Sector Naval

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nelson38899

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Re: Sector Naval
« Responder #120 em: Julho 30, 2014, 03:42:06 pm »
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A companhia de navegação grega Thesarco Shipping não cumpriu com o prazo contratual para pagamento do navio de passageiros RoRo ATLÂNTIDA, pelo que a Administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) decidiu alargar até amanhã, quarta-feira, o prazo de venda do navio, que fazia parte de uma encomenda de duas unidades destinadas ao Governo Regional dos Açores.
A administração dos ENVC notificou nesta segunda-feira a Thesarco Shipping de que têm até quarta-feira, às 15:00, para efectuar o pagamento dos cerca de 13 milhões de Euros relativos ao pagamento do ATLÂNTIDA.
A proposta grega foi a mais elevada das três que se apresentaram ao concurso público internacional lançado pela administração dos ENVC em Março, que tinha como único critério a melhor proposta financeira. Em caso de incumprimento do novo prazo o programa de procedimento prevê a possibilidade de adjudicação do navio ao segundo classificado, a Mystic Cruises, do grupo Douro Azul (cruzeiros turísticos) por um valor que ronda os oito milhões de euros. A proposta mais baixa, de quatro milhões de euros, foi de um grupo de holandeses, especialistas na operação de navios hoteis e de alojamento relacionado com projectos de desenvolvimento industriais.
O navio foi colocado à venda pela administração dos ENVC através de concurso público internacional lançado a 11 de Março. Concorreram três empresas, a Mystic Cruises, do grupo Douro Azul (cruzeiros turísticos), o consórcio MD Roelofs Beheer BV e Chevalier Floatels BV (empresas holandesas representadas por um grupo espanhol) e os gregos da Thesarco Shipping. Esta empresa grega é conhecida internacionalmente por um sem número de alegadas más práticas relacionadas com o exercício da sua actividade, nomeadamente na operação de navios de carga a granel, como o Blogue dos Navios e do Mar alertou há algum tempo (ver aqui). Se a Douro Azul acabar por ficar com o navio perspectiva-se a sua reconversão para navio de cruzeiros de luxo para operar no Amazonas, o que irá obrigar a um grande investimento e ao desmantelamento parcial do navio.

http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #121 em: Setembro 10, 2014, 02:41:32 pm »
@ Jornal de Negócios

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Os Estaleiros Navais de Peniche foram adquiridos por um fundo gerido pela OxyCapital e pela Amal, que esteve na corrida à tomada dos de Viana em consórcio com os alemães que venderam dois submarinos a Portugal.
 

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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #122 em: Setembro 16, 2014, 12:50:43 pm »
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Douro Azul compra Atlântida com capitais próprios e investe 6 milhões no futuro paquete
A Douro Azul vai pagar 8,7 milhões de euros, com capitais próprios, pelo Atlântida e vai investir seis milhões de euros para transformar o ferryboat em navio de cruzeiros, disse hoje à agência Lusa o presidente da empresa.

"Na sexta-feira, a Douro Azul passará um cheque de capitais próprios. A Douro Azul tem capitais próprios suficientes para adquirir este navio e está neste momento a negociar com três bancos portugueses o financiamento [de seis milhões para obras de remodelação]. Estou convencido que dos três bancos teremos notícias positivas a muito curto prazo", afirmou Mário Ferreira.

A adjudicação do navio à Mystic Cruises, do grupo Douro Azul, vai ser formalizada na sexta-feira, anunciou hoje à Lusa fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A mesma fonte adiantou que o contrato de compra e venda vai ser assinado às 12:00 nas instalações dos ENVC.

Os ENVC decidiram a adjudicação a 31 de Julho, depois de terminado o segundo prazo atribuído à Thesarco Shipping, o armador grego que venceu o concurso para a venda do navio, para pagar os quase 13 milhões de euros que tinha proposto, sem que o tenha feito.

O navio foi construído nos ENVC, por encomenda do Governo dos Açores, que depois o rejeitaria em 2009 devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada.

De acordo com Mário Ferreira, o ferryboat vai regressar a Viana do Castelo, aos estaleiros da West Sea, subconcessionária dos ENVC para a intervenção que o vai transformar num navio de cruzeiros, com 105 metros de cumprimento e capacidade para 156 passageiros e 100 tripulantes,

Orçada em seis milhões de euros, a intervenção deverá demorar um ano, estimando a Douro Azul que a embarcação esteja a "navegar a caminho do Brasil na primeira semana de Outubro de 2015".

A remodelação incidirá, sobretudo, nos dois pisos actualmente destinados ao transporte de veículos, que serão transformados em quartos de luxo e suítes.

A zona técnica, explicou, "não será tocada" por estar dotada de equipamentos "altamente evoluídos, mais apropriados para um paquete do que para um ferryboat".

Para Mário Ferreira, a embarcação possui "equipamentos e determinadas técnicas construtivas demasiado luxuosas e demasiado exigentes para um ferry que deveria transportar camiões e carros".

