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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2880 em: Junho 18, 2021, 08:05:38 am »
Ontem apanhei uma reportagem da RTP acerca dos F-16 nos Açores, em que o comandante operacional da FAP mencionou os F-35 como "provável substituto" dos F-16
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2881 em: Junho 18, 2021, 10:41:39 am »
Ontem apanhei uma reportagem da RTP acerca dos F-16 nos Açores, em que o comandante operacional da FAP mencionou os F-35 como "provável substituto" dos F-16

Os pilotaços da Base Aérea do Pinhal só têm olhos para o F-35A, bem como o Titi segundo parece. O problema é que há um Leão, uma pandemia e uma LPM a complicar as coisas, e por isso terão de levar com aquilo que vier a seguir, seja o Lightning II ou não, seja voarem os AM/BM até cairem de podres. De forma peremptória, ambas as Esquadras estarão de acordo que "remendar" o F-16 - entenda-se, o F-16V -, pouco ou nenhum ganho operacional virá trazer em relação ao F-16 MLU, no entanto não é uma decisão que esteja nas suas mãos.

Sem dúvida que o ideal seria modernizar as células PA I para "full Viper", de modo a poderem cumprir com uma capacidade minimamente credível a função de Defesa Aérea no Continente, ilhas e destacamentos da NATO (BAP, IAP, eAP, Assurance Measures, etc), e a aquisição de pelo menos uma dúzia de F-35A principalmente para operações anti-superfície. Isto não é linear pois há muitas questões envolvidas, a que não será alheio também o facto do programa F-35 parecer estar a perder gás por várias e conhecidas razões, e da FAP cada vez mais parecer querer dar maior ênfase a missões anti-superfície com os F-16 em detrimento da Defesa Aérea.

Isto, claro, já sem mencionar o futuro "F-36", que poderia ser eventualmente uma melhor solução para o nosso caso, mas que em termos de entrada ao serviço será certamente algo tardio para aquilo que precisaríamos. E daí...

Entretanto mais um argumento contra o F-35: https://www.sandboxx.us/blog/move-over-stealth-america-needs-faster-jets-to-beat-china/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2882 em: Junho 18, 2021, 11:15:02 am »
Tenho muitas dúvidas, que o actual radar dos Fs seja melhor que o AESA.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2883 em: Junho 18, 2021, 11:33:28 am »
Tenho muitas dúvidas, que o actual radar dos Fs seja melhor que o AESA.

O AN/APG-66(V)2A? É claro que não tem nada a ver com o AN/APG-83 SABR, é toda uma outra nova dimensão.
« Última modificação: Junho 18, 2021, 11:36:49 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2884 em: Junho 18, 2021, 12:08:51 pm »
Citar
De forma peremptória, ambas as Esquadras estarão de acordo que "remendar" o F-16 - entenda-se, o F-16V -, pouco ou nenhum ganho operacional virá trazer em relação ao F-16 MLU, no entanto não é uma decisão que esteja nas suas mãos.

Fiquei um pouco baralhado com esta parte. O V é superior em tudo face ao MLU, a começar pelo radar AESA, que por si só já lhe permite explorar o potencial máximo das versões mais avançadas do AMRAAM, é mais preciso, tem mais alcance, mais resistência a contra-medidas. Dizer que não há ganho nenhum operacional, parece-me exagerado... É completamente o contrário que se faz na Marinha: lá os NPOs são a última bolacha do pacote, na FAP os F-16V não são suficientemente bons. Vá-se lá entender.

Seja como for, o verdadeiro potencial dos F-16, sejam MLU sejam V, depende do armamento que se coloque neles. Obviamente que ter F-16V, ou mesmo F-35, e não ter AIM-9X, AIM-120D, JASSM, Harpoon, JSOW, SDB, etc, é não tirar partido das capacidades da plataforma.

Citar
Sem dúvida que o ideal seria modernizar as células PA I para "full Viper", de modo a poderem cumprir com uma capacidade minimamente credível a função de Defesa Aérea no Continente, ilhas e destacamentos da NATO (BAP, IAP, eAP, Assurance Measures, etc), e a aquisição de pelo menos uma dúzia de F-35A principalmente para operações anti-superfície.

