Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #855 em: Fevereiro 24, 2021, 11:47:06 am »

Simbad na popa do navio. vê-se aos 35 segundos e aos 1minuto e 15 segundos, o que parece o lançador com os misses. Pode ser impressão minha

O navio em questão é uma corveta Sigma da Marinha da Indonésia. Não é um OPV (apesar do NPO ter espaço para tudo o que esta Sigma tem). Tem 90 metros e deslocamento de 1692 toneladas. Vêm também equipadas com Exocet.


Duas humildes sugestões, para vossa consideração.

Como lancha orgânica do NPO:
https://youtu.be/FyW9puhdtGo

Como lancha para o corpo de fuzileiros mas capaz de ser embarcada e projectada pelo NPO:
https://youtu.be/Pf58AkKgmmk

Estou a falar de um investimento de menos de 20M por 6+6.

Cumprimentos



Eu preferia as CB-90 no lugar as M12, se fosse possível, até porque se adequam mais para combate à pirataria, por exemplo. As CB-90 também servem de lanchas de desembarque, tendo capacidade para 21 militares totalmente equipados.

PS: Vão enviar o Sines, desarmado, para São Tomé e Príncipe, com carga algo valiosa. Qualquer dia vemos um dos nossos NPOs em missão semelhante a ser alvo de piratas, pelo material que transportam e falta de armamento que têm para se defender.
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #856 em: Fevereiro 24, 2021, 12:10:32 pm »

Simbad na popa do navio. vê-se aos 35 segundos e aos 1minuto e 15 segundos, o que parece o lançador com os misses. Pode ser impressão minha

O navio em questão é uma corveta Sigma da Marinha da Indonésia. Não é um OPV (apesar do NPO ter espaço para tudo o que esta Sigma tem). Tem 90 metros e deslocamento de 1692 toneladas. Vêm também equipadas com Exocet.


Duas humildes sugestões, para vossa consideração.

Como lancha orgânica do NPO:
https://youtu.be/FyW9puhdtGo

Como lancha para o corpo de fuzileiros mas capaz de ser embarcada e projectada pelo NPO:
https://youtu.be/Pf58AkKgmmk

Estou a falar de um investimento de menos de 20M por 6+6.

Cumprimentos



Eu preferia as CB-90 no lugar as M12, se fosse possível, até porque se adequam mais para combate à pirataria, por exemplo. As CB-90 também servem de lanchas de desembarque, tendo capacidade para 21 militares totalmente equipados.

PS: Vão enviar o Sines, desarmado, para São Tomé e Príncipe, com carga algo valiosa. Qualquer dia vemos um dos nossos NPOs em missão semelhante a ser alvo de piratas, pelo material que transportam e falta de armamento que têm para se defender.

Agradeço a correção. Realmente parece dimensões semelhantes e até tonelagem afinal inferior ao NPO. 
Do CB-90 já tínhamos falado sim, eu refiro-me nesta linha, não o modelo em concreto, uns serão mais adequados que outros, mas porque tem dupla utilização(já parece a conversa da dupla nos NPO).

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #857 em: Fevereiro 24, 2021, 12:54:53 pm »
Exército cede material de Engenharia Militar e artigos de fardamento às Forças Armadas da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Este material foi cedido ao abrigo da Cooperação no domínio da Defesa com a República Democrática de São Tomé e Príncipe (RDSTP).
A Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (UAGME) entregou o material na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, com destino às Forças Armadas da RDSTP.
No local, estiveram envolvidas duas equipas da UAGME que, em conjunto com a tripulação do Navio Patrulha Oceânico Setúbal, executaram as operações de carregamento do navio.



https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT/photos/pcb.2728698314045516/2728697900712224/?type=3&theater

É para estas missões que os NPO servem e são utilizados, ainda se pedem mais seis NPO's para patrulhar a ZEE quando dos quatro existente um é usado neste tipo de Missões ???
Pelo que parece a nossa ZEE está devidamente patrulhada e até temos NPO's a MAIS !!!
E ainda vem o sr MDN dizer que o Atlântico nas Próximas décadas poderá ser uma área muito turbulenta, ele está a tratar do investimento em meios da Marinha para combater as possíveis turbulências mas em ST
.
Siga a Marinha !!!!

Abraços

Eu já lhe chamo pensão vitalícia.
Mas não tem grande piada, se pensarmos na quantidade de material que se tem dado, faltando algo elementar para equipar NPO e outras coisas.
É sistemático, os palop, Países independentes, estarem como os filhos adultos que são independentes, mas....sempre a mamar(mas esse são mesmo filhos).
Mas aqui a questão é outra, alguns mamam sim, em contactos. (Alguém precisa de um emprego para o filho engenheiro fala com o general em Luanda). Outros usam empresas de construção, que trabalham em Angola, para fazer belas mansões em Portugal, embora em Angola as empresas não recebam tudo e tem de ser o Estado Português a garantir depois(compromissos).
Uma série de coisas que sei alguns não serem alheios, porque quem lá esteve sabe.
Bilateral diz-se. Ok

Realmente para cargueiro não faz falta o EO e o canhão principal(cuidado com os piratas)

O Ministro disse umas coisas. Mas não dizem todos? SNS, MAI, etc , na mesma linha.

