Substituição dos Alpha-jet

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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #840 em: Março 27, 2021, 10:27:53 pm »
Para mim isto do COIN é treta, se não temos pilim para os helis vamos gastar muito mais em oito/dez acfts?
x2. Quanto mais depois enviar um destacamento de aeronaves.

Mas caso seja assim é da maneira que estamos cada vez mais perto da Irlanda - os futuros substitutos do F-16 seriam mesmo os ST.



Cumprimentos,

Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:

Com a complexidade de Mustangs  :mrgreen:
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #841 em: Março 28, 2021, 02:15:43 am »
A República da Irlanda anda a pensar seriamente em adquirir caças a jacto, e se isso se for adiante não será na companhia deles que ficaremos, não.  :mrgreen:

Vamos ter sempre de ter aviação de caça a reacção, NATO oblige. Valha-nos isso...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #842 em: Março 28, 2021, 02:06:23 pm »
Anda muita gente a falar em Super Tucano para nós. O que por mim não tenho nada contra como substituto dos Alpha Jet, mas espero que não seja a machadada nos helicopteros armados, é que os ST podem fazer CAS mas não podem fazer a evacuação de feridos ou transporte de tropas.

https://www.facebook.com/343298254904/posts/10159475248094905/
« Última modificação: Março 28, 2021, 02:06:43 pm por Lightning »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #843 em: Março 28, 2021, 02:25:50 pm »
A ver vamos no que isto dá. Pairam muitas questões sobre o assunto. Se vai para a FAP ou para a escola internacional. Se for para a FAP, de onde virá o orçamento? É que até agora não havia dinheiro para isso, se nem com a LPM cumprem, quanto mais com aquisições "extra". Ficará para trás a ideia de escola? Ou vai em frente na mesma, e passamos a ter uma certa redundância? Ou passarão os ST a ser usados apenas em missões de combate (criando uma nova esquadra?)?

Só para se ter uma ideia dos custos dos ST:
https://www.flightglobal.com/latest-afghan-super-tucanos-cost-1745-million/125954.article

Isto para apenas 6 aeronaves, e em 2017. Pergunto-me onde arranjarão cerca de 200 milhões para 10/12 ST assim do nada... só se for financiado pela ONU (o que duvido).
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #844 em: Março 28, 2021, 02:52:07 pm »
Pergunto-me onde arranjarão cerca de 200 milhões para 10/12 ST assim do nada... só se for financiado pela ONU (o que duvido).

Uma espécie de Esquadra de CAS permanentemente atribuída à ONU? Mas isso existe em algum lado? A necessidade (€), aguça o engenho...

O dinheiro para a compra até pode vir de Portugal, se existir a promessa de existirem missões ONU e de pagarem os custos de missões, é um investimento que acaba por rentabilizar.
« Última modificação: Março 28, 2021, 02:54:43 pm por Lightning »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #845 em: Março 28, 2021, 03:07:53 pm »
Permanentemente não. Mas se eles financiassem uma percentagem, ainda vá. Agora pagarmos só nós, numa altura em que outros programas extremamente urgentes estão parados (nem a porra de um AOR usado de 50 milhões se comprou), iam arranjar 200 milhões para aeronaves COIN/CAS... acho difícil.

Mas o meu receio não é a compra dos ST, é onde vão retirar dinheiro para os comprar.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #846 em: Março 28, 2021, 05:27:26 pm »
Anda muita gente a falar em Super Tucano para nós. O que por mim não tenho nada contra como substituto dos Alpha Jet, mas espero que não seja a machadada nos helicopteros armados, é que os ST podem fazer CAS mas não podem fazer a evacuação de feridos ou transporte de tropas.

https://www.facebook.com/343298254904/posts/10159475248094905/

Infelizmente, é o que acho que irá acontecer, ou seja heli do tipo AW-169 ou mesmo AW-119 e EMB-314 para CAS/COIN.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #847 em: Março 28, 2021, 10:41:45 pm »
Ainda vão parar a Moçambique para combater o Estado Islâmico.

Poder aéreo não é botas no chão pois não?
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #848 em: Março 28, 2021, 11:00:38 pm »
Ainda vão parar a Moçambique para combater o Estado Islâmico.

Poder aéreo não é botas no chão pois não?

Não me faças rir, irem para a Moçambique pilotados por quem, por mercenários ??????
será que vamos ter um segundo Biafra ??

