Armada Russa

  • 695 Respostas
  • 240441 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7528
  • Recebeu: 989 vez(es)
  • +4629/-874
Re: Armada Russa
« Responder #240 em: Setembro 21, 2011, 02:37:35 pm »
Vamos a ver:

Não há nenhum submarino russo sem hélice, que funcione a jacto de água.
Aliás, os Borei são os primeiros submarinos russos a introduzir o sistema «pump jet» que já é utilizado há muito tempo por americanos, britânicos e franceses.

Mas mesmo este sistema inclui uma hélice, que pressiona a água contra uma «caixa» cónica com uma saída na ponta. O aumento de pressão produz um jacto de água que permite fazer deslocar o submarino. O aumento da pressão dá-se depois de a helice «cortar» a água e isto aparentemente reduz o problema da cavitação.

Há quem conteste a utilidade do sistema especialmente em águas profundas ou em águas mais frias, onde a questão da cavitação provoca menos problemas. Isto aliás explicará porque os russos só agora lançaram um submarino com este sistema.
Se eles querem operar em mares mais frios, não ganham grande coisa em utilizar o «pump jet».
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Armada Russa
« Responder #241 em: Setembro 22, 2011, 06:10:19 pm »
Meu caro papatango.

Tem toda a razão na sua explicação técnica, mas falta rigor noutras partes. E assim, deixo-lhe alguns comentários/observações que espero não leve a mal.  

 :arrow: Já agora, quantas hélices tem esse sistema, 1 ou 2, são as duas moveis ou só uma delas? E a classe dos submarinos britânicos, americanos e franceses que usam sistema semelhante, se diz que esta é a primeira classe russa nem lhe pergunto a primeira dos russos.
 :arrow: Com tantos sistemas destes será que os chineses ainda não equiparam os seus submarinos também.
Cumprimentos
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

psaa

  • Membro
  • *
  • 129
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
Rússia está reequipando os cruzadores de mísseis Kirov
« Responder #242 em: Setembro 22, 2011, 08:32:06 pm »


O Ministério da Defesa russo planeia recolocar três cruzadores nucleares da classe Kirov na Marinha russa, diz o jornal Izvestia desta quarta-feira.

Os cruzadores de mísseis nucleares Almirante Nakhimov, Almirante Lazarev e Almirante Ushakov foram construídos na era soviética, mas foram desactivados e depositados em doca vai para mais de uma década. O único cruzador da classe Kirov ativo é o Pyotr Veliky, o navio almirante da Frota do Norte da Rússia.

O Izvestia citou uma fonte na indústria de defesa russa, dizendo que a reforma incluiria o casco e reparos nos reatores nucleares, bem como uma modernização significativa da electrónica e armas.

"Todas estas medidas vão nos permitir estender a vida útil desses navios até 2030-2040", disse a fonte.

O armamento dos navios terá um grande impulso, com a instalação de sistemas avançados de multi-módulo de mísseis capaz de disparar uma grande variedade de mísseis e torpedos, incluindo P-800 Yakhont (SS-N-26) mísseis anti-navio de cruzeiro.

Os navios também receberão avançados sistemas de defesa aérea com base nos mísseis baseados em terra S-400 Triumf bem como um novo sistema de defesa de ponto.

Cada cruzador terá uma capacidade total de carga de 300 mísseis, tornando nos navios melhor armados do mundo.

Após o reequipamento, os cruzadores da classe Kirov provavelmente serão implantados no Norte da Rússia e nas frotas do Pacífico, como parte de forças-tarefa configurados para realizar uma grande variedade de missões de combate e "caça" a porta-aviões e submarinos.

Os trabalhos no Almirante Nakhimov já começaram e o cruzador é esperado para reentrar em serviço com a Marinha russa em 2015, de acordo com fontes citadas nos media.

in Defence Talk

 :shock:  :shock:  :shock:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7528
  • Recebeu: 989 vez(es)
  • +4629/-874
Re: Armada Russa
« Responder #243 em: Setembro 23, 2011, 11:31:21 am »
A informação sobre o facto de este ser o primeiro sistema submarino russo a utilizar o sistema «pump jet» ou melhor, a configuração «pump jet», é pública e está nas mais diversas publicações sobre o sistema. Eu não tenho outras informações sobre os sistemas russos que me permitam concluir o contrário.

