6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2220 em: Outubro 11, 2020, 11:08:25 am »
O que o NVF quis dizer, é que seria só mais um dos muitos programas em que entramos, e depois de gastar dinheiro, saímos sem ficar com o equipamento. Só de memória lembro-me logo do NH-90 e do A-400M.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2221 em: Outubro 11, 2020, 11:23:20 am »
Impressionantes os gastos desses dois programas de aquisição que abortamos, é sinónimo de falta de planeamento e da não existência de plano B então quanto aos NH90 não se teria sido possível reduzir o número de helis, mesmo se houvesse penalização?

Não teria sido menos oneroso, do que termos ardido com a massa que ardemos e o Ex Por ter ficado sem um unico heli ? :bang:

Um plano C poderiam ter pensado até  na substituição dos lynx actuais, pelos NH90, alterando a versão das aeronaves, nao tinhamos gasto os 68 milhoes que estamos a gastar em modificações de cinco helis que nem FLIR tem, e, com o que pagamos de indemnização dos NH90, facam contas e vejam emquantos helis poderiamos ter. :bang:

Foi melhor assim deitar fora largas dezenas de milhões e nada de helis!

Abraços
« Última modificação: Outubro 11, 2020, 11:27:11 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2222 em: Outubro 11, 2020, 01:10:36 pm »
O que este forum tem de bom é que não há dois dias iguais. ::) ::) ::) ::)

Abraxo
« Última modificação: Outubro 11, 2020, 02:48:46 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2223 em: Outubro 11, 2020, 01:48:11 pm »
O que o NVF quis dizer, é que seria só mais um dos muitos programas em que entramos, e depois de gastar dinheiro, saímos sem ficar com o equipamento. Só de memória lembro-me logo do NH-90 e do A-400M.

Mas esta notícia em concreto não era apenas sobre isso, sem generalizações não leve a mal.
DEFESA não tem de ver SÓ a ver com (re)equipamento ... (parece uma doença aqui no forúm, o "mind set" de defesa é SÓ (re)equipamento !! ) ... por exemplo fazer parte de um contracto melhorado (menor TCO Total Cost of Ownership)  de supporte para algumas classes dos nossos helicopteros, numa lógica de negociação central e não apenas nacional com fabricantes e fornecedores, uma pool de reserva de peças de substituição (internacional) com custos partilhados/e preços negociados com fornecedores em contracto de framework em vez de algo nacional "ad hoc", a capacidade de preparação de negociação com os fabricantes/fornecedores (porque os fabricante criam grupos de utilizadores dos seus productos, mas são os fabricantes que lideram essa agenda, o facto de existirem grupos de utilizadores "fora da agenda" e da dinâmica   dos fabricante é um "diferente" "TEAMING"  .... etc etc ... inumeras possíbilidades ... quem lá estiver é que vai contribuir para a agenda... nos equipamentos militares, na minha opinião, tem tanta importância a aquisição inicial quanto a sustatembilidade (económica) da manutenção  ...  é a minha opinião .... aqui no forum quando saimos dum "programa" é um DRAMA?? ... não é!! É normalíssimo, é uma mudança de opções, um realinhamento etc (e se existirem planos de contingência) quando alguém cancela , sabe logo para onde vai dirigir o seu focus e recursos em termos de direcção ... e RAPIDAMENTE, PORQUE NADA FAZER TB TEM CUSTOS, VEJA-SE A UALE É UM CASO DE ESTUDO DE "NADA FAZER"...e vai ter custos?? Vai!! Mas vão haver outras vantagens ou alternativas ... sai-se duma "aquisição inicial" entra-se numa "extensão de vida" etc etc ... por exemplo se quizessem mesmo 1 ou 2 A400 a Espanha tinha-os a mais (procurou vender a sua posição na linha de entrega), ou um pool de horas em A400 tinhamos tentado surfar a onda e associar-nos ao Esquadrão Belga/Luxamburguês... etc , etc... não há DRAMA ... tem de se virar a página após cada cancelamento, aprender a lições, e olhar para a frente ... em vez de se ficar agarrado à versão militar do seguinte "mind set":
"São todos uns malandros, uns gatunos e uns chupistas (que estão a lixar os militares portugueses)"  :G-beer2:
Da mesma maneira que muitos dos comentários aqui de alguns forista me cansam, também os meus os devem cansar ... treinamos aqui a nossa "paciência ZEN" e eu tenho bastante persistência e resiliência.

Neste caso olhamos para trás, de 400 para 390.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2224 em: Outubro 11, 2020, 02:19:23 pm »
Finalmente percebi porque é que saímos dos consórcios NH90 e A400: a diminuição do custo de “ownership” não seria significativa devido ao baixo número de parceiros. No entanto, o programa KC-390 é substancialmente mais robusto, o que se traduzirá num custo de “ownership” bastante reduzido.