Sem dúvida a melhor opção, com o upgrade para V dos PA I a realizar o mais depressa possível, e a compra dos 12 F-35 em 2030. Além de ficar mais barato do que adquirir duas esquadras de F-35, com 24 a 30 aviões de uma assentada, fica também extremamente caro usar F-35 para as missões do dia-a-dia, como as interceptar Cessnas.

Citar
e da FAP cada vez mais parecer querer dar maior ênfase a missões anti-superfície com os F-16 em detrimento da Defesa Aérea.

Isto poderia ser uma boa notícia, se de facto fosse adquirido mais e melhor armamento para esta função, como armas stand-off, mísseis anti-navio e SDB/SDB-II. Agora fazer tudo com bombas e o Vulcan, é complicado.
Outro problema é que a capacidade AA terrestre é nula, capacidade AA dos navios da Marinha limitada a defesa de ponto, sendo os F-16 o único meio de defesa aérea digno. Perdendo isto, ficamos completamente à mercê de ataques aéreos de qualquer tipo. Num mundo em que as ameaças aéreas se multiplicam, com os drones, mísseis de cruzeiro, balísticos, mais as ameaças convencionais, parece-me algo contraproducente.
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2885 em: Junho 18, 2021, 12:19:04 pm »
Os Argentinos também tinham manias de grandeza e agora é entre Jf17 e Tejas (tipo marinha Portuguesa)..  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.cavok.com.br/se-preco-do-jf-17-nao-baixar-argentina-teria-dito-que-podera-comprar-o-hal-tejas-indiano



Cumprimentos

P.S. Existem cenas que não percebo. De facto um F16 AM e um F16E/F/V têm cá uma coisa em comum a começar pelo exterior...  ::) ::)





"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2886 em: Junho 18, 2021, 03:23:32 pm »
Entre o JF-17 e o Tejas? Bolas, aquilo está mesmo mal na Argentina. :(


Fiquei um pouco baralhado com esta parte. O V é superior em tudo face ao MLU, a começar pelo radar AESA, que por si só já lhe permite explorar o potencial máximo das versões mais avançadas do AMRAAM, é mais preciso, tem mais alcance, mais resistência a contra-medidas. Dizer que não há ganho nenhum operacional, parece-me exagerado... É completamente o contrário que se faz na Marinha: lá os NPOs são a última bolacha do pacote, na FAP os F-16V não são suficientemente bons. Vá-se lá entender.

Seja como for, o verdadeiro potencial dos F-16, sejam MLU sejam V, depende do armamento que se coloque neles. Obviamente que ter F-16V, ou mesmo F-35, e não ter AIM-9X, AIM-120D, JASSM, Harpoon, JSOW, SDB, etc, é não tirar partido das capacidades da plataforma.

É uma forma de pressão por parte da Força Aérea do Pinhal, uma maneira mais directa de afirmar que só pode haver um caminho possível, ou seja, enveredar pela 5ª Geração. É óbvio que o ganho de capacidades de um F-16V Block 70/72 vs. um F-16AM/BM Block 20 MLU é bastante significativo, e por isso a opinião dos pilotaços é só isso mesmo, uma opinião. O sistema de armas externamente até se poderá manter praticamente o mesmo, porém internamente o salto é de 4ª para 4.5ª Geração. Agora, e como bem referiste, de nada adiante fazer uma modernização para "full Viper" se a panóplia de armas à sua disposição também não evoluir com o mesmo, e se continuar a retirar apenas uma fracção do potencial da aeronave. Até porque, em último caso, após o abate da frota F-16, o arsenal ainda ao dispôr facilmente transitaria na sua grande maioria para o F-35A.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2887 em: Junho 18, 2021, 05:09:25 pm »
Pelo menos revelam alguma ambição, ao contrário da Marinha ::)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2888 em: Junho 18, 2021, 08:05:38 pm »
É uma forma de pressão por parte da Força Aérea do Pinhal, uma maneira mais directa de afirmar que só pode haver um caminho possível, ou seja, enveredar pela 5ª Geração. É óbvio que o ganho de capacidades de um F-16V Block 70/72 vs. um F-16AM/BM Block 20 MLU é bastante significativo, e por isso a opinião dos pilotaços é só isso mesmo, uma opinião. O sistema de armas externamente até se poderá manter praticamente o mesmo, porém internamente o salto é de 4ª para 4.5ª Geração. Agora, e como bem referiste, de nada adiante fazer uma modernização para "full Viper" se a panóplia de armas à sua disposição também não evoluir com o mesmo, e se continuar a retirar apenas uma fracção do potencial da aeronave. Até porque, em último caso, após o abate da frota F-16, o arsenal ainda ao dispôr facilmente transitaria na sua grande maioria para o F-35A.

Eu entendo perfeitamente a intenção de "pressionar" os governos para que seja feito o salto para a quinta geração. O meu receio é que aconteça o mesmo que aconteceu à Marinha, na execução da presente LPM: apresentaram ao governo um plano para substituir as fragatas, cujo custo chegava aos 3 ou 4 mil milhões, e obviamente, esbarrou no poder político. Se calhar com uma proposta mais "contida" de 3 fragatas por 1800 milhões, tinham tido mais sucesso, e o mesmo para a questão dos F-16, que seria mais fácil pedir uns 300 milhões para os PA I.

A questão do armamento é uma não questão realmente, praticamente tudo o que o F-16 carrega, o F-35 também, salvo uma ou outra excepção. Isso não devia servir de impedimento para se ir adquirindo armamento moderno.
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2889 em: Junho 18, 2021, 09:57:33 pm »
Ontem apanhei uma reportagem da RTP acerca dos F-16 nos Açores, em que o comandante operacional da FAP mencionou os F-35 como "provável substituto" dos F-16

Os pilotaços da Base Aérea do Pinhal só têm olhos para o F-35A, bem como o Titi segundo parece. O problema é que há um Leão, uma pandemia e uma LPM a complicar as coisas, e por isso terão de levar com aquilo que vier a seguir, seja o Lightning II ou não, seja voarem os AM/BM até cairem de podres. De forma peremptória, ambas as Esquadras estarão de acordo que "remendar" o F-16 - entenda-se, o F-16V -, pouco ou nenhum ganho operacional virá trazer em relação ao F-16 MLU, no entanto não é uma decisão que esteja nas suas mãos.

Sem dúvida que o ideal seria modernizar as células PA I para "full Viper", de modo a poderem cumprir com uma capacidade minimamente credível a função de Defesa Aérea no Continente, ilhas e destacamentos da NATO (BAP, IAP, eAP, Assurance Measures, etc), e a aquisição de pelo menos uma dúzia de F-35A principalmente para operações anti-superfície. Isto não é linear pois há muitas questões envolvidas, a que não será alheio também o facto do programa F-35 parecer estar a perder gás por várias e conhecidas razões, e da FAP cada vez mais parecer querer dar maior ênfase a missões anti-superfície com os F-16 em detrimento da Defesa Aérea.

Isto, claro, já sem mencionar o futuro "F-36", que poderia ser eventualmente uma melhor solução para o nosso caso, mas que em termos de entrada ao serviço será certamente algo tardio para aquilo que precisaríamos. E daí...

Entretanto mais um argumento contra o F-35: https://www.sandboxx.us/blog/move-over-stealth-america-needs-faster-jets-to-beat-china/

O mais importante não é o meio em si mas continuar no grupo de vai passar de F-16 MLU para F-35.
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2890 em: Junho 18, 2021, 10:42:53 pm »
Entre o JF-17 e o Tejas? Bolas, aquilo está mesmo mal na Argentina. :(


Fiquei um pouco baralhado com esta parte. O V é superior em tudo face ao MLU, a começar pelo radar AESA, que por si só já lhe permite explorar o potencial máximo das versões mais avançadas do AMRAAM, é mais preciso, tem mais alcance, mais resistência a contra-medidas. Dizer que não há ganho nenhum operacional, parece-me exagerado... É completamente o contrário que se faz na Marinha: lá os NPOs são a última bolacha do pacote, na FAP os F-16V não são suficientemente bons. Vá-se lá entender.