Quem irá patrulhar o Atlântico?
Uma colaboração bilateral com Espanha?
Talvez navios espanhóis e comodoros/almirantes portugueses no "comando" .
NPO "complexos" ou complexados?
Não se sabe.
Sabemos que damos o que não temos, como foi o caso em 2000 termos oferecido equipamento de hemodialise montando um ala inteira num Hospital em Luanda, que serve apensas quem tem dinheiro, que até para lá ficar internado tem de ser paga caução. Contudo em Portugal falta e pessoas tem de se deslocar mais de 150 km para tratamento.
Mas como eles(alguns bem relacionados) já vinham cá fazer à borla, assim nem precisam de vir(deu jeito).
No mesmo ano uma jornalista portuguesa foi corrida e tida com persona non grata, por denunciar alguns aspetos de corrupção. Foi enxovalhada num jornal local, por um  escritor angolano que passado pouco tempo recebia em Portugal um prémio literário qualquer nas mãos de Edite Estrela.
E este é só uns exemplo, há muitos.
No mesmo ano foram 7 milhões para arranjar estradas em Luanda(quais???)
Etc.
Sabemos isso nós que lá estivemos, se não andámos muito distraídos, não é?
O normal, afinal a subserviência é notória aqui e ali em certas ocasiões ou acontecimentos.

Voltando a navios e coisas de Marinha, mas tendo tudo a ver, porque é escandaloso, termos uns simples NPO despidos e depois andamos nisto.
Politicas claro, mas....alguns outros acompanham(sabe bem).

Ainda me correm daqui. Até lá, um grande abraço aos que têm Brio de uma Marinha de um País virado para o Mar(dizem)

A próxima missão dos NPO talvez seja o transporte de Vacinas Do KonaViruz para os PALOPS, yu23x1, porque isto de as levar de aeronave, fica muito caro á TAP, e a FAP como ainda não tem o super cargueiro multifunção, iria precisar de uns dez voos para transportar as ditas......... ::).

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Kalil

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #858 em: Fevereiro 24, 2021, 02:09:46 pm »
As CB90 também cumprem bem. São mais equivalentes às watercat m18 em dimensão. As finlandesas custam à volta de 3M, e não se arranjam em segunda mão..

Não conheço as orientações para a guerra de minas, há algum requisito NATO, ou será apenas para bloquear Sines e Lisboa?
Já existem 4 NPO lança minas, mas não há nenhum caça minas.

A questão do armamento nestes navios é para mim secundária, por ser fácil de resolver. Basta um canhão e duas 12,7 (20mm seria preferível mas é o menos).

O que eu falo é de aproveitar para transformar os NPO em navios multimissao, que cumpram tarefas para as quais não há meios.

Vejam lá, apoio a mergulho? Combate à poluição? (Ainda aparece o Berrio como meio principal) caça minas? Projeção de força? (Desembarcar um pelotão de fuzos em duas ou três lanchas ainda é possível?)

Nem sequer há um único navio onde os EH101 possam pousar no meio do Atlântico!?





 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #859 em: Fevereiro 24, 2021, 06:37:32 pm »
As CB90 também cumprem bem. São mais equivalentes às watercat m18 em dimensão. As finlandesas custam à volta de 3M, e não se arranjam em segunda mão..

Não conheço as orientações para a guerra de minas, há algum requisito NATO, ou será apenas para bloquear Sines e Lisboa?
Já existem 4 NPO lança minas, mas não há nenhum caça minas.

A questão do armamento nestes navios é para mim secundária, por ser fácil de resolver. Basta um canhão e duas 12,7 (20mm seria preferível mas é o menos).

O que eu falo é de aproveitar para transformar os NPO em navios multimissao, que cumpram tarefas para as quais não há meios.

Vejam lá, apoio a mergulho? Combate à poluição? (Ainda aparece o Berrio como meio principal) caça minas? Projeção de força? (Desembarcar um pelotão de fuzos em duas ou três lanchas ainda é possível?)

Nem sequer há um único navio onde os EH101 possam pousar no meio do Atlântico!?

"Nem sequer há um único navio onde os EH101 possam pousar no meio do Atlântico"

Pois, dai achar importante a capacidade de poder pousar mesmo não sendo permanente, para apoio em certas missões. Faz sentido ampliar e reforçar. Mais aço como dizem.