O que não nego, é que seguindo o que é tradicional na industria e conceitos de desenvolvimentos russos, eles tivessem começado a testar esta possibilidade há muito tempo, mas pelo que vemos, com resultados pouco interessantes.
O problema da temperatura da água nos mares do norte, faz com que um sucesso naquelas latitudes, acaba não o sendo quando um navio vem para o mediterrâneo.

Os submarinos que utilizam o sistema são:

Britânicos:
Classe Trafalgar
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=372
Classe Astute
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=373

Americanos:
Classe Seawolf
Classe Ohio modernizada : (convertidos para a utilização do Pump Jet)
http://www.areamilitar.net/directorio/NAV.aspx?nn=334

Franceses
Le Triomphant
http://www.areamilitar.net/directorio/NAV.aspx?nn=353


Os soviéticos não teriam seguramente deixado de estudar o tema, mas que eu saiba e que esteja publicado, não houve nenhuma classe russa que tivesse utilizado estes sistema até aos submarinos Borei.



Depois, evidentemente há a especulação.
Lembro por exemplo o filme «Caça ao outubro vermelho» em que os russos teriam desenvolvido um sistema muito sofisticado de propulsão magneto-hidrodinâmica, que chamaram de «catterpilar». Na verdade uma invenção dentro da invenção, porque o autor do livro Tom Clancy, tinha concebido o submarino com um sistema de hidrojato.
A tese do Clancy fora demonstrada absurda, porque o hidrojato torna o navio muito mais barulhento e isso levou à introdução do sistema de propulsão magneto-hidrodinâmica.

Mas isto era ficção cientifica. Nunca existiu e o que sabemos é que os almirantes russos tinham absoluta certeza de que os submarinos americanos eram muito mais silenciosos que os russos.
Essa paranoia chegou até ao afundamento do Kursk, onde as teorias da conspiração continuaram a afirmar que tinha sido um submarino americano a afundar o submarino russo.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +472/-31
Re: Armada Russa
« Responder #244 em: Setembro 23, 2011, 01:12:19 pm »
Caros Papatango e  SSK:
 
Desculpem meter-me na conversa mas, estão a falar deste tipo de "pump jet" ?



SSK um desafio:
que sub e este?

tem 2 Ducted propellers tambem chamados "pump jet"
 

*

Upham

  • Perito
  • **
  • 503
  • +0/-0
Re: Armada Russa
« Responder #245 em: Setembro 23, 2011, 02:23:33 pm »
Boa tarde! :arrow: Já há alguns anos a esta parte que os Russos colocaram este sistema nos seus submarinos. Se lhe disse-se a classe até ficaria surpreendido.

[/quote]

Submarinos da classe Kilo (não todas as variantes)?

http://en.wikipedia.org/wiki/Soviet_submarine_B-871
mesmo artigo na versão "ruccisky" certamente mais completo, mas eu não sei ler a lingua dos gajos lá das estepes...
http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%91-871_%C2%AB%D0%90%D0%BB%D1%80%D0%BE%D1%81%D0%B0%C2%BB

Cumprimentos
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
Re: Armada Russa
« Responder #246 em: Setembro 23, 2011, 03:09:08 pm »
O da foto de baixo é um Typhoon. Nem um nem outro têm pumpjet.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

psaa

  • Membro
  • *
  • 129
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
Re: Armada Russa
« Responder #247 em: Setembro 23, 2011, 03:09:43 pm »
Citar
SSK um desafio:
que sub e este?

tem 2 Ducted propellers tambem chamados "pump jet"

Peço desculpa meter-me, mas este não será o I-400 japonês da II Grande Guerra?
Parece ter 2 marinheiros americanos em cima, por isso só poderá ser um dos 3 submarinos aprisionados pelos americanos em 1945...
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +472/-31
Re: Armada Russa
« Responder #248 em: Setembro 23, 2011, 05:03:23 pm »
BINGO!!!!  :D

E de facto um Typhoon!


Citação de: "luis filipe silva"
O da foto de baixo é um Typhoon. Nem um nem outro têm pumpjet.



 Eu  coloquei a questao porque acho que se está a  confundir termos

Luis este tipo de DUCTED PROPELLER  é chamado por alguns de   "pump jet"!  é uma questao de definição de termos!  

