Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737109 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1804
  • Recebeu: 1690 vez(es)
  • Enviou: 2545 vez(es)
  • +5502/-2919
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2910 em: Junho 24, 2021, 09:49:45 am »
O custo h/voo do F-15 continua a ser muito mais elevado que o do F-16. Tirando o Gripen e F-16, não há mais nada nesta linha em termos de custo h/voo. Existem opções mais baratas sim, mas são caças baseados em aeronaves de treino avançado, que pouco mais valor militar terão que um F-5. Resumindo, se é para fazer meio salto geracional, para 4.5, a opção indiscutível e imbatível é o upgrade dos actuais MLU para V, dado que é uma opção muito mais barata do que ir comprar caças novos da mesma geração. Isto já devia não só estar em cima da mesa, mas a dar os primeiros passos, para que em 2025 já tivéssemos uma percentagem da frota modernizada.

Dito isto, depois é só debater se este upgrade é estendido a todos os MLU, ou só apenas aos PA I, e se fosse tomada a segunda opção, os PA II seriam substituídos por uma dúzia de F-35 na década de 30, ficando a substituição dos PA I (V), para a década de 40, onde aí saberíamos qual o rumo da USAF para o seu novo caça "5-", e se é opção mais viável do que simplesmente comprar mais F-35.

O caminho estará traçado, F-35A, esqueçam o "V".
Cps,

E, já agora pode-se saber, quem e quando o decidiu ??

Cpts
Decidiu a FAP e o MDN, agora como é óbvio. o futuro dirá se se vai assinar um contrato, pois até lá muita coisa pode mudar, como por exemplo um novo vírus, uma banca rota, outra Troika, etc.
Cps,
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2497
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3146 vez(es)
  • +599/-75
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2911 em: Junho 24, 2021, 10:13:58 am »
Não fico admirado se (infelizmente) tenha mesmo sido "decidido" - o MDN decidiu que só a partir de 2030 vão pensar no assunto, como a LPM o prova; a FAP, muito o indica pelas várias informações aqui colocadas, meteu na cabeça que é o F35 (ou equivalente, se houver) ou nada.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1804
  • Recebeu: 1690 vez(es)
  • Enviou: 2545 vez(es)
  • +5502/-2919
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2912 em: Junho 24, 2021, 11:54:28 am »
Não fico admirado se (infelizmente) tenha mesmo sido "decidido" - o MDN decidiu que só a partir de 2030 vão pensar no assunto, como a LPM o prova; a FAP, muito o indica pelas várias informações aqui colocadas, meteu na cabeça que é o F35 (ou equivalente, se houver) ou nada.   
A partir de 2027, já há verba para a substituição do SA, F-16, 85 milhões de EUR.
Cps,
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3917 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2913 em: Junho 24, 2021, 12:20:45 pm »
E o mais certo é no fim termos... nada. O problema nem é do F-35, é a imensidão de programas por resolver nessa altura. Acho que é demasiada fé, e ainda vai sair o tiro pela culatra à FAP. Quiçá, por falta de dinheiro, ou reduzem o número de caças, ficando a FAP com uns 18 no máximo, o que seria péssimo, ou compram F-35 de Blocks iniciais, limitados nas suas capacidades, o que seria péssimo. E esta tendência já faz lembrar o que se falava à 10/15 anos atrás, quando se queria Typhoon "trash" 1, que é querer um brinquedo com aspecto novo, só para mostrar, mas limitado nas capacidades.

Às vezes pasmam-me estas "certezas" todas. Quantas vezes já aconteceu isto, de negar opções lógicas e a curto prazo, porque se planeava algo "grandioso" mais à frente?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7284
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2914 em: Junho 24, 2021, 12:40:18 pm »
De instituições com ZERO de credibilidade, palheta vale igualmente ZERO.
Contar com ZERO e só acreditar perante factos consumados.

