D.Duarte visita Corpo de Intervenção da PSP

  • 42 Respostas
  • 11337 Visualizações
*

SiGMA

  • 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Dezembro 23, 2008, 12:40:22 am »
Mas que vêem vocês de tão bom na Monarquia?

Podem vir dizer que o sistema Republicano que nós temos é mau.
Posso concordar, mas a culpa não é por ser um sistema Republicano/Democrático. A culpa é dos governantes que lá estão. (e em última análise do povo que os elegeu/se absteve de eleger (outros))

É muito importante para mim votar, é a expressão da minha vontade.
Para muita gente o acto de votar é perda de tempo, para que votar se são sempre os mesmos... Então e porque é que não vão votar em branco? ao menos expressão descontentamento.
(ah, e o Professor Cavaco não está lá como o meu Voto)

Falas em Monarquia democrática, então mas eleger o Rei não é a mesma coisa que eleger o Presidente? Eu posso concorrer a Rei? Pelo menos a presidente posso.
E isso faz muita diferença, na democracia qualquer um pode (em teoria) ser "Rei".

Sobre Espanha, bom, ele é Rei, mas quem manda é o Primeiro Ministro, o que acaba por ser o mesmo que em Portugal (mas ao menos eu posso escolher o meu "Rei")

E na politica é como em todo, há bons, há maus, há úteis, há inúteis.
O povo é que já nem quer saber de politica, nem se preocupa em saber quem é bom e quem é mau.
"Great spirits have often encountered violent opposition from weak minds." - Albert Einstein
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Dezembro 23, 2008, 01:15:08 am »
sinceramente... de espanha nunca fui fan, de monarquias também ainda não me conseguiram mostrar nenhuma vantagem que me convesse-se... e que o rei aqui dos vizinhos do lado é um herdeiro de 2 regimes... também não me tiram da cabeça :)
 

*

SiGMA

  • 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Dezembro 23, 2008, 01:28:29 am »
É que assim de repente só me lembro de duas vantagens da Monarquia.
Sabe-se sempre quem é o próximo Rei.
Não se gasta dinheiro em eleições para o Rei...
"Great spirits have often encountered violent opposition from weak minds." - Albert Einstein
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Dezembro 23, 2008, 01:54:38 am »
Até parece que com um presidente da republica em Espanha seria uma democracia  :lol: Cá tivemos de 1926 a 1974 uma Republica com presidente mas sem democracia ou esqueceram-se ?



 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Dezembro 23, 2008, 02:03:24 am »
Citação de: "SiGMA"
É que assim de repente só me lembro de duas vantagens da Monarquia.
Sabe-se sempre quem é o próximo Rei.
Não se gasta dinheiro em eleições para o Rei...


- Economicamente o PIB português agradecia
- Não teríamos teoricamente um Chefe de Estado em acções formação de cinco em cinco anos
- Não teríamos um Chefe de Estado que não faz nada de especial nos primeiros 5 anos para depois ser eleito nos mandatos seguintes
- Teríamos um Chefe de Estado sem passado político e sem militância política, não beneficiando a Esquerda ou Direita ... Imparcial por natureza
- Teríamos o garante de independência do nosso país visto que o Iberismo é uma corrente política nascida no Partido Republicano Português e indirectamente pela Maçonaria
- Não precisaríamos de sustentar faustosamente um Rei porque numa Monarquia Constitucional está fora de causa, além disso D.Duarte já disse que não necessitaria de ter mais do que já tem que é dele e não foi "dado" pelo Estado Português.
- Teríamos o primo inter pares e não alguém fruto de lobby's políticos ou económicos, bem sabemos que os presidentes são financiados por lobby's económicos : Cavaco pode agradecer à Soares da Costa

Não são estas vantagens ? Com certeza que são mais justas.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Dezembro 23, 2008, 10:03:38 am »
realmente tudo isso são vantagensperfeitamente válidas, mas mesmo assim continuo a sentirm-me milindrado pelo simples facto de me obrigarem a curvar em frente a alguem simplesmente por ser filho da sua mãe! Mesmo que pessoalmente não tenha qualquer mérito! além  do mais repare no seguinte, portugal tem uma longa tradição de "reis eleitos" (veja-se D.João Primeiro, etc), afinal as cortes sempre foram uma tradição muito nossa, mas mesmo assim "até que morra" parece-me demasidado tempo e soa-me bem mais a ditadura que a democracia e parece-me ser o maior de todos os tachos!! :)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7935
  • Recebeu: 1270 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5174/-235
(sem assunto)
« Responder #36 em: Dezembro 23, 2008, 11:41:57 am »
Citação de: "SmokeOn"
- Economicamente o PIB português agradecia
Porquê? Finlândia, Aústria, Alemanha têm PIB notoriamente inferior aos seus vizinhos que são monárquias?...

Citação de: "SmokeOn"
- Não teríamos teoricamente um Chefe de Estado em acções formação de cinco em cinco anos
Quem tem reais poderes para derrubar governos e vetar leis é normal que necessite de ter mais formação de quem apenas nasce, casa, procria e morre...

