COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal

  • 10 Respostas
  • 36743 Visualizações
*

marcelo bahia

  • 15
  • +0/-0
COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« em: Maio 06, 2010, 06:46:30 am »
Citar
COT – Comando de Operações Táticas – Polícia Federal

17fev2010 Em: Tropa de Elite, Técnica Autor: Danillo Ferreira


Policiais que fazem parte de forças especiais sabem bem o quanto é difícil se preparar para atuar em um tipo específico de ambiente. Existem cursos de técnicas e táticas urbanas, de Caatinga, Selva, Mata Atlântica, montanha etc., cada qual direcionado ao ambiente em que o profissional deseja se especializar. Por isso, é de se admirar o trabalho do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), um grupamento preparado para atuar em qualquer localidade do país que possui uma das maiores diversidades climáticas e de vegetação do mundo.

O COT foi criado em 1987 pelo Ministério da Justiça, com o objetivo inicial de combater atos terroristas que ocorressem em território nacional, como seqüestros de aeronaves e atentados com bombas. Porém, no decorrer de seu desenvolvimento, o COT também vem sendo empregado em ações como apreensão de drogas, ações de desapropriação, conflitos rurais, segurança de dignitários, escolta de presos perigosos, ações nas fronteiras, gerenciamento de crises etc.

Em praticamente todas as grandes operações da Polícia Federal o COT é empregado, como a Operação Anaconda, contra o crime organizado, e a Operação COBRA, (COlômbia-BRAsil) que tem como objetivo desarticular o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, através da identificação de bases de produção de cocaína sob o domínio das Farc. São mais de 120 missões por ano, onde o COT é o “grand finale” das investigações realizadas por policiais federais “comuns”.

Com um efetivo de cerca de 40 homens, o Comando de Operações Táticas não obriga nenhum policial federal a ingressar em seus quadros:

    “A escolha dos membros é pautada na conduta e experiência profissional, além do potencial para desempenhar tarefas de difícil execução. Em primeiro lugar é preciso que o policial seja voluntário. Ninguém vai para lá por obrigação. As etapas seguintes são: aplicação de testes físicos, pesquisa sobre a vida funcional e, por fim, uma entrevista direcionada para a atividade a ser desenvolvida.”

Treinamento, Uniforme e Equipamento

Os policiais do COT passam por cursos de sobrevivência na selva, montanhismo, análise e operação de informações, mergulho, pára-quedismo, segurança de dignitários, negociação em delitos com reféns, táticas de resgate de reféns etc. Toda essa gama de conhecimento é adquirida no relacionamento com entidades policiais de várias partes do Brasil e do Mundo, como forças especiais dos Estados Unidos, França e Alemanha, além das Forças Armadas brasileiras.

No COT, que está localizado em Brasília e é o maior centro de treinamento tático da América Latina, o policial não pode se descuidar do preparo físico, que é testado semestralmente mediante Teste de Aptidão Física (TAF). Segundo a Wikipedia, esses são os índices exigidos:

• Correr 3 km em 15 minutos;
• Correr 100 m em até 15 segundos;
• Efetuar 10 flexões na barra fixa (pronação);
• Efetuar 35 flexões de braço no solo;
• Efetuar 50 abdominais “tipo remador”, em 80 segundos;
• Sustentar-se na barra fixa por 60 segundos;
• Subir 6 metros de corda (podendo utilizar os pés);
• Nadar 200 metros em 5 minutos (estilo livre);
• Saltar de uma plataforma de 10 metros na água;
• Flutuar na água durante 20 minutos.

Os membros do COT atuam com os mais diversos trajes, desde completamente camuflados, em vários padrões (brasileiro, americano, francês etc.), para os mais variados ambientes como selva e urbano, até as camisas pretas com o distintivo do Departamento de Polícia Federal e bonés com a sigla COT. Gorros pretos, chapéus camuflados e capacetes também podem ser usados, de acordo com a ocasião.

O COT utiliza moderno armamento que inclui pistolas Glock no calibre 9mm, submetralhadoras HK MP5 SD (supressor de ruídos) no calibre 9mm, submetralhadoras HK MP5 A5 no calibre 9mm, fuzis de assalto Colt M16 A2, HK G36 e Colt M4 todos estes calibre 5,56mm, espingardas Franchi SPAS 12 calibre 12, metralhadora Colt M16 A2 LMG (Light Machine Gun)  no calibre 5,56x45mm (.223 Remington), Fuzis de precisão Remington 700, HK PSG1 e HK MSG 90 no calibre 7.62mmx51mm (.308 Winchester) e Fuzis de precisão Sig Sauer Tactica II no calibre 7.62 intercambiável para o calibre 8,58x70mm (.308 Lapua Magnum). Dispõe, também, de vários armamentos específicos, de diversos calibres, para testes ou missões especiais. Nos treinamentos, os policiais chegam a dar milhares de tiros, com os diversos armamentos que o COT utiliza.

Possui, ainda, outros equipamentos que auxiliam nas missões, como visores noturnos, visores termais, binóculos, lunetas, material para arrombamento, material de alpinismo, explosivos e materiais afins, capacetes balísticos, escudos balísticos, equipamentos de controle de distúrbio civil, barcos infláveis de assalto com motores de popa, entre outros.

Para o deslocamento conta com aviões e helicópteros do CAOP (Coordenação de Aviação Operacional do DPF), ônibus adaptados para funcionar como gabinete móvel de gerenciamento de crises, caminhões para transporte de equipamentos, micro-ônibus, vans, viaturas off-road, viaturas blindadas e motos.

O site do DPF diz que “Os membros do COT têm como fundamentos doutrinários, a unidade de grupo, hierarquia, disciplina e lealdade”. Aos policiais militares que me lêem não soará estranho o binômio “Hierarquia e Disciplina”, pilares da doutrina militar. Apesar das controvérsias que o (ab)uso de tais princípios geram no dia-a-dia policial, dificilmente uma tropa de choque, especializada e de repressão, dará certo sem tais mandamentos. Para finalizar, e mostrar o quão chega perto do militarismo a doutrina de treinamento do COT, deixo um vídeo de uma matéria do Fantástico, que foi ao ar ano passado, mostrando o dia-a-dia e as missões do COT:


Fontes: http://operadoresespeciais.blogspot.com ... o-cot.html

http://abordagempolicial.com/2010/02/co ... a-federal/
« Última modificação: Maio 06, 2010, 06:59:20 am por marcelo bahia »
 

*

marcelo bahia

  • 15
  • +0/-0
Re: COT da Polícia Federal
« Responder #1 em: Maio 06, 2010, 06:51:59 am »
Citar
COT DA PF CHEGA PRIMEIRO E MATA PERIGOSA QUADRILHA DE ASSALTANTES NO MARANHÃO

Em uma ação cinematográfica, a Polícia Federal acabou com uma das mais perigosas quadrilhas de assaltantes do país, que em suas ações aterrorizava e matava inocentes durante assaltos a bancos, carros fortes e grandes empresas.

O serviço de inteligência da PF conseguiu descobrir um plano da quadrilha para assaltar um banco no interior do Estado do Maranhão, e montou todo um aparato para esperar os bandidos, que ao chegarem abriram fogo contra a PF, mas foram surpreendidos e mortos por armas de grosso calibre da PF.

O fato aconteceu na semana passada, mas só agora é que as imagens foram liberadas para a imprensa. Outra ação também da PF, desta vez no Estado da Paraíba, deixou um saldo de seis bandidos mortos em sua maioria do Estado de Pernambuco. Vale salientar que nas duas ações, graças à Deus não houve baixa do lado da PF.

Apesar de sabermos que as imagens são muito fortes e chocantes, temos o dever de mostrarmos a realidade, até para desencorajarmos qualquer jovem que por ventura pense um dia em entrar no escuro mundo da criminalidade, onde os caminhos são tortuosos e o final sempre é ou na cadeia ou dessa forma trágica.

ATENÇÃO! A SEGUIR CENAS FORTES DO RESULTADO DA AÇÃO DO COT DA PF CONTRA A QUADRILHA NO MARANHÃO. As cenas contém corpos de assaltantes mortos. Cuidado ao abrir o link



http://2.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+001.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+010.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... F-+003.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+007.jpg

http://1.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+011.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+009.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+004.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+002.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_2RP4v5dsw9k/S ... +-+008.jpg

Fonte: http://paulinhobarrapesada.blogspot.com ... igosa.html
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #2 em: Maio 06, 2010, 06:09:17 pm »
Pena que cá em Portugal a polícia não possa dar o mesmo tipo de tratamento.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #3 em: Maio 06, 2010, 06:30:21 pm »
Corpos empilhados na caixa de uma pick-up.  :shock: Só visto em países em guerra.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #4 em: Maio 06, 2010, 10:07:13 pm »
Tenho mais pena dos cães que são atropelados.
 

*

seacaos

  • 7
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #5 em: Maio 07, 2010, 07:03:45 pm »
As Imagens demonstram o quanto é miserável a vida no Brasil.
É verdade que em Portugal o nosso CP está feito a favor dos gandis e contra as forças de segurança, mas uma coisa é verdade não podemos comparar Portugal com o Brasil, só para quem não sabe no Rio de Janeiro existe 1700 favelas, imaginam a quantidade de miséria. E como em qualquer país a miséria leva muitas vezes á criminalidade. Por isso acreditem que ainda bem que não temos que actuar desta forma (forças de Segurança) significa que ainda não chegamos ao nível do Brasil.
 

*

marcelo bahia

  • 15
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #6 em: Maio 08, 2010, 12:21:49 am »
Citação de: "seacaos"
As Imagens demonstram o quanto é miserável a vida no Brasil.
É verdade que em Portugal o nosso CP está feito a favor dos gandis e contra as forças de segurança, mas uma coisa é verdade não podemos comparar Portugal com o Brasil, só para quem não sabe no Rio de Janeiro existe 1700 favelas, imaginam a quantidade de miséria. E como em qualquer país a miséria leva muitas vezes á criminalidade. Por isso acreditem que ainda bem que não temos que actuar desta forma (forças de Segurança) significa que ainda não chegamos ao nível do Brasil.

seacaos,

Sou brasileiro, então não posso ficar calado depois de escutar isso: "As Imagens demonstram o quanto é miserável a vida no Brasil"! :wink: Impressionante, não?? Se fossemos comparar, por exemplo, um país violento como o Brasil com o nível de pobreza de outro país muito mais populoso e com muito mais pobreza como a Índia veríamos:

Brasil:

51% (classe média)
30% (pobres)
19% (ricos)

Índia:

92% (pobres)
8% (classe média ou alta)

No entanto, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é bem parecida!

http://epocaestadobrasil.wordpress.com/ ... -cadavere/

Outro exemplo. Brasil x EUA:



Mesmo os EUA sendo considerado um país de 1° mundo, sua taxa de criminalidade é superior à brasileira:

Ranking países mais seguros:

9° Portugal
83° Brasil
96° Estados Unidos.

http://opiniao.mai-gov.info/2007/05/31/ ... -do-mundo/
 

*

seacaos

  • 7
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #7 em: Maio 20, 2010, 11:34:45 pm »
Boas Marcelo
Antes demais quero pedir desculpa pelas minhas palavras, não era minha intenção ofender ninguém
As minhas palavras era só para referir que as ATITUDES que os polícias têm nas imagens em causa é de uma violência extrema e que nada deste mundo as justifica.
 

*

othelo

  • 46
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #8 em: Junho 06, 2010, 10:02:45 am »
Ainda bem que as FS Tugas não tem que actuar assim, mas desconfio que para lá se caminha a largos passos.
Marcelo, não sei pq ficou o RJ fora da lista, sendo que é ou foi em 2008 /09 a cidade com maior indice de mortos violentos e isso na contagem global de policiais/bandidos/civis mortos em assaltos/intervenções/dano colateral e tens que admitir mete medo sair no RJ sem ser acompanhado por um conhecedor profundo da cidade.
Olho por Olho, Dente por Dente
 

*

marcelo bahia

  • 15
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #9 em: Julho 08, 2010, 07:06:56 pm »
Citação de: "seacaos"
Boas Marcelo
Antes demais quero pedir desculpa pelas minhas palavras, não era minha intenção ofender ninguém
As minhas palavras era só para referir que as ATITUDES que os polícias têm nas imagens em causa é de uma violência extrema e que nada deste mundo as justifica.

Boas, seacaos!

Tudo bem! Agora percebo que não era sua intenção ofender-nos! :G-beer2:

Um abraço.
 

*

marcelo bahia

  • 15
  • +0/-0
Re: COT (Comando de Operações Tácticas) - Polícia Federal
« Responder #10 em: Julho 08, 2010, 07:33:03 pm »
Citação de: "othelo"
Ainda bem que as FS Tugas não tem que actuar assim, mas desconfio que para lá se caminha a largos passos.
Marcelo, não sei pq ficou o RJ fora da lista, sendo que é ou foi em 2008 /09 a cidade com maior indice de mortos violentos e isso na contagem global de policiais/bandidos/civis mortos em assaltos/intervenções/dano colateral e tens que admitir mete medo sair no RJ sem ser acompanhado por um conhecedor profundo da cidade.

Claro que o Rio é uma cidade muuuuuito violenta! :!:

Na verdade o que eu procurei mostrar ao colega é que a pobreza não é a única causa para a violência!

O número de mortes violentas é absurdo: 3.559 em 2008, mas o Rio nunca esteve entre as 10 cidades mais violentas do mundo, nem proporcionalmente (possui 13 milhões de habitantes) nem em números absolutos. Você deve ter confundido com alguma outra cidade da AL. A violência no Rio é mais relacionada aos confrontos entre narcos e entre policiais e narcos e as "balas perdidas". Como disse antes, dá mais medo caminhar em New Orleans do que no Rio, porque lá a violência contra o cidadão comum é muito maior! Se você se equivocar e entrar numa rua errada, então tchau, adeus, adíos! Principalmente se você for branco! No Rio de Janeiro ser policial ou de um grupo de narcotraficantes rivais é considerado uma sentença de morte, não a cor da pele ou a condição financeira!

Um abraço.