Palheta, quem a quiser dar que a coma.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Subsea7

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2915 em: Junho 24, 2021, 01:09:41 pm »
O custo h/voo do F-15 continua a ser muito mais elevado que o do F-16. Tirando o Gripen e F-16, não há mais nada nesta linha em termos de custo h/voo. Existem opções mais baratas sim, mas são caças baseados em aeronaves de treino avançado, que pouco mais valor militar terão que um F-5. Resumindo, se é para fazer meio salto geracional, para 4.5, a opção indiscutível e imbatível é o upgrade dos actuais MLU para V, dado que é uma opção muito mais barata do que ir comprar caças novos da mesma geração. Isto já devia não só estar em cima da mesa, mas a dar os primeiros passos, para que em 2025 já tivéssemos uma percentagem da frota modernizada.

Dito isto, depois é só debater se este upgrade é estendido a todos os MLU, ou só apenas aos PA I, e se fosse tomada a segunda opção, os PA II seriam substituídos por uma dúzia de F-35 na década de 30, ficando a substituição dos PA I (V), para a década de 40, onde aí saberíamos qual o rumo da USAF para o seu novo caça "5-", e se é opção mais viável do que simplesmente comprar mais F-35.

O caminho estará traçado, F-35A, esqueçam o "V".
Cps,

E, já agora pode-se saber, quem e quando o decidiu ??

Cpts
Decidiu a FAP e o MDN, agora como é óbvio. o futuro dirá se se vai assinar um contrato, pois até lá muita coisa pode mudar, como por exemplo um novo vírus, uma banca rota, outra Troika, etc.
Cps,

Claro, claro, concerteza que sim !!!!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2916 em: Junho 24, 2021, 01:11:55 pm »
De instituições com ZERO de credibilidade, palheta vale igualmente ZERO.
Contar com ZERO e só acreditar perante factos consumados.

Palheta, quem a quiser dar que a coma.

Mais milho desta vez é para os Pardalitos....... :mrgreen:
Um espectáculo vini vidi vinci. ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6489
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2917 em: Junho 24, 2021, 01:27:19 pm »
Também decidiram sobre estes. Olha, afinal não vieram e pagamos parte da guita...  :mrgreen: :mrgreen:







Cumprimentos

P.S Ver para crer... como afirmava São Tomé.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3917 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2918 em: Junho 24, 2021, 01:40:03 pm »
Faz lembrar todas as aquisições que eram dadas como certas nos últimos 20 anos. E quantos destes programas foram semelhantes à intenção da FAP querer F-35, ou seja, preferiu-se o topo de gama, colocando logo de lado alguma solução intermédia (neste caso F-16V), não existindo qualquer solução de "backup" caso não haja dinheiro para realizar a compra de equipamentos novos.

Lembram-se do Siroco? Não veio porque obrigava a não modernizar 1 das VdG (ou upgrade mais ligeiro a 2 delas) e a Marinha preferia o LPD "estilo Rotterdam". No fim, nem Siroco, nem MLU das VdG a tempo e horas, nem LPD novo.
E o Bérrio? A vontade de ter um AOR novinho em folha é tal, que ignoram o Wave.
E os NH-90? Pagámos multa e ficámos sem nada, hoje queremos hélis de evacuação.
E os EC-635? Recusados porque não estavam ainda certificados para lançar mísseis anti-tanque, e hoje andamos de Koala civil, quando se tivéssemos os EC-635, era só adquirir mais uns quantos para a FAP para treino.
E quanto é que apostam que só não se compraram mais Lynx, quando vieram as BD, porque já estava tudo a pensar nos NH-90? No fim, nem NH-90, nem reforço da frota de Lynx.
E a saga dos C-130? Primeiro era para modernizar, depois eram para ser substituídos por A-400, depois mudou-se de ideias e era para modernizar outra vez, depois surgiu o KC, que supostamente o custo unitário era de 60 milhões. No fim, não só temos de modernizar na mesma os C-130, como o KC afinal custa o dobro do planeado.
E o caso dos Alpha Jet? A escola internacional era dada como certa, e até agora, nada de nada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2919 em: Junho 24, 2021, 02:05:53 pm »
Faz lembrar todas as aquisições que eram dadas como certas nos últimos 20 anos. E quantos destes programas foram semelhantes à intenção da FAP querer F-35, ou seja, preferiu-se o topo de gama, colocando logo de lado alguma solução intermédia (neste caso F-16V), não existindo qualquer solução de "backup" caso não haja dinheiro para realizar a compra de equipamentos novos.

