Jipes Toyota Landcruiser

  • 63 Respostas
  • 29891 Visualizações
*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Setembro 13, 2008, 05:32:20 pm »
Exagero???

Não...
O que há é coisas piores a somar a tantas como estas que lhe disse atraz...

Sacos se areia nos esgotos para entupir
Pratos partidos
Colchoes cortados
Mobílias queimadas mesmo á nossa frente numa grande fogueira...
Chaimites com tudo quanto um alicate de corte conseguiu cortar... (fios electricos e tubos de galoseo)
Selectores/manipulos de caixa partidos (tão rasos que nao conseguiram desengata-la)
Volantes empenados
Lonas/capotas de viaturas navalhadas
Plastico anti-estilhaços de cobrir as janelas queimado.

Exagero?? Mas qual exagero!!!
Lembro-me disto como se fosse hoje...

Há quem desminta??
« Última modificação: Setembro 13, 2008, 08:51:30 pm por markseia »
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

triton

  • 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Setembro 13, 2008, 08:35:23 pm »
Citação de: "markseia"
Exagero???

Não...
O que há é coisa piores a somar a tantas como estas que lhe disse atraz...

Sacos se areia nos esgotos para entupir
Pratos partidos
Colchoes cortados
Mobílias queimadas mesmo á nossa frente numa grande fogueira...
Chaimites com tudo quanto um alicate de corte conseguiu cortar... (fios electricos e tubos de galoseo) selectores/manipulos de caixa partidos (tão rasos que nao conseguiram desengata-la)
Volantes empenados
Lonas/capotas de viaturas navalhadas
Plastico anti-estilhaços q cobrir as janelas queimado.

Exagero?? Mas qual exagero!!!
Lembro-me disto como se fosse hoje...

Há quem desminta??



isso havia de acontecer no quartel onde o meu Pai está, esses gajos que se atrevessem a estragar o material, levavam logo com um berro e uns empurrões.
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Setembro 13, 2008, 10:07:18 pm »
berros e empurrões?  :lol:
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Setembro 13, 2008, 10:14:17 pm »
o Markseia esta a referir se a um dos episodios que deixaram os paraquedistas muito mal vistos, inclusive tive um camarada paraquedista que deixou de usar boina e brevet em consequencia desta história.

mas tenho que discordar com o markseia relativamente ao toyota, pois em teatro de operações eu prefiro uma viatura que sem ser mecanico consiga pola a andar com fita cola, arame ou até com uma lareira (ja assisti a um UMM que ficou submerso, tendo como resultado que o filtro de ar ficou encharcado, a solução metelo sobre uma fogueira e no dia seguinte tinhamos um UMM 100% operacional).

o unico problema dos UMM em territorio nacional é estarem velhos, vandalizados e com falta de manutenção adequada.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #34 em: Setembro 13, 2008, 11:24:23 pm »
Se existem tais comportamentos no nosso exercito, o mínimo é a expulsão do militar e o pagamento dos estragos. Para quem lê este forum e é civil ficou com uma ideia má do exercito. Posso dizer que estes comportamentos vêm defender argumentos  de alguns que defendem que não precisamos de exercito, pois não estamos em guerra.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Setembro 13, 2008, 11:32:37 pm »
estamos a falar do tempo da tropa obrigatória .. secalhar influenciava alguma coisa nao ?  c34x

Muita gente obrigada outras nem por isso ...
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #36 em: Setembro 14, 2008, 11:27:47 am »
Camarada Markseia, voce deve estar a fazer confusao ou entao não percebe nada disto, se realmente este em Santa Margarida como diz que esteve e saiu em 2001 talvez deve-se abrir mais um pouco os olhos em seu redor, eu estive la desde 1998 a 2002 e acredite nessa altura existiam dois BIMecs o 1º e 2º, para quem usa esse lema de Mama Sumae mais respeito, ou realmente andou por la a fazer não sei o quê ou entao esse lema e boina foi um sonho nunca concretizado. Não queira me ensinar isso dos Land Cruiser para as necessidades específicas da Brigada Mecanizada nem Hummers e muito menos Land Cruisers, uns pecam porque são bebados e grandes outros pecam por nao terem blindagem nenhuma e serem pequenos para as necessidades, falar em M11 é ridículo esse veículo é uma viatura de reconhecimento usada por 3 a 4 elementos e também usada como Acar com o sistema lança Misseis Milan, agora na minha humilde opinião comparando a fiabilidade dos UMN e dos novos Land Cruiser é comparar agua para o vinho, embora muito mais recente e confortavel este Land Cruiser não chega as calcanhares dos UNN, agora o que eu gostava mesmo era que a Birgada fosse equipada com material Portugues neste campo uma modernização dos UMN ligeiramente blindada contra projecteis de 7,62 e 9mm. Apostar na Industria nacional é fundamental e que ja o projecto é portugues porque não moderniza-lo :wink:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Setembro 14, 2008, 03:54:10 pm »
Olhe camarada instrutor...
Achei engraçado o seu reparo sobre a avª de St Guida, por isso lhe respondi, porque me pareceu uma repreensão.
Se não é assim peço-lhe já as mais saudosas desculpas, multiplicadas pelo nr de elos de uma lagarta de um M113 do lado Direito... pois sempre são mais que do lado Esquerdo.

