Artigo dos Comandos (Wikipedia)

  • 29 Respostas
  • 8994 Visualizações
*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #15 em: Fevereiro 27, 2006, 09:00:40 pm »
Citação de: "Yosy"
Já fiz todas as alterações. Agora já deve estar mais claro. Acrescentei também uma referência à boina vermelha e outras coisas no fim.

Miguel

Eu não alterei o "RPG soldier" para ficar mais acessível tanto a um contexto internacional como a leigos. Além disso, dado o gosto dos soldados portugueses em usar armas das guerrilhas (muitas vezes superiores às armas oficiais) deve ser bastante provavel que tenha havido comandos a usar realmente o RPG em operações.


 :wink:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #16 em: Fevereiro 27, 2006, 09:25:59 pm »
Citação de: "Miguel"
:wink:


Olha-me esta, mandam os outros trabalhar em vez de ajudarem também :shock:

"Bora" lá ajudar, há muitos artigos a expandir e a criar na Wikipédia em português:
- Exército Português
- Força Aérea Portuguesa
- Marinha Portuguesa
- Guerra colonial portuguesa
- Comandos
- Guerra da Libertação da Guiné-Bissau
- Guerra da Libertação de Angola
- Base Aérea de Luanda
... etc

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #17 em: Fevereiro 27, 2006, 09:30:18 pm »
8) Temos que deixar o lugar e o trabalho aos Jovens. 8)
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #18 em: Fevereiro 27, 2006, 09:33:41 pm »
Citação de: "Miguel"
8) Temos que deixar o lugar e o trabalho aos Jovens. 8)

O problema é que não há jovens suficientes para dar resposta ao volume de trabalho, e depois como resultado são os brasileiros a criar os artigos, e lá ficam os artigos quase impossíveis de ler pelos portugueses. :oops:
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 142 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +23/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #19 em: Fevereiro 27, 2006, 09:46:11 pm »
Miguel,
Vamos por partes:
- o "agrupamento" de Comandos não tem que ter nome, basta que exista a formação nesta especialidade e que esta se possa traduzir numa unidade operacional. Assim, o Regimento de Infantaria nº1 é o espaço onde é ministrado o curso de Comando e que gera duas companhias operacionais. Tal como, de resto, o CIOE gera uma companhia. Não estou certo?
- os Comandos não foram activados por Paulo Portas. Creio que a decisão de activação foi mesmo tomada ainda na gestão de Castro Caldas
- objectivo assumido inicialmente foi a constituição de um batalhão, ou seja, duas companhias operacionais com uma estrutura de comando; posteriormente houve uma certa indecisão e parece que a tendência será agora a constituição de duas companhias operacionais sem estrutura de comando; presentemente, haverá uma estrutura de comando, segundo alguns militares Comandos
Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Citação de: "Miguel"
Pedro Monteiro

Então como vai chamar o agrupamento de Comandos?

Quando o antigo MDN Portas decidiu reactivar os Comandos, o objetivo era criar um Batalhão com 2 companhias de combate.

Essa portaria deve estar aprovada.

O BEOE e constituido com apenas 1 companhia de EOE.

YOSY

A arma de apoio dos nossos Comandos, ao nivel pelotão em Africa era o morteiro de 60mm.
Apenas um homem era necesario para utilizar essa arma.

Repito no ultramar tinhamos poucos armamentos de apoio, era frequente existir apenas 2 Bazucas US por companhia.LGF de 66 mm ou 89 mm.E o pessoal odiava essa arma porque era extrememante perigosa para o apontador.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1229/-3449
(sem assunto)
« Responder #20 em: Março 01, 2006, 10:24:42 am »
Bem, mas que grande confusão!
Acho que no geral já está tudo esclarecido, só umas anotações:
Apesar de vários artigos dizerem que os Comandos usavam 1 bazuca por grupo, na realidade eles não usavam tal arma porque consideravam-na demasiado pesada e pouco capaz. Eu como sou um rapazinho muito curioso falei com o pai de um colega que foi oficial nos Comandos e deu-se como voluntário para várias comissões no ultramar. Quando eu falei-lhe e mostrei-lhe o site da net onde diz isso ele riu que nem um maluco. Ele disse que os Comandos não usavam essa arma (pelo menos no seu tempo).
Vi bastantes fotos, foi de Pára-quedistas a usar a RPG (inclusiver num dos livros do nosso caro Miguel Machado). Tb vi fotos deles com algumas AK-47.
Tal como o sô Miguel Machado falou, o CIOE era uma unidade que formava militares e não unidades. É só ir ao site do exército para tirar isso a limpo.
Em relação aos Comandos no BRR e o seu organograma...sem comentários! A confusão do costume, acab-se com o Regimento de Comandos, forma-se de novo uma unidade de Comandos. Acaba-se com o 3º BIAt, forma-se de novo o 3º BIParas...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1229/-3449
(sem assunto)
« Responder #21 em: Março 01, 2006, 10:34:00 am »
Citação de: "Miguel"
Pedro Monteiro

