-
Não encontrei um tópico....
Está a iniciar mais um ano lectivo, ainda com muitas limitações devida à pandemia Covid19, mas pelo menos todas as aulas vão decorrer presencialmente (no nosso caso até vamos ter 2ª feira todos os nossos alunos vacinados, o que é excelente) e mesmo que haja algum aluno com covid19, agora a turma inteira já não vai para casa, apenas os contactos de risco/directos.
Mas a maior dificuldade, nem são as restrições pandémicas, agora a dificuldade é mesmo a aplicabilidade da nova legislação que regula o que os alunos comem nos bares e nas cantinas!!!!
Quem quiser dar uma vista de olhos ao despacho de 17 de Agosto deste ano: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/169689544/details/2/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=169689520
Depois de vermos todas as restrições, que passo a descrever:
"Bufetes escolares
Artigo 3.º
Restrições à oferta alimentar a disponibilizar
1 - Os bufetes escolares não podem contemplar a venda dos seguintes produtos:
a) Pastelaria, designadamente bolos ou pastéis com massa folhada e/ou com creme e/ou cobertura, como palmiers, jesuítas, mil-folhas, bola de Berlim, donuts, folhados doces, croissants ou bolos tipo queque;
b) Salgados, designadamente rissóis, croquetes, empadas, chamuças, pastéis de massa tenra, pastéis de bacalhau ou folhados salgados;
c) Pão com recheio doce, pão-de-leite com recheio doce e croissant com recheio doce;
d) Charcutaria, designadamente sanduíches ou outros produtos que contenham chouriço, salsicha, chourição, mortadela, presunto ou bacon;
e) Sandes ou outros produtos que contenham ketchup, maionese ou mostarda;
f) Bolachas e biscoitos, designadamente bolachas tipo belgas, biscoitos de manteiga, bolachas com pepitas de chocolate, bolachas de chocolate, bolachas recheadas com creme e bolachas com cobertura;
g) Refrigerantes, designadamente de fruta com gás e sem gás e aqueles cuja composição contenha cola e/ou extrato de chá, águas aromatizadas, refrescos em pó, bebidas energéticas, bem como os preparados de refrigerantes;
h) «Guloseimas», designadamente rebuçados, caramelos, pastilhas elásticas com açúcar, chupas ou gomas;
i) Snacks doces ou salgados, designadamente tiras de milho, batatas fritas, aperitivos, pipocas doces ou salgadas;
j) Sobremesas doces, designadamente mousse de chocolate, leite-creme ou arroz-doce;
k) Barritas de cereais e monodoses de cereais de pequeno-almoço;
l) Refeições rápidas, designadamente hambúrgueres, cachorros-quentes, pizas ou lasanhas;
m) Chocolates;
n) Bebidas com álcool;
o) Molhos, designadamente ketchup, maionese ou mostarda;
p) Cremes de barrar, à base de chocolate ou cacau e outros com adições de açúcares;
q) Gelados."
E depois sugerem:
"Artigo 4.º
Géneros alimentícios a disponibilizar
1 - Os bufetes escolares disponibilizam obrigatoriamente:
a) Água potável gratuita;
b) Garrafas de água mineral natural e água de nascente;
c) Leite simples meio-gordo e magro;
d) Iogurtes meio-gordo e magro, preferencialmente sem adição de açúcar;
e) Pão, preferencialmente de mistura com farinha integral e com menos de 1 g de sal, por 100 g de pão;
f) Fruta fresca, preferencialmente da época, podendo ser apresentada como salada de fruta fresca sem adição de açúcar;
g) Saladas;
h) Sopa de hortícolas e leguminosas, no caso dos estabelecimentos com ensino noturno.
2 - Os bufetes escolares podem ainda disponibilizar:
a) Queijos curados com teor de gordura não superior a 45 %, queijos frescos e requeijão;
b) Frutos oleaginosos ao natural, sem adição de sal ou açúcar;
c) Tisanas e infusões de ervas sem adição de açúcar;
d) Bebidas vegetais, em doses individuais, sem adição de açúcar;
e) Snacks à base de leguminosas que contenham: pelo menos 50 % de leguminosas e um teor de lípidos por 100 g inferior a 12 g e um teor de sal inferior a 1 g;
f) Snacks de fruta desidratada sem adição de açúcares;
g) Sumos de fruta e ou vegetais naturais, bebidas que contenham pelo menos 50 % de fruta e ou hortícolas e monodoses de fruta.
3 - O pão, a que se refere a alínea e) do n.º 1, deve ser prioritariamente recheado com:
a) Atum, de preferência conservado em água, ou outros peixes de conserva com baixo teor de sal;
b) Fiambre com baixo teor de gordura e sal, preferencialmente de aves, carnes brancas cozidas ou assadas;
c) Ovo cozido;
d) Pasta de produtos de origem vegetal à base de leguminosas ou frutos oleaginosos;
e) Queijo meio-gordo ou magro.
4 - O pão, a se refere o número anterior, deve ser preferencialmente acompanhado com produtos hortícolas, designadamente alface, tomate, cenoura ralada e couve roxa ripada."
Basta referir só estes 2 artigos e eu pergunto, há alguma coisa que se possa comer numa escola? (alunos, professores e restantes funcionários, porque o limite é aos serviços e não às pessoas). A pastelaria desaparece da ementa, assim como tudo o que leve açúcar e chocolate. Então as sobremesas, salvo erro só escapa a gelatina sem açúcar e a fruta!!!!!
Para além da doutrinação das criancinhas, agora também querem tornar-nos todos vegetarianos ou mesmo vegan?
Mas a cereja em cima do bolo, nós temos essas restrições todas, mas o café a 50 metros da Escola vende tudo isto que proibimos. Pior, os alunos podem trazer de casa qualquer coisa!
A doutrinação das crianças e jovens já começou com os programas de história, em que metade dos conteúdos só falam do esclavagismo e LGBTi turbo e bi-turbo, agora temos a ditadura xuxalista a impor o que 2 milhões de pessoas comem (alunos e pessoal que trabalha com estes)!!!!!!
-
É mais fácil proibir do educar, e a palavra de ordem para todos os problemas é proibir. E não estou a ver a situação a melhorar.
-
É mais fácil proibir do educar, e a palavra de ordem para todos os problemas é proibir. E não estou a ver a situação a melhorar.
Tem-se visto com o covid, proibir tudo é muito mais fácil do que tentar encontrar soluções justas
Mas como a populaça gosta e lhes dá 40% dos votos, também não têm com que se preocupar
-
(https://pbs.twimg.com/media/FKoQAlOXMAIvWES?format=jpg&name=900x900)
A escola técnica era má?
Agora temos analfabetos funcionais e sem saber um ofício.
-
Muitos paises europeus que nos dão 10 a 0 tem ensino técnico e lá não é vergonha nenhuma não ser doutor, e nada impede mais a frente avançar para o ensino superior.
-
Escolas alarmadas com custos da energia
-
Portugal gasta 100 mil € por aluno do 1° ao 9° ano
-
Dia Mundial do Combate ao Bullying
-
(https://pbs.twimg.com/media/Fl3YPwEXkAAsv4S?format=jpg&name=900x900)
(https://pbs.twimg.com/media/Fl3mbCYWYAIkToY?format=jpg&name=large)
-
(https://pbs.twimg.com/media/Fl3mbCYWYAIkToY?format=jpg&name=large)
Sim, não há degradação nos conteúdos leccionados, excepto na disciplina de história, como já aqui coloquei, propositadamente os paladinos do Técnico querem fazer crer a todos os portugueses que fomos uns bandidos no passado, temos de ter vergonha da nossa história, esclavagismo, etc, etc..... e depois vemos essa ala mais à esquerda colocar por aqui mensagens a glorificar personagens da esquerda e extrema esquerda que envergonham a nossa história, esses sim, como o que se passou a seguir ao Abril de 74, desde abandono de populações à sua mercê, entrega de territórios a fações pró-soviéticas, entrega dos arquivos secretos à URSS, perseguições políticas depois de 74!!!! Etc, Etc..... e já nem vale a pena falar nesses humanistas como Che Guevara, Estaline (acho que os pró-russos ainda não descobriram que Estaline era aliado de Hitler até levar com a Wehrmacht em cima e invadiu vários países europeus antes, depois e continua a invadir países europeus!!!!!!
O problema não é tanto a programação curricular (excepto a história), mas sim posteriormente os alunos não poderem reprovar!!!!!!
É quase impossível um aluno reprovar e os professores que o fizerem tem de fundamentar muito bem o chumbo! Esse é o problema!
E agora a Escola é para todos, o que quer aprender o que não quer.......
Depois admiravelmente temos alunos que chegam ao 10º ano e mal sabem ler!?!?!!?! Como é possível!? E não sabem fazer contas e escolhem um curso de electrónica!!?!?!?! Programação!?!?!?!
No fundo temos os alunos a chegarem ao final do ensino secundário, mas as notas que antes íam de 0 a 20, agora estão "afuniladas" entre o 10 e o 20!!!!!! Mas há alunos excepcionais, isso sem dúvida!
-
(https://pbs.twimg.com/media/FKoQAlOXMAIvWES?format=jpg&name=900x900)
A escola técnica era má?
Agora temos analfabetos funcionais e sem saber um ofício.
Não tinha-me apercebido que tinham falado dum tema que me é muito caro :mrgreen:
Como sempre assumi, trabalho numa Escola Profissional já à mais de 20 anos!
Com o 25 de Abril, por motivos ideológicos, acabamos com as Escolas Industriais, porque entendiam na altura, de que não deveria haver essa distinção no ensino, o Ensino deveria ser uma via única que levasse os alunos até ao Ensino Superior!!!!!
Este disparate fez com que exterminassemos a única via de formar quadros intermédios!!!!! O que passamos a ter, durante quase década e meia, foi pessoas realmente com educação, mas apenas para prosseguir estudos, porque se alguém ficasse apenas pelo antigo 7º ano (11º ano) ou o mais recente 12º ano (há países na Europa que têem 13 anos de escolaridade antes de entrarem no Ensino Superior. No âmbito do Erasmus +, tivemos alunas italianas que ficaram furiosas quando descobriram que os nossos alunos estudam 12 e não 13 anos antes de entrarem no Ensino Superior!!!!!)
Vou dar um exemplo concreto para perceberem o disparate que se criou no calor de 74:
Com os extermínio das Escolas Industriais e já agora comerciais, no caso da construção civil, tinhamos o Engenheiro responsável por uma obra que sabia interpretar uma planta, mas nunca na vida assentou um muro de pedra, uma parede de blocos......
Depois tínhamos os operários sem qualquer formação e nem sequer sabiam olhar direito para uma planta e tão pouco interpretar o que está lá escrito!!!!!
E era com base nestes 2 estereótipos que nasciam obras..... muitas vezes com erros graves de construção!!!!!!!
Nós já fomos fortíssimos na área da construção civil, até à vinda da troika, que por motivos óbvios teve um forte impacto negativo na área e deixamos de formar quadros na área (chegamos a ter 5 turmas em simultãneo, de desenho, medições e orçamentos e topografia). A grande vantagem é que temos liberdade de contratar os nossos formadores/professores. Então os nossos professores de construção civil eram donos de escritórios de arquitectura, donos de empresas de obras públicas ou meros construtores. Temos um enorme orgulho de termos formado quase todos os construtores civis da zona. Alguns deles muito bem sucedidos, com empresas que facturam vários milhões de euros por ano.......