Como lhe disse... "começei" em St Guida ainda não havia 2ªBIMec, logo, bem antes de VExa ser recruta e do senhor ser instrutor... só havia BIMec... só isto! Percebeu agora??

Mais uma vez desculpe lá, se eu não me fiz entender!

Sabe em que ano é que se fundou a sua UN pelo menos?? quando eu saí de lá, sim ja havia 2... mas isso já eu percebi que o senhor percebeu.

Como instrutor VExa não me dá lições de coisa alguma... Concerteza até fui eu quem lhe deu o curso de VBTP... o camarada é instrutor de quê????

Quanto ao sonho... só pode ser um sonho seu, e ressaibiado por nem sequer passar nas provas fisicas, para vir com essa ideologia pra aqui... para mim foi uma realidade...e com muito gosto servi lá o seu ex CMDT de UN. Não é o senhor instrutor do "arre-macho mecanizado" com 3 anos de tropa, que vem pedir respeito a um COMANDO. Respeite VExa, e será respeitado...

Falar numa brigada mecanizada em consumo de combustível é falar para não estar calado... sabe quanto "bebe" um M113 afinado?? então  multiplique por 3 e tem o consumo de um M60. Agora responda-me lá: Acha que para a BMI o problema é se as viaturas consomem muito ou pouco???? Sinceramente.... eu é que ando a dormir.

Se calhar VExa é do tempo das secções á-la-pate, mas eu sou do tempo dos exercicios em Italia e das 1ªs missoes da BMI na Bosnia, dos grandes Orions e Rosa Brava,  com enormes colunas mecanizadas por aquele campo fóra, das largadas de Paras, da FA bobardear a linha dos 1000m e das exfiltrações de C130, em exercícios da Chamusca a Ponte de Sor e Tramagal, e do tempo dos desfis mecanizados na pista de aviação.
É por isso acha que a BMI precisa de jeeps, porque já nao considera o seu BIMec uma UN mecanizada e não gostou de ir a pé até ao D.Pedro, Porco ou Rapazes??


Como sempre disse: para a "função"(=exercicio de um cargo) para o qual foram adquiridas, que como já percebi, o senhor não sabe.
Foram para Estado Maior, e para os "S" passearem na Avª NAlvares, assim sendo servem na perfeição na BMI. Se hoje em dia têm outra utilidade... isso não sei.

Quanto aos veiculos que lhe referi:

Sabe quantos militares formam uma esquadra normal?? ou só sabe quantos tem uma secção mecanizada?? Com o iniçio das missoes no BIMec, tivemos que alterar o efectivo de 11 para 8 sabe porquê??

Logo...
Está a ver um UMM no mato???
e Uma M11??
qual é a diferença tendo a mesma função??
O senhor instrutor só diz que é uma viatura de Rec e ACar porque foi isso que lhe ensinaram e não vê para alem disso. Mas como sabe os UMM tinham exactamente essas mesmas funções. Os UMM de Estado Maior é que foram alterados para servirem de transporte de secções... nas missões.

Qual preferia VExa para levar a sua sec dos depósitos para o Rapazes se não houvesse a estrada no eixo??

A necessidade aguça o jeito... a função das viaturas é a necessária ao corpo de tropas conforme a sua missão, e não somente a estipulada pela orgânica.

Então um M11 tambem é adptavel ás esquadras/equipas.. certo?? depois é blindada como o senhor quer, anfíbia, transporta uma .50...

Já agora: qual tem maior poder de fogo:
Uma sec num 113 ou montado em M11??


Criticar é fácil... por isso; fazer melhor... também!!

Eu que já não percebo nada disto
, e saí de lá há 7 anos, acho que a BMI precisa é de uma frota bem renovada de "Lagartas" e não de jeeps, mas quem percebe de "necessidades especificas da BMI" é VExa...
O senhor afinal quer fazer o seu BIMec regressar ás suas origens?? Sabe quais são?? pois olhe.. fiz exercícios conjuntos com o progenitor da sua Unidade.. antes de 1998 claro...

