Projecto Embraer KC-390

  • 1454 Respostas
  • 418261 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 22051
  • Recebeu: 2778 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1204/-1516
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1395 em: Novembro 24, 2023, 06:38:09 pm »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 19228
  • Recebeu: 5976 vez(es)
  • Enviou: 6695 vez(es)
  • +7434/-10062
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1396 em: Novembro 25, 2023, 11:42:31 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

MMaria

  • Perito
  • **
  • 336
  • Recebeu: 43 vez(es)
  • Enviou: 144 vez(es)
  • +21/-318
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1397 em: Novembro 29, 2023, 01:18:45 am »
Olás.

Nota de um meio especializado grego e documento sobre a seleção do avião de Embraer por Países Baixos:

Citar
C-130J Super Hércules vs. C-390 Millennium: Os critérios de seleção da aeronave brasileira por Holanda
...
O C-390M requer menos manutenção e pode oferecer mais horas de voo por aeronave, em comparação com C-130J. Com base nas informações obtidas na Fase B, o C-390M pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo em quatro aeronaves. Cinco a aeronave pode atender ao requisito de 4.000 horas de voo. No outro, com base nas informações obtidas durante a fase de investigação, pelo menos exigido cinco C-130J para 2.400 horas de voo, enquanto cinco C-130 J não são suficientes para atender ao requisito de 4.000 horas ", continua o documento.
Na categoria “ custo vitalício ” o documento afirma: “ O custo estimado do ciclo de vida do C-390M está dentro do orçamento que foi alocado. Em contraste, o custo estimado da vida útil do C-130J está errado'.
(Tradução)

https://defencereview.gr/c-130j-super-hercules-vs-c-390-millennium-ta-kritiria-epilogis-toy-vraz/

https://www.tweedekamer.nl/kamerstukken/brieven_regering/detail?id=2022Z12341&did=2022D25430

Sds!
Toda unanimidade é burra.
Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.


Nelson Rodrigues
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6930
  • Recebeu: 1039 vez(es)
  • Enviou: 491 vez(es)
  • +9026/-10221
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1398 em: Novembro 29, 2023, 02:23:48 pm »
SAMI e Embraer assinam MoU para promoção do C-390 Millennium


Citar
A SAMI, principal companhia de Defesa e Segurança da Arábia Saudita e integrada do Fundo de Investimento Público local, e a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) assinaram hoje um Memorando de Entendimento para início de cooperação em suas respectivas indústrias aeroespaciais, com prioridade para Defesa e Segurança.


O acordo busca ampliar a presença de ambas as empresas no Reino da Arábia Saudita, com os objetivos conjuntos de promoção das capacidades do C-390 Millennium e do fornecimento de suporte local associado aos requisitos do Ministério da Defesa do Reino da Arábia Saudita. A SAMI e a Embraer também trabalharão para estabelecer uma ampla capacidade de manutenção das aeronaves da Embraer no país. Nesse sentido, ambas as empresas também têm como alvo o estabelecimento de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão, na sigla em inglês) e de uma linha de montagem final para o Embraer C-390, bem como a integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita. Além disso, a Embraer e a SAMI estão engajadas em atividades de treinamento, o que possibilitará a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial do Reino da Arábia Saudita e região.

“Estamos muito satisfeitos pela assinatura do acordo com a Embraer, que poderá trazer novas instalações de suporte e produção no país. O crescimento em escopo de negócios e de capacidades destaca a dedicação da SAMI em avanço e apoiar nosso desenvolvimento do setor aeroespacial no Reino Unido da Arábia Saudita. É mais um passo importante nos esforços da SAMI em apoiar a Visão Saudita 2030, para fortalecer a autossuficiência do país em defesa e contribuir para a localização de 50% dos gastos com defesa no Reino da Arábia Saudita até 2030”, afirma o Eng. Walid A. Abukhaled, CEO da SAMI. “Ainda que a expansão de nossas capacidades de MRO seja importante, a chave para esse acordo é o estabelecimento de atividades de treinamento conjunto, para apoiar o desenvolvimento de talentos sauditas e a transferência de habilidades no setor aeroespacial”, completa.

