Vamos ser realistas ok...Portugal nao precisa deste tipo de aeronave ....aviao reabastecedor e transporte para as necessidades actuais que Portugal tem é insustentavel ter cá o mesmo e explico...o maffets ....o Dc entre outros esquecem que Portugal nao é uma Franca uma Alemanha uma Turquia ok ,,,primeiro nao temos dinheiro para loucuras deste genero,depois nos teatros actuais era este O MRTT que iria transportar Pandur??Leopards....?M113??uro vaMtacs????pah sejamos minimamente realistas e as Lajes e Porto Santo servem para que??que eu saiba as mesmas sao estrategicas para este tipo de Missao...dar apoio reabastecer aeronaves vindas do continente correcto pergunto eu que ´nao entendo nada disto queremos aqui o MRTT para estar no Hangar e só de vez em quando sai para reabastecer os F-16 que nao passam da lituania??pah acho que querem por Portugal muito acima daquilo que ele é e pode ser....os C130 ficavam no hangar??os KC ficavam no hangar??pah o MRTT faz tudo o que estes fazem mas peca numa coisa ...consome muito combustivel.....iria ser usado esporádicamente e é limitado no acomodar de meios de tamanho L/XL...portanto e o custo deste??200/300 milhoes????mais caro que um KC 310 é garantido ....nah 100 milhoes onde está esse numero ?e quantos defendem aqui os meus colegas 2/3 1????pois atrás destes 100 milhoes, amigos, existe o resto...um simulador....a aquisicao de sobresselentes.....manutencao do mesmo....criacao e preparacao de equipas de operacao....entre mais....enfim estamos a falar de valores proximos dos 200/300 milhoes por unidade/sobresselentes simulador etc....já aqui me atacaram que os P3 nao estao ultrapassados coisa nenhuma....por isso os ingleses os americanos os australianos ja estao ha muito a equipar com P8 e quando eu disse que os mesmos estavam a ficar já ligeiramente ultrapassados é a pura realidade Portugal anda no minimo com 10/15 de atraso relativamente a quem tem esta mesma plataforma é natural o que para nos hoje é otimo para nossos aliados é ultrapassado....e basta ver as mais valias do P8 poseidon....que nem vou expor aqui mas que dá um banho de bola ao P3 ui ui....lá longe ok....sei o que digo tambem me informo.....mais alguem aqui defendeu e bem a vinda de uma aeronave AWACS isso sim um E3 sentry.....ou já que falam muito da Embraer vejam o que por lá eles teem para este tipo de missao isto sim ....,antes este tipo do que um aviao reabastecedor/transporte de Mercadorias isso até o Kc390 faz ou um A400M....enfim.....KC130J----é me igual....para mim e realidade doa a quem doer defendo mais aeronaves nao tripuladas....UAVS....um Radar No Pico....e outro nas Lajes e a vinda de um AWACS.....mais daria tudo para ter mais um submarino aqui destacado permanentemente nos arquipelagos....isto sim faz cá mais falta do que um MRTT....
Vamos ser realistas, ter uma frota de duas aeronaves como os MRTT, não afundava o país. Gastam mais a manter relíquias com 50 a voar/navegar, do que nestas duas aeronaves.
Em segundo lugar, nos "teatros actuais" não tem era o MRTT a transportar esses veículos, tal como não é o C-130 nem será o KC, pois estes serviços têm sido encomendados a privados. Este argumento está completamente refutado, sem sequer falar que o MRTT não é para o lugar dos C-130, mas sim uma aeronave nova, para funções novas. No entanto alguém acha que são cargueiros.
Eu nem vou falar no transporte de Leopards que você enumerou... É que nenhuma aeronave na história da aviação nacional, nem nada do que se planeie comprar nos próximos milénios, é capaz de transportar esses CC. Mas algures na sua mente o 390 deve conseguir...
As Lajes e o Porto Santo são bases que precisam de ser protegidas dado o seu valor estratégico e táctico. E o MRTT permite que os F-16 o façam sem ter que se destacar nos respectivos arquipélagos mais caças. Não é por nada, mas o custo de destacar lá caças não ficaria propriamente baixo.
A história do MRTT ficar no hangar e só sair para abastecer F-16, é para rir, ou revela apenas ignorância/falta de vontade em perceber as demais missões que esta aeronave pode desempenhar.
O MRTT fica no hangar tanto tempo como um KC ou um C-130. Se calhar até ficava surpreendido com a quantidade de missões que esta aeronave aliviava da frota de cargueiros da FAP. É perguntar com que frequência os Cs e os futuros KCs transportam mais de 10 toneladas num voo. Se calhar é uma das razões por o pessoal preferir à redução do número de KC de para 3, e ganhar 2 MRTT para valências completamente novas.
E o MRTT consome muito combustível.
Estamos a falar de um A330 ou de um B-1? Agora fiquei baralhado!
Acho irónico falar dos custos de 2 MRTT, mas não ter problema nenhum com o preço dos KC e até defender a vinda do sexto avião... Afinal em que ficamos?
Deixe lá os P-3 em paz. Se não estou em erro, os nossos são de um padrão acima dos dos países que mencionou, e aguentam 10 anos ainda. Mas já que fala nos P-8, vá lá ver que método de abastecimento estas aeronaves usam... Quando vir, então o MRTT não abastecia do os F-16 e voltava para o hangar?
AWACS era bom sim, mas um E-3 será certamente mais caro de manter e operar que um MRTT, e antes de falarmos do E-3, existem outras opções mais baratas, como o E-99 da Embraer, ou até o C-295 AEW... Mas a prioridade ainda seria o MRTT, dada a sua multifuncionalidade.