Sócrates inaugura 6ª feira investimento da Siemens de 23 M€

  • 0 Respostas
  • 1451 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Citar
Sócrates inaugura 6ª feira investimento da Siemens de 23 M€

O primeiro-ministro inaugura sexta-feira, em Alfragide, o novo centro de inovação da Siemens - investimento avaliado em 23 milhões de euros - e preside à assinatura de um protocolo entre esta multinacional alemã e a Universidade de Aveiro.


Segundo fonte do executivo, a presença de José Sócrates visa assinalar «a importância de mais um investimento estrangeiros realizado em Portugal» - no caso da Siemens com um projecto para «reforçar a aposta da empresa nos engenheiros portugueses e na Investigação e Desenvolvimento (I&D)».

O executivo refere também que o novo Centro de Inovação Mundial da Siemens, na área das telecomunicações, «vem reforçar o investimento da empresa em Portugal e empregará cerca de 400 engenheiros».

«O novo laboratório dedicar-se-á na totalidade à exportação e o trabalho realizado vai desde a concepção e criação de sistemas, até ao suporte on-line 24 horas de plataformas e soluções de clientes», refere um documento do Governo.

O novo centro dedicar-se-á ainda a «soluções de gestão de rede integrada para as novas plataformas de transporte e de acesso, nomeadamente para sistemas PON (Passive Optical Networks), cujo hardware e software é igualmente desenvolvido por engenheiros da Siemens Portugal», acrescenta o Governo.

Ainda segundo a mesma fonte, o lançamento do centro vai permitir «desenhar arquitecturas inovadoras, com recurso a tecnologias de topo, que irão fazer parte do mundo das tecnologias de informação e em especial do sector das telecomunicações nos próximos 5 a 10 anos».

Além da inauguração do novo centro, a Siemens assinará com a Universidade de Aveiro um protocolo para criar um centro de investigação e desenvolvimento nesta cidade.

«A Siemens Portugal reforçará a sua parceria com a Universidade de Aveiro, com a cedência à empresa do espaço da antiga Fábrica de Moagens da cidade, onde será implementado um novo Centro de Investigação e Desenvolvimento. O edifício tem uma área de cerca de 1770 metros quadrados e receberá cerca de 150 engenheiros», refere uma nota do Governo.

O acordo da Siemens com a Universidade de Aveiro tem como objectivo a instalação, no Campus Universitário de Santiago, de um núcleo de Investigação e Desenvolvimento (ID) na área das telecomunicações, acrescenta o mesmo documento.

Diário Digital / Lusa

01-06-2006 19:21:07


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=67870

É mais disto que a malta precisa...para que haja know-how em Portugal...mesmo que a empresa x ou y se deslocalize ou etc, o conhecimento permanece em Portugal..para outros projectos...outros investimentos