Lembram-se do Siroco? Não veio porque obrigava a não modernizar 1 das VdG (ou upgrade mais ligeiro a 2 delas) e a Marinha preferia o LPD "estilo Rotterdam". No fim, nem Siroco, nem MLU das VdG a tempo e horas, nem LPD novo.
E o Bérrio? A vontade de ter um AOR novinho em folha é tal, que ignoram o Wave.
E os NH-90? Pagámos multa e ficámos sem nada, hoje queremos hélis de evacuação.
E os EC-635? Recusados porque não estavam ainda certificados para lançar mísseis anti-tanque, e hoje andamos de Koala civil, quando se tivéssemos os EC-635, era só adquirir mais uns quantos para a FAP para treino.
E quanto é que apostam que só não se compraram mais Lynx, quando vieram as BD, porque já estava tudo a pensar nos NH-90? No fim, nem NH-90, nem reforço da frota de Lynx.
E a saga dos C-130? Primeiro era para modernizar, depois eram para ser substituídos por A-400, depois mudou-se de ideias e era para modernizar outra vez, depois surgiu o KC, que supostamente o custo unitário era de 60 milhões. No fim, não só temos de modernizar na mesma os C-130, como o KC afinal custa o dobro do planeado.
E o caso dos Alpha Jet? A escola internacional era dada como certa, e até agora, nada de nada.

No caso dos lynx a aquisição prevista era de sete unidades para as três VdG, mas, uma vez mais o poder politico, o PM na altura era o sr Cavaco Silva limitou o numero de unidades a cinco devido a cortes orçamentais.

Quando da aquisição nem se sonhava com o substituto dos lynx.

Abraços


Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2920 em: Junho 24, 2021, 02:15:03 pm »
Faz lembrar todas as aquisições que eram dadas como certas nos últimos 20 anos. E quantos destes programas foram semelhantes à intenção da FAP querer F-35, ou seja, preferiu-se o topo de gama, colocando logo de lado alguma solução intermédia (neste caso F-16V), não existindo qualquer solução de "backup" caso não haja dinheiro para realizar a compra de equipamentos novos.

Lembram-se do Siroco? Não veio porque obrigava a não modernizar 1 das VdG (ou upgrade mais ligeiro a 2 delas) e a Marinha preferia o LPD "estilo Rotterdam". No fim, nem Siroco, nem MLU das VdG a tempo e horas, nem LPD novo.
E o Bérrio? A vontade de ter um AOR novinho em folha é tal, que ignoram o Wave.
E os NH-90? Pagámos multa e ficámos sem nada, hoje queremos hélis de evacuação.
E os EC-635? Recusados porque não estavam ainda certificados para lançar mísseis anti-tanque, e hoje andamos de Koala civil, quando se tivéssemos os EC-635, era só adquirir mais uns quantos para a FAP para treino.
E quanto é que apostam que só não se compraram mais Lynx, quando vieram as BD, porque já estava tudo a pensar nos NH-90? No fim, nem NH-90, nem reforço da frota de Lynx.
E a saga dos C-130? Primeiro era para modernizar, depois eram para ser substituídos por A-400, depois mudou-se de ideias e era para modernizar outra vez, depois surgiu o KC, que supostamente o custo unitário era de 60 milhões. No fim, não só temos de modernizar na mesma os C-130, como o KC afinal custa o dobro do planeado.
E o caso dos Alpha Jet? A escola internacional era dada como certa, e até agora, nada de nada.

Não me doa a cabeça as vezes que ainda vão andar os iluminados a decidir qual o modelo substituto dos F's.

A saga desta substituição ainda nem do adro saiu e está a ser analisada vai ser reanalisada e voltará a ser equacionada e reequacionada um porradao de vezes ate que chegue a primeira aeronave seja ela qual for.

Eu apenas acredito quando aterrar em Portugal o primeiro acft, é que já a pouca experiência me diz, ver para crer.

Lembras te dos EC135, todos pintadinhos e prontos a serem enviados ?
O que é que aconteceu ??

Nao me tentem adormecer com as cantilenas do regime.

Abraços
« Última modificação: Junho 24, 2021, 02:17:03 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2921 em: Junho 24, 2021, 02:23:16 pm »
Também decidiram sobre estes. Olha, afinal não vieram e pagamos parte da guita...  :mrgreen: :mrgreen:







Cumprimentos

P.S Ver para crer... como afirmava São Tomé.