 EU queria saber é que tipo de pump jet estao voces a falar?
« Última modificação: Setembro 23, 2011, 06:29:11 pm por ICE 1A+ »
 

*

psaa

  • Membro
  • *
  • 129
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-0
Re: Armada Russa
« Responder #249 em: Setembro 23, 2011, 05:49:04 pm »
Reparem na diferença de tamanho entre o Typhoon e o novo Borei...   :shock:

 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 682
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +12/-10
Re: Armada Russa
« Responder #250 em: Setembro 23, 2011, 11:27:25 pm »
se procurarem....

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Pump- ... -class.jpg

http://www.naval.com.br/blog/tag/pump-jet/

http://actorlando.com/pump-jet-propulsion.htm

não aconselhável para aguas rasas

mais...

Un Pump-jet n'est de toute façon pas une simple hélice carénée: de même que la forme des étages de turbine d'un réacteur (dont on voit la soufflante) est à la fois proche et lointaine de celle d'une hélice des turbopropulseurs, le pump-jet est une turbine multi étages qui se constitue d'ailleurs probablement de plus de 2 ou 3 étages, et dont on peut apercevoir, au mieux, le premier et le dernier... Dans le cas des SNLE-NG, on a apparemment préféré ne pas montrer la partie visible de la pompe-hélice.

fonte...   http://zone.sousmarins.free.fr/zone%20s ... elices.htm

http://img210.imageshack.us/img210/2784/waterjet.jpg

uma visby algo diferente

os franceses

http://nuclearfiles.org/menu/key-issues ... ce-cdi.htm
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +472/-31
Re: Armada Russa
« Responder #251 em: Setembro 26, 2011, 11:30:01 pm »
Nao sei se e o tópico para colocar a questao  mas uma vez que estamos a falar de propulsores e submarinos
gostava que fosse um Submarinista a responder

SSK:

Este sistema reduz  a assinatura do navio? ou mais uma tentativa falhada?



USS winston s. Churchill (DDG  81)

O objectivo é que produza o som de chuva a cair no mar nos sonares dos submarinos
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Armada Russa
« Responder #252 em: Setembro 29, 2011, 01:07:08 am »
Citação de: "ICE 1A+"
Nao sei se e o tópico para colocar a questao  mas uma vez que estamos a falar de propulsores e submarinos
gostava que fosse um Submarinista a responder

SSK:

Este sistema reduz  a assinatura do navio? ou mais uma tentativa falhada?



USS winston s. Churchill (DDG  81)

O objectivo é que produza o som de chuva a cair no mar nos sonares dos submarinos

Sim, acaba por eliminar a maior parte da cavitação e assim lá se vai muito do ruído de banda larga.  Sendo a cavitação por norma em ocorre nas baixas frequências, a detecção a grandes distâncias perde-se...
Como sabes depois o ruído de banda estreita permite-nos captar a verdadeira assinatura acústica, mas a detecção do alvo fica para distâncias bem mais próximas.

PS: tenho ideia que as la fayette também são assim, e o resultado é muito bom...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: Armada Russa
« Responder #253 em: Setembro 29, 2011, 01:23:35 am »
Meu caro papatango,

O que Senhor vê nas belas imagens dos submarinos que o seu URL nos mostra são sistemas que há muito se usa tanto para navios de superfície como para submarinos para evitar a cavitação, e mais nada do que isso. O sistema que estamos a falar dos Russos, chamem-lhe pup jet ou outra coisa qualquer, é diferente do que o usado nos que mostra. Uma coisa é arranjar métodos para evitar a cavitação, outra coisa é o Water jet.

A imagem do post anterior mostra-nos um dos métodos para evitar a cavitação, também temos os hélices Skewback usados pelos submarinos de construção alemã mais modernos, bem como esses hélices envoltos em cilindros.
E da minha experiência no ramo, digo-lhe que o método de supressão da cavitação mais eficaz é o do hélice tipo skewback, todos os outros mais rotação ou menos rotação, mais metro menos metro de profundidade vão sempre cavitar, o Skewback nem por isso...
Não acha estranho toda a gente tapar os hélices dos submarinos quando estes estão fora de água e os U212 e U214 não precisarem disso?
Como os hélices não cavitam, não passam frequências para a água logo não apanham o hélice do submarino em causa... o que adianta a um russo saber que um U212 tem x pás se nunca as vai ouvir no seu sonar ou ver no seu display...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Armada Russa
« Responder #254 em: Setembro 29, 2011, 01:33:11 pm »
Citação de: "psaa"
Reparem na diferença de tamanho entre o Typhoon e o novo Borei...   :shock:

Esquisito, pensava que o Borei era 5 metros mais pequeno que o Typhoon.