A desculpa da falta de pilotos é demasiado esfarrapada. Uma tripulação por fragata activa já safava muita coisa, isto é, muito raramente terás todos os helicópteros e todas as fragatas em simultâneo, permitindo assim, com 4 ou 5 tripulações, rodar entre os diversos helicópteros, não sobrecarregando as actuais 5 células (Lynx) constantemente, como aconteceu nos últimos 25 anos. Qualquer que seja a opção de ter mais hélis na Marinha, fossem mais 2 ou 3 Lynx, ou 2 ou 3 Seahawk como parte dos "oferecidos" pelos EUA, ia dar ao mesmo.
A realidade é, para quem defende uma unidade de hélis no Exército e não puxa para o assunto a falta de pilotos, mas quando estes hélis são para algum dos outros ramos já puxa, é um bocadinho estranho, especialmente quando os pilotos dos hélis de evacuação seriam os mesmos. Agora, na minha opinião, se viessem Hawks navalizados, pilotados por pilotos da FAP ou do comando conjunto ou o que fosse, não magoava ninguém terem certificação para operar a partir de navios. Aliás, os Merlin CSAR quando fossem operados a partir dum hipotético LPD, os respectivos pilotos serão na mesma da FAP, com a certificação para operar a partir do navio e não pilotos próprios da Marinha calculo eu.