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Substituiçao dos F-16's

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2670 em: Abril 09, 2021, 11:34:40 am »
Só os do Peace Atlantis II.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2671 em: Abril 09, 2021, 11:37:29 am »
Isto a sair dos abrigos QRA em Monte Real... 8)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2672 em: Abril 09, 2021, 11:53:23 am »
O F16 AM tuga no máximo leva uma modernização completa (ou parte dela como é apanágio), em sensores e armamento, o que já será bem bom. Reforço estruturar? Era bom, mas face ao preço não estou a ver...

https://defense-update.com/20080729_f16_upgrades-2.html





Comprimentos

Dado o estado das nossas células, e o número de horas de voo ainda disponível nas mesmas, arriscaria que um SLEP até poderia nem ser de todo necessário. O reforço estrutural pode ser importante para cargas suspensas e/ou equipamentos mais pesados, porém os PA II passaram pelo Falcon STAR e UP, e os PA I tem originalmente a estrutura mais forte do C/D Block 30. Seria uma questão de se avaliar célula a célula mediante os equipamentos, sensores e armamento a querer utilizar no futuro, e se compensaria esticar a vida útil de 8 mil para 12 mil H/V.

Embora a Pratt & Whitney assegure completo apoio à operação do motor F100-PW-220E até 2045, penso que seria importante a FAP pensar no mais recente e potente -229 caso a opção seja a modernização Viper. O -220E é um -200 que foi alvo de upgrade para a versão 220 (o E é de "Equivalent"), e se bem que sejam fiáveis e seguros, a constante manutenção a que obrigam é o principal sinal de que a idade começa a pesar. O resto seria saber ao certo o que o Estado Português pretenderia, se um "light Viper" ou "full Viper", e a aeronave como complemento a outra plataforma a adquirir ou como único caça a operar.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2673 em: Abril 09, 2021, 12:42:22 pm »
O F16 AM tuga no máximo leva uma modernização completa (ou parte dela como é apanágio), em sensores e armamento, o que já será bem bom. Reforço estruturar? Era bom, mas face ao preço não estou a ver...

https://defense-update.com/20080729_f16_upgrades-2.html





Comprimentos

Dado o estado das nossas células, e o número de horas de voo ainda disponível nas mesmas, arriscaria que um SLEP até poderia nem ser de todo necessário. O reforço estrutural pode ser importante para cargas suspensas e/ou equipamentos mais pesados, porém os PA II passaram pelo Falcon STAR e UP, e os PA I tem originalmente a estrutura mais forte do C/D Block 30. Seria uma questão de se avaliar célula a célula mediante os equipamentos, sensores e armamento a querer utilizar no futuro, e se compensaria esticar a vida útil de 8 mil para 12 mil H/V.

Embora a Pratt & Whitney assegure completo apoio à operação do motor F100-PW-220E até 2045, penso que seria importante a FAP pensar no mais recente e potente -229 caso a opção seja a modernização Viper. O -220E é um -200 que foi alvo de upgrade para a versão 220 (o E é de "Equivalent"), e se bem que sejam fiáveis e seguros, a constante manutenção a que obrigam é o principal sinal de que a idade começa a pesar. O resto seria saber ao certo o que o Estado Português pretenderia, se um "light Viper" ou "full Viper", e a aeronave como complemento a outra plataforma a adquirir ou como único caça a operar.

Caro CG,

Se leres o artigo do oficial da FAP que meti abaixo, o mais certo é um "low upgrade" do F-16 e eventualmente voarem até 2040, até a sua desintegração, perfazendo uns 46 anos de vida.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2674 em: Abril 09, 2021, 12:54:20 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2675 em: Abril 09, 2021, 01:14:40 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2676 em: Abril 09, 2021, 04:45:43 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
-upgrade a toda a frota para "full";
-upgrade "light";
-upgrade full aos PA I;
-upgrade full aos PA I e light aos PA II.

Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Quem acabou por dizer não foi a FAP. Porque a modernização fazia muito sentido em 2016, já em 2019 não fazia sentido, sobretudo quando tens o KC-390 a sugar todo o orçamento.

 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2677 em: Abril 09, 2021, 05:12:34 pm »
Em 2019 "não fazia sentido" porque por um lado diziam que a modernização dos F-16 "não compensava" (e hoje observamos que afinal não é bem assim) e a FAP estava completamente de olho no F-35. Entretanto, apareceu o COVID, e a economia retrocedeu, não vislumbrando nada de positivo para o futuro, logo o sonho de uma frota completa de F-35, não passa mesmo de um sonho, que obriga agora a pensar na hipótese mais lógica e barata: upgrade aos F-16.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2678 em: Abril 09, 2021, 05:21:18 pm »
Em 2019 "não fazia sentido" porque por um lado diziam que a modernização dos F-16 "não compensava" (e hoje observamos que afinal não é bem assim) e a FAP estava completamente de olho no F-35. Entretanto, apareceu o COVID, e a economia retrocedeu, não vislumbrando nada de positivo para o futuro, logo o sonho de uma frota completa de F-35, não passa mesmo de um sonho, que obriga agora a pensar na hipótese mais lógica e barata: upgrade aos F-16.