Seja como for, o verdadeiro potencial dos F-16, sejam MLU sejam V, depende do armamento que se coloque neles. Obviamente que ter F-16V, ou mesmo F-35, e não ter AIM-9X, AIM-120D, JASSM, Harpoon, JSOW, SDB, etc, é não tirar partido das capacidades da plataforma.

É uma forma de pressão por parte da Força Aérea do Pinhal, uma maneira mais directa de afirmar que só pode haver um caminho possível, ou seja, enveredar pela 5ª Geração. É óbvio que o ganho de capacidades de um F-16V Block 70/72 vs. um F-16AM/BM Block 20 MLU é bastante significativo, e por isso a opinião dos pilotaços é só isso mesmo, uma opinião. O sistema de armas externamente até se poderá manter praticamente o mesmo, porém internamente o salto é de 4ª para 4.5ª Geração. Agora, e como bem referiste, de nada adiante fazer uma modernização para "full Viper" se a panóplia de armas à sua disposição também não evoluir com o mesmo, e se continuar a retirar apenas uma fracção do potencial da aeronave. Até porque, em último caso, após o abate da frota F-16, o arsenal ainda ao dispôr facilmente transitaria na sua grande maioria para o F-35A.
Boa noite,
Esse é outro programa de milhões, mas que mais cedo ou mais tarde irá para a frente, indo coincidir temporalmente em parte com as FNG.
Para a FAP o avião está escolhido há muito, a escolha é F-35A, 20 aeronaves dão uma vantagem tática e dissuasora enorme, no flanco sul da NATO, então se adicionar-mos 5 FFG de nova geração e os 2 SSG, Portugal ficará com capacidades bastante interessantes, então se a isto adicionasse-mos  2 A-330 MRTT, seria "ouro sobre azul".
Cps,
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2891 em: Junho 18, 2021, 11:10:57 pm »
Eu sei que a minha opinião está em minoria por aqui, mas concordo que fazer um upgrade dos MLU para Viper não vai trazer grandes benefícios em termos NATO porque, quer num caso quer noutro, vão-nos ser atribuídas missões secundárias e de suporte (como na Bósnia) e, além disso, seria a garantia de que não teríamos 5ª geração até depois de 2040... acho que faz sentido fazer um upgrade Viper-light, essencialmente centrado num radar AESA, aos PA1 e substituir os PA2 por 12-14 F-35A (depois lá para 2040 poder-se-iam adquirir F-35 em 2ª mão, tal como se fez com os F-16). Neste cenário, os F-35 ficariam “atribuídos” à NATO e os F-16 chegariam e sobrariam para QRA e TASMO.

Para mim o grande problema deste cenário nem é tanto custo de aquisição; embora seja caro criar a infraestrutura, a menos de $80M por avião compravam-se os 12-14 aparelhos e montava-se a infrastrutura por bem menos de 2000 M€. O meu grande problema é que o custo de hora de vôo dos F-35; 30000€/hora não é fácil de digerir e arriscar-nos-iamos a ficar com uma série de “hangar queens”, tal como os Merlin... enfim, ao contrário do que se passa com a Marinha, para mim não há uma escolha óbvia, mas pelo menos esta atitude denota ambição e vontade de continuar a jogar com os “big boys”.
« Última modificação: Junho 18, 2021, 11:24:59 pm por JohnM »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2892 em: Junho 18, 2021, 11:16:38 pm »
Eu sei que a minha opinião está em minoria por aqui, mas concordo que fazer um upgrade dos MLU para Viper não vai trazer grandes benefícios em termos NATO porque, quer num caso quer noutro, vão-nos ser atribuídas missões secundárias e de suporte (como na Bósnia) e, além disso, seria a garantia de que não teríamos 5ª geração até depois de 2040... acho que faz sentido fazer um upgrade Viper-light, essencialmente centrado num radar AESA, aos PA1 e substituir os PA2 por 12-14 F-35A (depois lá para 2040 poder-se-iam adquirir F-35 em 2ª mão, tal como se fez com os F-16). Neste cenário, os F-35 ficariam “atribuídos” à NATO e os F-16 chegariam e sobrariam para QRA.