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura desse acordo com a SAMI. Esse é o primeiro passo para avançar na cooperação em Defesa e Segurança envolvida nas cadeias de produção entre os dois países. Com esse Memorando de Entendimento, a Embraer avança ainda mais em um mercado estratégico. Trabalharemos para agregar valor à indústria local, à Royal Saudi Air Force e ao Reino da Arábia Saudita”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.


O Memorando de Entendimento reforça os esforços da SAMI em capacitar talentos locais e contribuir para a Visão Saudita 2030 nos objetivos de ampliar o conteúdo local no setor de defesa do Reino da Arábia Saudita.

FONTE: Embraer
 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/sami-e-embraer-assinam-mou-para-promocao-do-c-390-millennium
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6930
  • Recebeu: 1039 vez(es)
  • Enviou: 491 vez(es)
  • +9026/-10221
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1399 em: Novembro 30, 2023, 01:23:18 pm »
E a lista vai só crescendo...







 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

  • Perito
  • **
  • 336
  • Recebeu: 43 vez(es)
  • Enviou: 144 vez(es)
  • +21/-318
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1400 em: Dezembro 02, 2023, 06:17:26 pm »
Olás.

Já que parece que o avião foi tão má escolha por parte da força aérea do país luso talvez possam renegociar e passar seus pedidos em linha, além de transferir a sua parte da produção para os outros clientes que estão a aparecer.

Saudi to replace C-130H aircraft with C-390 signs MoU with Embraer

https://defensemirror.com/news/35529/Saudi_to_Replace_C_130H_Aircraft_with_C_390__Signs_MoU_with_Embraer

Bater às portas da Airbus e conversar com os espanhóis que tem alguns A400 sobrando então.

Sds!
« Última modificação: Dezembro 02, 2023, 06:38:20 pm por MMaria »
Toda unanimidade é burra.
Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.


Nelson Rodrigues
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5441
  • Recebeu: 4093 vez(es)
  • Enviou: 10664 vez(es)
  • +8485/-248
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1401 em: Dezembro 03, 2023, 03:59:16 am »
Mais outro que quer conversa e ainda não entendeu as críticas às limitações da aeronave. Para alguns, esta deve ser a única aeronave do mundo, aliás da história da aeronáutica, sem quaisquer limitações e, como tal, deve estar isenta de críticas. Quem critica leva, a EMB é como o PS  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, Tiamate

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10461
  • Recebeu: 5813 vez(es)
  • Enviou: 4485 vez(es)
  • +8507/-1865
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1402 em: Dezembro 03, 2023, 11:13:19 am »
Mais outro que quer conversa e ainda não entendeu as críticas às limitações da aeronave. Para alguns, esta deve ser a única aeronave do mundo, aliás da história da aeronáutica, sem quaisquer limitações e, como tal, deve estar isenta de críticas. Quem critica leva, a EMB é como o PS  :mrgreen:

Eu pergunto ao MM quantos voos/HV precisava um Atlas fazer para ir ao Alabama buscar dois UH-60A .

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

MMaria

  • Perito
  • **
  • 336
  • Recebeu: 43 vez(es)
  • Enviou: 144 vez(es)
  • +21/-318
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1403 em: Dezembro 03, 2023, 11:58:57 am »
Mais outro que quer conversa e ainda não entendeu as críticas às limitações da aeronave. Para alguns, esta deve ser a única aeronave do mundo, aliás da história da aeronáutica, sem quaisquer limitações e, como tal, deve estar isenta de críticas. Quem critica leva, a EMB é como o PS  :mrgreen:

Olas.

Não quero conversa e entendo que a aeronave talvez não tenha chegado no momento certo (que talvez até fosse nunca) para a força e que havia outros temas prioritários, sejam de equipamentos e/ou políticos a considerar. O que eu não concordo é como as criticas são colocadas, isso é problema interno do país lusitano e se existe algo suspeito, então à denunciar às suas autoridades competentes em vez de dizer pestes do Brasil e da empresa.

Citar
Eu pergunto ao MM quantos voos/HV precisava um Atlas fazer para ir ao Alabama buscar dois UH-60A

E eu pergunto, quais os requisitos da FAP para esse tipo de missão, o avião cumpre? Ela que haveria de responder.

