar calado... sabe quanto "bebe" um M113 afinado?? então multiplique por 3 e tem o consumo de um M60. Agora responda-me lá: Acha que para a BMI o problema é se as viaturas consomem muito ou pouco?
Sinceramente.... eu é que ando a dormir.
Se calhar VExa é do tempo das secções á-la-pate, mas eu sou do tempo dos exercicios em Italia e das 1ªs missoes da BMI na Bosnia, dos grandes Orions e Rosa Brava, com enormes colunas mecanizadas por aquele campo fóra, das largadas de Paras, da FA bobardear a linha dos 1000m e das exfiltrações de C130, em exercícios da Chamusca a Ponte de Sor e Tramagal, e do tempo dos desfis mecanizados na pista de aviação.
É por isso acha que a BMI precisa de jeeps, porque já nao considera o seu BIMec uma UN mecanizada e não gostou de ir a pé até ao D.Pedro, Porco ou Rapazes??
Como sempre disse: para a "função"(=exercicio de um cargo) para o qual foram adquiridas, que como já percebi, o senhor não sabe.
Foram para Estado Maior, e para os "S" passearem na Avª NAlvares, assim sendo servem na perfeição na BMI. Se hoje em dia têm outra utilidade... isso não sei.
Quanto aos veiculos que lhe referi:
Sabe quantos militares formam uma esquadra normal?? ou só sabe quantos tem uma secção mecanizada?? Com o iniçio das missoes no BIMec, tivemos que alterar o efectivo de 11 para 8 sabe porquê??
Logo...
Está a ver um UMM no mato???
e Uma M11??
qual é a diferença tendo a mesma função??
O senhor instrutor só diz que é uma viatura de Rec e ACar porque foi isso que lhe ensinaram e não vê para alem disso. Mas como sabe os UMM tinham exactamente essas mesmas funções. Os UMM de Estado Maior é que foram alterados para servirem de transporte de secções... nas missões.
Qual preferia VExa para levar a sua sec dos depósitos para o Rapazes se não houvesse a estrada no eixo??
A necessidade aguça o jeito... a função das viaturas é a necessária ao corpo de tropas conforme a sua missão, e não somente a estipulada pela orgânica.
Então um M11 tambem é adptavel ás esquadras/equipas.. certo?? depois é blindada como o senhor quer, anfíbia, transporta uma .50...
Já agora: qual tem maior poder de fogo:
Uma sec num 113 ou montado em M11??
Criticar é fácil... por isso; fazer melhor... também!!
Eu que já não percebo nada disto, e saí de lá há 7 anos, acho que a BMI precisa é de uma frota bem renovada de "Lagartas" e não de jeeps, mas quem percebe de "necessidades especificas da BMI" é VExa...
O senhor afinal quer fazer o seu BIMec regressar ás suas origens?? Sabe quais são?? pois olhe.. fiz exercícios conjuntos com o progenitor da sua Unidade.. antes de 1998 claro...
Para substituir os UMM estão bem servidos... e há alternativas.
Como vê "o sonhador" não quer ensinar nada... ao "sr. instrutor" por isso lhe faço perguntas para aprender consigo... :idea: