URO Vamtac ST5 no Exército

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #210 em: Outubro 26, 2019, 12:53:07 pm »
Exacto.

Passamos de 120/165/180 para uns estonteantes 245 cv. E ainda há o facto destas viaturas serem 4x4!

OK eu acho que foi uma boa aposta esta de equipar os nossos ST5 com os Cummings de 245CV, os 120CV para este tipo de viatura eram muito pouco arrastar-se-ia.
Penso que os UROS Espanhóis tem versões dos Motores da Steyr, mas o Goldfinger ou o Barlovento poderão esclarecer.

Abraços
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 01:17:49 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #211 em: Outubro 26, 2019, 12:54:05 pm »
Um dos elementos dos CMDS que estava na viatura estática, quando interpelado sobre o numero de viaturas a receber, respondeu que são 198 Vamtacs, era bom era, mas o rapaz está completamente enganado.

196 son las unidades encargadas por los fuzos espanhois.

https://www.defensa.com/galeria/versatiles-versiones-vamtac-st5-infanteria-marina-espanola
 

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tenente

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #212 em: Outubro 26, 2019, 01:15:25 pm »
Um dos elementos dos CMDS que estava na viatura estática, quando interpelado sobre o numero de viaturas a receber, respondeu que são 198 Vamtacs, era bom era, mas o rapaz está completamente enganado.

196 son las unidades encargadas por los fuzos espanhois.

https://www.defensa.com/galeria/versatiles-versiones-vamtac-st5-infanteria-marina-espanola

Barlovento sabes que versões de motores os vossos Vamtac possuem ??

Abraços
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Barlovento

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #213 em: Outubro 26, 2019, 01:20:06 pm »
Um dos elementos dos CMDS que estava na viatura estática, quando interpelado sobre o numero de viaturas a receber, respondeu que são 198 Vamtacs, era bom era, mas o rapaz está completamente enganado.

196 son las unidades encargadas por los fuzos espanhois.

https://www.defensa.com/galeria/versatiles-versiones-vamtac-st5-infanteria-marina-espanola

Barlovento sabes que versões de motores os vossos Vamtac possuem ??

Abraços

Lo siento, pero mis conocimientos de asuntos militares son muy limitados. Aprendo con vosotros.

Abraços
 

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Cabeça de Martelo

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #214 em: Outubro 26, 2019, 02:39:24 pm »
Exacto.

Passamos de 120/165/180 para uns estonteantes 245 cv. E ainda há o facto destas viaturas serem 4x4!

OK eu acho que foi uma boa aposta esta de equipar os nossos ST5 com os Cummings de 245CV, os 120CV para este tipo de viatura eram muito pouco arrastar-se-ia.
Penso que os UROS Espanhóis tem versões dos Motores da Steyr, mas o Goldfinger ou o Barlovento poderão esclarecer.

Abraços

120cv só se fosse alguma versão para o mercado civil e mesmo assim seria um autêntico mata velhos/papa reformas. Quando li alguma coisa sobre a dita viatura foi isso mesmo que eu li, motores da Steyr, por isso fiquei agora espantado por ver os nossos ST5 com os Cummings.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #215 em: Outubro 26, 2019, 09:25:41 pm »
Citar
The Portuguese authorities are known to be looking to deploy a yet undisclosed number of UROVESA VAMTAC ST5 armored vehicles of the Portuguese Army to MINUSCA operation in March 2020.


Fonte: https://twitter.com/Defence360/status/1188114358842417152
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 09:26:30 pm por PMFM »
 
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #216 em: Outubro 26, 2019, 09:29:38 pm »
Citar
The 139  VAMTAC ST5 4x4 lightweight armored tactical vehicles for the Portuguese Army will be progressively fitted out with MilDef Group DT10 rugged tablet. The tablet will run Critical Software EyeCommand battle management system.



Fonte: https://twitter.com/Defence360/status/1187961552189702145
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 09:39:15 pm por PMFM »
 

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Stalker79

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #217 em: Outubro 26, 2019, 09:31:00 pm »
6 meses pra enviar meia duzia de ligeiros...
Por amor da santa.
 >:(
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #218 em: Outubro 26, 2019, 09:35:02 pm »
6 meses pra enviar meia duzia de ligeiros...
Por amor da santa.
 >:(

Como é nessa altura que parte a próxima FND, deve ser para dar tempo de se familiarizarem com a nova viatura cá em Portugal.
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 09:35:42 pm por PMFM »
 
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #219 em: Outubro 27, 2019, 10:44:34 am »
6 meses pra enviar meia duzia de ligeiros...
Por amor da santa.
 >:(

Stalker, temos de formar os mecânicos, ter os sobressalentes para levar, treinar o nosso pessoal na sua condução, para conhecer a fundo a viatura que vão conduzir, não te esqueças que não é o mesmo que conduzir a nossa viatura nas nossas estradas mas sim num Teatro de Guerra, também familiarizar os elementos que utilizarão os ST5, em especial no manejo do armamento colectivo, armamento esse que ainda será colocado nestas excelentes viaturas, explorar a melhor utilização das armas os seus campos de tiro, as zonas mortas etc, executar todo esse treino demora o seu tempo não te esqueças que além de uma viatura completamente Nova e desconhecida das nossas tropas, também transporta novos sistemas, e ainda nem sequer cá temos o numero mínimo de viaturas para enviar, e além disso também teremos a 1ª FND já com o novo armamento individual distribuido.


                                                       
     

Abraços
« Última modificação: Outubro 27, 2019, 11:04:23 am por tenente »
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #221 em: Outubro 27, 2019, 11:05:15 am »

Exército já tem as primeiras viaturas blindadas de quatro rodas



O Exército recebeu há duas semanas as primeiras 10 viaturas blindadas novas de quatro rodas (4×4), num total de 139, que se destinam às unidades da Brigada de Reação Rápida (BRR) até ao final de 2020, soube o DN.

As VAMTAC ST5 da empresa espanhola Urovesa correspondem a um investimento de 60,8 milhões de euros – através da Lei de Programação Militar (LPM) e num concurso realizado por uma agência especializada da NATO – para substituir as já muito usadas Humvee, compradas em 2000 para a missão em Timor-Leste e na altura sem proteção blindada (colocada em 2005 para operarem no Afeganistão).



Estas viaturas 4×4, algumas das quais participam esta semana nas atividades comemorativas do Dia do Exército em Setúbal, chegaram no dia 10 deste mês à Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (Benavente), precisou a porta-voz do ramo, major Elisabete Silva.

O fabricante tem de entregar mais 40 VAMTAC ao Exército até ao final de dezembro e as restantes 89 até ao final de 2020, num conjunto de oito versões: a base (107 viaturas), posto de comando (três ao nível de batalhão e quatro ao nível de companhia), operações especiais (12, das quais três equipadas como posto de comando) e ambulância (13).

Com esta última versão será a primeira vez que o Exército vai ter ambulâncias todas blindadas, explicou o major Ricardo Camilo ao DN.

O oficial adiantou já ter sido realizado um curso de formação de formadores – um oficial e oito sargentos, que estão agora a elaborar os referenciais dos próximos cursos – ministrado por técnicos espanhóis e que teve a duração de cinco dias.

Frequentaram ainda o curso três praças, que são quem agora conduz as VAMTAC ST5 (como nas demonstrações que estão a decorrer em Setúbal).

VAMTAC versus Humvee
Depois de substituir as viaturas de transporte de pessoal Chaimite pelas Pandur de oito rodas, o Exército está a dar novo passo em frente na modernização das suas forças e num momento em que se iniciam os processos de substituição dos camuflados de combate e da arma ligeira G3 pela SCAR (calibres 5.56 e 7.65).

Este programa da arma ligeira, decidido no início deste ano, inclui novas espingardas de assalto, metralhadoras e ainda lança-granadas de 40 mm.
 
No caso das viaturas blindadas 4×4, a primeira diferença entre a VAMTAC e a Humvee é de perceção imediata: a nova tem quase o dobro do tamanho e do peso da que ainda está em uso, por exemplo, na República Centro-Africana (RCA).

Essas diferenças explicam-se com o triplo da blindagem das VAMTAC face às Humvee, uma vez que o maior peso dessas placas de proteção em cerâmica e aço exigiram um chassis e suspensão reforçados e um motor mais potente, referiu o major Ricardo Camilo.

Comandos, paraquedistas e operações especiais de Lamego vão ser as unidades equipadas com as VAMTAC, com algumas das ambulâncias a irem para o Agrupamento Sanitário.

Ao contrário das Humvee, as VAMTACD ST5 têm suspensões independentes para cada roda e proteção específica contra minas e engenhos explosivos improvisados, razão pela qual os quatro bancos (há um quinto, amovível, para o atirador) não estão fixados a tubos metálicos verticais e a alguns centímetros de distância do chão das viaturas.

No caso do motor, ele “é muito idêntico” ao das viaturas Pandur 8×8 em termos de desenho, estrutura e peças sobressalentes que facilitam a cadeia logística e de manutenção das duas famílias de viaturas blindadas, observou Ricardo Camilo.

A par da maior capacidade de carga (superior a uma tonelada), as VAMTAC estão também equipadas com novos sistemas de comunicações (comando e controlo) que tornam os das Humvee praticamente obsoletos.

No exterior das VAMTAC estão outras duas novidades: painéis de identificação de combate, úteis em operações com tropas aliadas para evitar o chamado fogo amigo, e um sistema de lança-fumos no tejadilho para efeitos defensivos (mascarar-se perante o o fogo inimigo) ou ofensivos (cegar o inimigo).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #222 em: Outubro 27, 2019, 11:07:00 am »

Exército já tem as primeiras viaturas blindadas de quatro rodas



O Exército recebeu há duas semanas as primeiras 10 viaturas blindadas novas de quatro rodas (4×4), num total de 139, que se destinam às unidades da Brigada de Reação Rápida (BRR) até ao final de 2020, soube o DN.

As VAMTAC ST5 da empresa espanhola Urovesa correspondem a um investimento de 60,8 milhões de euros – através da Lei de Programação Militar (LPM) e num concurso realizado por uma agência especializada da NATO – para substituir as já muito usadas Humvee, compradas em 2000 para a missão em Timor-Leste e na altura sem proteção blindada (colocada em 2005 para operarem no Afeganistão).



Estas viaturas 4×4, algumas das quais participam esta semana nas atividades comemorativas do Dia do Exército em Setúbal, chegaram no dia 10 deste mês à Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (Benavente), precisou a porta-voz do ramo, major Elisabete Silva.

O fabricante tem de entregar mais 40 VAMTAC ao Exército até ao final de dezembro e as restantes 89 até ao final de 2020, num conjunto de oito versões: a base (107 viaturas), posto de comando (três ao nível de batalhão e quatro ao nível de companhia), operações especiais (12, das quais três equipadas como posto de comando) e ambulância (13).

Com esta última versão será a primeira vez que o Exército vai ter ambulâncias todas blindadas, explicou o major Ricardo Camilo ao DN.

O oficial adiantou já ter sido realizado um curso de formação de formadores – um oficial e oito sargentos, que estão agora a elaborar os referenciais dos próximos cursos – ministrado por técnicos espanhóis e que teve a duração de cinco dias.

Frequentaram ainda o curso três praças, que são quem agora conduz as VAMTAC ST5 (como nas demonstrações que estão a decorrer em Setúbal).

VAMTAC versus Humvee
Depois de substituir as viaturas de transporte de pessoal Chaimite pelas Pandur de oito rodas, o Exército está a dar novo passo em frente na modernização das suas forças e num momento em que se iniciam os processos de substituição dos camuflados de combate e da arma ligeira G3 pela SCAR (calibres 5.56 e 7.65).

Este programa da arma ligeira, decidido no início deste ano, inclui novas espingardas de assalto, metralhadoras e ainda lança-granadas de 40 mm.
 
No caso das viaturas blindadas 4×4, a primeira diferença entre a VAMTAC e a Humvee é de perceção imediata: a nova tem quase o dobro do tamanho e do peso da que ainda está em uso, por exemplo, na República Centro-Africana (RCA).

Essas diferenças explicam-se com o triplo da blindagem das VAMTAC face às Humvee, uma vez que o maior peso dessas placas de proteção em cerâmica e aço exigiram um chassis e suspensão reforçados e um motor mais potente, referiu o major Ricardo Camilo.

Comandos, paraquedistas e operações especiais de Lamego vão ser as unidades equipadas com as VAMTAC, com algumas das ambulâncias a irem para o Agrupamento Sanitário.

Ao contrário das Humvee, as VAMTACD ST5 têm suspensões independentes para cada roda e proteção específica contra minas e engenhos explosivos improvisados, razão pela qual os quatro bancos (há um quinto, amovível, para o atirador) não estão fixados a tubos metálicos verticais e a alguns centímetros de distância do chão das viaturas.

No caso do motor, ele “é muito idêntico” ao das viaturas Pandur 8×8 em termos de desenho, estrutura e peças sobressalentes que facilitam a cadeia logística e de manutenção das duas famílias de viaturas blindadas, observou Ricardo Camilo.

A par da maior capacidade de carga (superior a uma tonelada), as VAMTAC estão também equipadas com novos sistemas de comunicações (comando e controlo) que tornam os das Humvee praticamente obsoletos.

No exterior das VAMTAC estão outras duas novidades: painéis de identificação de combate, úteis em operações com tropas aliadas para evitar o chamado fogo amigo, e um sistema de lança-fumos no tejadilho para efeitos defensivos (mascarar-se perante o o fogo inimigo) ou ofensivos (cegar o inimigo).

A diferença de tamanho entre a viatura Espanhola e a Americana é enorme !!

Abraços
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #223 em: Outubro 27, 2019, 11:15:04 am »

Exército já tem as primeiras viaturas blindadas de quatro rodas



O Exército recebeu há duas semanas as primeiras 10 viaturas blindadas novas de quatro rodas (4×4), num total de 139, que se destinam às unidades da Brigada de Reação Rápida (BRR) até ao final de 2020, soube o DN.

As VAMTAC ST5 da empresa espanhola Urovesa correspondem a um investimento de 60,8 milhões de euros – através da Lei de Programação Militar (LPM) e num concurso realizado por uma agência especializada da NATO – para substituir as já muito usadas Humvee, compradas em 2000 para a missão em Timor-Leste e na altura sem proteção blindada (colocada em 2005 para operarem no Afeganistão).



Estas viaturas 4×4, algumas das quais participam esta semana nas atividades comemorativas do Dia do Exército em Setúbal, chegaram no dia 10 deste mês à Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (Benavente), precisou a porta-voz do ramo, major Elisabete Silva.

O fabricante tem de entregar mais 40 VAMTAC ao Exército até ao final de dezembro e as restantes 89 até ao final de 2020, num conjunto de oito versões: a base (107 viaturas), posto de comando (três ao nível de batalhão e quatro ao nível de companhia), operações especiais (12, das quais três equipadas como posto de comando) e ambulância (13).

Com esta última versão será a primeira vez que o Exército vai ter ambulâncias todas blindadas, explicou o major Ricardo Camilo ao DN.

O oficial adiantou já ter sido realizado um curso de formação de formadores – um oficial e oito sargentos, que estão agora a elaborar os referenciais dos próximos cursos – ministrado por técnicos espanhóis e que teve a duração de cinco dias.

Frequentaram ainda o curso três praças, que são quem agora conduz as VAMTAC ST5 (como nas demonstrações que estão a decorrer em Setúbal).

VAMTAC versus Humvee
Depois de substituir as viaturas de transporte de pessoal Chaimite pelas Pandur de oito rodas, o Exército está a dar novo passo em frente na modernização das suas forças e num momento em que se iniciam os processos de substituição dos camuflados de combate e da arma ligeira G3 pela SCAR (calibres 5.56 e 7.65).

Este programa da arma ligeira, decidido no início deste ano, inclui novas espingardas de assalto, metralhadoras e ainda lança-granadas de 40 mm.
 
No caso das viaturas blindadas 4×4, a primeira diferença entre a VAMTAC e a Humvee é de perceção imediata: a nova tem quase o dobro do tamanho e do peso da que ainda está em uso, por exemplo, na República Centro-Africana (RCA).

Essas diferenças explicam-se com o triplo da blindagem das VAMTAC face às Humvee, uma vez que o maior peso dessas placas de proteção em cerâmica e aço exigiram um chassis e suspensão reforçados e um motor mais potente, referiu o major Ricardo Camilo.

Comandos, paraquedistas e operações especiais de Lamego vão ser as unidades equipadas com as VAMTAC, com algumas das ambulâncias a irem para o Agrupamento Sanitário.

Ao contrário das Humvee, as VAMTACD ST5 têm suspensões independentes para cada roda e proteção específica contra minas e engenhos explosivos improvisados, razão pela qual os quatro bancos (há um quinto, amovível, para o atirador) não estão fixados a tubos metálicos verticais e a alguns centímetros de distância do chão das viaturas.

No caso do motor, ele “é muito idêntico” ao das viaturas Pandur 8×8 em termos de desenho, estrutura e peças sobressalentes que facilitam a cadeia logística e de manutenção das duas famílias de viaturas blindadas, observou Ricardo Camilo.

A par da maior capacidade de carga (superior a uma tonelada), as VAMTAC estão também equipadas com novos sistemas de comunicações (comando e controlo) que tornam os das Humvee praticamente obsoletos.

No exterior das VAMTAC estão outras duas novidades: painéis de identificação de combate, úteis em operações com tropas aliadas para evitar o chamado fogo amigo, e um sistema de lança-fumos no tejadilho para efeitos defensivos (mascarar-se perante o o fogo inimigo) ou ofensivos (cegar o inimigo).

O sr Major enganou-se um bocadinho, o ST5 é o terceiro tipo de viatura com a versão de ambulância Blindada o primeiro é o M113, e o segundo o Pandur II !

E já agora, os calibres das SCAR/Minimi são 5,56 e 7,62.

Quanto ao motor o dos ST5 foi uma excelente escolha pois o motor dos nossos Pandur é o : seis cilindros em linha Cummins ISC 350 a diesel com turbocompressor e intercooler refrigerado a líquido com 285CV, com uma diferença de potência de apenas mais 40CV, o motor dos Pandur tem de mover 16/17 Tons, ao passo que o motor dos ST5...……...

Abraços
 
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #224 em: Outubro 27, 2019, 11:32:50 am »

Quanto ao motor o dos ST5 foi uma excelente escolha pois o motor dos nossos Pandur é o : seis cilindros em linha Cummins ISC 350 a diesel com turbocompressor e intercooler refrigerado a líquido com 285CV, com uma diferença de potência de apenas mais 40CV, o motor dos Pandur tem de mover 16/17 Tons, ao passo que o motor dos ST5...……...

Abraços

Quero acreditar que a motorizaçao do ST5 nada tenha a ver com uma questao de logistica ou ate mesmo de fazer uma boa aquisiçao com um custo justo.... mas apenas a forma que o exercito arranjou de chatear os chatos do forumdefesa sempre a reclamar de tudo..... agora vao falar mal do que????? c56x1 c56x1 :mrgreen: :mrgreen: ;)
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