Edito aqui: o avião em si não é nada de mais, cumpre ao que foi projetado, nem a maior nem a menor e cabe aos interessados avaliar se atende. Seu maior mérito é que não existe concorrente atualmente e esse é todo da Embraer, sua visão de market timing e da FAB por refinar os requisitos, a força pode não ter a expertise em aviação de combate mas em relação ao transporte sim, ela opera em ambientes tão díspares quanto a Amazônia e Antártida, também cruza o Atlântico ou cumpre missões nos Andes regularmente, pode dizer duas ou três palavras sobre o assunto .

Sds!
« Última modificação: Dezembro 03, 2023, 12:32:26 pm por MMaria »
Toda unanimidade é burra.
Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.


Nelson Rodrigues
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1512
  • Recebeu: 595 vez(es)
  • Enviou: 2338 vez(es)
  • +721/-131
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1404 em: Dezembro 03, 2023, 12:39:57 pm »
Olás.

Já que parece que o avião foi tão má escolha por parte da força aérea do país luso talvez possam renegociar e passar seus pedidos em linha, além de transferir a sua parte da produção para os outros clientes que estão a aparecer.

Saudi to replace C-130H aircraft with C-390 signs MoU with Embraer

https://defensemirror.com/news/35529/Saudi_to_Replace_C_130H_Aircraft_with_C_390__Signs_MoU_with_Embraer

Bater às portas da Airbus e conversar com os espanhóis que tem alguns A400 sobrando então.

Sds!
O problema de Portugal é que até ao momento não foi decidido que o C-390 deve substituir o C-130, ou seja, com a compra do 6º C-390 vamos ficar com 10 aeronaves de transporte tático o que sinceramente me parece excessivo. Para mim o C-390 é sem dúvida superior ao C-130 (mais velocidade, mais conforto para a tripulação e passageiros, avionicas mais avançadas, etc) mas Portugal precisa de um avião de transporte estratégico devido aos nossos arquipélagos, necessidade de transportar forças militares para pontos distantes no planeta, etc.

Pior é que para já não há alteração ao destino dos C-130: a idade começa pesar, a modernização em curso não é nada de especial e parece-me que há problemas com manutenção (um problema que afeta grande parte do equipamento das nossas forças armadas). Enquanto os tivermos há que injetar dinheiro para os manter.

Depois há a questão do reabastecimento aéreo - neste momento o nosso C-390 não pode reabastecer nenhuma das nossas aeronaves e quando mais chegarem, apenas se vão poder reabastecer uns aos outros. Aqui também não há planos de momento para resolver esta questão.
« Última modificação: Dezembro 03, 2023, 12:40:36 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

  • Perito
  • **
  • 336
  • Recebeu: 43 vez(es)
  • Enviou: 144 vez(es)
  • +21/-318
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1405 em: Dezembro 03, 2023, 01:27:16 pm »
Olás.

Entendo, há quem também ache excessivo o número de C-390 comprados pela FAB pois esta nunca operou com um pouco mais que uma dúzia de C-130 e como o 390 possui maior eficiência, com menor tempo e maior capacidade de carga por missão em relação ao Herc como apreciaram os holandeses, já bastaria e sobra.
Pensei numa alternativa para FAP, uns 4 A400 mais um par de A330 MRTT, já que os primeiros não cumprem como reabastecedores de F-16 ao que eu saiba, por isso coloquei o de bater às portas da Airbus e dos espanhóis no caso (hipotético claro) de cancelamento.

Sds!
« Última modificação: Dezembro 03, 2023, 01:27:45 pm por MMaria »
Toda unanimidade é burra.
Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.


Nelson Rodrigues
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1512
  • Recebeu: 595 vez(es)
  • Enviou: 2338 vez(es)
  • +721/-131
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1406 em: Dezembro 03, 2023, 01:33:07 pm »
Olás.

Entendo, há quem também ache excessivo o número de C-390 comprados pela FAB pois esta nunca operou com um pouco mais que uma dúzia de C-130 e como o 390 possui maior eficiência, com menor tempo e maior capacidade de carga por missão em relação ao Herc como apreciaram os holandeses, já bastaria e sobra.
Pensei numa alternativa para FAP, uns 4 A400 mais um par de A330 MRTT, já que os primeiros não cumprem como reabastecedores de F-16 ao que eu saiba, por isso coloquei o de bater às portas da Airbus e dos espanhóis no caso (hipotético claro) de cancelamento.