Questionado sobre a rejeição do navio pela transportadora açoriana Atlânticoline, o empresário recusou envolver-se "nesta polémica".

"Já faz parte do passado. Não compreendo nem me compete a mim compreender ou não o porquê do ferry não ter sido aceite. Eles lá terão as suas razões. Para mim o navio é excelente e estou certo que superará as expectativas para o propósito a que está destinado".

O Atlântida vai ser "um navio de cruzeiros internacionais que poderá navegar em todo o mundo". Numa primeira fase, vai "estar orientado para trabalhar na Amazónia, Brasil".

Quanto ao novo nome do Atlântida, adiantou que só estará definido no final do ano por estar dependente "das negociações que estão em curso, até final de Novembro, com cinco operadores internacionais [E.U.A, Alemanha, Suíça e Inglaterra], interessados em fretamentos de longo prazo, com a Douro Azul, para a Amazónia".
 

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chaimites

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Re: Sector Naval
« Responder #123 em: Setembro 17, 2014, 05:22:36 am »
Citação de: "miguelbud"
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Douro Azul compra Atlântida com capitais próprios e investe 6 milhões no futuro paquete

A zona técnica, explicou, "não será tocada" por estar dotada de equipamentos "altamente evoluídos, mais apropriados para um paquete do que para um ferryboat".

Para Mário Ferreira, a embarcação possui "equipamentos e determinadas técnicas construtivas demasiado luxuosas e demasiado exigentes para um ferry que deveria transportar camiões e carros".

 

  Acho melhor não mexer, em Viana tambem ja não esta ninguem capaz de mexer aí!

 sala de controlo da casa das maquinas
 

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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #124 em: Setembro 26, 2014, 12:30:13 pm »
O Concurso para os novos ferrys dos Açores foi anulado, parece que os projectos apresentavam falhas na documentaçao e erros de calculo.
 

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chaimites

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Re: Sector Naval
« Responder #125 em: Setembro 26, 2014, 04:19:19 pm »
Atlanticoline continua a espalhar o seu perfume pela industria naval!
   
 

    São todos burros:
   
    ENVC
    Damen
    Astilleros Hijos Barreras
    Astilleros Armon
    Fiskerstrand  Verft AS

   :N-icon-Axe:
 
      Nâo ha nenhum estaleiro que consiga responder aos cadernos de encargos da Atlanticoline!

    Eu ja disse! eles que vão construir navios para Marte
    No planeta Terra não se constroem os navios que essa gente tem na cabeça!
 

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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #126 em: Setembro 26, 2014, 04:48:09 pm »
Chaimites, o projecto é esse?  Quem é que desenhou o navio?
 

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chaimites

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Re: Sector Naval
« Responder #127 em: Setembro 26, 2014, 04:50:53 pm »
Wartsila design
 

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chaimites

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Re: Sector Naval
« Responder #128 em: Setembro 26, 2014, 05:13:15 pm »
Mas eles não desistem?
 
   Novo concurso Publico internacional
 
   
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A Atlanticoline decidiu, por isso, encerrar "este procedimento" e vai lançar, "no prazo máximo de um mês", um novo concurso internacional para a construção de dois navios com as mesmas características e o preço base (85 milhões de euros) do concurso agora anulado.

Apesar de o caderno de encargos ser o mesmo, a empresa acredita que surgirão novos candidatos.

 


  Só rir isto!
 

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chaimites

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Re: Sector Naval
« Responder #129 em: Outubro 01, 2014, 01:15:14 am »
Atlantida parte dentro de uma hora do Alfeite rumo  Viana do Castelo!
  ja avisei Mario Ferreira pra não  ultrapassar os 16.8 nós, para não dar muito nas vistas!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Falcão, Cabeça de Martelo

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chaimites

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Re: Sector Naval
« Responder #130 em: Outubro 07, 2014, 12:24:15 pm »
Última Viagem do Atlantida

  http://videos.sapo.pt/tlv5LMpPtPQJfslCPirC

 Um especialista em navios  acompanhou a ultima  viagem do Atlantia
e publicou no seu blog  sua  opinião sobre o navio!

  http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/search/label/ATL%C3%82NTIDA%20%28Passenger%20RoRo%20ship%29
 

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Malagueta

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Re: Sector Naval
« Responder #131 em: Outubro 08, 2014, 07:45:29 pm »
Boa Noite,

Alguém sabe se Timor leste já adjudicou  a construção do navio, que pretendiam, com a compra do material do anticiclone?
ou aonde esta esse material?



"O Governo de Timor-Leste anunciou nesta quarta-feira em comunicado que vai adquirir em Portugal um novo navio para fazer o transporte de passageiros e de carga para o enclave de Oecussi. “O Ggoverno decidiu adquirir um navio de carga e passageiros para servir a região de Oecussi Ambeno”, refere o executivo timorense no comunicado referente à reunião extraordinária do Conselho de Ministros realizada na passada sexta-feira.