PS: não esquecer que pagámos o desenvolvimento da versão militar dos EC635 que equipam o GALE/UALE.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2225 em: Outubro 11, 2020, 02:20:43 pm »
Finalmente percebi porque é que saímos dos consórcios NH90 e A400: a diminuição do custo de “ownership” não seria significativa devido ao baixo número de parceiros. No entanto, o programa KC-390 é substancialmente mais robusto, o que se traduzirá num custo de “ownership” bastante reduzido.

PS: não esquecer que pagámos o desenvolvimento da versão militar dos EC635 que equipam o GALE/UALE.

Exato, de seguida foram para a Jordânia.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2226 em: Outubro 11, 2020, 02:22:21 pm »
Infelizmente, não serviram muito tempo no Exército Português.  :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2227 em: Outubro 11, 2020, 02:23:32 pm »
Infelizmente, não serviram muito tempo no Exército Português.  :mrgreen:

Sobreviveu mais tempo a placa de azulejos com o NH-90 que está ? em Tancos... AHAH
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2228 em: Outubro 11, 2020, 02:50:42 pm »
Finalmente percebi porque é que saímos dos consórcios NH90 e A400: a diminuição do custo de “ownership” não seria significativa devido ao baixo número de parceiros. No entanto, o programa KC-390 é substancialmente mais robusto, o que se traduzirá num custo de “ownership” bastante reduzido.


OH NVF, só alguns é que conseguem entender isso, não é para todos.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2229 em: Outubro 11, 2020, 03:21:01 pm »
Entrar num programa militar desta envergadura, com os custos envolvidos, e não querer adquirir o equipamento, é um verdadeiro desperdício de dinheiro. Quando diz que é "normalíssimo" a saída de um programa por mudança de opções, não é, pois nem sequer foram tidas em conta opções, foi sim gasto dinheiro e tivemos zero retorno, e no fim, as ditas "opções" ou "alternativas" nem vê-las. Entre cancelamentos e adiamentos, o tal "empurrar com a barriga", as FA acabam por estar na penúria, sem alternativas e com um futuro negro, e depois, para compensar as constantes más decisões (sem qualquer interesse estratégico), toca a embarcar em soluções de recurso (upgrade das G3, MLU de treta das fragatas, Tejo desarmados e com sensores civis, hélis de "evacuação" por um valor absurdamente baixo). Isto não é planeamento, é passar a batata quente para quem vier a seguir.

No que diz respeito aos NH-90:
http://www.passarodeferro.com/2014/10/atraso-no-adiamento-dos-nh90-custou-45.html
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2230 em: Outubro 12, 2020, 02:03:05 am »
Sim, porque fontes dos fabricantes são sempre fidedignas, especialmente no que respeita a "escândalos" e "negociatas".  ::) É só relembrar o escândalo das emissões da Volkswagen, fabricante automóvel bastante prestigiado.

Vale o que vale, é certo, mas se os valores tivessem sido "inventados" por exemplo pela fonte "dos 3 do grupinho do fórum" (como você se quer convencer, é tudo uma conspiração), então questiono porque ninguém de direito veio reclamar de tais afirmações ou dos valores em causa.

Mas como este é o tópico dos hélis de evacuação, actualmente a preocupação devia ser definir que modelo se deve adquirir, seja novo ou usado, e não entrar na espiral de adiamentos sucessivos como tantos outros programas.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2231 em: Outubro 12, 2020, 03:04:58 am »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2232 em: Outubro 12, 2020, 01:31:30 pm »
Mas um "programa" que vai morrer na praia ou será adiado para 2029... :mrgreen: Nem para pagar o upgrade de 5 Super Lynx Mk95 existe guito... ::)

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/first-portuguese-modernised-super-lynx-delayed-to-2021

Cumprimentos

P.S. Não se arranjam uns Huey "de museu". Sempre acrescentam qualquer coisa ao "nada"...  :mrgreen:



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2233 em: Outubro 12, 2020, 02:23:21 pm »


P.S. Não se arranjam uns Huey "de museu". Sempre acrescentam qualquer coisa ao "nada"...  :mrgreen:



No final da década de 80 foram recusados uns 40/50...

 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2234 em: Outubro 12, 2020, 03:24:52 pm »
Uh1H não servia. Grande salto tecnológico do Al III para o Uh1H (ainda por cima levava muita gente o que abatido consistia uma desvantagem como disse o sr. Coronel no que diz respeito ao Eh101  :rir:  ), e assustaram se.  :mrgreen: No máximo uns Uh1B, mais ao "nível" dos AlII /Koalitas (À época pois está claro)...  c56x1





Cumprimentos  :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Só viriam alguns H em segunda mão. Os restantes seriam B ou ainda íamos buscar uns Ch34 e uns "Flyng Bananas" (já não falo nuns Sea king ou H3 que isso era muito avançado para o burgo)?  :mrgreen:







« Última modificação: Outubro 12, 2020, 04:36:01 pm por mafets »
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