No final dos anos 80, percebendo-se o disparate que tinha sido o desaparecimento do ensino industrial, criou-se o Ensino Técnico-Profissional (que já desapareceu. Eu frequentei este ensino) e o Ensino Profissional!
O Ensino Profissional surgiu para criar quadros intermédios, mas nunca impedindo qualquer quadro de seguir para o Ensino Superior. Pretende-se dar uma formação eminentemente prática, que dura 3 anos completos (do 10º ao 12º ano) e que permita a alguém ser especialista numa área. Inclusivé, um aluno que acaba o Ensino Secundário da componente geral (para prosseguimento de Estudos) tem uma classificação profissional europeia de nível III, já um aluno do Ensino Profissional, acaba o 12º ano e tem uma classificação profissional de nível IV.
Como referi, o Ensino Profissional dura 3 anos, do 10º ao 12º ano e tem uma componente geral como os restantes cursos, mas tem no mínimo um projecto final de curso que tem de ser defendido em público e tem de estagiar pelo menos 600 horas ao longo do curso!
Este percurso faz toda a diferença para 2 jovens que acabem o 12º ano e queiram ambos iniciar a trabalhar. Um não tem nenhuma formação que o prepare para começar a trabalhar o outro por seu lado já trabalhou pelo menos 600 horas numa empresa da área do seu curso!!!!!!
Já repararam concerteza, quando chegam a um Restaurante e são servidos por alguém que vos serve e sabe abrir uma garrafa, servir de uma travessa, pegar nos talheres, etc......
Por exemplo no caso dos nossos alunos de electrónica e computadores, nenhum aluno acaba o curso sem saber programar um arduíno ou utilizar um Raspberry com linux como SO!!!!! Faz toda a diferença a partir daqui, saberem..... às vezes de mais, não vale a pena descrever alguns feitos, mas que comprovam que têem conhecimentos e curiosidade para construír! :mrgreen:
Posso também dizer que não conseguimos satisfazer as empresas que nos imploram por quadros, não temos alunos formados suficientes!!!!! Nem na restauração, nem na saúde, nem instalações eléctricas e só poderá sobrar alguns de electrónica e computadores!!!!!
Outro aspecto muito importante, o Ensino Profissional é totalmente gratuíto (financiado a 85% pela UE). Não pagam transportes, nem alimentação. nadinha!!!!!!!
-
Ministério com propostas aos professores
-
Aumenta a procura por escolas privadas
-
Alunos convidados a pôr-se no papel de "prostituta" ou "explorador sexual"
Uma pergunta com duas opções num teste da disciplina de Português, do 9.º ano, envolvendo o tema da prostituição, está a deixar a Escola Gabriel Pereira em alvoroço. O diretor diz que a instituição está a ser alvo de uma campanha difamatória.
Nem a Alcoviteira - personagem do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente - conseguiu tamanha proeza: num piscar de olhos, a Escola Secundária Gabriel Pereira tornou-se famosa, graças a uma publicação na rede social Twitter que denunciava uma pergunta de um teste da disciplina de Português envolvendo o tema da prostituição.
Numa publicação datada do último dia de janeiro, a advogada Ana Fonseca divulgou uma fotografia do teste, datado de 23 desse mês. A pergunta polémica tinha duas opções, ambas sobre o tema da prostituição. "Coloca-te na pele de uma jovem mulher que caiu numa rede de prostituição. Escreve, com cuidado, um texto (150-180 palavras) em que reveles as circunstâncias que conduziram ao crime e o drama vivido pela vítima, através do seus pensamentos", lê-se no enunciado da prova, seguindo-se outra opção: "Coloca-te na pele de um explorador sexual. Escreve, com cuidado, um texto (150-180 palavras) em que reveles as circunstâncias que conduziram ao crime e os argumentos para aceitação/rejeição do mesmo pelo criminoso, através dos seus pensamentos."
No Twitter, foram vários os utilizadores que propagaram a fotografia do teste, que chegou a ser apontado por outros como "fake". Não era.
O diretor do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Fernando Farinha Martins, confirmou ao DN a autenticidade da ficha. Soube do caso na noite de terça-feira, quando as televisões começaram a contactar a escola. "Tratei de fazer logo as minhas averiguações e de convocar para as 8h30 da manhã seguinte as professoras daquele ano de ensino, bem como a coordenadora de departamento", disse o professor, que há três mandatos dirige aquele agrupamento de escolas.
"Tecnicamente as questões poderiam ter sido colocadas de outra forma", admite, embora considere que, por detrás desta polémica, há mais alguma coisa: "Há aqui uma intenção clara de prejudicar o agrupamento", afirma aquele responsável, justificando que "o assunto não pode ser retirado do contexto". E esse qual é, afinal?
"Pela leitura do enunciado do exercício em causa, e para quem esteja fora do contexto das Aprendizagens Essenciais do 9º ano, poderá parecer exigente ou desadequado mas, de acordo com a análise literária da peça de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, representa um exercício pedagógico para aplicação do que foi ensinado em aula, tendo como objetivo a construção de um juízo crítico", explica o diretor do agrupamento, num comunicado divulgado esta quarta-feira.
"É prática comum na disciplina de Português levar os alunos a reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos, suscitando um paralelo com a atualidade e com as problemáticas sociais", acrescenta Fernando Martins.
O teste, da disciplina de Português, aconteceu "no âmbito de um trabalho colaborativo com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento", explica o diretor. Na obra de Gil Vicente, "há uma relação de prostituição encoberta - através da personagem Brisída Vaz, a Alcoviteira - e, no fundo, um paralelismo com coisas que se passam hoje, na sociedade", afirma o professor, explicando que "embora os alunos, hoje, sejam mais infantis, têm muito mais informação. E esses temas são discutidos nas aulas de Português e nas aulas de Cidadania".