Abraços
« Última modificação: Março 28, 2021, 11:15:04 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #849 em: Março 28, 2021, 11:04:57 pm »
Os ST podem ser uma boa aquisição, dada a utilidade que teriam nos TOs actuais (e previsíveis no futuro, como Moçambique). Os problemas aqui são dois: por um lado, mantém-se a lacuna da falta de um héli médio "faz tudo", que encaixe entre o Merlin e os Koala/Lynx, por outro o investimento nos ST é algo avultado, e não estava planeado em parte alguma, logo terão de ir buscar o dinheiro a algum lado.

Relembro que este é o mesmo país que não arranjou 50 milhões para o Wave...

Ficando com a frota reduzida a AW-119, AW-169M e AW-101 (e Lynx), então o mínimo que se pede é modernizar os 101 para terem (todos) um padrão militar e a par das exigências dos dias de hoje.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #850 em: Março 28, 2021, 11:15:40 pm »
Os ST podem ser uma boa aquisição, dada a utilidade que teriam nos TOs actuais (e previsíveis no futuro, como Moçambique). Os problemas aqui são dois: por um lado, mantém-se a lacuna da falta de um héli médio "faz tudo", que encaixe entre o Merlin e os Koala/Lynx, por outro o investimento nos ST é algo avultado, e não estava planeado em parte alguma, logo terão de ir buscar o dinheiro a algum lado.

Relembro que este é o mesmo país que não arranjou 50 milhões para o Wave...

Ficando com a frota reduzida a AW-119, AW-169M e AW-101 (e Lynx), então o mínimo que se pede é modernizar os 101 para terem (todos) um padrão militar e a par das exigências dos dias de hoje.

Mas já se sabe que vem o 169 ???

Abraços
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #851 em: Março 28, 2021, 11:21:05 pm »
Os ST podem ser uma boa aquisição, dada a utilidade que teriam nos TOs actuais (e previsíveis no futuro, como Moçambique). Os problemas aqui são dois: por um lado, mantém-se a lacuna da falta de um héli médio "faz tudo", que encaixe entre o Merlin e os Koala/Lynx, por outro o investimento nos ST é algo avultado, e não estava planeado em parte alguma, logo terão de ir buscar o dinheiro a algum lado.

Relembro que este é o mesmo país que não arranjou 50 milhões para o Wave...

Ficando com a frota reduzida a AW-119, AW-169M e AW-101 (e Lynx), então o mínimo que se pede é modernizar os 101 para terem (todos) um padrão militar e a par das exigências dos dias de hoje.

Mas já se sabe que vem o 169 ???

Abraços

As aquisições serão todas Embraer/Leonardo, senão o MDN não passa o cheque.
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #852 em: Março 28, 2021, 11:21:47 pm »
Não, estou a pegar no que foi dito acima. Quem diz 169, diz o H145M, que são os dois hélis que se falam.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #853 em: Março 28, 2021, 11:21:57 pm »
Ainda vão parar a Moçambique para combater o Estado Islâmico.

Poder aéreo não é botas no chão pois não?

Não me faças rir, irem para a Moçambique pilotados por quem, por mercenários ??????
será que vamos ter um segundo Biafra ??

Abraços



 :mrgreen:

Também não acredito muito, principalmente pela falta de receptividade do governo de Moçambique em ter tropas estrangeiras no local, não devem dar grande valor à vida dos Moçambicanos que têm morrido, talvez razões étnicas, não me admirava.

Mas questiono esse comportamento, pois quando é ajuda humanitária aceitam quase de imediato, e ajuda de Portugal, o país colonizador, pelo menos duas vezes.
« Última modificação: Março 28, 2021, 11:28:42 pm por Lightning »
 

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LM

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #854 em: Março 28, 2021, 11:47:41 pm »
Para além de ser da Embraer - atenção que eu até posso compreender o comprar a quem cá tem fábrica e as OGMA (de certeza que os Espanhóis também têm material que o factor "de onde vem" é importante na decisão) - tem alguma vantagem de treino sobre o PC21? Ou o investimento (custo de utilização) superior tem "apenas" contraponto no ter capacidade COIN?

Capacidade COIN que trocava por helicópteros médios decentes, com tantas lacunas que temos trocava bem o poder ter COIN a hélice...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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