Segundo o Governo timorense, a decisão foi tomada depois de uma equipa técnica do Ministério dos Transportes e Comunicações ter viajado a Portugal para “avaliar os custos e qualidade de construção de um novo navio para Timor-Leste”. “Tendo a equipa feito uma avaliação positiva, e atendendo à urgência de aquisição deste meio de transporte marítimo para responder à necessidade de circulação com Oecussi, o Governo decidiu autorizar a aquisição por ajuste direto”, acrescenta.

Segundo apurou o Observador, isto significa que o Governo timorense adquiriu por 1 milhão de euros o material que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo já tinha adquirido para construir o navio Anticiclone, encomendado pelos Açores juntamente com o Atlântida e que nunca veio a ser construído. Mesmo assim, o valor de 1 milhão de euros é inferior ao custo do material.

A missão timorense esteve em Lisboa em junho e visitou os Estaleiros de Viana do Castelo, informação confirmada ao Observador pelo Ministério da Defesa.

A construção do navio pretendido pelo Governo de Timor, porém, ainda não está adjudicada, podendo ter lugar em Viana do Castelo, nos estaleiros que agora estão concessionados à Martifer.

Na região aAdministrativa timorense de Oecussi vai ser implementado o projeto da Zona Especial de Economia Social de Mercado, liderado pelo antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri. A Zona Especial de Economia Social de Mercado pretende incentivar o desenvolvimento regional integrado através da criação de zonas estratégicas nacionais atrativas para investidores nacionais e estrangeiros. O objetivo é retirar a Oecussi o estatuto de enclave e conferir-lhe o estatuto de polo de desenvolvimento nacional, sub-regional e regional, ficando Ataúro, no âmbito deste polo, direcionado para o turismo integrado."

fonte
http://observador.pt/2014/08/27/timor-e ... -portugal/
 

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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #132 em: Outubro 09, 2014, 07:36:27 pm »
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IPMA vai ter novo navio de investigação
O Governo autorizou, esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a iniciar o processo de compra do novo navio de investigação, que deverá estar operacional a partir de junho de 2015, disse esta quinta-feira o presidente da entidade.

«Estamos prontos para abrir o concurso público internacional para a aquisição do novo navio» que exige um investimento total de 10,5 milhões de euros, dos quais Portugal só paga «cerca de 1,5 milhões de euros», avançou à agência Lusa Jorge Miranda.

A decisão foi hoje aprovada em Conselho de Ministros e o comunicado distribuído no final da reunião refere que «a despesa total autorizada é de aproximadamente 10,521 milhões de euros e os respetivos encargos orçamentais são satisfeitos por verbas inscritas e a inscrever no orçamento de investimento do Instituto».

O presidente do IPMA explicou que a compra do navio, há muito esperada, será realizada no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA), liderado pela Noruega, mas era necessária a comparticipação nacional, de 1,5 milhões de euros.

A embarcação vai substituir o navio «Noruega» e será utilizado para a realização dos cruzeiros do IPMA para controlo dos stocks de pesca e para as operações relacionadas com a diretiva quadro da estratégia marinha e a exploração da nova plataforma marítima portuguesa, acrescentou Jorge Miranda.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/compr ... vestigacao
 

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nelson38899

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Re: Sector Naval
« Responder #133 em: Outubro 09, 2014, 09:28:25 pm »
Citação de: "miguelbud"
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IPMA vai ter novo navio de investigação
O Governo autorizou, esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a iniciar o processo de compra do novo navio de investigação, que deverá estar operacional a partir de junho de 2015, disse esta quinta-feira o presidente da entidade.

«Estamos prontos para abrir o concurso público internacional para a aquisição do novo navio» que exige um investimento total de 10,5 milhões de euros, dos quais Portugal só paga «cerca de 1,5 milhões de euros», avançou à agência Lusa Jorge Miranda.

A decisão foi hoje aprovada em Conselho de Ministros e o comunicado distribuído no final da reunião refere que «a despesa total autorizada é de aproximadamente 10,521 milhões de euros e os respetivos encargos orçamentais são satisfeitos por verbas inscritas e a inscrever no orçamento de investimento do Instituto».

O presidente do IPMA explicou que a compra do navio, há muito esperada, será realizada no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA), liderado pela Noruega, mas era necessária a comparticipação nacional, de 1,5 milhões de euros.

A embarcação vai substituir o navio «Noruega» e será utilizado para a realização dos cruzeiros do IPMA para controlo dos stocks de pesca e para as operações relacionadas com a diretiva quadro da estratégia marinha e a exploração da nova plataforma marítima portuguesa, acrescentou Jorge Miranda.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/compr ... vestigacao

É uma boa noticia. Até parece que foi necessário acabar com os ENVC, para começar a mandar fazer navios.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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miguelbud

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Re: Sector Naval
« Responder #134 em: Outubro 09, 2014, 09:47:13 pm »
Creio que este nao será construído de raíz, mas sim comprado em segunda mao de acordo com o que o existe no mercado.

No entanto se fosse para construir o Alfeite tem este projecto bastante interessante. http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=157