Não fazia sentido porque o artigo é baseado num relatório da FAP onde é feito a proposta para a modernização do F-16. Nesse relatório tem como data limite 2020 para ser feita a opção política. A opção política em 2019 foi feita e a opção foi avançar como o KC-390.

Faz sentido modernizar os F-16 em 2027?
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2679 em: Abril 09, 2021, 05:46:15 pm »
Em 2019 a decisão foi, novamente, empurrar com a barriga e logo se vê. Com ou sem KC-390, não estou a ver tomarem uma opção diferente, dado haver sempre tantos entraves neste assunto.

Em 2027? Claro que não, faz sentido começar agora, ou quanto muito, nos próximos 2/3 anos. 2027 seria a data de entrega para os últimos caças modernizados. Obviamente vamos ter de esperar pela revisão da LPM de 2022, portanto se calhar era de tempo de, quem de direito, começar a preparar uma proposta de forma a obter verba para o dito upgrade nessa revisão. A Marinha devia fazer igual na questão para a substituição das VdG.
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2680 em: Abril 09, 2021, 06:00:31 pm »
Em 2019 a decisão foi, novamente, empurrar com a barriga e logo se vê. Com ou sem KC-390, não estou a ver tomarem uma opção diferente, dado haver sempre tantos entraves neste assunto.

Em 2027? Claro que não, faz sentido começar agora, ou quanto muito, nos próximos 2/3 anos. 2027 seria a data de entrega para os últimos caças modernizados. Obviamente vamos ter de esperar pela revisão da LPM de 2022, portanto se calhar era de tempo de, quem de direito, começar a preparar uma proposta de forma a obter verba para o dito upgrade nessa revisão. A Marinha devia fazer igual na questão para a substituição das VdG.

E onde vai arranjar o dinheiro? O montante disponível para a FAP no período 2023-2026 só dá para metade, e isto é cancelando tudo o que são projetos da FAP que tem financiamento da LPM.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2681 em: Abril 09, 2021, 06:25:20 pm »
Obviamente que vai ser preciso um aumento de orçamento.  ::)
Porque ou é essa opção, ou preparar uma LPM de 2030 que compreenda pelo menos 10 mil milhões de investimentos.
 

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asalves

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2682 em: Abril 09, 2021, 07:59:57 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

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Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.
 

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ARIES

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2683 em: Abril 11, 2021, 03:35:52 pm »
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2684 em: Abril 11, 2021, 03:43:21 pm »
Desculpem lá, mas 500 milhões de euros, é um bom preço e perfeitamente exequível. Não só é um valor alcançável, como permite, quando comparamos com a compra de aeronaves novas, que haja dinheiro para armamento condizente. Isto de ter caças de topo desarmados não dá com nada, que era o que iria acontecer caso saltássemos de repente para 30 caças novinhos de fábrica.

Depois é o eterno debate:
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Poderá surgir a questão de, para poupar dinheiro, ter full nos PA I e incluir novos motores para estes, e deixar os PA II como estão (e procurar em 2030/35 uma dúzia de F-35, com financiamento pelas Lajes).

Importante era tomar uma decisão, porque se houver 200 milhões para 10 STs, também há garantidamente 300 para pelo menos os PA I.

Mas ainda não perceberam que a tutela vai dizer não a esses valores, 500 milhões ?

É uma prestação da TAP ou NB.
Esqueçam isso, os F-16 irão voar enquanto a USAF voar com eles, se bem que as peças vão começar a faltar.
A FAP espera operar o F-16 até 2030, ou até 2035, e com sorte até 2040.

Leiam o artigo que coloquei aqui, está visto que não vale a pena sonhar com F-35, KAI, Rafales etc.

Abc,

Também sou da opinião que os F-16 vão continuar cá até ser impossível voarem, tal como aconteceu com o A-jet. E tal como aconteceu co0m os A-jet vamos provavelmente chegar ao ridículo que ficar sem caças durante algum tempo enquanto vem e não vem, sempre aconteceu isso com quase todos os meios das FA e não vejo indícios que as coisas melhorem.


Só caso em da guerra/gerrilha com a China estoire é que é capaz de haver pressões para que venhamos a ter algo novo mais rápido.

O poder político PS e PSD, tem de decidir se querem que a nação continue a ter alguma voz no seio da NATO, se não quizerem, é uma opção que vão ter de assumir.

Abc,