Multimissão então deverá ter uma peça superior a 30mm, mesmo não sendo 76mm. mais a 20mm ou .50 remotas(20mm faz mais sentido e depois umas MG). Meios de caça minas são urgentes, até robotizados, que tem tido um grande avanço.
O tal Simbad desde que tivesse preparado, podia ser para as missões externas por exemplo.
Radar militar e o ausente EO, claro. Gastaram dinheiro nas viagens aos palop, ficou sem EO. Acontece muito em várias vertentes


 

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Lightning

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #860 em: Fevereiro 24, 2021, 08:14:48 pm »
Já viram estes navios da USCG?







Não tinham dito que os NPO não podiam ter este sistema para lanchas, igual às Lanchas de Fiscalização da Marinha, porque tinha muito deslocamento? Estes navios americanos têm 4.500 toneladas...
« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 08:16:10 pm por Lightning »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #861 em: Fevereiro 24, 2021, 09:42:28 pm »
Por momentos pensei que estivesses a sugerir uns "OPV" da classe Legend da USCG para a Marinha.  :mrgreen:

Mas sim, fazia todo o sentido ter uma "rampa" para lanchas. Possivelmente libertaria espaço nas posições actuais onde estão colocadas as gruas das lanchas.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #862 em: Fevereiro 25, 2021, 09:42:16 am »
Agarrem nas nossas VG, tirem-lhes os misseis e temos a nossa classe Legend...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #863 em: Fevereiro 25, 2021, 10:04:31 am »
Por momentos pensei que estivesses a sugerir uns "OPV" da classe Legend da USCG para a Marinha.  :mrgreen:

Mas sim, fazia todo o sentido ter uma "rampa" para lanchas. Possivelmente libertaria espaço nas posições actuais onde estão colocadas as gruas das lanchas.

Os americanos fizeram exactamente isso e se não estou em erro, com uma classe de Destroyers, que usam em zonas mais avançadas, para combate ao tráfico de droga e anti terrorismo. Tem uma peça principal na proa, mais o phalanx como esta classe aqui da Guarda Costeira tem((algo que se NPO tivesse caia o Carmo e a Trindade), metralhadoras cal .50 e lança granadas automáticos de 40mm.
Cortaram em sensores que não precisam para misseis e nos misseis e, ali têm  navio para mais duas décadas cheio de tecnologia de vigilância, que fragatas nossas não têm.
Tudo tem a ver com o estado geral do navio, motores e outros aspectos de funcionamento e não no poder militar, que obviamente perdeu.

Isto são outras mentalidades, não as de complexidades inventadas e de choninhas nos destinos das coisas. Não digo que se fizesse com as VDG, mas os NPO tem mais potencial, não só de cargueiros para terras distantes, que é isso que parecem fazer muito.
Diz-se que "informações" são a base de tudo no campo militar e policial, para isso é preciso sensores. O NPO tem é espaço com fartura para....espreguiçadeiras e cargas

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #864 em: Fevereiro 25, 2021, 01:15:09 pm »
Isso eram as OHP e já foram todas abatidas ao serviço.
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #865 em: Fevereiro 25, 2021, 03:39:24 pm »
Ao que parece as Heritage que estão a ser construídas /desenvolvidas não terão esse sistema.





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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #866 em: Fevereiro 25, 2021, 06:09:56 pm »
Ao que parece as Heritage que estão a ser construídas /desenvolvidas não terão esse sistema.





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Pelos vistos aquilo era complicado de operar.
Num vídeo que vi, não foi fácil
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #867 em: Março 16, 2021, 11:38:42 am »
Do face não oficial da marinha.







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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #868 em: Março 16, 2021, 12:10:22 pm »
A aquisição das duas Marlin para o Sines e Setúbal apenas em 2023/24? Realmente o preço e complexidade das ditas armas, obriga a mais 2/3 anos de espera... Felizmente quando é para alugar carros de luxo, comprar fatos, vinho e alugar o espaço para a presidência portuguesa da UE, o dinheiro não faltou, e até foi por ajuste directo e com antecedência.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #869 em: Março 16, 2021, 12:43:32 pm »
A aquisição das duas Marlin para o Sines e Setúbal apenas em 2023/24? Realmente o preço e complexidade das ditas armas, obriga a mais 2/3 anos de espera... Felizmente quando é para alugar carros de luxo, comprar fatos, vinho e alugar o espaço para a presidência portuguesa da UE, o dinheiro não faltou, e até foi por ajuste directo e com antecedência.

As fontes da Marinha culpam a Oto Melara pelo atraso. O que não percebo é porque se existe atraso não se compra outra peça de 30mm ou mesmo outro calibre. Os OPV 80 tanto do Chile como da Colômbia, são o mesmo navio com artilharia diferente.













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