Para substituir os UMM estão bem servidos... e há alternativas.

Como vê  "o sonhador" não quer ensinar nada... ao "sr. instrutor" por isso lhe faço perguntas para aprender consigo... :idea:
« Última modificação: Setembro 14, 2008, 05:10:45 pm por markseia »
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

triton

  • 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Setembro 14, 2008, 04:54:06 pm »
Citação de: "Aim"
berros e empurrões?  :lol:


devia de ter posto empurrões entre aspas.
 

*

Nuno

  • Membro
  • *
  • 127
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Setembro 14, 2008, 10:07:15 pm »
Falando de Jeeps em Stª Margarida.

 
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Setembro 14, 2008, 10:36:04 pm »
Citação de: "markseia"
É por isso acha que a BMI precisa de jeeps, porque já nao considera o seu BIMec uma UN mecanizada e não gostou de ir a pé até ao D.Pedro, Porco ou Rapazes??

Tantas lembranças ao ouvir estes nomes.

Citação de: "markseia"
O senhor afinal quer fazer o seu BIMec regressar ás suas origens?? Sabe quais são?? pois olhe.. fiz exercícios conjuntos com o progenitor da sua Unidade.. antes de 1998 claro...



BIMoto??

Markseia não leve a mal eu estimo muito o M mas ainda o outro dia eu propunha aligeirar a BrigMec e ficarmos antes com 2 Brigadas com PANDUR.
Quanto ao Toyota, já expliquei que para fins militares não basta pegar num (mesmo que seja bom) jipe civil e pintá-lo de verde azeitona.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

markseia

  • 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Setembro 14, 2008, 10:45:37 pm »
Saudoso ABSM... essa foto é bem antiga... de que ano é isso?
Abraço

"MAMA SUMAE"
 

*

Nuno

  • Membro
  • *
  • 127
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Setembro 15, 2008, 08:02:27 pm »
Comprei esta foto no Mini Mercado de Stª Margarida quando ali cumpri o SMO em 91,por isso é anterior a essa data.

 Os veiculos que se veem em 1º plano ,pelo que me disseram na altura pretenciam ao Reg. de Comandos.
 

*

sturzas

  • Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Setembro 16, 2008, 02:50:32 am »
Viva a todos

Antes demais, na minha opinião, estamos a comparar o incomparável. Colocar um UMM perante um Land-Cruiser é completamente errado e incomparável. Reparem nas fotos:


UMM dos Comandos no final da década de 80


UMM dos Páras, algures em 1995-96


UMM, em 1996 (EPI em Mafra) equipado com canhão sem recuo M40A1 de 106mm


UMM, 1983-84, com lançador de mísseis anti-carro SS11


UMM, na versão de evacuação sanitária

Na minha opinião, é injusto comparar um modelo com 30 anos, relativamente a um modelo com 10 anos. Talvez o UMM possa ser comparado ao M151A1/A2, enquanto que o Land-Cruiser seja equivalente ao Land-Rover 90/110. Reparem no Land-Cruiser:






Utilizados pelos "Páras", e:




Utilizadas pelos Fuzos.

Há que fazer a distinção entre viaturas tácticas ligeiras 4x4 (UMM, Land-Cruiser, Land Rover, M151, etc) e viaturas blindadas ligeiras 4x4 (M11 Panhard, HUMWEE, etc). O conceito é diferente e a sua aplicação prática, também o é. Mas não se "deve" comparar um UMM a um Land-Cruiser. Seria injusto para o UMM! São viaturas com uma diferença de 20 anos, em que o desempenho prático e táctico, é obviamente vantajoso para os equipamentos mais recentes.

Relativamente aos BIMec's e/ou BIMoto's: até 1994 a orgânica da actual Brigada Mecanizada, consistia num Batalhão Mecanizado e outro Batalhão Motorizado (Abrantes); a partir desta data passou a ter dois Batalhões Mecanizados. Foi a transformação de 1ª Brigada Mista Independente (1ªBMI), para Brigada Mecanizaa Independente( BMI).

Cumprimentos
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Setembro 16, 2008, 08:45:40 am »
por esperiencia falo, a nivel pratico o UMM não perde nada para o Toyota Landcruiser, o landcruiser não é uma viatura militar, é um jeep civil (com todas as desvantagens a nivel tatico que isso acarreta, apesar de ganhar a nivel de conforto) pintado de verde.
A morte só é terrivel para quem a teme!!