Sds!
Com a compra dos KC-390 ficámos sem possibilidade i.e. dinheiro para obter os A400 e os A330 MRTT. Se comprássemos essas aeronaves agora ficariamos com 17 cargueiros/reabastecedores, uma frota enorme! A nossa força aérea tem outros pontos sob pressão como os caças, aeronaves de vigilância, aeronaves não tripuladas, falta de munições (sobretudo avançadas como munições ar-terra de precisão, mísseis ar-ar, etc)...
« Última modificação: Dezembro 03, 2023, 01:33:31 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6930
  • Recebeu: 1039 vez(es)
  • Enviou: 491 vez(es)
  • +9026/-10221
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1407 em: Dezembro 04, 2023, 11:47:41 am »
Coreia do Sul seleciona Embraer C-390 como nova aeronave de transporte militar


Citar
C-390 Millennium é o vencedor do programa LTA-II da Força Aérea da República da Coreia

A Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) anunciou a vitória do C-390 Millennium da Embraer no processo de licitação pública para o programa Large Transport Aircraft (LTA) II, que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF, na sigla em inglês).

A Coreia do Sul é o primeiro cliente do C-390 Millennium na Ásia.

O Comitê de Promoção do Projeto de Defesa selecionou o modelo para o projeto de aquisição de 710 bilhões de won (US$ 544,4 milhões) previsto para durar até 2026, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).

De acordo com o contrato assinado, a Embraer fornecerá um número não revelado de aeronaves C-390 Millennium configuradas para atender aos requisitos específicos da ROKAF, embora a Coreia do Sul deva comprar três unidades.

O acordo também inclui a prestação de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor do contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2023.

A Embraer também oferecerá um amplo pacote de cooperação com entidades locais, incluindo a fabricação de uma quantidade significativa de peças do C-390 Millennium por empresas parceiras coreanas e o desenvolvimento de um fornecedor local de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul – Manutenção, Reparo e Revisão).

“Damos as boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia por se juntar ao crescente número de forças aéreas que operam o C-390 Millennium – a mais moderna aeronave de transporte tático militar. Dia após dia, a aeronave tem comprovado sua capacidade de executar uma ampla gama de missões de forma extremamente eficiente, veloz e fácil de operar.”, disse Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta é uma nova era nas relações Brasil-Coreia do Sul. Estamos comprometidos em aumentar as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em conjunto com nossos parceiros coreanos”.

A Força Aérea Sul Coreana opera atualmente o Lockheed Martin C-130J como sua grande aeronave de transporte militar.

“Através deste projeto, espera-se que as capacidades em transporte aéreo e operações de manutenção da paz sejam melhoradas”, afirmou a DAPA num comunicado.

A Coreia do Sul é o sétimo país a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a lógica por trás das plataformas da geração atual e futura, oferecendo capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade.


Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 10.800 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instaladas sob as asas.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/coreia-do-sul-seleciona-embraer-c-390-como-nova-aeronave-de-transporte-militar
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf, MMaria

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6930
  • Recebeu: 1039 vez(es)
  • Enviou: 491 vez(es)
  • +9026/-10221
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1408 em: Dezembro 04, 2023, 08:18:57 pm »
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5441
  • Recebeu: 4093 vez(es)
  • Enviou: 10664 vez(es)
  • +8485/-248
Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1409 em: Dezembro 05, 2023, 06:28:12 am »
Quando a EMB desenvolver o C-490 -- da categoria do C-2 mas mais barato de operar que o A400M --, eu serei o primeiro a assinar a petição para a sua aquisição pela FAP. Até lá espero.

Os primos olham para o mapa mundi e o primeiro pensamento que lhes ocorre é que se o Ká-cê serve para um país como o Brasil, então é mais que suficiente para aquele pequeno território do outro lado do Atlântico. As razões para a discordância de muitos foristas quanto à aquisição de aeronave da EMB, face a outras opções do mercado, já foram aqui discutidas até à exaustão ao longo dos anos.

E para os que pensam que a melhor alternativa ao KC é o Juliet, desenganem-se. Com 04 A400M (ou C-2), 02 MRTT (ou KC-46) e 16 C295, as necessidades de transporte de asa fixa da FAP ficariam asseguradas por muitos anos. Uma matriz alternativa seria uma combinação C-17 e KC-390 (ou C-130J) em vez do A400M, mas seria muito mais cara e o C-17 já não se fabrica.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, CruzSilva