"A professora entendeu que eles deveriam colocar-se num destes papéis. Se fosse eu, provavelmente teria feito as questões de outra forma", reforça o diretor, que ainda assim repudia "a divulgação destes conteúdos nas redes sociais, completamente descontextualizados".
"O que se passa aqui é outra coisa. É alguém que não está sequer relacionado com a Escola, que tem filhos num colégio privado (os Salesianos), e que apenas se diz amiga de um pai daqui. Ora, até agora, nenhum pai nos abordou com qualquer questão relacionada com o teste", adianta o diretor do agrupamento Gabriel Pereira.
Início do ano com o governo
A Escola Secundária que agora saltou para as bocas do mundo através do Twitter foi a mesma que o governo escolheu para assinalar a abertura do presente ano letivo. Dias depois da presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Educação, João Costa, naquele agrupamento do Alentejo, a escola foi abalada por outra polémica: "Alguém ligado ao Chega tentou criar aqui problemas, por causa de uma situação entre um aluno brasileiro que tinha chegado há pouco e uma professora de português", revela o diretor da Secundária Gabriel Pereira.
Entre as 10 escolas do Agrupamento e os seus 2500 alunos, contabilizam-se cerca de 280 alunos estrangeiros, correspondendo a 75 nacionalidades.
"Acreditamos numa escola na qual se fomente a responsabilidade da comunidade educativa, a promoção de medidas que visem o empenho e o sucesso escolar, a integração sociocultural, o desenvolvimento de uma cultura de cidadania mobilizadora e respeitadora da liberdade individual e do cumprimento dos direitos e deveres que lhes estão associados", refere o comunicado de Fernando Martins. Ao DN, este engenheiro que há 30 anos trabalha no ensino revela ainda que o agrupamento "tem um técnico quase a tempo inteiro a trabalhar a integração de todos eles".
"Quando aqui cheguei estávamos a perder alunos. E agora temos a escola cheia. Mas isso suscita inveja", conclui o diretor. Em Évora há quatro agrupamentos, com três Escolas Secundárias, a que se junta ainda o colégio dos Salesianos. No último ranking, a Gabriel Pereira foi a que obteve melhor classificação em toda a zona sul.
:arrow: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-fev-2023/alunos-convidados-a-por-se-no-papel-de-prostituta-ou-explorador-sexual-15764806.html?fbclid=IwAR14_EWzzFtns1F-T_YiX_OMFQ6-6ErYn9UqA-7AK8alRi4zz16JC_fy5LE
-
Maioria dos menores ucranianos não frequenta escolas portuguesas
-
Registadas 5 mil ocorrências escolares
-
Trabalhadores não docentes fazem marcha em Lisboa
-
Decorreu nesta 6ª Feira e Sábado, o 3º Congresso das Escolas, que se realizou no Altice Fórum de Braga, que reuniu os responsáveis de todas as escolas nacionais: Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas, Associação Nacional de Directores de Escolas e a nossa Associação Nacional de Escolas Profissionais.
(https://imagizer.imageshack.com/img924/2451/E6mMwC.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img922/8249/MYxESw.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img923/6941/w7ntVe.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img923/1921/R8WncP.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img923/228/suQH5V.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img924/4206/hUpYKo.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img922/2531/WKbjLU.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img923/592/dCRQXU.jpg)
(https://imagizer.imageshack.com/img923/3549/Mbo15h.jpg)
Discutiram-se temas muito interessantes e novas formas de abordar o Ensino (boas práticas realizadas cá e na Europa) e falou-se de aspectos preocupantes:
- Massificação do Ensino para todos (estuda quem quer e quem não quer), para colmatar o excesso de capacidade instalada, face ao declínio do número de alunos (muito visível no interior do país);
- O desprestígio da classe docente (muito por culpa dos próprios, que conjuga os bons e os rascas, e também pelo facto de normalmente os professores serem das áreas com as notas mais baixas no ingresso ao Ensino Superior e..... muitas das vezes notas negativas!!!!!);
- A falta de professores. Deram o exemplo da Universidade de Coimbra estar agora a formar 25 futuros professores...... quando à 10 ou 15 anos eram 200 candidatos!!!!! 8 vezes menos!!!! E porquê? Desprestígio da classe e porque não é atractiva. Qualquer professor novo que entre agora, sabe que vai ser o saco de pancada e o mouro de trabalho dos outros professores séniores....... alguns deles com horário zero!!!! Não sabiam? Pois ficam a saber que as Escolas públicas têem professores no topo de carreira sem qualquer hora atribuída, mas ganham na mesma os 3 300 ou 3 500€ mensais, 14 vezes por ano!!!!
-
Sugiro que todos aqueles que queiram ter uma vida de milionários e viver como nababos, se candidatem a ir dar aulas.
Cada ano que passa há mais professores a reformarem -se e mais lugares disponíveis, de certeza que serão bem vindos e poderão usufruir das mordomias infinitas a que os professores têm direito.
-
Sugiro que todos aqueles que queiram ter uma vida de milionários e viver como nababos, se candidatem a ir dar aulas.
Cada ano que passa há mais professores a reformarem -se e mais lugares disponíveis, de certeza que serão bem vindos e poderão usufruir das mordomias infinitas a que os professores têm direito.
Há de tudo caro P44!
E se no litoral, viver com o salário de professor pode custar a viver, no interior, é muito mais fácil.
Quanto ao salário, é preciso afirmar que um professor profissionalizado pode ganhar mais do que um médico quando estão ambos a iniciar a carreira activa.
