Boas!
Lançar pandur e lanchas de desenbarque de grua???
Para isso seria muito melhor instalar uma ponte em portas laterais no casco do navio
dependendo do tamanho do navio poderiam-se colocar varias de cada lado do navio!

Por acaso, nem está mal pensado. Duas dessas atrás e já se tinha alguma capacidade de projecção rápida.
Mas eu continuo a achar que é melhor ter dois navios separados, um LPD e um reabastecedor. Misturar os dois era como pôr um canhão numa Pandur e Chamar aquilo Carro de Combate.
E tentem seguir a minha linha de raciocínio e vejam se concordam: Tanto o projecto holandês como o projecto canadiano que o Cabeça de Martelo apresentou, são de países que não precisam de um LPD e um Reabastecedor, a Holanda vai ficar ainda com 2 LPD de raiz e o Canadá irá comprar 3 daqueles navios. E se é difícil explicar às pessoas porque se gastou mil milhões em 2 submarinos, o que acham que a opinião publica vai pensar (eu próprio incluído) se a marinha comprar 1 navio por 1000 milhões (supondo que o orçamento canadiano é para 2 navios), quando se podia construir um LPD por 310 milhões nos nossos estaleiros e comprar um reabastecedor de origem, ficando mais barato.
E mesmo em combustível, já viram o que seria mandar um daqueles colossos, só em combustível?
Pessoalmente, acho que é melhor comprar navios diferentes, até porque as funções são diferentes.