Portugal teve uma oportunidade de ouro para resolver a questão do navio reabastecedor. Que foi o Amsterdam que os peruanos lhe chamaram um figo e que o adquiriram por um preço acessível. Para esta conversa vir à tona é porque o Bérrio deve estar todo podre, pois milagres ninguém faz, ainda por mais com cortes a eito e a direito.
Navios em 2ª mão disponíveis no "mercado" naval deste tipo só sucata. Mandar construir novo, não estou a ver este regime da III república o fazer. Por isso vamos ficar sem esta imprescindível valência na Marinha. A Marinha está condenada a desaparecer. Dentro de 2 décadas teremos 2 submarinos e uma pequena frota mal equipada de navios patrulha (tipo Filipinas ou Argentina).
eu não sou tão pessimista, acredito que estaremos pior que hoje, pois os navios que agora tem menos de dez anos, e são apenas quatro nessa altura terão quase trinta.
Fragatas teremos, na melhor das hipóteses, apenas quatro com quarenta e muitos anos,
Os NPO's serão quatro, e, os que agora estão em construção serão os navios mais novos da Frota com quase vinte anos;
Teremos as velhinhas quatro Tejo, com a idade e, os problemas que os Cacine agora enfrentam;
Abastecedor ou alguma alma caridosa nos arranja um de bandeja ou teremos que depender dos Espanhóis como agora os Canadianos dependem dos Chilenos;
Submarinos já com vinte e cinco anos serão apenas os que agora temos, depois de termos desperdiçado a oportunidade de termos o terceiro;
NPL, isso é uma miragem mesmo, se nem dinheiro temos para modernizar os nossos C130, dependendo da ajuda externa, o que para mim é outra vergonha, como poderemos ter algum dia um NPL

?? Bem os Neozelandeses já falam em substituírem o HMNZS Canterbury, vejam lá se o Navio tem capacidade para os EH101,

Quanto ás lanchas de fiscalização de 100 Tons, continuaremos a fabricá-las e quando uma delas entrar ao serviço,
fazemos uma nova festa no Terreiro do Paço, alegres e contentes á espera do D. Sebastião, e assim continuamos a ser os Portugueses que deram novos Mundos ao Mundo, GRANDES HOMENS E MULHERES TINHAMOS NESSES TEMPOS, ATÉ ELAS OS TINHAM NO SÍTIO !!!!!
Lynx esses continuarão a ser apenas cinco, ou mais provável, até quatro.........................e, completamente nas lonas, serão os mais antigos a voar;
Os fuzos continuarão com as miragens dos Pandur, lanchas de desembarque, e mais umas reestruturações de efectivos e não passaremos disto.
Sou mesmo muito mais optimista que tú

?
Também vejo um cenário muito negro para a nossa marinha nos próximos vinte anos e isto com os nossos (IR) responsáveis políticos a gritarem aos quatro ventos que o nosso futuro é o MAR/Oceano, olhem se não fosse, eu sei que a CGD falhou nos testes de STRESS e são precisos (SÓ) mais € 2.000.000.000.00. ou seja o dobro do plafond que a MdG tem para dez anos, para novos equipamentos, para mais um FdP dum banco, só um banco. SEM COMENTÁRIOS
Abraços