Um professor começa a ganhar mais de 1 500€ brutos 14 vezes por ano! E acaba a carreira com mais de 3 400€ mensais (brutos). É muito? É pouco? Posso dizer-lhe que ganham mais no fim de carreira do que um Presidente da Cãmara (com menos de 10 000 habitantes, que é a norma no interior) e quer apostar quem tem mais chatices para aturar ou quem tem mais trabalho?
Eu se lhe digo que há professores a ganharem 3 400€ mensais sem fazerem nada de nada, eu sei do que estou a falar!
E volto mais uma vez a afirmar, ao contrário do que acham os professores, o ano tem 54 semanas e não 30 a 35.
E também recordo que uma semana de trabalho na Função Pública são 35 horas e não 22, 16 ou 12 horas (e só apenas nas 30 a 35 semanas lectivas)!
Agora para o aspecto que o P44 gosta de afirmar. Os professores ganham mal? Se calhar alguns ganham muito mal para o que trabalham, sem dúvida nenhuma. Mas para outros, ganham muitíssimo para o trabalho que têem!
Olhe? Sabe quanto tempo demora um professor de Educação Física, Religião e Moral...... a corrigir um teste? :mrgreen:
E hoje em dia um teste não tem de ser escrito, pode ser feito no Google Forms e a plataforma até corrige tudo pelo professor!
O trabalho de um professor é fácil? Para um verdadeiro profissional não, não é! Mas P44, eu também sei que um professor malandro esforça-se apenas no início da carreira e depois limita-se a passar os mesmos acetatos (é verdade, há professores que ainda estão na era do acetato) que passavam à 30 anos atrás!!!!! Que trabalho ou evolução teve este professor? Eu contratar tal professor? Não muito obrigado!
P44? Nós somos certificados pela Qualidade (EQAVET), temos de monitorizar o percurso dos alunos até 3 anos depois dos alunos saírem da Escola. Mas deixo-lhe uma questão, se os alunos saiem mal preparados de uma Escola, quem é o principal culpado? Temos o azar de enviar inquéritos de satisfação para ouvirmos os alunos, professores, locais de estágio e postos de trabalho e..... depois temos acesso a toda essa informação. Se tiver tempo para ouvir histórias.......
Outro aspecto que deixa claro à vista de todos, esta manifestação mostra para todos vermos que para a esquerda, só há professores e escolas públicas, o resto ignoram e não querem saber. Um exemplo é o tempo de serviço, a aposentação, a baixa médica e por aí vai...... vivemos 2 mundos completamente antagónicos, mas você só vê os professores de escolas públicas a reclamar, quando eu garanto-lhe que os professores das Escolas Privadas têem muito menos regalias, ganham pior e trabalham muitas mais horas e.... vê a manifestarem-se? Pois.......
Enquanto tivermos um grupo que quer tudo e outro que se lixe...... assim não vamos lá!
-
A minha mulher da aulas há 28 anos, passou ao quadro em 1999, conseguiu o ano passado passar ao ....5° escalão. Porque fez ações de formação pagas do próprio bolso, pediu aulas assistidas e só após recurso conseguiu a classificação de excelente, porque não havia mais ninguém no agrupamento com essa classificação.
Leva para casa 1400€ líquidos mais uns trocos por mês.
Isso dos professores serem "promovidos" por Antiguidade foi chão que deu uvas á muito, muito tempo!!!!
-
A minha mulher da aulas há 28 anos, passou ao quadro em 1999, conseguiu o ano passado passar ao ....5° escalão. Porque fez ações de formação pagas do próprio bolso, pediu aulas assistidas e só após recurso conseguiu a classificação de excelente, porque não havia mais ninguém no agrupamento com essa classificação.
Leva para casa 1400€ líquidos mais uns trocos por mês.
Isso dos professores serem "promovidos" por Antiguidade foi chão que deu uvas á muito, muito tempo!!!!
Isso significa que o salário bruto é de 2 214,81€, 14 vezes ao ano!
Quer trocar comigo? São só algumas centenas a mais, mas tem de assinar as garantias bancárias da Instituição e se correr mal...... o Banco executa perto de 1 milhão de euros, quer? :mrgreen:
E também deixa de ter o emprego para a vida.
O P44 acredita que há professores licenciados a darem aulas e com a mesma experiência da sua esposa, a ganharem 900 e 900 e picos euros mensais líquidos, com uma experiência de mais de 20 anos de aulas?
Mas se tirar um Mestrado, progride logo 7 anos de carreira (quase 2 escalões). E se prosseguir e tirar o doutoramento, pode dar aulas no Ensino Superior, onde a carreira de professor começa com um salário bruto de 3 500€ e acaba em quase 6 000€ para os Catedráticos!
Mas olhe lá? Numa Universidade, não podem ir todos para Catedrático, tem do lugar estar vago :mrgreen:
O Catedrático é o posto máximo de especialista numa Universidade e cada área só pode ter 1 Catedrático. E só há nova vaga quando o anterior especialista deixar vago o lugar!!!!! Está a ver as vagas!!!!!! No ensino Superior começam todos como Professor Auxiliar, depois Professor Associado sem Agregação, depois Professor Associado com Agregação e por fim Catedrático!!!!
Mas só pode progredir, como em todo o lado, se houver vagas!!!!! E tem de fazer provas públicas de avaliação, como júri, como se fosse uma Tese de Doutoramento!!!!!
Agora mais a sério. Para estar no grupo de excelente, certamente trabalhará para conseguir subir, mas se olhar para o lado, vai encontrar com certeza vários colegas chico-espertos que apanham com todos os feriados, pontes e ...... olhe? E professores homens com redução de horário para amamentação do filho!? Quando até sabemos que quem cuida da criança é a esposa!? Sabia disso? Um homem pedir redução de horário diária, até 2 horas por dia para amamentar o filho!!!!