Citação de: "SmokeOn"
- Não teríamos um Chefe de Estado que não faz nada de especial nos primeiros 5 anos para depois ser eleito nos mandatos seguintes
Em alternativa teriamos um que não faz absolutamente nada, porque os reis nas monárquias constitucionais europeias não têm qualquer espécie de poder...

Citação de: "SmokeOn"
- Teríamos um Chefe de Estado sem passado político e sem militância política, não beneficiando a Esquerda ou Direita ... Imparcial por natureza
Imparcial...e inócuo...porque não tem quaisquer poderes...

Citação de: "SmokeOn"
- Teríamos o garante de independência do nosso país visto que o Iberismo é uma corrente política nascida no Partido Republicano Português e indirectamente pela Maçonaria
Não sei se conhecem um pateta chamado Sebastião do século XVI...

Citação de: "SmokeOn"
- Não precisaríamos de sustentar faustosamente um Rei porque numa Monarquia Constitucional está fora de causa, além disso D.Duarte já disse que não necessitaria de ter mais do que já tem que é dele e não foi "dado" pelo Estado Português.
Pois não foi dado pelos Pereira Coutinhos e outros tais que querem ter títulos de "papelão"...

Citação de: "SmokeOn"
- Teríamos o primo inter pares e não alguém fruto de lobby's políticos ou económicos, bem sabemos que os presidentes são financiados por lobby's económicos : Cavaco pode agradecer à Soares da Costa

Mas então o iate do Juanito não tinha sido dado por um grupo de empresários espanhóis?...
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Dezembro 23, 2008, 11:46:49 am »
Citação de: "alphaiate"
realmente tudo isso são vantagensperfeitamente válidas, mas mesmo assim continuo a sentirm-me milindrado pelo simples facto de me obrigarem a curvar em frente a alguem simplesmente por ser filho da sua mãe! Mesmo que pessoalmente não tenha qualquer mérito! além  do mais repare no seguinte, portugal tem uma longa tradição de "reis eleitos" (veja-se D.João Primeiro, etc), afinal as cortes sempre foram uma tradição muito nossa, mas mesmo assim "até que morra" parece-me demasidado tempo e soa-me bem mais a ditadura que a democracia e parece-me ser o maior de todos os tachos!! :)


Meu caro eu conheço pessoalmente D.Duarte e não me preciso de curvar, cumprimento-o como uma pessoa normal ... ele faz questão disso.

Quanto a ditaduras, serão as monarquias europeias ditaduras ? não são e no entanto a pesar da crise económica são os países mais desenvolvidos da Europa segundo a OCDE. Não ouve as pessoas que residem nesses países queixarem-se de falta de democracia ... vá até Espanha.

Sim D.João I foi "eleito" pelo Povo disso não há dúvida. Metaforicamente prefiro uma Pátria com um Comandante a tempo inteiro na ponte do que um comandante a prestações que foge quando vem a tempestade.
Alguém acima de tudo que inspire a seguir o caminho, é o que penso.
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Dezembro 23, 2008, 11:53:32 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "SmokeOn"
- Economicamente o PIB português agradecia
Porquê? Finlândia, Aústria, Alemanha têm PIB notoriamente inferior aos seus vizinhos que são monárquias?...

Citação de: "SmokeOn"
- Não teríamos teoricamente um Chefe de Estado em acções formação de cinco em cinco anos
Quem tem reais poderes para derrubar governos e vetar leis é normal que necessite de ter mais formação de quem apenas nasce, casa, procria e morre...

Citação de: "SmokeOn"
- Não teríamos um Chefe de Estado que não faz nada de especial nos primeiros 5 anos para depois ser eleito nos mandatos seguintes
Em alternativa teriamos um que não faz absolutamente nada, porque os reis nas monárquias constitucionais europeias não têm qualquer espécie de poder...

Citação de: "SmokeOn"
- Teríamos um Chefe de Estado sem passado político e sem militância política, não beneficiando a Esquerda ou Direita ... Imparcial por natureza
Imparcial...e inócuo...porque não tem quaisquer poderes...

Citação de: "SmokeOn"
- Teríamos o garante de independência do nosso país visto que o Iberismo é uma corrente política nascida no Partido Republicano Português e indirectamente pela Maçonaria
Não sei se conhecem um pateta chamado Sebastião do século XVI...

Citação de: "SmokeOn"
- Não precisaríamos de sustentar faustosamente um Rei porque numa Monarquia Constitucional está fora de causa, além disso D.Duarte já disse que não necessitaria de ter mais do que já tem que é dele e não foi "dado" pelo Estado Português.
Pois não foi dado pelos Pereira Coutinhos e outros tais que querem ter títulos de "papelão"...

Citação de: "SmokeOn"
- Teríamos o primo inter pares e não alguém fruto de lobby's políticos ou económicos, bem sabemos que os presidentes são financiados por lobby's económicos : Cavaco pode agradecer à Soares da Costa
Mas então o iate do Juanito não tinha sido dado por um grupo de empresários espanhóis?...