Para mim o grande problema deste cenário nem é tanto custo de aquisição; embora seja caro criar a infraestrutura, a menos de $80M por avião compravam-se os 12-14 aparelhos e montava-se a infrastrutura por bem menos de 2000 M€. O meu grande problema é que o custo de hora de vôo dos F-35; 30000€/hora não é fácil de digerir e arriscar-nos-iamos a ficar com uma série de “hangar queens”, tal como os Merlin... enfim, ao contrário do que se passa com a Marinha, para mim não há uma escolha óbvia, mas pelo menos esta atitude denota ambição e vontade de continuar a jogar com os “big boys”.

Excelente análise, a USAF estará a tentar baixar o preço da HV para 20 a 25 mil.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2893 em: Junho 18, 2021, 11:27:27 pm »
Eu sei que a minha opinião está em minoria por aqui, mas concordo que fazer um upgrade dos MLU para Viper não vai trazer grandes benefícios em termos NATO porque, quer num caso quer noutro, vão-nos ser atribuídas missões secundárias e de suporte (como na Bósnia) e, além disso, seria a garantia de que não teríamos 5ª geração até depois de 2040... acho que faz sentido fazer um upgrade Viper-light, essencialmente centrado num radar AESA, aos PA1 e substituir os PA2 por 12-14 F-35A (depois lá para 2040 poder-se-iam adquirir F-35 em 2ª mão, tal como se fez com os F-16). Neste cenário, os F-35 ficariam “atribuídos” à NATO e os F-16 chegariam e sobrariam para QRA.

Para mim o grande problema deste cenário nem é tanto custo de aquisição; embora seja caro criar a infraestrutura, a menos de $80M por avião compravam-se os 12-14 aparelhos e montava-se a infrastrutura por bem menos de 2000 M€. O meu grande problema é que o custo de hora de vôo dos F-35; 30000€/hora não é fácil de digerir e arriscar-nos-iamos a ficar com uma série de “hangar queens”, tal como os Merlin... enfim, ao contrário do que se passa com a Marinha, para mim não há uma escolha óbvia, mas pelo menos esta atitude denota ambição e vontade de continuar a jogar com os “big boys”.

Excelente análise, a USAF estará a tentar baixar o preço da HV para 20 a 25 mil.
Cps,
Mas isso são dólares de 2018... $25000 de 2018 serão mais de $30000 em 2028, assumindo uma inflaçao anual de 2%. Dê por der, fica caríssimo...
 

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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2894 em: Junho 19, 2021, 06:46:05 am »
Eu sei que a minha opinião está em minoria por aqui, mas concordo que fazer um upgrade dos MLU para Viper não vai trazer grandes benefícios em termos NATO porque, quer num caso quer noutro, vão-nos ser atribuídas missões secundárias e de suporte (como na Bósnia) e, além disso, seria a garantia de que não teríamos 5ª geração até depois de 2040... acho que faz sentido fazer um upgrade Viper-light, essencialmente centrado num radar AESA, aos PA1 e substituir os PA2 por 12-14 F-35A (depois lá para 2040 poder-se-iam adquirir F-35 em 2ª mão, tal como se fez com os F-16). Neste cenário, os F-35 ficariam “atribuídos” à NATO e os F-16 chegariam e sobrariam para QRA.

Para mim o grande problema deste cenário nem é tanto custo de aquisição; embora seja caro criar a infraestrutura, a menos de $80M por avião compravam-se os 12-14 aparelhos e montava-se a infrastrutura por bem menos de 2000 M€. O meu grande problema é que o custo de hora de vôo dos F-35; 30000€/hora não é fácil de digerir e arriscar-nos-iamos a ficar com uma série de “hangar queens”, tal como os Merlin... enfim, ao contrário do que se passa com a Marinha, para mim não há uma escolha óbvia, mas pelo menos esta atitude denota ambição e vontade de continuar a jogar com os “big boys”.

Excelente análise, a USAF estará a tentar baixar o preço da HV para 20 a 25 mil.
Cps,
Mas isso são dólares de 2018... $25000 de 2018 serão mais de $30000 em 2028, assumindo uma inflaçao anual de 2%. Dê por der, fica caríssimo...

Com essas HV a FAP, com o actual orçamento nunca terá os F35.

Se os F16 com uma HV a rondar os 9000€ é o que é quanto mais operar uma aeronave com o triplo do custo.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!