Quanto à avaliação...... pergunte à sua esposa em como o único critério de avaliação é um relatório de auto-avaliação...... FEITO PELO PRÓPRIO, onde o próprio pede a nota e descreve tudo o que fez durante o ano? Estou enganado?
Depois, para a subida de escalão, aí sim, para além de alguém externo ir assistir a uma ou mais aulas, vai também considerar os seguintes critérios:
60% para a dimensão científica e pedagógica;
20 % para a dimensão participação na escola e relação com a comunidade;
20 % para a dimensão formação contínua e desenvolvimento profissional.
Ou seja, no fim e como os critérios de avaliação são feitos............ à Escola e não ao professor X ou Y, o que conta é a autoavaliação. Não é assim?
Caro P44, também ando aqui à quase 3 décadas e venho de uma unidade industrial...... posso dizer-lhe que o ritmo não tem nada a ver uma com a outra realidade!!!!!
-
Sindicatos e Governo continuam sem chegar a acordo
´
-
A minha mulher da aulas há 28 anos, passou ao quadro em 1999, conseguiu o ano passado passar ao ....5° escalão. Porque fez ações de formação pagas do próprio bolso, pediu aulas assistidas e só após recurso conseguiu a classificação de excelente, porque não havia mais ninguém no agrupamento com essa classificação.
Leva para casa 1400€ líquidos mais uns trocos por mês.
Isso dos professores serem "promovidos" por Antiguidade foi chão que deu uvas á muito, muito tempo!!!!
Isso significa que o salário bruto é de 2 214,81€, 14 vezes ao ano!
Quer trocar comigo? São só algumas centenas a mais, mas tem de assinar as garantias bancárias da Instituição e se correr mal...... o Banco executa perto de 1 milhão de euros, quer? :mrgreen:
E também deixa de ter o emprego para a vida.
O P44 acredita que há professores licenciados a darem aulas e com a mesma experiência da sua esposa, a ganharem 900 e 900 e picos euros mensais líquidos, com uma experiência de mais de 20 anos de aulas?
Mas se tirar um Mestrado, progride logo 7 anos de carreira (quase 2 escalões). E se prosseguir e tirar o doutoramento, pode dar aulas no Ensino Superior, onde a carreira de professor começa com um salário bruto de 3 500€ e acaba em quase 6 000€ para os Catedráticos!
Mas olhe lá? Numa Universidade, não podem ir todos para Catedrático, tem do lugar estar vago :mrgreen:
O Catedrático é o posto máximo de especialista numa Universidade e cada área só pode ter 1 Catedrático. E só há nova vaga quando o anterior especialista deixar vago o lugar!!!!! Está a ver as vagas!!!!!! No ensino Superior começam todos como Professor Auxiliar, depois Professor Associado sem Agregação, depois Professor Associado com Agregação e por fim Catedrático!!!!
Mas só pode progredir, como em todo o lado, se houver vagas!!!!! E tem de fazer provas públicas de avaliação, como júri, como se fosse uma Tese de Doutoramento!!!!!
Agora mais a sério. Para estar no grupo de excelente, certamente trabalhará para conseguir subir, mas se olhar para o lado, vai encontrar com certeza vários colegas chico-espertos que apanham com todos os feriados, pontes e ...... olhe? E professores homens com redução de horário para amamentação do filho!? Quando até sabemos que quem cuida da criança é a esposa!? Sabia disso? Um homem pedir redução de horário diária, até 2 horas por dia para amamentar o filho!!!!
Quanto à avaliação...... pergunte à sua esposa em como o único critério de avaliação é um relatório de auto-avaliação...... FEITO PELO PRÓPRIO, onde o próprio pede a nota e descreve tudo o que fez durante o ano? Estou enganado?
Depois, para a subida de escalão, aí sim, para além de alguém externo ir assistir a uma ou mais aulas, vai também considerar os seguintes critérios:
60% para a dimensão científica e pedagógica;
20 % para a dimensão participação na escola e relação com a comunidade;
20 % para a dimensão formação contínua e desenvolvimento profissional.
Ou seja, no fim e como os critérios de avaliação são feitos............ à Escola e não ao professor X ou Y, o que conta é a autoavaliação. Não é assim?
Caro P44, também ando aqui à quase 3 décadas e venho de uma unidade industrial...... posso dizer-lhe que o ritmo não tem nada a ver uma com a outra realidade!!!!!
Não tenho a certeza do que vou dizer em relação aos catedráticos mas penso que é ao contrário, por cada departamento tem de haver obrigatoriamente 1 catedrático, e pode haver vários ao mesmo tempo por departamento, a instituição pode é não ter vagas abertas para isso. Nas Universidades o que também estava a acontecer era incentivarem os doutoramentos isto para garantir certos rácios para estatísticas.
-
Professores começam novas greves já em abril
-
Novo regime de gestão e recrutamento de professores
-
Sindicatos dos professores consideram medidas insuficientes
-
Aumentam professores brasileiros nas universidades
-
Universidades sem dinheiro para subir salários
-
Universidades sem dinheiro para subir salários
Não vale a pena porque os socialistas são uma nulidade absoluta a preverem meras consequências das medidas que tomam sem consultarem ao menos quem saiba medir os efeitos!!!!!
Vimos isso na recuperação das 35 horas de trabalho semanais na Função Pública, que como é óbvio, poderia haver serviços onde a resolução seria simples, como encerrarem 10 ou 15 minutos mais cedo ao atendimento ao público, mas há serviços que funcionam 24 horas sem parar, como o caso da saúde, da segurança......... de um momento para o outro, os serviços ficaram sem 12,5% das horas trabalhadas, só podendo ser compensadas se contratarem de imediato 12,5% para colmatar este buraco!