Ora bem !!

Mas agora temos oráculos neste forum a debitarem certeza atrás de certeza tais são as connections.

Em apenas umas semanas O forum da Má Língua está a atingir o seu apogeu.

Mafets, tem cuidado com as pipocas....

Abraços


« Última modificação: Junho 24, 2021, 02:25:26 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2922 em: Junho 24, 2021, 02:29:02 pm »
De instituições com ZERO de credibilidade, palheta vale igualmente ZERO.
Contar com ZERO e só acreditar perante factos consumados.

Palheta, quem a quiser dar que a coma.

Palheta e da boa, já há muitos meses não lia um debitar de informação tão relevante.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2923 em: Junho 24, 2021, 02:30:38 pm »
E o mais certo é no fim termos... nada. O problema nem é do F-35, é a imensidão de programas por resolver nessa altura. Acho que é demasiada fé, e ainda vai sair o tiro pela culatra à FAP. Quiçá, por falta de dinheiro, ou reduzem o número de caças, ficando a FAP com uns 18 no máximo, o que seria péssimo, ou compram F-35 de Blocks iniciais, limitados nas suas capacidades, o que seria péssimo. E esta tendência já faz lembrar o que se falava à 10/15 anos atrás, quando se queria Typhoon "trash" 1, que é querer um brinquedo com aspecto novo, só para mostrar, mas limitado nas capacidades.

Às vezes pasmam-me estas "certezas" todas. Quantas vezes já aconteceu isto, de negar opções lógicas e a curto prazo, porque se planeava algo "grandioso" mais à frente?

Vou citar-me, baralhar e dar de novo, faz-te lembrar algo neste forum ??

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1804
  • Recebeu: 1690 vez(es)
  • Enviou: 2545 vez(es)
  • +5502/-2919
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2924 em: Junho 24, 2021, 02:57:51 pm »
Faz lembrar todas as aquisições que eram dadas como certas nos últimos 20 anos. E quantos destes programas foram semelhantes à intenção da FAP querer F-35, ou seja, preferiu-se o topo de gama, colocando logo de lado alguma solução intermédia (neste caso F-16V), não existindo qualquer solução de "backup" caso não haja dinheiro para realizar a compra de equipamentos novos.

Lembram-se do Siroco? Não veio porque obrigava a não modernizar 1 das VdG (ou upgrade mais ligeiro a 2 delas) e a Marinha preferia o LPD "estilo Rotterdam". No fim, nem Siroco, nem MLU das VdG a tempo e horas, nem LPD novo.
E o Bérrio? A vontade de ter um AOR novinho em folha é tal, que ignoram o Wave.
E os NH-90? Pagámos multa e ficámos sem nada, hoje queremos hélis de evacuação.
E os EC-635? Recusados porque não estavam ainda certificados para lançar mísseis anti-tanque, e hoje andamos de Koala civil, quando se tivéssemos os EC-635, era só adquirir mais uns quantos para a FAP para treino.
E quanto é que apostam que só não se compraram mais Lynx, quando vieram as BD, porque já estava tudo a pensar nos NH-90? No fim, nem NH-90, nem reforço da frota de Lynx.
E a saga dos C-130? Primeiro era para modernizar, depois eram para ser substituídos por A-400, depois mudou-se de ideias e era para modernizar outra vez, depois surgiu o KC, que supostamente o custo unitário era de 60 milhões. No fim, não só temos de modernizar na mesma os C-130, como o KC afinal custa o dobro do planeado.
E o caso dos Alpha Jet? A escola internacional era dada como certa, e até agora, nada de nada.

Excelente resumo, no entanto quando os equipamentos são apresentados,  a primeira pergunta é "quanto custa?", para que serve?
A lista de equipamentos é longa, mas a realidade, como o dc bem referiu, é tangente do zero.
Mas isso podem agradecer a certas cúpulas e certos MDN que tem passado pelos postos, e PMs, etc.
Se vos disse que há aqui pessoas registradas que vem cá tirar ideias, e de "estrelas", no entanto, nada passa no crivo do Leão...
Cps,