Quando o antigo MDN Portas decidiu reactivar os Comandos, o objetivo era criar um Batalhão com 2 companhias de combate.


O BEOE e constituido com apenas 1 companhia de EOE.


Como eu não quero que tu te enganes não te esqueças o BEOE é constituido por:
GOE Alfa 1 e 2 (duas equipas de militares QP)
GOE Bravo ( que inclui o pelotão de Snipers)
GOE Charlie (acho que está especializado em reconecimento)
GOE Delta (unidade de apoio e serviços do BEOE).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +732/-1031
(sem assunto)
« Responder #22 em: Março 01, 2006, 06:52:55 pm »
Alguém me poderia dizer o k significa BEOE?

Penso k seja
Batalhão
E...
Operações
Especiais


No site do exercito no CIOE além de operações especiais há vários cursos k lá se podem tirar como Montanha, LRRP, Sniper, etc

O GOE Bravo possui Snipers
O GOE Charlie possui LRRP
Os Grupos Alpha 1 e 2 possuem alguma especialidade?
Penso k a nivel de operações especiais utilizam-se pequenas equipas de 6 a 8 elementos mais ou menos.
Os Grupos de Operações Especiais possem quantos elementos, possuem sub-unidades, equivalem a pelotão, companhia?
O GOE Delta é estilo transmissões, esplosivos?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7897
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #23 em: Março 01, 2006, 10:51:48 pm »
Se o Yosy quiser também introduzir no artigo a simbologia alusiva aos Comandos, ficam aqui os crachás referentes às duas actuais Companhias de Comandos:

1ª Companhia:
http://www.agbmorais.com/images/crachas ... -novos.bmp

2ª Companhia:
http://www.agbmorais.com/images/crachas ... -novos.bmp

Fonte: http://www.agbmorais.com/comp_comandos.htm
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1229/-3449
(sem assunto)
« Responder #24 em: Março 02, 2006, 04:58:36 pm »
Citação de: "Hélder"
Alguém me poderia dizer o k significa BEOE?

Penso k seja
Batalhão
E...
Operações
Especiais


No site do exercito no CIOE além de operações especiais há vários cursos k lá se podem tirar como Montanha, LRRP, Sniper, etc

O GOE Bravo possui Snipers
O GOE Charlie possui LRRP
Os Grupos Alpha 1 e 2 possuem alguma especialidade?
Penso k a nivel de operações especiais utilizam-se pequenas equipas de 6 a 8 elementos mais ou menos.
Os Grupos de Operações Especiais possem quantos elementos, possuem sub-unidades, equivalem a pelotão, companhia?
O GOE Delta é estilo transmissões, esplosivos?


BEOE - Batalhão de Elementos de Operações Especiais.

Os GOE Alfa 1 e 2 É constituido por Sargentos e Oficiais QP por isso são a elite do BEOE.

GOE Bravo - especializado em missões de Acção Directa por isso é que têm um Pelotão de Snipers.

GOE Charlie - Especializado Reconhecimento e Vigilância Especiais

GOE Delta - É constituida por 1 Comando, 1 Pelotão de Transmissões, 1 Pelotão Sanitário, 1 Pelotão de Reabastecimento e Transportes, 1 Pelotão de Serviços Gerais, Secção de Manutenção e Secção de Messes. Além desta composição fixa tem a seu cargo a escrituração dos efectivos do Estado-maior da Unidade.