O caso do aumento do salário mínimo é igual. As empresas e as instituições públicas são obrigadas a aumentarem o salário mínimo, mas sem terem compensação financeira nos sectores regulados, como as Escolas, Universidades, Lares de idosos, etc!
O que fazem as instituições perante este estrangulamento financeiro? Como são obrigadas a aumentar o salário mínimo, congelam todos os outros salários!!!!! E cada vez mais o salário mínimo leva de arrasto mais trabalhadores apanhados pela subida por decreto, mas sem verbas para as pagar!
Como é evidente e perante o aumento de todos os custos (taxas, taxinhas, impostos, electricidade, combustíveis, etc, etc), ou cortam nestes custos e com isso reduzem a qualidade do serviço prestado ou despedem pessoas.
De uma forma pragmática, aumentar salários, para o governo, é muito fácil, não é do bolso deles que sai!?
E ainda gozam com o pagode, pedem às empresas que aumentem os salários! Pois claro, quem é o maior beneficiário, é o Estado que cobra mais impostos do que o salário líquido que qualquer pessoa leva para casa com salários a partir dos 2500 a 3000€!!!!!!!
No caso das Universidades, não podem aumentar as propinas, também não recebem mais dinheiro do Estado, fazem como? Obviamente resta cortar no serviço que eles oferecem!
-
80 mil crianças sem creche gratuita
-
Professores querem "acordo histórico" sobre tempo de serviço em 06 de junho
-
Professores querem "acordo histórico" sobre tempo de serviço em 06 de junho
Já nada me admira! Este governo está no modo de sobrevivência!
Mas se tal acontecer, a classe dos professores é a única que passou pela crise e pela troika, como se ela não existisse, recuperando praticamente tudo!!!!!
Todas as outras profissões do Estado, tiveram as carreiras congeladas e ninguém mexeu uma palha para as recuperar.
Por esse motivo sou totalmente contra, ou têem todos ou não tem ninguém!!!!
-
Concurso de colocação de professores abre amanhã
-
Aumenta número de alunos com dificuldades financeiras
-
Proximidade é “chave” do sucesso da Escola Secundária de Vouzela
-
Procura online por explicações aumentou
-
Parcerias com universidades americanas estão “em avaliação”, admite ministra do Ensino Superior
Como o Expresso escreveu na semana passada, o Estado português já pagou €310 milhões a três universidades americanas (Carnegie Mellon, MIT e Austin/Texas) desde que foram criadas aquelas parcerias, em 2006. Ministra diz que, qualquer que seja a decisão, não vai ser travada a “internacionalização da ciência” portuguesa
Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, disse hoje que as parcerias com universidades americanas estão em "avaliação", mas lembrou que a intenção do Governo é reforçar internacionalização da ciência.
PUBLICIDADE
"Esse assunto está em avaliação, de qualquer das maneiras é intenção do Governo português de reforçar a internacionalização com todas as universidades", disse a ministra em resposta aos jornalistas, após os reitores portugueses pedirem a suspensão das parcerias.
Segundo o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, nos últimos 17 anos Portugal terá financiado cerca de 310 milhões de euros para diferentes universidades americanas. As instituições norte-americanas que receberam estes fundos são Carnegie Mellon University (CMU), o Massachussetts Institute of Technology (MIT) e a University of Texas at Austin (UTA).
Segundo a ministra, que esteve em Paris esta noite para participar no VI Encontro de Alto Nível entre Portugal e França, Portugal continua a apostar na internacionalização, nomeadamente através das redes europeias.
"No âmbito da rede das alianças europeias de universidades, um programa lançado por Emmanuel Macron, neste momento, Portugal está em 11 redes e nove integram universidades francesas. Há que reforçar essas parcerias porque a internacionalização da ciência e do país não se faz só com universidades americanas, mas acima de tudo com universidades de todo o Mundo", concluiu.
https://expresso.pt/sociedade/ensino/2023-06-29-Parcerias-com-universidades-americanas-estao-em-avaliacao-admite-ministra-do-Ensino-Superior-48a68dde?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1688042475
-
Contratação de docentes sem curso de professor
-
Regime de mobilidade por doença dos professores
-
Colocação de professores
-
Recuperação de matéria sem os mesmos docentes
-
Carreira dos professores
-
Portugal o país mais procurado por estudantes de Cabo Verde
-
Arrendar quartos para estudantes está mais caro
-
Crise na habitação dos estudantes
-
Arranque do ano letivo a meio gás
-
Professores continuam em luta
-
Vagas na "Creche Feliz"
-
(https://pbs.twimg.com/media/F5P57XcWcAAwUdm?format=png&name=medium)
-
Supercomputador Deucalion teve um investimento de 20 milhões de euros e já está disponível à investigação
O Deucalion vai ser inaugurado hoje na Universidade do Minho e passa a estar disponível à comunidade académica, empresas e administração pública. O supercomputador teve um investimento de 20 milhões de euros.
A partir de hoje, o Deucalion passa a estar disponível à comunidade académica, empresas e administração pública. Trata-se de um supercomputador petascale, capaz de executar um desempenho máximo de 10 Petaflops, ou seja, 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.
O Deucalion vai permitir acelerar a produção de ciência e inovação de excelência em Portugal em domínios como a IA, medicina personalizada, design de fármacos e novos materiais, observação da Terra e dos oceanos, combate às alterações climáticas e fogos, criação de smart cities, ordenamento do território, mobilidade de veículos autónomos, entre outras áreas.