Qual a vantagem do Chefe de Estado que temos ? Vetou o estatuto dos Açores, serviu-lhe de muito ... é a mesma coisa que não fazer nada. Quanto tempo dá de vida ao Cavaco ?

Querem uma real vantagem de ter um rei ->vejam o exemplo do rei da Bélgica que consegue segurar um país que há mais de ano anda sempre a trocar de governo. O que aconteceria cá ? de cinco em cinco anos ? o governo tinha de esperar a eleição do presidente para o governo depois se demitir ? O país para com as eleições, fica estagnado.

http://diario.iol.pt/internacional/yves ... -4073.html
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7935
  • Recebeu: 1270 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5174/-235
(sem assunto)
« Responder #39 em: Dezembro 23, 2008, 12:25:38 pm »
Citação de: "SmokeOn"
Metaforicamente prefiro uma Pátria com um Comandante a tempo inteiro na ponte do que um comandante a prestações que foge quando vem a tempestade.
Alguém acima de tudo que inspire a seguir o caminho, é o que penso.


É esse o verdadeiro problema de Portugal, as pessoas olham para um "Chefe", seja um Rei, um Presidente, um Primeiro-Ministro ou o aparelho do Estado em si...como um "farol", como a fonte de inspiração, decisão e poder (e até de subsistência) única e abrangente capaz de transformar a sociedade...em vez de compreenderem que é a transformação no interior de cada cidadão, no sentido de ser cada vez mais informado, mas participativo, mais exigente consigo mesmo, mesmo também ao nível de procurar cada vez mais formação profissional e mais qualificações, que pode simultaneamente transformar Portugal...

A questão que se coloca é da "qualidade" e do aprofundamento da Democracia...questão na qual a discussão acerca de Monárquia vs. República é irrelevante...Seja na Suécia ou na Dinamarca ou na Finlândia ou na Aústria as pessoas preocupam-se é se o Governo é eficiente ou não e se o Parlamento fiscaliza o Governo e faz leis eficientes (e justas)...

Neste sentido, qual a real diferença que o Rei pode fazer para Portugal? Nomeadamente se à semelhança das outras monárquias constitucionais europeias for destituído de qualquer poder poder efectivo? Só se for o tal papel da "imagem", de "inspirador", que vamos ser honestos...em termos práticos quer dizer absolutamente nada...

Agora meio a brincar, a mim o que me inspira são as gaijas boas :P ...
« Última modificação: Dezembro 23, 2008, 09:22:08 pm por PereiraMarques »
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Dezembro 23, 2008, 12:31:35 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "SmokeOn"
Metaforicamente prefiro uma Pátria com um Comandante a tempo inteiro na ponte do que um comandante a prestações que foge quando vem a tempestade.
Alguém acima de tudo que inspire a seguir o caminho, é o que penso.

É esse o verdadeiro problema de Portugal, as pessoas olham para um "Chefe", seja um Rei, um Presidente, um Primeiro-Ministro ou o aparelho do Estado em si...como um "farol", como a fonte de inspiração, decisão e poder (e até de subsistência) única e abrangente capaz de transformar a sociedade...em vez de compreenderem que é a transformação no interior de cada cidadão, no sentido de ser cada vez mais informado, mas participativo, mais exigente consigo mesmo, mesmo também ao nível de procurar cada vez mais formação profissional e mais qualificações, que pode simultaneamente transformar Portugal...

A questão que se coloca é da "qualidade" e do aprofundamento da Democracia...questão na qual a discussão acerca de Monárquia vs. República é irrelevante...Seja na Suécia ou na Dinamarca ou na Finlândia ou na Aústria as pessoas preocupam-se é se o Governo é eficiente ou não e se o Parlamento fiscaliza o Governo e faz leis eficientes (e justas)...

Neste sentido, qual a real diferença que o Rei pode fazer para Portugal? Nomeadamente se à semelhança das outras monárquias constitucionais europeias for destituído de qualquer poder poder efectivo? Só se for o tal papel da "imagem", de "inspirador", que vamos ser honestos...em termos práticos não quer dizer absolutamente nada...

Agora meio a brincar, a mim o que me inspira são as gaijas boas :P ...


Engana-se redondamente, nos países monárquicos europeus os monarcas gozam de taxas de reconhecimento e aprovação de pelo menos 80% inclusive D.Juan Carlos.

Mais do que nunca com a crise que vem precisamos de alguém que aponte o caminho ... não me parece que o Cavaco dê o exemplo, destruiu o sistema produtivo quando era PM e agora diz o contrário.
 

*

Pedro Sousa

  • 96
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Dezembro 23, 2008, 09:14:34 pm »
Entao, vai ser D.Duarte a "apontar o caminho" ?
O Sonho Comanda a Vida
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Dezembro 23, 2008, 11:09:45 pm »
Para já não é D.Duarte o Chefe de Estado mas sem dúvida que através das suas mensagens e entrevistas ele aponta o caminho e está em sintonia com as mais profundas preocupações do seu Povo.
Não precisa de medalhar os deficientes das forças armadas, eles reconhecem nele o valor.