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp?stage=2
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1229/-3449
(sem assunto)
« Responder #25 em: Março 02, 2006, 05:07:01 pm »
Em relação ao artigo relacionado com os Fuzileiros, encontrei muitas gralhas, 5.54mm, ou será 5.56 mm?! Há mais erros, eu já emendei alguma coisa, mas se calhar os "peritos" do Corpo de Fuzileiros, possam ir lá e corrigir as minhas correcções  :wink:

Em relacção ao BEOE acho que meti água em relação ao GOE Delta.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #26 em: Março 02, 2006, 05:39:21 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao artigo relacionado com os Fuzileiros, encontrei muitas gralhas, 5.54mm, ou será 5.56 mm?! Há mais erros, eu já emendei alguma coisa, mas se calhar os "peritos" do Corpo de Fuzileiros, possam ir lá e corrigir as minhas correcções  :D

Obrigado pelas correcções (embora não tenha sido eu o autor do artigo) :wink:
Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +732/-1031
(sem assunto)
« Responder #27 em: Março 02, 2006, 08:20:11 pm »
Sei que aqui o assunto é os Comandos mas ainda não percebi muito bem algumas coisas em relação ao BEOE, peço desculpa.

O GOE Delta dá apoio aos outros Grupos a nivel operacional ou é só no CIOE?Penso que se for apenas para permanecer no quartel estilo as companhias de apoio e serviços que existem nos regimentos regulares podiam muito bem ser feitos por pessoal regular, ou não?

Os GOE Bravo e Charlie já percebi tudo muito obrigado :lol: .
Tá certo que o GOE Alpha 1 e 2 é a elite mas possuem alguma especialidade em particular ou são iguais aos outros, sendo um de acção directa e snipers e outro reconhecimento e vigilância?

No site do exercito pode-se ver os cursos que se podem tirar no CIOE

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... sp?stage=2

existem GOE com equipas de mergulhadores de combate? Isso não é um bocado o papel do DAE dos Fuzileiros?

Esse curso de controlador aéreo avançado é o que o pessoal da força aérea tá a fazer com os Comandos no Afeganistão? se é porque não foram OEs com esse curso, ou talvez tenha ido pessoal da FAP ao CIOE tirar esse curso?

O que é o curso Humint?

O curso de montanhismo é geral a todos os militares do CIOE ou possuem equipas proprias para isso?

Espero não tar a ser melga  8)
 

*

NBSVieiraPT

  • Perito
  • **
  • 348
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Março 10, 2006, 04:50:24 pm »
Excelente adição à Wikipédia, estás de parabéns Yosy  :G-Ok:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +732/-1031
(sem assunto)
« Responder #29 em: Março 12, 2006, 01:07:16 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Bem, mas que grande confusão!
Acho que no geral já está tudo esclarecido, só umas anotações:
Apesar de vários artigos dizerem que os Comandos usavam 1 bazuca por grupo, na realidade eles não usavam tal arma porque consideravam-na demasiado pesada e pouco capaz. Eu como sou um rapazinho muito curioso falei com o pai de um colega que foi oficial nos Comandos e deu-se como voluntário para várias comissões no ultramar. Quando eu falei-lhe e mostrei-lhe o site da net onde diz isso ele riu que nem um maluco. Ele disse que os Comandos não usavam essa arma (pelo menos no seu tempo).
Vi bastantes fotos, foi de Pára-quedistas a usar a RPG (inclusiver num dos livros do nosso caro Miguel Machado). Tb vi fotos deles com algumas AK-47.
Tal como o sô Miguel Machado falou, o CIOE era uma unidade que formava militares e não unidades. É só ir ao site do exército para tirar isso a limpo.
Em relação aos Comandos no BRR e o seu organograma...sem comentários! A confusão do costume, acab-se com o Regimento de Comandos, forma-se de novo uma unidade de Comandos. Acaba-se com o 3º BIAt, forma-se de novo o 3º BIParas...


Falei com um ex-paraquedista que esteve na Guiné e ele disse-me que pelo menos na Guiné apenas os para-quedistas é que usavam armamento soviético nas suas operações regularmente.
Mas sei que na operação Mar Verde as forças que fizeram essa operação também foram equipadas com esse tipo de armamento, mas provavelmente foi uma excessão à regra e esses Comandos e Fuzileiros utilizassem normalmente era a G3, HK-21 e outras armas utilizadas pelo exército regular.