GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • 824 Respostas
  • 391928 Visualizações
*

Tilt

  • 85
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #615 em: Outubro 07, 2008, 09:44:54 am »
Nao sei se estou a colocar a menssagem no sitio certo mas ca vai..... :roll:
Gostaria de saber quem ministra o curso de protecção a altas individualidades se é o GOE ou CSP? E de forma generalista quais os modulos que constituem o curso.
Desde ja obrigado
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #616 em: Outubro 07, 2008, 03:23:31 pm »
O curso é naturalmente ministrado pelos instrutores do CSP...
::..Trafaria..::
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #617 em: Outubro 08, 2008, 03:51:50 pm »
Citação de: "Tilt"
Nao sei se estou a colocar a menssagem no sitio certo mas ca vai..... :lol:
(e os do GOE tambem)  :cry:

*

Tilt

  • 85
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #618 em: Outubro 09, 2008, 07:19:05 pm »
Nonameboy era mesmo ai que eu queria chegar a segurança pessoal em paises de risco muito elevado,como funciona esse aspecto do GOE nesses paises, entendo que quem saiba não possa falar muito apenas pedia que generalizasem o enquadramento da missão.
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #619 em: Outubro 09, 2008, 09:49:02 pm »
Citação de: "Tilt"
Nonameboy era mesmo ai que eu queria chegar a segurança pessoal em paises de risco muito elevado,como funciona esse aspecto do GOE nesses paises, entendo que quem saiba não possa falar muito apenas pedia que generalizasem o enquadramento da missão.


A meu ver eles fazem o mesmo que o CSP, só são depositados nesses países pela sua formação mais especializada para as possiveis eventualidades que possam suceder... c34x

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #620 em: Outubro 09, 2008, 10:45:47 pm »
Sobre o GOE e CSP nao sei se é correcto dizer que um é mais especializado que outro; são especializações diferentes, isso sim.

Assim, numa explicação "de bolso", diria que o GOE tem a devida formação e - no que há protecção de altas entidades diz respeito - actua só naquelas situações de segurança máxima, com violência em decurso ou iminente, perigosidade extrema... no fundo são aqueles casos onde a alta entidade viaja em carro blindado e os agentes actuam com meios que nada têm a ver com a discrição tipica dos bodyguards, de armas à vista, fardados e sempre em ultimo grau de prontidão.

O CSP tambem recebe essa formação, mas os meios para desempenhar esse tipo de missão estão no GOE e, de resto, quem lhes ministra esse modulo são os colegas do CSP.
« Última modificação: Outubro 09, 2008, 10:52:08 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #621 em: Outubro 09, 2008, 10:51:35 pm »
Citação de: "Trafaria"
Sobre o GOE e CSP nao é correcto dizer que um é mais especializado que outro; são especializações diferentes, isso sim.

Assim, numa explicação "de bolso", diria que o GOE tem a devida formação e - no que há protecção de altas entidades diz respeito - actua só naquelas situações de segurança máxima, com violência em decurso ou iminente, perigosidade extrema... no fundo são aqueles casos onde a alta entidade viaja em carro blindado e os agentes actuam com meios que nada têm a ver com a discrição tipica dos bodyguards, de armas à vista, fardados e sempre em ultimo grau de prontidão.

O CSP tambem recebe essa formação, mas os meios para desempenhar esse tipo de missão estão no GOE e, de resto, quem lhes ministra esse modulo são os colegas do CSP.


Lembro-me de ver as fotos do GOE a proteger a embaixadora no Iraque e não tinha nada a ver com a actuação típica do CSP.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #622 em: Outubro 09, 2008, 10:54:11 pm »
Exactamente. Um bom exemplo para ilustrar asminhas palavras.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #623 em: Outubro 09, 2008, 11:08:21 pm »
Lá fora o GOE faz um pouquinho de tudo - fazem o que for preciso, pois primeiro que tudo são policias. Metamorfoseiam-se em bombeiros, em porteiros, assistentes sociais... no que a situação exigir.
 
No meio dum conflito, do caos, do desespero ... aparece um gajo tranquilo, firme e a falar a lingua do aflito ... é um anjo!

(mas com a capacidade de num ápice se transformar no diabo - mas só se for preciso)
::..Trafaria..::
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #624 em: Outubro 09, 2008, 11:20:58 pm »
Citação de: "Trafaria"
Lá fora o GOE faz um pouquinho de tudo - fazem o que for preciso, pois primeiro que tudo são policias. Metamorfoseiam-se em bombeiros, em porteiros, assistentes sociais... no que a situação exigir.
 
No meio dum conflito, do caos, do desespero ... aparece um gajo tranquilo, firme e a falar a lingua do aflito ... é um anjo!

(mas com a capacidade de num ápice se transformar no diabo - mas só se for preciso)


Meus senhores eis TRAFARIA o poeta. :wink:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #625 em: Outubro 09, 2008, 11:34:32 pm »
Homem, isto é romantismo. Palavras de um policia que mantém e materá até à reforma o idealismo de um maçarico.

Ups... poeta, nem pensar.
Noutros tempos (já longinquos) ainda ensaiei escrever-lhes uns poemazitos... mas para minha desgraça elas ou se desfaziam à gargalhada ou fugiam.  :lol:
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #626 em: Outubro 09, 2008, 11:43:17 pm »
Citar
no que há protecção
[/b]

Perdoem-me. Nao sou nem linguista enm purista. Mas detesto este erro.

Aqui deveria utilizar "à", a contração da preposição "a" com o artigo "a" e não o verbo haver.
::..Trafaria..::
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #627 em: Outubro 10, 2008, 01:16:58 am »
Ao contrário de "Há 2h que estou aqui à espera.", pois o verbo haver indica a quantidade temporal existente entre os dois momentos.

Assim se fala bom português! xD
 

*

cãocompulgas

  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #628 em: Outubro 10, 2008, 04:01:28 pm »
As missões nas nossas representações diplomáticas,  estão agora (gradualmente) a ser efectuadas por dispositivos que integram nas mesmas equipas operacionais do GOE e do CSP. Uma medida que me parece ajustada.
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #629 em: Outubro 10, 2008, 05:14:34 pm »
Citação de: "Trafaria"
Sobre o GOE e CSP nao sei se é correcto dizer que um é mais especializado que outro; são especializações diferentes, isso sim.

Assim, numa explicação "de bolso", diria que o GOE tem a devida formação e - no que há protecção de altas entidades diz respeito - actua só naquelas situações de segurança máxima, com violência em decurso ou iminente, perigosidade extrema... no fundo são aqueles casos onde a alta entidade viaja em carro blindado e os agentes actuam com meios que nada têm a ver com a discrição tipica dos bodyguards, de armas à vista, fardados e sempre em ultimo grau de prontidão.

O CSP tambem recebe essa formação, mas os meios para desempenhar esse tipo de missão estão no GOE e, de resto, quem lhes ministra esse modulo são os colegas do CSP.


Era o que eu queria dizer e talvez disse embora por outras palavras. Mas Trafaria sempre atento á jogada! :?
Nao posso confirmar nada.