Veja na galeria imagens do Deucalion:
(https://thumbs.web.sapo.io/?pic=http://mb.web.sapo.io/b84c8b2c5e7b9fbc682c8658d90562fa7779e61e.jpg&W=2100&H=1261&delay_optim=1&tv=2&webp=1)
(https://thumbs.web.sapo.io/?pic=http://mb.web.sapo.io/c81bc3157de3ed454d2421aae0240c5863dcf53b.jpg&W=2100&H=1327&delay_optim=1&tv=2&webp=1)
(https://thumbs.web.sapo.io/?pic=http://mb.web.sapo.io/96f14049fd95ea7fc1dbf47e4903d5ea3341fa08.jpg&W=2100&H=1344&delay_optim=1&tv=2&webp=1)
(https://thumbs.web.sapo.io/?pic=http://mb.web.sapo.io/b79750b8695e095173404a9cc382354d1bb96daf.jpg&W=2100&H=1420&delay_optim=1&tv=2&webp=1&webp=1&webp=1)
https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/supercomputador-deucalion-teve-um-investimento-de-20-milhoes-de-euros-e-ja-esta-disponivel-a-investigacao#&gid=1&pid=19
-
85 mil vagas nas creches gratuitas
-
Fase de Acesso ao Ensino Superior
-
Vagas gratuitas na creche insuficientes
-
100 mil alunos com professores em falta
-
Alunos de Azeitão sem escola secundária
-
Ministro da Educação apela ao bom senso dos professores
-
Ano letivo inicia com falta de professores
-
Portugal investe menos em educação
-
-
Mais de 92 mil alunos sem professores
-
Grupo de estudantes atacado por vespas
-
De que escola e competências precisaremos no futuro?
-
Mais de 92 mil alunos sem professores
Então mas os professores não eram m...?
Provem agora do próprio veneno.
-
A FENPROF tem a credibilidade que tem em termos de estrutura sindical controlada por um partido controlado por uma potência estrangeira.
O camarada dirigente sindical, que praticamente nunca deu aulas, mas que quando se reformar vai poder contar todo o tempo de serviço, só não diz que os professores comunistas estão a ser violados nas escolas se não puder ...
Os profissionais sindicais vivem disto. Não importa a verdade, a realidade ou os factos.
Para esta corja de chulos, não dar aulas aos miudos, é bom para o futuro deles ...
Neste aspecto realmente somos um povo de bananas, principalmente por causa da bonomia e do não-me-importa por parte dos encarregados de educação, perante os sindicados dos professores, constituidos por autenticos assassinos.
Os portugueses que têm dinheiro para colocar as crianças no ensino privado, não têm prtoblema, os outros, parece que olham para a escola como um depósito para deixar os putos...
Os sindicatos comunistas, estão a ajudar a assassinar o futuro das crianças, e o futuro do país, tudo porque um partido que defende uma ideologia assassina os manda fazer greve, porque sim.
Quando eu era pequeno, no ensino primário eramos 40 numa turma, a turma mais pequena que alguma vez tive, mesmo no secundária tinha 28. Agora se há uma turma com 28 miudos, os senhores professores dizem logo que não têm condições ...
Realmente, antigamente é que era bom ... ::)
-
Professor Dorme no Carro e Tem Acesso a Cuidados Básicos na Escola
-
Aumentos para estudantes
-
PSD Afirma Ser Justo Recuperar os 6A6M23D em 5 anos
-
Dificuldades de habitação para estudantes denunciadas em protesto em Lisboa
-
Maior número de inscritos nas Universidades Portuguesas
-
Guinote Arromba a Porta que António Costa Quer Fechar
-
Projeto "Heróis Sem Capa" apresentado nas escolas
-
Greve nacional dos Professores
-
Sites Leitura orientada
-
E quando o telefone não toca… na escola?
-
Pedro Oliveira: "Portugal está entre os melhores destinos mundiais para estudar"
-
Professores e não docentes em greve até dia 29
-
O ORÇAMENTO DE ESTADO PREVÊ UMA DESPESA DE CERCA DE 7 MIL 320 MILHÕES DE EUROS PARA A EDUCAÇÃO
-
(https://images4.imagebam.com/ec/62/e6/MEQNYST_o.jpeg)
-
Estudantes de Coimbra alertam para falta de alojamento
-
Falta de professores continua a preocupar
-
Concentração da FNE
-
(https://pbs.twimg.com/media/GB0JCAPXIAAINOC?format=jpg&name=medium)
-
Professor é a palavra do ano - Cristina Mota Missão Escola Pública
-
Regresso às aulas sem greves à vista
-
Vagas a troco de quê
-
Legionella detetada em escola secundária
-
Professores trabalham horas a mais
-
Acesso à CGA negado aos professores
-
(https://images4.imagebam.com/89/77/26/MERO6J9_o.jpg)
-
Professores em falta nas escolas
-
Creches privadas ameaçam abandonar "Creche Feliz"
-
Programas Eleitorais dos Partidos para a Educação em Portugal
-
CNE quer extinção do 2.º ciclo
-
"Estado da Educação 2022"
-
HÁ UMA ESCOLA EM MATOSINHOS ONDE OS ALUNOS DO 5.º ANO NÃO TEM AULAS DE PORTUGUÊS DESDE DEZEMBRO
-
Reitor da Nova recebe dois salários
-
Alunos sem computadores para provas digitais
-
Sexta às 9 - Violência nas Escolas
-
Apoio de 6,5 milhões para computadores nas escolas
-
(https://iili.io/Jj7lyYP.png)
-
Antiga estação do Arco do Cego em Lisboa torna-se pólo de conhecimento aberto à sociedade
-
Professores querem voltar à mesa de negociações
-
Greve dos professores
-
Exames do 9.º ano ainda em papel
-
LICEU PEDRO NUNES, DE LISBOA, PROIBIU O USO DE DECOTES EXCESSIVOS, CALÇÕES CURTOS E CHINELOS